Вы находитесь на странице: 1из 3

Centro Universitrio talo Brasileiro Curso de Educao Fsica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientfica Conceitos baseados no livro de Cervo

o e Bervian Metodologia Cientfica Ed. Practice Hall. 2002

O QUE CINCIA? Resultado de pesquisas cada vez mais metdicas. passada de gerao para gerao onde a gerao atual assimila o conhecimento da gerao anterior, desenvolvendo e ampliando novos aspectos. A cincia baseada em questionamentos (problemas), para comprovar o ainda no comprovado, explicar o, at ento, inexplicado, mudar paradigmas, ampliar as fronteiras do conhecimento. Cincia hoje: - no considerado algo pronto, acabado ou definitivo. - no produz verdades imutveis. - busca constante de explicaes, solues, revises e reavaliaes, apesar das limitaes e possibilidades de falhas. - processo em construo.

O QUE CONHECIMENTO? Atravs da observao de um objeto consegue-se identificar comportamentos, causas e consequncias. Esta observao origina uma srie de conhecimentos do objeto de observao. Mas o simples observar no trar um conhecimento to aprofundado, se a observao de alguns eventos no for baseada em alguns questionamentos. Atravs deste descreve-se ou testa-se algumas possibilidades, obtem-se respostas parciais ou totais s perguntas realizadas antes da observao.

- Conhecimento Emprico: Senso comum, ametdico e assistemtico. Cada indivduo se serve da experincia do outro, ensinando e aprendendo, em um processo de interao humana e social. - Conhecimento Cientfico: alm do emprico. o conhecimento de um fenmeno, suas causas, consequncias e suas leis. a. certo: provia explicaes b. geral: validado para todos da espcie c. metdico e sistemtico: reproduo dos resultados d. objetividade: resposta direta e. interesse intelectual: ampliao da formao do conhecimento f. esprito crtico: questionamento dos resultados Antigamente

- Conhecimento Filosfico: realidades mediatas, imperceptveis aos sentidos, ultrapassando a experincia. Cincia que analisa as causas supremas, contnuo questionar a si mesmo e realidade. Reflexo sobre o saber, interroga-se sobre ele, problematizando-o. Compreenso da realidade em seu contexto mais natural. - Conhecimento Teolgico: conhecimento relativo a Deuse aceito pela f teolgica. Conjunto de verdades ao qual as pessoas chegaram aceitando os dados das revelaes divinas. Conhecimentos adquiridos nos livros sagrados e aceitos racionalmente, depois de ter sofrido uma crtica histrica exigente. Lei suprema da inteligncia: aceitar a verdade, venha de onde vier contanto que seja legitimamente adquirida.

VERDADE-EVIDNCIA-CERTEZA Verdade o encontro com o desocultamento. Evidncia a clara manifestao, possibilidades. Adeso a uma verdade sem possibilidade de engano.

FORMAO DO ESPRITO CIENTFICO Atitude ou disposio subjetiva de um indivduo que busca solues srias, com mtodos adequados para o problema que enfrenta. Expresso de uma mente crtica, objetiva e racional. - Pesquisa: atividade voltada para a soluo de problemas tericos ou prticos com o emprego de processos cientficos. Parte de uma dvida ou problema, e com o uso do mtodo cientfico, busca uma resposta ou soluo. - Pesquisa pura ou bsica: meta o saber buscando satisfazer a uma necessidade intelectual pelo conhecimento. - Pesquisa aplicada: necessidade de contribuir para fins prticos mais ou menos imediatos, buscando solues para problemas concretos. -Pelo procedimento pode ser classificada: bibliogrfica, descritiva e experimental. Bibliogrfica: explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas em documentos. parte das demais pesquisas. Descritiva: observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis) sem manipul-los. Desenvolve-se principalmente nas cincias humanas e sociais. Trabalha sobre dados ou fatos colhidos na prpria realizadade. A coleta de dados uma tarefa caracterstica deste tipo de pesquisa. o Estudos descritivos: estudo e descrio das caractersticas, propriedades ou relaes existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada.

o Pesquisa de opinio: procurar saber atitudes, ponto de vista, e preferncias que as pessoas tem respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decises. o Pesquisa de motivao: procurar saber razes inconscientes e ocultas que levam a determinadas atitudes. o Estudo de caso: pesquisa sobre um indivduo, famlia, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados em sua vida. o Pesquisa documental: investigao de documentos para efetuar a decrio e comparao de usos e costumes, tendncias, diferenas e outras caractersticas. Estuda a realidade presente, e o passado, como ocorre com a pesquisa histrica. Experimental: Manipulao direta das variveis relacionadas com o objeto de estudo. Relao de causasefeitos de um fenmeno. Atravs de situaes controladas evitam-se variveis indesejadas. Manipula-se uma varivel independente para observar o que acontece com a varivel dependente.

ROTEIRO DE PESQUISA DESCRITIVA E EXPERIMENTAL a. Escolha do tema: significativo, e adequado ao interesse, nvel de formao, reais condies de trabalho. Introduo b. Delimitao do tema: tpico do tema para ser aprofundado no deixando o trabalho superficial. c. Justificativa da escolha: razes de preferncia pelo assunto e sua importncia diante de outros temas. d. Reviso de literatura especializada: pesquisa bibliogrfica que visa identificar, ler, analisar, e anotar os principais tpicos da literatura especializada sobre a questo delimitada. Atualiza o autor sobre o que existe de mais novo sobre o tema escolhido. e. Formulao do problema: deve-se redigir de forma interrogativa o tpico que se tornar o objeto de pesquisa. O problema levantado deve expressar uma relao entre duas ou mais variveis. A elaborao clara do problema fruto da reviso da literatura e da reflexo pessoal.

Вам также может понравиться