Вы находитесь на странице: 1из 5

PARVATI

Parvati a primeira reencarnao de Shkti, e personifica a suavidade e o instinto maternal. representada como uma mulher muito bonita, de seios grandes e quadris largos simboli!ando a fecundidade. Seus devotos recorrem a ela para pedir fertilidade e harmonia no casamento. Segundo os "edas, Parvati a #nica esposa de Shiva capa! de aplacar a ira do marido. Parvati uma divindade largamente idolatrada pelos hindus. conhecida como c$n%uge de Shiva e me de &anesha. Por este motivo, aqui e'plicamos seu aparecimento e sua interao com eles. Parvati uma das formas da deusa Shakti, especialmente criada para sedu!ir Shiva. "e%a abai'o a hist(ria detalhada da criao de Parvati, desde o momento em que Shiva perdeu seu primeiro amor) Profundamente triste com a morte do primeiro amor de Shiva *Sati+, ele se isolou em uma caverna escura no ,imalaia. -nquanto isso, os dem$nios liderados por .araka, vieram e e'pulsaram os deuses para fora do para/so. 0s deuses precisavam de um guerreiro que pudesse a%ud1los a restaurar a ordem celestial.

23penas Shiva pode lutar como um guerreiro2 disse 4rahma.

5as Shiva, imerso na meditao, estava alheio aos problemas dos deuses. Sua meditao produ!iu grande fora e energia. Sua mente estava cheia de bons conhecimentos e seu corpo tornou1se resplandecente de energia. 5as todo seu conhecimento e energia, dentro de seu ser, no podia ser usado para ningum. 0s deuses invocaram 6 deusa me, Shakti, para que encontrasse uma forma de contornar a situao. 2-u vou me enroscar ao redor de Shiva, e absorver seu conhecimento e energia para o bem do mundo e farei dele o pai de uma criana.2 disse Shakti. Shakti ento encarnou como Parvati, determinada a retirar Shiva de dentro de sua caverna e fa!er dele seu c$n%uge. .odos os dias Parvati visitou a caverna de Shiva, limpou o cho, decorou1a com flores e ofereceu a ele frutas, esperando ganhar dele o amor. 5as Shiva nunca abriu seus olhos. -'austa, a deusa invocou Priti e 7ati, deusas do amor e da longevidade. -ssas deusas entraram na caverna de Shiva e a transformaram em um belo %ardim cheio da fragr8ncia de flores e com o som de abelhas. &uiada por Priti e 7ati, 9ama, o deus do dese%o, assoprou e atirou fle'as de dese%o no corao de Shiva. Shiva ficou furoso. -le abriu seu terceiro olho e liberou chamas de f#ria que engoliram 9ama e redu!iram seu belo corpo a cin!as. 3 morte de 9ama alarmou os deuses. 2Sem a deusa do dese%o, o homem no poder abraar a mulher e a vida cessar.2

2-u devo encontrar outra forma de atingir o corao de Shiva. :uando Shiva se tornar meu c$n%uge, 9ama renascer.2 disse Parvati. Parvati entrou na floresta e e'ecutou rigorosos tapas, no se vestindo para proteger seu corpo do clima rigoroso, no comendo nada, nem mesmo uma folha. 3o e'ecutar esses

rigorosos procedimentos, Parvati ganhou a admirao das entidades da floresta, que a nomearam 3parna. 3parna tocou Shiva em sua capacidade de se e'cluir do mundo e dominar seus dese%os f/sicos. 3 fora de seus tapas acordaram Shiva de sua meditao. -le caminhou para fora da caverna e aceitou Parvati como sua esposa. Shiva casou1se com Parvati na presena dos deuses, seguindo os rituais sagrados. ;epois, levou1a para o local mais alto do cosmos, o monte 9ailasa, o piv$ do universo. -les ento se tornaram um e 9ama p$de renascer. Parvati amoleceu o corao empedrado de Shiva com seu afeto. <untos eles descobriram as alegrias da vida de casados. 3 deusa acordou Shiva para o mundo, despertando nele vrios dese%os. -m troca, ele revelou a ela os segredos dos .antras e dos "edas, que ele havia adquirido durante a meditao. =nspirado na bele!a de Parvati, Shiva tornou1se o fomentador das artes, da dana e do teatro. >onforme o combinado com os deuses, Parvati deu a aura de Shiva para eles e disse) 2;aqui voc?s vo poder retirar o deus da guerra que voc?s procuram.2 0s deuses deram a aura de Shiva para Svaha, c$n%uge de 3gni, a deusa do fogo. =ncapa! de conservar a fora da aura por muito tempo, Svaha deu a aura para &anga, a deusa do rio, que refrigerou1a em suas guas congelantes, at que a aura de Shiva se transformasse em uma semente. 3ran@ani, a deusa da floresta, embebeu a semente divina no solo frtil da floresta, que cresceu e se transformou em uma criana robusta com seis cabeas e do!e braos. 3s seis ninfas da floresta, chamadas 9rittikas, encontraram esta bela criana em uma lotus. .omadas de afeio materna, comearam a cuidar da criana. 0 filho de seis cabeas de Shiva, nascido de vrias mes, tornou1se conhecido como 9artike@a. Parvati ensinou a 9artike@a a arte da guerra e transformou1o em um guerreiro celestial chamado Skanda. Skanda comandou os soldados celestiais, derrotou .araka na batalha e restaurou o para/so aos deuses. Skanda, guardi do para/so, destruiu muitos dem$nios que se opuseram ao reinado dos deuses. 5as ele no conseguiu derrotar o dem$nio 7aktabi%a. <amais o sangue deste dem$nio tocou o cho, pois quando ele %orrava, tranformava1se em milhares de novos dem$nios. -le parecia indestrut/vel. Para a%udar seu filho em sua batalha para afugentar os tr?s mundos do dem$nio, Parvati entrou no campo c(smico da batalha como a temida deusa 9ali.

9ali sugou o sangue que %orrava do dem$nio com sua longa l/ngua antes que o sangue pudesse se transformar em novos dem$nios. 7aktabi%a, sem poder se reprodu!ir, foi perdendo sua fora. -nto Skanda foi capa! de derrotar 7a%tabi%a e todas as duas replicaAes com facilidade. Skanda agradeceu sua me por sua a%uda. Para celebrar sua vit(ria, 9ali danou muito no campo de batalha.

=nto'icada pelo sangue de 7aktabi%a, 9ali correu pelos tr?s mundos, destruindo tudo e todos os que estavam em seu caminho. Para acalm1la, Shiva tomou a forma de um cadver e bloqueou seu caminho. >omo deusa, cega pelo sangue, ver o corpo de seu c$n%uge sem vida foi um choque que tirou1a do ?'tase. -la caiu em si e quis saber se havia matado seu pr(prio marido. -la p$s um p em Shiva e o trou'e de volta 6 vida. Shiva ento tomou a forma de uma pequena criana e comeou a chorar, tra!endo o amor maternal para o corao de 9ali. =sso forou1a a mudar para sua pr('ima forma) &auri, a me radiante, provedora da vida. &auri disse a Shiva que dese%ava ter uma criana. 5as Shiva no estava interessado em uma fam/lia. -le se afastou dela e foi 6 floresta fa!er tapas. ;eterminada a ser uma me, Parvati decidiu criar um filho dela pr(pria sem a a%uda de seu marido. -la cobriu sua face com pasta de s8ndalo, retirou a pele morta, misturou1a e moldou1a em uma bela boneca, para a qual ela assoprou a vida. -nto ela ordenou ao seu filho recm >riado, cu%o nome &anesha, que vigiasse sua caverna e dela afastasse todos os estranhos. :uando Shiva retornou para 9ailas, &anesha no o reconheceu e o impediu de entrar na caverna. =rritado pela insol?ncia da criana, Shiva pegou seu tridente e cortou sua cabea. :uanto Parvati viu o corpo de seu filho sem cabea, ela chorou copiosamente. Para acalmar Parvati, Shiva ressucitou a criana, colocando uma cabea de elefante no pescoo cortado. Shiva tambm aceitou &anesha como o primeiro de seus filhos.

&anesha, que impediu Shiva de atravessar a porta de da caverna de sua me, tornou1 se adorado como o removedor de obstculos, o senhor dos in/cios e o senhor do aprendi!ado. >om Parvati de seu lado, Shiva tornou1se um homem de fam/lia. 5as ele no abandonou sua forma de heremita) ele continou a meditar e imergir em sonhos. Sua falta de cuidado, sua recusa de responsabilidades algumas ve!es irritou Parvati. 5as ento ela voltava a si, conformava1se com os caminhos no convencionais de seu marido e restaurava a pa!. 3 conseqBente pa! matrimonial entre Parvati e Shiva assegurou a harmonia entre matria e esp/rito e trou'e estabilidade e pa! para o cosmos. Parvati tambm se tornou 3mbika, deusa da segurana de casa, do matrim$nio, da maternidade e da fam/lia.

Вам также может понравиться