Вы находитесь на странице: 1из 8

Migrando para o Word 2010

Neste guia

Microsoft

do Word 2003

O Microsoft Word 2010 est com visual bem diferente do Word 2003, por isso, criamos este guia para ajudar voc a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface, descobrir o treinamento gratuito no Word 2010, encontrar recursos como a Visualizao de Impresso ou a caixa de dilogo Opes, entender como trocar arquivos de documento com pessoas que ainda no tm o Word 2010 e descobrir como obter acesso a macros e outros recursos avanados. Grupos da Faixa de Opes Barra de Ferramentas de Acesso Rpido
Os comandos exibidos aqui ficam sempre visveis. Voc pode adicionar seus comandos favoritos a esta barra de ferramentas. Cada guia da faixa de opes contm grupos, e por sua vez cada grupo contm um conjunto de comandos relacionados. Nesta parte, o grupo Pargrafo contm comandos para criar listas com marcadores ou numeradas, e para centralizar o texto.

Guias da Faixa de Opes


Clique em qualquer guia na faixa de opes para exibir os respectivos botes e comandos.

Modo de Exibio Backstage


Clique na guia Arquivo para entrar no modo de exibio Backstage, em que possvel abrir, salvar, imprimir e gerenciar seus arquivos do Word.

Ocultar a Faixa de Opes


Precisa de mais espao na tela? Clique neste cone ou pressione CTRL+F1 para ocultar ou mostrar a faixa de opes.

Painel de Navegao
Pressione CTRL+F para exibir o Painel de Navegao. Voc pode reorganizar um documento arrastando seus cabealhos para este painel. As alteraes feitas no painel se refletem no documento. Ou ento, use -o para localizar rapidamente o que precisa em documentos extensos digitando texto na caixa de pesquisa.

Guias contextuais da Faixa de Opes


Algumas guias aparecem na faixa de opes somente quando so necessrias. Por exemplo, se voc inserir ou selecionar uma tabela, voc ver Ferramentas de Tabela, que inclui duas guias adicionais, a saber, Design e Layout.

Iniciadores de Caixas de Dilogo


Se voc vir um cone de iniciador de caixa de dilogo ( ) ao lado de um rtulo de grupo da faixa de opes, clique nele para abrir uma caixa de dilogo com mais opes para esse grupo.

Alternar entre modos de exibio


Clique nestes botes para exibir o documento atual no modo de exibio Layout de Impresso, Leitura em Tela Inteira, Layout da Web, Estrutura de Tpicosou Rascunho (ex-Normal).
2010 por Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Para sair do modo de exibio Backstage, clique em qualquer guia da faixa de opes.

Migrando para o Word 2010


do Word 2003
Introduo ao Word 2010
Se voc j usa o Microsoft Word 2003 h bastante tempo, com certeza ter dvidas sobre onde localizar os comandos e botes da barra de ferramentas do Word 2003 no Word 2010. Temos muitos recursos gratuitos disponveis para ajud-lo a conhecer o Word 2010, incluindo cursos de treinamento e guias de migrao dos menus para a faixa de opes. Para localizar esses materiais, clique na guia Arquivo na janela principal do programa e clique na Ajuda. Em Suporte, clique em Introduo.

Microsoft

Onde esto os menus e as barras de ferramentas?


No Word 2010, uma larga faixa cobre a parte superior da janela principal do programa. Essa a faixa de opes, que substitui os antigos menus e barras de ferramentas. Cada guia na faixa de opes tem diferentes botes e comandos organizados em grupos. Quando voc abre o Word 2010, a guia Pgina Inicial da faixa de opes exibida. Essa guia contm muitos dos comandos de uso mais frequente no Word. Por exemplo, o primeiro elemento que voc ver no lado esquerdo da guia o grupo rea de Transferncia, com os comandos para Colar, Recortar e Copiar, alm do Pincel de Formatao.

Na pgina da Web que se abrir, clique nos links para os itens de seu interesse. Em particular, o guia interativo de migrao dos menus para a faixa de opes realmente permite economizar tempo. Quando voc clica em qualquer comando do Word 2003, o guia mostra exatamente onde o comando est localizado no Word 2010.

Depois, no grupo Fonte, voc encontrar comandos para aplicar no texto formatao de negrito ou itlico, seguidos do grupo Pargrafo com os comandos para alinhar o texto esquerda, direita ou centraliz-lo e criar listas com marcadores e numeradas. A faixa de opes ajusta a aparncia ao tamanho e resoluo da tela do computador. Em telas menores, alguns grupos da faixa de opes podero exibir somente o nome do grupo, e no os comandos. Nesse caso, basta clicar na seta pequena do boto do grupo para revelar os comandos.

Migrando para o Word 2010


do Word 2003
Possveis recursos que voc est procurando
Analise a tabela a seguir para encontrar alguns dos recursos comuns e familiares que talvez voc esteja procurando no Word 2010. Essa lista no abrangente, mas um timo ponto de partida. Para encontrar a lista completa dos comandos do Word 2010, clique na guia Arquivo, clique em Ajuda e clique em Introduo.

Microsoft

Para...
Abrir, salvar, imprimir, proteger, visualizar, enviar ou converter arquivos

Clique em

E examine estes elementos...


Modo de exibio Backstage (clique nos links do lado esquerdo deste modo de exibio) Grupos Fonte, Pargrafo e Estilos Grupos Pginas, Grupos Tabelas, Ilustraes, Links e Cabealho e Rodap Grupos Configurar Pgina e Plano de Fundo da Pgina

Aplicar formatao e estilos ao texto Inserir pginas, tabelas, imagens, hiperlinks, cabealhos e rodaps ou nmeros de pgina em branco Definir margens, adicionar quebras de seo e de pgina, criar colunas em estilo de boletim ou adicionar marcas d'gua Criar um sumrio ou inserir notas de rodap e notas de fim

Grupos Sumrio e Notas de Rodap

Criar envelopes ou rtulos, ou criar uma mala direta Verificar a ortografia e gramtica, fazer contagem de palavras ou controlar as alteraes Alternar entre modos de exibio de documento, abrir o Painel de Navegao ou ampliar ou reduzir

Grupos Criar e Iniciar Mala Direta

Grupos Reviso de Texto e Acompanhamento Grupos Modos de Exibio de Documento (o modo de exibio Normal agora chamado Rascunho), Mostrare Zoom

Migrando para o Word 2010


do Word 2003
Onde est a Visualizao de Impresso?
No Word 2010, a Visualizao de Impresso no aparece mais em uma janela separada. Procure-a no modo de exibio Backstage juntamente com outras configuraes teis relacionadas a impresso.

Microsoft

O que aconteceu com Ferramentas | Opes?


Voc est procurando as configuraes do Word que permitem controlar, por exemplo, se o Word verifica se h erros de ortografia e gramtica ou faz formatao automaticamente enquanto voc digita (por exemplo, substituir dois hfens por um travesso)? Clique na guia Arquivo e clique em Word. Esse procedimento abrir a caixa de dilogo Opes do Word, em que possvel personalizar as configuraes e preferncias do Word.

Clique na guia Arquivo e clique em Imprimir O lado direito da janela mostra uma visualizao do documento atual quando for impresso. Voc pode usar o lado esquerdo da janela para ajustar suas preferncias, por exemplo, para alterar a orientao de Retrato para Paisagem, alterar o tamanho do papel ou selecionar a opo para imprimir somente a pgina atual, e no o documento inteiro. Se desejar definir outras opes de impresso, clique no link Configurar Pgina abaixo das opes de impresso ou clique na guia Layout de Pgina na faixa de opes para fechar o modo de exibio Backstage e exibir outras opes. Algumas configuraes na caixa de dilogo Opes do Word se aplicam somente ao Word. Mas algumas preferncias (por exemplo, o esquema de cores) sero aplicadas a todos os outros programas do Microsoft Office 2010 que estiverem instalados.

Migrando para o Word 2010


do Word 2003
Mantenha disposio seus comandos favoritos Criar seus prprios guias ou grupos da faixa de opes
Voc pode personalizar os comandos da faixa de opes colocando botes nos grupos em que deseja que apaream ou criando suas prprias guias personalizadas. Clique com o boto direito do mouse em qualquer grupo da faixa de opes e clique em Personalizar a Faixa de Opes. Na caixa de dilogo Opes do Word, possvel adicionar comandos s suas prprias guias ou grupos. Por exemplo, voc pode criar uma guia chamada Documentos Rpidos e adicionar seus comandos favoritos a um grupo personalizado nessa guia. Se voc cometer um erro, no se desespere. Use o boto Redefinir para voltar para as configuraes padro (originais de fbrica). Nem todos os comandos mais antigos do Word aparecem na faixa de opes, mas eles ainda esto disponveis. Se alguns deles so imprescindveis, basta adicion-los faixa de opes ou Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. Na caixa de dilogo Opes do Word, na lista Escolher comandos em, selecione Comandos Fora da Faixa de Opes. Localize o comando desejado e adicione-o a uma guia ou grupo personalizado da faixa de opes.

Microsoft

A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido no canto superior esquerdo da janela do Word fornece atalhos para os comandos de uso frequente. Ao adicionar botes a essa barra de ferramentas, voc pode manter todos os comandos favoritos sempre visveis e disponveis, mesmo durante a alternncia de guias da faixa de opes. Clique na seta suspensa ao lado da Barra de Ferramentas de Acesso Rpido para ativar ou desativar os comandos listados no menu de atalho. Se o comando que voc deseja adicionar no exibido na lista, mude para a guia da faixa de opes em que o boto aparece e clique com o boto direito do mouse nela. No menu de atalho que aparecer, clique em Adicionar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

Migrando para o Word 2010


do Word 2003
Introduo s dicas de tecla
O Word 2010 fornece atalhos para a faixa de opes, chamados Dicas de Tecla, para voc poder executar tarefas rapidamente sem usar o mouse.

Microsoft

Os atalhos de teclado ainda funcionam?


Os atalhos de teclado do Word 2003 ainda esto disponveis no Word 2010. Se voc souber uma sequncia de atalhos, v em frente e digite-a. Por exemplo, CTRL+C ainda copia as informaes selecionadas para a rea de Transferncia, CTRL+S ainda salva as alteraes no documento atual e ALT+F8 ainda abre a caixa de dilogo Macros. Muitos dos antigos aceleradores de menu ALT ainda funcionam no Word 2010. Por exemplo, pressione ALT, T, O em sequncia para abrir a caixa de dilogo Opes do Word (ex-Ferramentas | Opes). Da mesma maneira, pressione ALT, I, P, C para abrir o painel Clip-art (ex-Inserir | Imagem) e assim por diante.

Para fazer com que as Dicas de Tecla apaream na faixa de opes, pressione a tecla ALT. Depois, para mudar para uma guia na faixa de opes usando o teclado, pressione a tecla da letra exibida abaixo dessa guia. No exemplo mostrado anteriormente, voc pressionaria Y para abrir a guia Inserir, P para abrir a guia Layout da Pgina, S para abrir a guia Referncias e assim por diante. Depois de usar esse mtodo para mudar para uma guia da faixa de opes, todas as Dicas de Tecla disponveis para essa guia aparecero na tela. Voc poder concluir a sequncia pressionando a ltima tecla do comando que deseja usar. Para voltar um nvel na sequncia, pressione a tecla ESC. A repetio desse procedimento vrias vezes em uma linha cancelar o modo de Dicas de Tecla.

Entretanto, ao comear a digitar uma sequncia de teclas ALT, talvez seja exibida uma caixa como esta:

Se voc souber a sequncia inteira desejada, v em frente e acabe de. digit-la. Se no lembrar (ou nunca soube) nenhuma sequncia de teclas ALT, pressione a tecla ESC para cancelar e use as Dicas de Tecla.

Migrando para o Word 2010


do Word 2003
Como trabalhar com pessoas que ainda no tm o Word 2010
Os documentos do Word 2010 (e Word 2007) usam um novo formato para salvar arquivos. Se seus colegas de trabalho usam diferentes verses do Word, no se preocupe, porque voc ainda pode abrir e editar documentos mais antigos no Word 2010 e compartilhar arquivos com pessoas que ainda no tm o Word 2010.

Microsoft

No Word 2010...
Voc abre um documento que foi criado no Word 2003.

O que acontece?
Na janela do programa Word 2010, voc ver as palavras [Modo de Compatibilidade] ao lado do nome do arquivo na barra de ttulo.

O que devo fazer?


Para sair do Modo de Compatibilidade e converter o arquivo 2003 no novo formato do Word 2010, clique na guia Arquivo, clique em Informaes e clique em Converter. Antes de converter o arquivo, reflita se voc precisa colaborar em seu documentos com pessoas que ainda usam o Word 2003 (ou uma verso ainda mais antiga). Se a resposta for afirmativa, convm continuar trabalhando em Modo de Compatibilidade, assim voc no ter a tentao de usar os novos recursos que no tm suporte no formato de arquivo mais antigo.

Essa informao permite saber que, mesmo estando no Word 2010, voc ainda est tecnicamente trabalhando no formato de arquivo anterior e que no ser possvel usar recursos do Word 2010 como novas ferramentas de grfico ou equaes matemticas enquanto voc no converter o arquivo no formato do Word 2010. Voc salva seu documento como um arquivo do Word 2010. Se algum abrir o documento no Word 2003, aparecer um prompt com um link para baixar o Pacote de Compatibilidade (desde que os patches e service packs mais recentes j estejam instalados). O Pacote de Compatibilidade necessrio para o Word 2003 abrir e interagir com documentos do Word 2010. Se voc usa os novos recursos ou formatao do Word 2010 em seu documento, como ferramentas de grfico ou equaes matemticas, os usurios do Word 2003 podero ver avisos sobre recursos sem suporte ou a formatao ou o recurso poder no aparecer no arquivo.

Se voc pensa que os usurios do Word 2003 podem precisar interagir com o seu documento do Word 2010, execute a ferramenta Verificador de Compatibilidade para conferir se o arquivo funcionar corretamente para eles. Para verificar a compatibilidade, clique na guia Arquivo, clique em Informaes, clique em Verificar Problemas e clique em Verificar Compatibilidade. A ferramenta informar quais novos recursos no Word 2010 no tm suporte em verses mais antigas. Voc poder decidir se remover os recursos para evitar avisos no Word 2003. No preciso fazer nada. Quando voc salva o arquivo no formato mais antigo do Word 2003, o Verificador de Compatibilidade executado automaticamente e avisa sobre quaisquer recursos sem suporte. Voc pode fazer qualquer alterao de design necessria no arquivo.

Voc salva seu documento como um arquivo do Word 2003.

Se algum abrir o documento no Word 2003, ele ser aberto normalmente; no necessrio o Pacote de Compatibilidade. Se voc usa os novos recursos ou formatao do Word 2010 em seu documento, como ferramentas de grfico ou equaes matemticas, os usurios do Word 2003 podero ver avisos sobre recursos sem suporte ou a formatao ou o recurso poder no aparecer no arquivo.

Migrando para o Word 2010


do Word 2003
Restaurar o espaamento entre linhas do Word 2003
No Word 2003, o espao entre as linhas de 1,0, sem uma linha em branco entre os pargrafos. No Word 2010 (e no Word 2007), o espao entre as linhas mudou para 1,15, com uma linha em branco entre os pargrafos. Talvez voc prefira o espaamento moda antiga. Para restaurar o espaamento entre linhas do Word 2003 para um documento inteiro, procure os comandos no lado direito da guia Pgina Inicial. No grupo Estilos, clique na pequena seta apontando para baixo em Alterar Estilos. Aponte para o comando Conjunto de Estilos e clique em Word 2003. Na faixa de opes, clique na guia Arquivo e clique em Opes. Na caixa de dilogo Opes do Word, clique em Personalizar Faixa de Opes e marque a caixa de seleo Desenvolvedor na lista que aparece direita. Clique em OK para fechar a caixa de dilogo Opes do Word. A guia Desenvolvedor agora aparece direita da guia Exibio.

Microsoft

Localizar recursos avanados


Se voc pretende usar constantemente o Word 2010 para criar macros, formulrios e solues em XML ou ou Microsoft VBA (Visual Basic for Applications), poder adicionar a guia Desenvolvedor faixa de opes do Word.

Se voc decidir posteriormente que deseja o espaamento do Word 2010 de volta, clique na seta pequena em Alterar Estilos (no grupo Estilos ), aponte para o comando Conjunto de Estilos e clique em Word 2010. Para obter mais informaes sobre como ajustar o espaamento entre linhas do Word 2010, pressione F1 para abrir a Ajuda e procure espaos entre linhas ou pargrafos.

Dica Se voc s quer gravar macros no Word 2010, no precisa adicionar a guia Desenvolvedor. Basta clicar na guia Exibio e procurar o grupo Macros direita.

Вам также может понравиться