Вы находитесь на странице: 1из 10

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Volume 6, Nmero 3, 2011

Sustentabilidade: A tecnologia do Hidrognio na gerao de energia eltrica.


Everton Bonturim(1, a, *); Reinaldo Azevedo Vargas(2, a); Marco Andreoli(3, a); Emlia Satoshi Miyamaru Seo(4, a, b) Qumico, Mestrando Engenheiro, Doutorando Tcnico Doutora, pesquisadora INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGTICAS E NUCLEARES, IPEN-CNEN/SP. Centro de Cincia e Tecnologia de Materiais CCTM. (b) Centro Universitrio SENAC/SP *Av. Professor Lineu Prestes, 2242, Cid. Universitria, So Paulo/SP, 05508-000. * ebonturim@ipen.br

RESUMO
Atualmente a sociedade vem se preocupando cada vez mais com os problemas ambientais causados pelo seu prprio desenvolvimento no sustentvel. Com os avanos tecnolgicos, tambm vieram as mquinas, as fbricas, os automveis e, com tudo isso, o desejo de avanar cada vez mais. Esse tema nos remete ao foco da tecnologia de desenvolvimento de Clulas a Combustvel (CaC), um sistema de gerao de energia eltrica, com baixa emisso de poluentes associada a uma alta eficincia, se comparada ao motor a combusto, por exemplo. A necessidade de avanarmos no mbito de gerao e distribuio de energia se tornou uma tendncia mundial e os estudos voltados para a melhora na produo de energia pode favorecer o sistema sustentvel. A tecnologia de Clulas a Combustvel (CaCs) apresentada neste artigo como um instrumento de adaptao as nossas necessidades e demandas, contribuindo para o uso de recursos mais limpos e renovveis, tais como o Hidrognio. Palavras-chave: Clulas a Combustvel, Sustentabilidade, Gerao de energia.

ABSTRACT
Currently the society has been increasingly concerned with environmental problems caused by its own unsustainable development. With technological advances, also came the machines, factories, automobiles, and with all this, the desire to move more and more. This theme reminds us to focus the technology development of fuel cells (FC), a system of power generation with low emissions associated with a high efficiency, compared to the combustion engine, for example. The need to move in generation and distribution has become a worldwide trend and studies aimed at the improvement in energy production can encourage sustainable system. The technology of fuel cells (CACs) is presented in this article as an instrument of adaptation to our needs and demands, contributing to the use of cleaner and renewable resources, such as hydrogen. Keywords: Fuel Cells, Sustainability, Power Generation.

16

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade


INTRODUO

Volume 6, Nmero 3, 2011

Comeamos a observar o mundo com outra viso, principalmente depois que tivemos a certeza de que no estamos no caminho certo. Muitos de ns j ouvimos falar de sustentabilidade, um termo que de tamanha sobrecarga de conceitos, acabou se tornando pouco descritivo. Na lgica do desenvolvimento, em busca de uma sociedade moderna e financeiramente estvel, traamos um caminho que pouco respeitou os recursos naturais finitos, usando-os como ferramentas para se atingir um objetivo maior, o progresso. O dinamismo de um sistema como o nosso planeta algo que dificilmente podemos prever, mas certamente j temos uma avaliao da situao atual, temos um grande problema com a gesto de recursos naturais e a sua aplicao de forma pouco limpa e eficiente. As aes sustentveis que esperamos atingir com a implementao de uma tecnologia de gerao de energia menos poluente, mais eficiente e eficaz podem contribuir para com o desenvolvimento de uma sociedade melhor adaptada as condies e recursos disponveis no planeta sem prejudicar o equilbrio natural dos mesmos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar, de forma clara e abrangente, o uso da tecnologia de Clulas a Combustvel como meio favorvel a diminuio do consumo de combustveis fsseis em substituio por um vetor energtico menos poluente, o Hidrognio. Alm disso, apresentar as principais caractersticas da utilizao do Hidrognio em prol de um desenvolvimento mais limpo e democrtico, no sentido da disponibilidade desse recurso em todo o planeta.

O MUNDO DEMANDA SUSTENTABILIDADE


O mundo de hoje em dia s fala e discute a respeito de sustentabilidade. Porm, para construir um que seja realmente sustentvel, devemos mudar a forma como geramos nossa energia, principalmente a energia que obtida com o uso dos combustveis fsseis, como o petrleo. O conceito de sustentabilidade est diretamente relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais de toda a sociedade humana, abrangendo vrios nveis de organizao: desde um nico indivduo, seus parentes e amigos, passando pela vizinhana local at o planeta como um todo e possui como objetivo ser um meio de configurar a civilizao e todas as atividades humanas de tal forma que a sociedade, todos os seus membros e suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial, ao mesmo tempo em que preserve a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo para atingir eficincia na manuteno de todos esses ideais (ACSELRAD, 1999, p.79; DIEGUES, 1992, p.22; JACOBI, 2003, p.189). A sustentabilidade depende da forma como utilizamos a energia eltrica atualmente e, por isso, est intimamente ligada com o desenvolvimento de tecnologias que geram energia alternativa de forma limpa, eficiente, segura e com custo acessvel. As clulas a combustvel so um desses dispositivos, gerando a energia que precisamos, utilizando hidrognio, no gerando poluentes e abrindo novos horizontes para construir um mundo realmente sustentvel(BROUWER, 2010),(STAMBOULI, A.B.; TRAVERSA, E., 2002), (CHEN et al., 2011).

17

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade


AS CLULAS A COMBUSTVEL

Volume 6, Nmero 3, 2011

O termo Clula a Combustvel, tambm conhecido no Brasil como Pilha a Combustvel, comeou a ser pronunciado atualmente com maior frequncia, embora esta tecnologia ainda no esteja bem estabelecida comercialmente. Estas clulas produzem eletricidade de uma forma mais ecolgica, praticamente sem emisso de substncias nocivas ao meio ambiente. As clulas a combustvel so conhecidas pela cincia h mais ou menos 150 anos. Embora tenham sido consideradas uma grande curiosidade do sculo XIX, elas foram alvos de intensas pesquisas inicialmente durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, por volta de 1800, os cientistas britnicos William Nicholson e Anthony Carlisle descreveram o processo de usar a eletricidade para decompor a gua (H2O) em molculas de hidrognio (H2) e oxignio (O2) em um processo conhecido como Eletrlise da gua. A primeira suposta clula desse tipo foi construda em 1801, por Humphrey Davy. Os estudos se intensificaram realmente um pouco mais adiante, com o advogado e cientista ingls Sr. William Robert Grove em 1839. Ele teve uma ideia durante os seus experimentos com a eletrlise da gua imaginando de que forma seria o processo inverso desta reao, ou seja, reagir hidrognio com oxignio, formando gua e gerando eletricidade. O termo, Clula a Combustvel foi empregado pela primeira vez por Ludwig Mond e Charles Langer, em 1889(VILLULLAS, et. al. 2002). O cientista e fundador do campo da fsico-qumica, Friedrich Wilhelm Ostwald, contribuiu com muitas das teorias sobre essas clulas. Em 1893, ele determinou experimentalmente os mecanismos de funcionamento de vrios componentes de uma clula. Na primeira metade do sculo XX, o cientista suo Emil Baur, juntamente com seus estudantes, conduziu uma grande quantidade de pesquisas com vrios tipos de tecnologias de clulas a combustvel. No final da dcada de 1930, Francis Thomas Bacon comeou pesquisando clulas de eletrlito alcalino de alta presso. Durante a Segunda Guerra Mundial, Bacon trabalhou no desenvolvimento de clulas que foram testadas nos submarinos da Marinha Inglesa. Embora fossem extremamente caras, as clulas de Francis Bacon provaram ser suficientemente confiveis para atrair a ateno da Pratt & Whitney. Esta empresa se uniu com a Energy Conversion, que tinha Bacon como consultor e licenciou o trabalho dele para utiliz-lo no desenvolvimento de um sistema de gerao de energia para as misses espaciais Gemini e Apollo da NASA. Aps as misses, a construo de novas clulas alcalinas operando em altas presses foi paralisada e tornou-se evidente, levando em conta esse tipo de clula, que sua comercializao tinha como principais obstculos o alto custo e a pequena vida til(KORDESCH, et.al., 1996).

Entenda a Tecnologia
interessante perceber que os estudos com clulas a combustvel (CaC) podem ser considerados antigos, embora a evoluo dessa tecnologia tenha sido paralisada devido a avanos em tecnologias dependentes de derivados do petrleo. Mais tarde, com os problemas ambientais que a sociedade passou a sofrer em decorrncia do aquecimento global, e com novas polticas de preservao do meio ambiente, alm da busca de um planeta sustentvel, a comunidade acadmica, empresas automobilsticas e outras empresas, reativaram as pesquisas. Atualmente, as clulas a combustvel (CaC) apresentam grande evoluo em durabilidade, diminuio dos custos e so uma das principais solues energticas ambientalmente amigveis. s uma questo de tempo para que esta tecnologia esteja fazendo parte da vida das pessoas como ocorreu com os computadores pessoais. As CaCs pode ser conceituada como sendo um dispositivo eletroqumico que converte diretamente a 18

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Volume 6, Nmero 3, 2011

energia qumica fornecida por um combustvel e por um oxidante em energia eltrica e vapor de gua, que ainda fornece energia trmica (calor) para diversas finalidades, inclusive para gerar mais energia eltrica. A estrutura bsica de uma clula unitria consiste de uma camada de eletrlito (centro da clula) em contato com mais duas camadas (nodo e ctodo), um de cada lado, como se fosse uma pilha. O nodo (eletrodo negativo) alimentado continuamente com um gs combustvel (idealmente hidrognio), enquanto o ctodo (eletrodo positivo) recebe um gs oxidante (oxignio do ar). A reao eletroqumica que ocorre produz o que conhecemos como corrente eltrica. Um esquema dos componentes mostrado na figura 1. Para entender melhor, vamos fazer uma analogia com uma pilha ou bateria convencional. Ambas possuem duas extremidades, uma positiva e a outra, negativa e em seu interior, existe um reagente qumico para reagir e gerar carga eltrica para uma determinada aplicao. Na clula a combustvel, a extremidade negativa o nodo e a positiva o ctodo. Enquanto uma pilha ou bateria convencional acumula e libera energia eltrica armazenada quimicamente, uma clula a combustvel produz energia a partir da reao entre um combustvel e o oxignio, alimentados de forma contnua. A pilha ou bateria, eventualmente ir deixar de ter energia, tendo por isso de ser recarregada ou inutilizada, enquanto que a clula a combustvel continuar a funcionar e a produzir energia, at que lhe seja interrompido o fornecimento de combustvel ou oxignio.

Fig. 01 Esquema simplificado dos componentes de uma clula unitria de Clula a Combustvel. Adaptado de: http://www.hydrogenfuelcelluk.com/images/cell_diagram_small.jpg As clulas a combustvel, de uma forma geral, no possuem aplicaes prticas utilizando somente clulas unitrias, pois existe a necessidade de quantidades adequadas de potncia (Watt) para nossas aplicaes, e por isso, devem ser conectadas em srie para produzir as quantidades de voltagens requeridas. Uma srie dessas clulas recebe a denominao de stack, ou empilhamento. Um componente conhecido como interconector ou separador bipolar conecta o nodo de uma clula ao ctodo da clula seguinte. Os stacks podem ser configura19

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Volume 6, Nmero 3, 2011

dos em srie, paralelo, em ambos, ou em unidades simples, dependendo da aplicao a que sero solicitados. A grande vantagem do uso das clulas a combustvel est em sua alta eficincia e na ausncia de emisso de compostos poluentes quando se utiliza o hidrognio em seu estado mais puro. tambm uma forma de gerao de energia silenciosa e extremamente confivel(LINARDI, 2010).

Tipos de Clulas a Combustvel


Existe atualmente uma grande variedade em tecnologia de Clulas a Combustvel , diferenciada principalmente pelo tipo de eletrlito empregado e pela temperatura de operao, como mostrado na tabela 1. Tabela 01 Principais tipos de Clulas a Combustvel

Fonte: WENDT, gia de clulas a

Hartmut; GOTZ, Michael and combustvel. Qum. Nova [online],

LINARDI, Marcelo. Tecnolovol.23, n.4, p. 538-546, 2000.

De um modo geral, dentro da clula a combustvel, o gs hidrognio (H2) pressurizado bombeado para o terminal negativo, o nodo. O gs forado a atravessar o catalisador (substncia que acelera a velocidade de uma reao qumica). Quando a molcula de hidrognio entra em contato com o catalisador, ela se separa em dois ons de hidrognio (H+) e dois eltrons (e-) (H2 2H+ + 2e-). Os eltrons so conduzidos pelo nodo, contornando o eletrlito at atingirem o circuito externo, onde, por exemplo, acendem uma lmpada ou acionam um motor eltrico, retornando depois para o terminal positivo, o ctodo. O oxignio (O2), extrado do ar, entra na clula pelo terminal positivo, o ctodo. O gs forado a se dispersar no catalisador. O catalisador separa a molcula de oxignio em dois tomos de oxignio. Cada tomo de oxignio atrai dois ons H+ pelo eletrlito. Estes ons H+ se combinam com o tomo de oxignio mais dois eltrons 20

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Volume 6, Nmero 3, 2011

provenientes do circuito externo, para formar a molcula de gua (O2 + 2H+ + 2e- H2O) e liberar energia. Aps a reao, se tem ento o vapor de gua. O vapor pode ser utilizado para aquecimento, ou ser integrado a uma turbina ou micro-turbina a vapor para gerar mais eletricidade (processo conhecido por co-gerao).

HIDROGNIO COMO VETOR ENERGTICO


O hidrognio o mais simples e abundante elemento qumico do universo. Compe 75% da massa e 90% das molculas, existentes. Em seu estado natural e sob condies normais um gs incolor, inodoro e inspido. Possui grande capacidade de armazenar energia e, por este motivo, sua utilizao como fonte renovvel de energia eltrica e trmica vem sendo amplamente pesquisada. Se produzido a partir de fontes renovveis (etanol e gua, por exemplo) ou de tecnologias renovveis, como a energia hidrulica, torna-se um combustvel ecologicamente correto. O Hidrognio quando queimado com oxignio puro, os nicos produtos de reao so calor e gua. Quando queimado com ar, constitudo por cerca de 68% de nitrognio, alguns xidos de nitrognio (NOX) so formados. Mesmo assim, a queima de hidrognio desse modo produz muito menos poluentes atmosfricos que a queima de combustveis fsseis. A grande parte de hidrognio produzido atualmente utilizada como matria-prima para fabricao de produtos como fertilizantes derivados de amnia, na hidrogenao de leos orgnicos comestveis feitos de sementes de soja, peixes, amendoim e milho, para converter o leo lquido em margarina, fabricar o polipropileno e resfriar geradores e motores (Figura 02). Quando est ligado em compostos orgnicos e na gua, constitui 70% da superfcie de nosso planeta. A quebra destas ligaes nos permite produzi-lo e ento utiliz-lo como um combustvel. Muitas vezes, o hidrognio utilizado na clula a combustvel no est na sua forma mais pura. Ele se encontra na forma de hidrocarbonetos misturados a outros elementos presentes dentro de um combustvel e tem que ser extrado. Nesse processo utilizado um reformador, equipamento capaz de extrair o hidrognio de uma fonte como, por exemplo, o gs natural. Atualmente, metade da produo de hidrognio no mundo provm do gs natural, e a maior parte da produo em escala industrial pelo processo de reforma a vapor. Outros mtodos conhecidos de produzir hidrognio so: eletrlise da gua, eletrlise a vapor e processos fotoeletroqumicos, biolgicos e fotobiolgicos utilizando bactrias e enzimas.

Armazenamento de Hidrognio: o desafio


Se um desafio do hidrognio a sua produo, outro como armazen-lo; um dos principais obstculos para o estabelecimento de uma infra-estrutura (Figura 02). Alm da questo de segurana, a capacidade de armazenamento importante, pois o hidrognio tem a menor densidade no estado gasoso e o segundo ponto de ebulio mais baixo de todas as substncias conhecidas. Com essas caractersticas, temos dificuldades para armazen-lo. Quando em forma de gs, necessita de um sistema de conteno de grande volume e, no estado lquido, precisa da utilizao de sistemas criognicos, ou seja, operando em baixssima temperatura (aproximadamente -253C)(NETO, 2005).

21

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Volume 6, Nmero 3, 2011

Fig. 02 drognio.

Infraestrutura Adaptado

para de:

obteno, armazenamento e utilizao do Hihttp://hcc.hanwha.co.kr/english/pro/ren_hsto_idx.jsp

A baixa densidade do hidrognio, seja no estado lquido ou gasoso, tambm resulta em uma baixa densidade de energia. Por isso, certo volume de hidrognio contm menos energia que o mesmo volume de qualquer combustvel em condies normais de temperatura e presso (0C/1atm). Isto faz com que o volume ou a presso do tanque aumente, pois certa quantidade de hidrognio necessria para que um veculo atinja uma boa autonomia. A vantagem de utiliz-lo numa clula a combustvel a alta eficincia desta tecnologia com relao aos motores combusto interna, precisando de menos combustvel para realizar o mesmo resultado. Existem atualmente cinco meios principais de se armazenar o hidrognio: reservatrios de gs hidrognio comprimido; reservatrios para hidrognio lquido; hidretos metlicos; adsoro de carbono e micro-esferas. Alm desses tipos de armazenamento, existem pesquisas para compresso de hidrognio em cilindros que suportem altssimas presses(ZTTEL, 2003). Algumas restries existem para armazenamento de combustvel em larga escala. Uma opo seria armazenar o hidrognio em tanques subterrneos, onde se poderia aproveitar a experincia obtida com o desenvolvimento de armazenamento de gs natural. Nos setores de distribuio e entrega, o capital de investimento o maior empecilho para uma economia baseada no hidrognio. Sistemas de distribuio de gs j existem em algumas partes dos Estados Unidos em redes de gasodutos e entregas diretas por meio de transporte de superfcie. Mas se comparado aos gasodutos de gs natural, a rede de hidrognio cerca de 300 vezes menor. Tecnicamente, os gasodutos de hidrognio no so diferentes dos de gs natural quando se fala em instalao e manuteno, mas a diferena est realmente em seu custo. Embora o hidrognio seja inflamvel, a sua disperso rpida faz com que raramente atinja uma concentrao de combusto ao ar livre ou em espaos fechados, mas ventilados. Diversas pesquisas demonstram que o hidrognio apresenta menos riscos referentes segurana com seu uso que outros combustveis, incluindo a gasolina, o propano, o diesel, o lcool e tambm o gs natural. Se for manejado adequadamente, o ciclo de vida do hidrognio dever ser mais seguro que todos os outros. A produo e transporte seriam de menor risco, j que linhas de dutos e caminhes de hidrognio apresentam menos riscos pblicos que caminhes pipa com petrleo. O hidrognio pode se tornar uma importante fonte de energia no futuro. Uma das principais razes, por exemplo, de no termos uma produo em massa de automveis abastecidos por hidrognio exatamente pela falta de infra-estrutura. Entretanto, algumas iniciativas de se criar estradas com postos de hidrognio esto sendo desenvolvidas nos Estados Unidos, Europa e Japo. Sabe-se que ainda estamos caminhando para uma infra-estrutura de comercializao do hidrognio, mais investimentos esto ocorrendo em pesquisas sobre armazenamen22

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Volume 6, Nmero 3, 2011

to e transporte do mesmo. Grandes empresas de energia, como a Petrobrs, Shell, BP, TotalFinalElf, ARAL, Texaco e entre outras, esto investindo bilhes de dlares para encontrar solues que viabilizem esta infra-estrutura, juntamente com montadoras de automveis e muitos governos. No Brasil, o etanol dever ser a principal fonte de hidrognio, primeiro pela infra-estrutura j montada para este combustvel, depois porque o pas atualmente o segundo maior produtor de etanol no mundo, com tendncias de crescimento devido ao aumento de exportao e em tambm por ser uma fonte de energia renovvel. Por estes motivos, diversas pesquisas sobre produo, armazenamento e distribuio de hidrognio, alm de clulas a combustvel que utilizem o etanol e a biomassa como fontes de combustvel esto sendo realizadas.

BENEFCIOS SUSTENTVEIS
Um automvel com alto desempenho e sem liberao de poluentes na atmosfera uma importante soluo para o problema da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. Os principais benefcios ambientais so: minimizar nossa dependncia em produtos derivados do petrleo; emitir menos gases causadores do efeito estufa; possuir mais eficincia na gerao e consumo de energia e reduzir o armazenamento de pilhas e baterias nos aterros sanitrios. Uma grande quantidade de clulas a combustvel instalada numa determinada regio, por exemplo, traria benefcios como maior segurana em energia, melhora na qualidade do ar e do meio-ambiente. Consumidores de energia eltrica e tambm as prprias companhias de energia podero aproveitar os benefcios atravs da melhora na confiabilidade do sistema eltrico, diminuindo principalmente diversos problemas de linhas de transmisso. A comercializao em massa representa uma excelente oportunidade de desenvolvimento econmico para o pas e, as regies que adotarem esta tecnologia podero criar indstrias de desenvolvimento, fabricantes, fornecedores, comerciantes e companhias de manuteno, alm de gerar muitos benefcios sociais, como: reduo da emisso de poluentes no ar e melhora na qualidade da sade, especialmente em reas urbanas que j apresentam problemas de baixa qualidade do ar, como a cidade de So Paulo; reduo da emisso de gases causadores do efeito estufa (GEE); crescimento econmico, desenvolvimento e criao de empregos; reduo da sobrecarga nas linhas de transmisso, possibilitando direcionar os investimentos para outras reas, como a gerao de energia distribuda, melhorando a eficincia energtica; aumento da segurana de energia; reduo da poluio atmosfrica e diminuio dos prejuzos na agricultura atravs da reduo da chuva cida e dos nveis de concentrao de oznio prximo superfcie; reduo da poluio sonora, da contaminao do lenol fretico e da emisso de partculas poluidoras na atmosfera. No Brasil, pas com enorme potencial energtico em vrias fontes de energia, no qual a energia hidrulica se destaca, diversas pesquisas envolvendo clulas a combustvel esto caminhando por meio da iniciativa de algumas empresas, institutos de pesquisa e universidades, apoiadas financeiramente por agncias de fomento, concessionrias de energia e pelo governo.

23

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade


CONSIDERAES FINAIS

Volume 6, Nmero 3, 2011

As bases apresentadas neste texto nos permitem avaliar as necessidades e condies que temos para alavancar um sistema realmente sustentvel no mbito das aplicaes da energia renovvel e no emissora de gases de efeito estufa (GEE). Sobre os aspectos relevantes que devemos levar em considerao, podemos destacar a utilizao das Clulas a Combustvel como parte integrante e complementar ao nosso sistema de fornecimento de energia, sob um ponto de vista mais sustentvel e ambientalmente correto. Os desafios a serem transpostos para a obteno e armazenagem de Hidrognio resumem-se em segurana e eficincia, sabemos que as tecnologias disponveis j podem criar sistemas seguros, mas precisamos atingir um nvel maior de eficincia em estocagem e distribuio, principalmente devido s caractersticas deste vetor energtico. O uso de um sistema que favorea a distribuio e energia por todo o pas, como o caso das Clulas a Combustvel, pode favorecer a populao que vive distante dos grandes centros urbanos, aonde as linhas de transmisso no chegam. A possibilidade de manter esse dispositivo com um vetor energtico encontrado em todo o mundo tambm pode ser considerada como estratgia para um desenvolvimento mais democrtico.

24

Revista de Sade, Meio Ambiente e Sustentabilidade


REFERNCIAS

Volume 6, Nmero 3, 2011

ACSELRAD, H. Discursos da sustentabilidade urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Anpur (Associao Nacional de ps-graduao e pesquisa em planejamento urbano e regional): Campinas, SP, n.1, p. 79, 1999. BROUWER, J. On the role of fuel cells and hydrogen in a more sustainable and renewable energy future. Current Applied Physics, Elsevier, v.10, p.S9-S17, 2010. CHEN, Y.H.; CHEN, C.Y.; LEE, S.C. Technology forecasting and patent strategy of hydrogen energy and fuel cell technologies. International Journal of Hydrogen energy (Article in Press), p.1-13, 2011. DIEGUES, A. C. S. Desenvolvimento Sustentvel ou Sociedades Sustentveis: das crticas dos modelos aos novos paradigmas. So Paulo em Perspectiva, v.6, p.22-29, 1992. JACOBI, P. Educao ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n.118, 0. 189-205, 2003. KORDESCH, K.; SIMADER, G. Fuel Cells and Their Applications. 1. ed. New York: Cambridge, 1996. LINARDI, M. Introduo Cincia e Tecnologia de Clulas a Combustvel. 1 ed. So Paulo: ARTLIBER EDITORA, 2010. NETO, E. H. G. Hidrognio, Evoluir Sem Poluir: a era do hidrognio, das energias renovveis e das clulas a combustvel. Curitiba: Editora Brasil H2 Fuel Cell Energy, 2005. STAMBOULI, A.B.; TRAVERSA, E. Solid oxide fuel cells (SOFCs): a review of an environmentally clean and efficient source of energy. Renewable Sustainable Energy Reviews, v.6, p.433-455, 2002. VILLULAS, H.M. et al. Clulas a Combustvel: Energia Limpa a Partir de Fontes Renovveis. Qum. Nova Esc., n. 15, p. 28-34, 2002. WENDT, H. et al. Tecnologia de Clulas a Combustvel. Qum. Nova, n. 23, p. 538-546, 2000. ZTTEL, A. Materials for Hydrogen Storage. MaterialsToday, September, p.24-33, 2003.

25

Вам также может понравиться