Вы находитесь на странице: 1из 4

Programa de Educao Fiscal-RO

Programa de Educao Fiscal-RO

Visando a transparncia no uso do dinheiro pblico, sendo que o Poder Legislativo que analisa o plano de trabalho do governo para quatro anos subseqentes, aprovando-o.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF)


1-OBJETIVOS ESPECFICOS Ao final desta aula, o Aluno dever: a) Identificar alguns aspectos da Lei n. 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal; b) Enfatizar a importncia da lei e os mecanismos de controle social; c) Compreender o processo da Administrao Pblica.

3- MATERIAL PARA LEITURA COMPLEMENTAR (Heleny Uccello Gama) Um dos princpios fundamentais da sociedade livre e democrtica a obrigatoriedade que os gestores dos recursos pblicos, os agentes pblicos e os polticos prestem contas dos recursos e dos bens pblicos que lhes so confiados. Informando principalmente em que foi aplicado o produto da arrecadao de tributos e quais os efeitos da sua gesto sobre a vida da comunidade. A Lei de Responsabilidade Fiscal um cdigo de conduta para os administradores pblico de todo o pas, vlido para os trs poderes, nas trs esferas de governo.

2-SNTESE DA AULA O objetivo da LRF melhorar a administrao das contas pblicas no Brasil. Ela exige dos governantes compromisso com o oramento e com metas que devem ser O governo no pode fazer o que quer, do jeito que quer e como bem entender com os recursos pblicos. Ele deve obedecer a lei. A Constituio Federal estabelece a funo e as responsabilidades do Estado a serem cumpridas pelos governantes. Para ela funcionar so criadas outras leis. Assim, criou-se a Lei Complementar n. 101 de maio de 2000. Essa lei conhecida como LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LRF. Trata-se de uma lei que dita as regras para o uso do dinheiro pblico. A LRF obriga o governante a ser cuidadoso, responsvel com o dinheiro arrecadado, tendo que PLANEJAR antes de gastar. A LRF visa melhorar a administrao das contas pblicas no Brasil, a ser obedecida pelos trs poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio e nas trs esferas: federal, estadual e municipal. apresentadas e aprovadas pelo Poder Legislativo. Essa lei fixa limites para despesas com pessoal e para dvida pblica e determina que sejam criadas metas para controlar receitas e despesas. Alm disso, nenhum governante poder criar nova despesa continuada (por mais de dois anos), sem indicar sua fonte de receita ou sem reduzir despesas j existentes. Dessa forma, o governante poder efetuar despesas sem comprometer oramento anual e os oramentos futuros. Pela LRF, ainda, so definidos mecanismos adicionais de controle das finanas pblicas em anos de eleio.

77

78

Programa de Educao Fiscal-RO

Programa de Educao Fiscal-RO

Na LRF h limites de gastos com pessoal para os trs Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Para a Unio, o limite mximo para gastos com pessoal de 50% da receita, com a seguinte distribuio: a) 2,5 % para o Poder Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas da Unio; b) 6% para o Poder Judicirio; c) 0,6% para o Ministrio Pblico da Unio; d) 3% para custeio de despesas do Distrito Federal e de ex-territrios; e) 37,9% para o Poder Executivo. Nos Estados, o limite mximo para gastos com pessoal de 60% da receita, com a seguinte distribuio: a) 3% para o Poder Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas Estadual b) 6% para o Poder Judicirio; c) 2% para o Ministrio Pblico; d) 49% para as demais despesas de pessoal do Poder Executivo. Nos municpios, o limite mximo para gastos com pessoal de 60% da receita, com a seguinte distribuio: a) 6% para o Poder Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas Municipal; b) 54% para o Poder Executivo. O governante verificando que ultrapassou o limite para despesa de pessoal, dever tomar providncias para correo no prazo de oito meses. Se depois continuar havendo excessos, ele sofrer penalidades. Se ultrapassado os limites de endividamento, dever tomar providncias para corrigi-lo no prazo de doze meses, reduzindo o excesso em pelo menos 25%, nos primeiros quatro meses. As prestaes de contas dos entes pblicos so apoiadas em demonstrativos contbeis elaborados para atender as exigncias jurdico-administrativas que so de difcil compreenso para o leigo. Essa postura inibe a implantao de um sistema de informaes voltado para o esclarecimento do cidado, a fim de que ele tenha condies de avaliar e julgar a Administrao Pblica. Cabendo ao cidado organizar-se em associaes, grupos para melhor exercer o seu direito de acompanhar os gastos dos recursos pblicos.

A LRF obriga os governantes a: Publicarem a cada quatro meses, o Relatrio da Gesto Fiscal, isto , o quanto arrecadou, como cuidou e gastou o tributo; Fazerem Relatrio Resumido de Execuo Oramentria a cada dois meses. Este um relatrio mais simples que o primeiro; Realizarem audincias pblicas nas Cmaras Municipais, o Prefeito, e Assemblias Legislativas pelo Governador. nas

Todas essas aes visam a transparncia no uso do dinheiro pblico. o Poder Legislativo, que analisa o plano de trabalho do governo para quatro anos de trabalho e o aprova. Na medida em que administradores de recursos pblicos respeitem a LRF, agindo com responsabilidade, o contribuinte deixar de pagar a conta, seja por meio do aumento de impostos, seja na reduo nos investimentos ou cortes nos programas que atendem sociedade. O QUE DIZ A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL? Ana Claudia C. Teixeira e Maria do Carmo Carvalho Instituto Polis A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no seu artigo 1, estabelece as normas para que haja responsabilidade por parte do Estado. Ser responsvel, segundo a Lei ter uma ao planejada e transparente, prevenindo os riscos para que no haja desequilbrio das contas pblicas, ou seja, evitando que os governos gastem mais do que podem pagar. Como todos sabem, quando se gasta mais do que se pode pagar ficamos endividados. s vezes conseguimos pagar nossas dvidas, outras vezes, perdemos o controle e o dinheiro no suficiente para pagar as contas do dia-a-dia, muito menos para pagar nossas dvidas. Um dos grandes objetivos desta Lei evitar que o governo gaste mais do que pode efetivamente pagar.

79

80

Programa de Educao Fiscal-RO

Programa de Educao Fiscal-RO

PARA QUE FAZER UMA LEI COMO ESTA? H pelo menos dois motivos que explicam esta Lei: Boa parte dos governantes faz emprstimos sem se preocupar com quem vai pagar a conta depois. Como os recursos do poder pblico no so infinitos, ou seja, o dinheiro restrito e ele vem basicamente do pagamento de impostos, quanto mais endividado um municpio, pior para a populao que sofre com os poucos recursos que sobram para os investimentos e gastos sociais. Por outro lado existe forte presso internacional. O governo federal assumiu o compromisso com o FMI de pagar as suas dvidas, garantindo que todo ano arrecadar mais dinheiro do que gastar. Este compromisso foi repassado aos governos estaduais e municipais atravs da criao desta Lei.

2. O Relatrio de Gesto Fiscal: este um balancete mais detalhado do oramento, que deve ser feito a cada quatro meses nas cidades com mais de 50.000 hab. Para as cidades menores, os balancetes podem ser feitos a cada seis meses. A LRF diz que estes balancetes devem ser amplamente divulgados para toda a populao. Para que a populao entenda o que est acontecendo, a linguagem deste relatrio deve ser simples e objetiva. Os Conselhos de Polticas Pblicas e os Conselhos de Oramento Participativo podem fiscalizar o que a prefeitura est fazendo com o dinheiro das vrias reas (educao, sade, assistncia social etc.), atravs das Audincias Pblicas e do estudo destes balancetes. Os Conselheiros e os representantes dos Oramentos Participativos podem procurar os vereadores e organizar Audincias Pblicas para analisar estes balancetes a cada 2 ou 4 meses. Os Conselhos podem tambm procurar uma assessoria que estude os balancetes e faa informativos com linguagem acessvel a toda a populao. O Ibase est publicando o Oramento do Rio em linguagem bem mais clara. Isto pode servir de exemplo para todos os municpios, que podem usar a Internet ou outros meios de divulgao mais acessveis. Veja no site do Ibase: www.ibase.br. Procure o "Cidade Transparente".

COMO A LRF PODE SER USADA PELOS CONSELHOS? H dois momentos nos quais os Conselhos e o conjunto da populao podem atuar para influenciar no oramento pblico: 1. Quando o oramento elaborado. A LRF prev que o Oramento Anual do Municpio, do Estado e da Unio seja feito atravs de audincias pblicas, consultando a populao sobre onde os recursos devem ser gastos; 2. Depois que o oramento foi aprovado e comea a ser executado, a LRF determina que os governos prestem contas do que esto fazendo com o dinheiro pblico. Dois tipos de relatrio devem ser produzidos: 1. O Relatrio Resumido de Execuo Oramentria: um balancete que deve ser feito a cada bimestre contendo as principais receitas e despesas;

QUAIS AS PRINCIPAIS POLMICAS EM TORNO DA LEI? A Lei polmica principalmente porque deixa pouco espao de manobra para os governantes. Voc pode pensar que isto bom, afinal a maioria dos polticos corrupto. A questo que muitos prefeitos tiveram que assumir a dvidas das gestes passadas. Por outro lado, muitos prefeririam contrair mais dvidas a pag-las. Voc pode pensar mais isto um absurdo!. Depende, se o municpio tem muitas carncias, e ficar apenas pagando dvidas, ele vai deixar sua populao em pior estado, como se a gente tivesse um parente doente em

81

82

Programa de Educao Fiscal-RO

casa. Mesmo se a gente estivesse atolado de dvidas, a gente no deixaria ele morrer, no mesmo? Se fosse preciso, a gente pediria mais dinheiro emprestado para pagar um exame ou fazer uma consulta. A Lei tambm engessa os governantes porque estabelece quanto poder ser gasto e em qu. Alm de dizer quais so as prioridades dos pagamentos que precisam ser feitos pela prefeitura. Na LRF h limites para todos os gastos, menos para os gastos com o pagamento de dvidas. Mesmo para aquelas prefeituras que no possuem dvidas, h problemas. A LRF diz que as prefeituras no podem aumentar muito os seus gastos de um ano para outro. Por exemplo, a cidade de Camaragibe (municpio na Regio Metropolitana de Recife, no Estado de Pernambuco, com 128.627 habitantes) construiu um hospital pblico e ele no pode funcionar porque a Lei de Responsabilidade Fiscal impede que os gastos com pessoal aumentem muito de um ano para o outro. Outras prefeituras esto na mesma situao, pois investir em reas sociais (como sade, educao) geralmente implica em aumentar os gastos. Por isso, muitos tm criticado esta Lei. Ela vai punir os governantes que no tenham responsabilidade fiscal. E isto muito importante. Mas fica uma questo: no deveria existir outra Lei que punisse os governantes sem responsabilidade social? SAIBA MAIS *"Comentrios Lei de Responsabilidade Fiscal", de Carlos Maurcio Cabral Figueiredo e outros autores. Editora Nossa Livraria, Recife. Este livro comenta cada um dos artigos da LRF, passo-a-passo; *Responsabilidade Fiscal" CD do BNDES, com a LRF na ntegra, comentrios, artigos, textos explicativos. Para consegui-lo ligue no BNDES, (0xx21)277-7081 ou entre na pgina www.bndes.gov.br; *Cartilha Lei de Responsabilidade na Gesto Fiscal. Para obt-la ligue para o Cepam (11) 3811-0300 ou procure na pgina www.cepam.sp.gov.br.

4- REFERNCIA BIBLIOGRFICA GAMA, Heleny Uccello at alii. Gesto democrtica dos recursos pblicos, Mdulo IV. Programa Nacional de Educao Fiscal.Braslia: ESAF, 2000. PERNAMBUCO. Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Escola de Contas Pblicas Professor Barreto Guimares. Escola de Administrao Fazendria -ESAF. Programa Nacional de Educao Fiscal. Revista Tudo s claras. Recife [2001]TEIXEIRA, Cludia C. & CARVALHO, Maria do Carmo. Lei de responsabilidade fiscal. Disponvel em : <http://www.polis.org.br > Acesso em: 20 de nov. de 2002.

83

Вам также может понравиться