Вы находитесь на странице: 1из 15

PORTUGUS

LINGUAGENS ,CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

SETOR I

ENEM 2011

Lingua Portuguesa Mdulos 1/2. Cultura, linguagem e lngua


Introduo
Relaes entre cultura, linguagem e lngua. Cultura : conjunto de criaes do sujeito, que constituem um universo humano, ou superorgnico, acima do universo fsico, ou inorgnico, e do universo biolgico, ou orgnico. (Mattoso Cmara) Linguagem : mecanismos discursivos variados. Lngua : produto histrico-social, fruto dos usurios. Ento, em linhas gerais, representaremos o que acabamos de dizer:
Uma nao possui Cultura Linguagem Lngua

1. Cultura

Cultura: s.f. Etimologia: do latim cultura, ae ao de cuidar, tratar, venerar (no sentido fsico e moral). Cultura alternativa Na sociedade de consumo, tendncia a assumir atitudes, linguagens, costumes etc., que contrariam real ou supostamente (especialmente do ponto de vista da produo ou do consumo) os padres culturais estabelecidos (ex.: os hippies dos anos 60). Cultura de massa 1) Universo de formas culturais (por exemplo, msica, literatura, cinema) selecionadas, interpretadas e popularizadas pela indstria cultural e pelos meios de comunicao para disseminao junto ao maior pblico possvel; indstria cultural. 2) Pej. Conjunto de atitudes, linguagens, conhecimentos e costumes assim induzidos, que tendem frequentemente estereotipagem e simplicao e buscam satisfazer indiretamente interesses de determinados grupos sociais; indstria cultural. Cultura erudita Conjunto de conhecimentos acumulados e socialmente valorizados, que constituem patrimnio da sociedade. Cultura fsica Aprimoramento regular do organismo mediante a prtica do esporte, da ginstica. Cultura ocial Conjunto de atitudes, linguagens, conhecimentos, costumes etc., explcita ou implicitamente difundidos e estimulados pelos meios de comunicao mantidos ou estimulados pelo Estado e suas autoridades constitudas.
Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa

Cultura > Linguagem > Lngua

Cada indivduo pertence a uma nao e nela cria razes culturais por meio das quais ele se relaciona histria humana, desenvolve formas discursivas especcas, dentre elas um conjunto de signos lingusticos que denominam todo o universo de conhecimento adquirido por tal indivduo e por sua comunidade. Linguagem: s.f. 1. Ling. Qualquer meio sistemtico de comunicar idias ou sentimentos atravs de signos convencionais, sonoros, grcos, gestuais etc. (linguagem humana). 2. Qualquer sistema de smbolos ou objetos institudos como signos; cdigo (linguagem das cores). 3. Sistema secundrio de sinais ou smbolos criado a partir de uma dada lngua (linguagem cifrada). 4. Meio de comunicao natural prprio de uma espcie animal (linguagem dos golnhos). 4.1 O meio de comunicao por meio de signos orais articulados, prprio da espcie humana. 4.2 A capacidade inata da espcie humana de aprender a comunicar-se por meio de uma lngua. 5. O mesmo que lngua. 6. Emprego particular de uma lngua considerada do ponto de vista da relao entre o modo de expresso e o seu contedo (linguagem ambgua).

2. Linguagem

Enem e Vestibular Dose Dupla

38

Lingua Portuguesa
6.1 Maneira de exprimir-se prpria de um povo, de uma rea geogrca, linguajar, falar, fala, dialeto (linguagem nordestina). 6.2 Maneira de expressar-se prpria de um grupo social, prossional ou disciplinar (linguagem cientca, linguagem jurdica). 7. Inf. Conjunto de smbolos, palavras e regras usadas na construo de sentenas que expressam e processam instrues para computadores. 8. Lg. Sistema formal de smbolos estabelecidos em funo de axiomas, regras e leis que estruturam um enunciado. (...) Linguagem articial Aquela projetada especicamente para facilitar a comunicao em determinada rea, como as lnguas articiais e linguagens cientcas (lgica, da matemtica etc.). Linguagem corporal Modo de se mover e de gesticular prprio de cada pessoa ou animal, usado para intercomunicao com outras pessoas ou animais. Linguagem familiar Variante lingustica falada no mbito domstico, cujas palavras ou expresses so empregadas na literatura, no teatro ou em atividades ans, quando preciso recriar com realismo a atmosfera familiar. Linguagem gurada Linguagem que se caracteriza pelo emprego sistemtico de guras de palavras, especialmente das que comportam mudana de sentido, como a metfora, a metonmia etc. (...) Linguagem natural Aquela que surge e se desenvolve a partir de uma capacidade natural de uma espcie, como as lnguas humanas e as linguagens animais. Linguagem simblica Aquela que emprega smbolos, especialmente no sentido de tornar claras e precisas as formulaes (da lgica, da matemtica etc.).
Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa

Entre os vrios tipos de linguagem destaca-se, por sua potencialidade criativa quase incomensurvel, a linguagem verbal capacidade de o homem comunicar-se por meio de um sistema de signos vocais: a lngua. A linguagem verbal apresenta trs caractersticas fundamentais: 1. funcionamento simblico; 2. organizao articulada; 3. produo de discursos a partir de determinados contedos. A linguagem verbal, com sua multiplicidade de funes, permite uma participao social interativa, num contexto sociocultural que viabiliza essa troca e que concretiza a linguagem como elemento formador de uma comunidade. Lngua: s.f. (...) 5. Ling. Sistema de representao constitudo por palavras e por regras que se combinam em frases que os indivduos de uma comunidade lingustica usam como principal meio de comunicao e de expresso, falado ou escrito. 5.1 Idioma nacional 6. O sistema abstrato de signos inter-relacionados, de natureza social e psquica, obrigatrio para todos os membros de uma comunidade lingustica (Ferdinand de Saussure). 7. Estilo de expresso particular a um grupo social, prossional ou cultural; linguagem. 7.1 Estilo de expresso caracterstico de um escritor, uma escola, um movimento, uma poca; linguagem. Lngua escrita 1. Representao de natureza visual de uma lngua, mediante o emprego de um dos diversos sistemas de escrita existentes. 2. O conjunto das formas e construes que caracterizam o estilo dos textos que ocorrem por escrito. (Diferentemente da lngua falada, cujo vocabulrio e modo de uso so prprios de uma determinada atividade ou de um determinado grupo de pessoas, lngua dos mdicos etc.) Lngua falada A lngua empregada na modalidade falada da comunicao, considerada a lngua por excelncia, ou seja, a lngua viva. ( marcada por vrias caractersticas que a diferenciam da lngua escrita, como maior informalidade, mais redundncia e menos conservadorismo, com espao para a renovao e a criatividade.) (...) Lngua-padro A variante de uma lngua que prestigiada pela comunidade falante e que suprarregionalmente se torna o meio unicado de comunicao usado na mdia, no ensino etc. Estabelecendo a ponte entre linguagem e cultura, a linguagem verbal realiza-se sob a forma de uma determinada lngua. O fato de o ser humano dispor de inmeras possibilidades para efetivar o processo da comunicao leva ao fato de que cada lngua corresponda expresso de uma escolha entre essas possibilidades, apresentando variaes signicativas em funo dos valores sociais, regionais, da idade, das situaes de comunicao etc.
39

3. Lngua

Quando o homem cria um novo sentido para uma palavra, cria novas maneiras para expressar signicados. Traduz em texto suas experincias e o mundo em que vive; por meio da linguagem, amplia a cultura. Por isso, pode-se dizer que a linguagem uma manifestao cultural. Sob esse prisma de construo da cultura, diz-se que a linguagem a faculdade humana de poder comunicar pensamentos, numa relao de causa e consequncia dos embates racionais e emocionais. Para isso, os seres humanos valem-se de diferentes formas de linguagens, como gestos, sinais de trnsito, smbolos matemticos lgicos ou qumicos , palavras, cores, sons etc. por causa da linguagem que o ser humano acumula e transmite experincias, partilhando-as com seus semelhantes, assegurando, dessa forma, a continuidade do aprendizado, elemento imprescindvel criao e manuteno da cultura.

Enem e Vestibular Dose Dupla

Lingua Portuguesa
Pode-se armar, portanto, que a lngua, da mesma forma que as concepes religiosas, a culinria, as vestimentas, um fato de cultura, integra-se na cultura. Funcionando na sociedade como elemento disponvel para a comunicao de seus integrantes, a lngua depende da cultura e, ao mesmo tempo, tem a tarefa primeira de expressar todas as outras manifestaes culturais. ... a lngua uma parte da cultura, mas uma parte que se destaca do todo e com ele se conjuga dicotomicamente. (...) a lngua s existe justamente para esse m; no tem nalidade em si mesma. A sua funo expressar a cultura para permitir a comunicao social. (...) as aquisies culturais so ensinadas e transmitidas em grande parte pela lngua.

Mattoso Cmara

Mdulo 3. Acentuao grca (I)


1. Fundamentos de fonologia
Letras/sons Encontros voclicos Encontros consonantais

2. Acentuao grca
Monosslabos Oxtonos Paroxtonos Proparoxtonos

Mdulo 4. Acentuao grca (II)


1. Hiatos 2. Verbos

Mdulos 5/6. Ortograa Mdulos 7/8. Estrutura mrca


1. Radical 2. Axo 3. Desinncia 4. Vogal temtica 5. Tema 6. Vogal e consoante de ligao

Mdulos 9/10 Processos de formao das palavras


1. Derivao
a) b) c) d) e) f) Prexal Suxal Prexal e suxal Parassinttica Regressiva (Deverbal) Imprpria (Converso)

2. Composio

Justaposio Aglutinao

3. Outros processos

Mdulos 11/12 Classicao, modos e tempos verbais


1. Classicao verbal 2. Modos e tempos verbais

Mdulo 13 Desdobramentos do tempo presente (I)


1. Presente do indicativo 2. Presente do subjuntivo 3. Imperativo armativo 4. Imperativo negativo
40

Enem e Vestibular Dose Dupla

Lingua Portuguesa Mdulo 14 Desdobramentos do tempo presente (II)


1. Presente do indicativo 2. Presente do subjuntivo 3. Imperativo armativo 4. Imperativo negativo

Mdulo 15 Desdobramentos do pretrito-perfeito do indicativo


1. Pretrito mais-que-perfeito do indicativo 2. Futuro do subjuntivo 3. Pretrito imperfeito do subjuntivo

Mdulo 16 Singularidades verbais


1. Locuo verbal 2. Formas nominais 3. Emprego do particpio 4. Algumas conjugaes

Mdulo 17 Substantivo, artigo, numeral


1) Substantivo 2) Artigo 3) Numeral

Mdulo 18 Adjetivo, advrbio, interjeio


1) Adjetivo e locuo adjetiva 2) Advrbio e locuo adverbial 3) Interjeio

Mdulos 19/20 Pronomes


1. Pronomes pessoais
Reto eu tu ele, ela ns vs eles, elas Oblquo tono me te se, o, a, lhe nos vos se, os, as, lhes Tnico mim ti si, ele, ela ns vs si, eles, elas Outros demonstrativos: o, a, os, as; tal, tais; semelhante(s); mesmo(s), mesma(s); prprio(s), prpria(s).

4. Pronomes demonstrativos
1a pessoa 2a pessoa 3a pessoa este, esta, estes, estas, isto esse, essa, esses, essas, isso aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo

Enem e Vestibular Dose Dupla

41

Lingua Portuguesa
Voc, senhor, senhora, senhorita, Vossa Excelncia, Vossa Senhoria etc.

2. Pronomes de tratamento

5. Pronomes interrogativos
Variveis: qual, quanto Invariveis: que, quem

3. Pronomes possesivos
Pessoa 1a 2a 3a Um possuidor meu, minha, meus, minhas teu, tua teus, tuas seu, sua seus, suas Mais de um possuidor nosso, nossa, nossos, nossas vosso, vossa vossos, vossas seu, sua seus, suas

Variveis: vrio, bastante, algum, nenhum etc. Invariveis: tudo, nada, algum, ningum, cada, outrem etc.

6. Pronomes indenidos

7. Pronomes relativos

Variveis: o qual, cujo, quanto Invariveis: que, quem, onde, como, quando

Mdulo 21 Transitividade verbal


Frase, orao, perodo Transitividade verbal Verbo de ligao direto Transitivo Verbo nocional
(significado)

indireto direto e indireto

Intransitivo

Mdulo 22 Vozes verbais


1. Voz passiva analtica = sujeito + verbo ser + particpio (+ agente da passiva) 2. Voz passiva sinttica = verbo + se + sujeito passivo 3. Voz passiva reexiva = verbo + pronome reexivo + sujeito

Mdulos 23/24 Estudo do sujeito


Tipos de sujeito 1. Sujeito determinado
Simples Composto Oculto ou elptico

2. Sujeito indeterminado 3. Orao sem sujeito

Mdulos 25/26 Termos associados ao nome, aposto, vocativo


1. Termos associados ao nome
adjunto adnominal complemento nominal predicativo do sujeito predicativo do objeto

2. Aposto 3. Vocativo

Enem e Vestibular Dose Dupla

42

Lingua Portuguesa Mdulos 27/28 Termos associados ao verbo


Objeto direto Objeto indireto Adjunto adverbial Agente da voz passiva Objeto direto preposicionado Objeto pleonstico

Mdulo 29 Estudo do predicado


Predicado nominal VL + Predicativo do sujeito Predicado verbal VI complemento VTD + (OD ou OI) verbal VTI VTDI VI Predicativo do sujeito VTD + ou VTI Predicativo do objeto VTDI

Predicado verbo-nominal

Mdulo 30 Oraes subordinadas substantivas


Oraes subordinadas substantivas Conjuno integrante (que/se)

Mdulo 31 Oraes subordinadas adjetivas


Oraes adjetivas restritivas explicativas Pronome relativo

Mdulo 32 Oraes coordenadas


Assindticas Sindticas Aditiva Adversativa Alternativa Explicativa Conclusiva

Mdulo 33 Oraes subordinadas adverbiais


Causal Consecutiva Comparativa Concessiva Condicional Conformativa Final Proporcional Temporal

Enem e Vestibular Dose Dupla

43

Lingua Portuguesa Mdulo 34 Oraes reduzidas


Orao reduzida de innitivo Orao reduzida de gerndio Orao reduzida de particpio

Mdulos 35/36 Conjunes e elementos coesivos


1. Conjunes coordenativas
Aditivas : e, nem, no s..., mas tambm etc. Adversativas : mas, porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto etc. Alternativas : ou, ou... ou, ora... ora... etc. Conclusivas : logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao verbo) etc. Explicativas : pois (anteposto ao verbo), que, porque, porquanto. Consecutivas : que, de sorte que, de forma que etc. Finais : para que, a m de que, que, porque etc. Proporcionais : medida que, ao passo que, quanto mais..., menos que etc.

2. Conjunes subordinativas

Integrantes : introduzem oraes subordinadas substantivas; que, se, como. Causais: porque, como, uma vez que, visto que, j que etc. Concessivas: embora, ainda que, mesmo que, conquanto, apesar de que etc. Condicionais : se, caso, desde que, contanto que etc. Conformativas: conforme, consoante, segundo, como etc. Comparativas: como, mais... (do) que, menos... (do) que etc. Principais recursos anafricos e catafricos Artigos denidos Pronomes pessoais Pronomes possessivos Pronomes demonstrativos Interlocuo Eu acho que voc precisa saber o que interlocuo.

3. Remisso textual

Anfora Catfora : Esta foi sempre a minha losoa: amar se aprende amando. Interlocuo: Vi outro dia o meu professor de gramtica em um bar; chamei-o, disse-lhe oi, mas ele fez que no me viu.

Mdulo 37 Morfossintaxe do pronome


1.
OD O A Os As OI Lhe Lhes

2.

O pescado caiu-lhe na rede. O pescado caiu na sua rede.

3. OD
o a os as a) Aps verbo terminado em r, s, z = (l) b) Aps verbo terminado em m ou nasa l = (n)

Mdulo 38 Morfossintaxe da palavra que


Substantivo Pronome relativo Pronome interrogativo Pronome indenido Preposio Interjeio Advrbio Conjuno integrante Conjuno coordenativa ou subordinativa Partcula expletiva

Enem e Vestibular Dose Dupla

44

Lingua Portuguesa Mdulo 39 Morfossintaxe da palavra se


Substantivo Partcula apassivadora ndice de indeterminao do sujeito Verbo Conjuno integrante Pronome reexivo Parte integrante do verbo Partcula de realce Conjuno subordinativa condicional

Mdulo 40 Semntica e homonmia (I)


Denotao e conotao Polissemia Sinonmia Antonmia

Mdulo 41 Semntica e homonmia (II)


Paronmia
Identidade entre vocbulos Homgrafos Homfonos Homnimos perfeitos

Mdulo 42 Variaes lingusticas


Variante histrica Variante regional / geogrca Variante social Variante situacional

Mdulos 43/44 Correlao dos tempos verbais


Modos e tempos verbais
Aspecto verbal (durao da ao)

Mdulo 45 Figuras de linguagem: campo semntico e campo fonolexical


Campo fonolexical
Aliterao Assonncia Eco Onomatopeia Palndromo Cacofonia

Campo semntico
Comparao Sindoque Ironia Apstrofe

Mdulo 46 Figuras de linguagem: campo morfossinttico


Campo morfossinttico
Anadiplose Pleonasmo Polissndeto Assndeto Elipse Zeugma Anacoluto Silepse Quiasmo Hiprbato
Enem e Vestibular Dose Dupla

45

Lingua Portuguesa Mdulo 47 Concordncia nominal


1. Substantivo 2. Adjetivo
a) b) c) d) e) Adjunto adnominal de um substantivo Adjunto adnominal de mais de um substantivo Mais de um adjunto para um substantivo Predicativo do sujeito e do objeto Anexo, junto, incluso, quite, leso, obrigado

4. Casos especiais
a) b) c) d) e) f)

S Bastante Meio Caro, barato, junto, direto, todo Monstro, prodgio Mesmo, prprio

3. Advrbio

a) Alerta b) Menos c) A olhos vistos

Mdulo 48 Concordncia verbal (I)


1. Sujeito simples 2. Sujeito composto 3. Impessoalizao 4. Indeterminao 5. Sujeito paciente 6. Pronomes

Mdulo 49 Concordncia verbal (II)


1. Concordncia dos verbos
haver fazer parecer ser

2. Outros casos

Mdulo 50 Regncias nominal e verbal


1. Regncia nominal 2. Regncia verbal
Verbos Intransitivos Transitivos Direitos Indiretos

Mdulos 51/52 Regncia verbal


Verbos transitivos diretos e indiretos Verbos indiferentemente transitivos diretos ou indiretos Alterao de signicado

Enem e Vestibular Dose Dupla

46

Lingua Portuguesa Mdulo 53 Acento grave indicador de crase (I)


a fuso de duas vogais idnticas, indicadas pelo acento grave ( `). Uma delas o artigo feminino a, a outra uma preposio normalmente regida por verbo ou nome. Essa ocorrncia se d tambm com o a de alguns pronomes.

Crase

1. Ocorrncias
a)

prep. a + art. def. a (s) Ontem fui ver a pea. (OD) Ontem fui assistir pea. (OI)

a) Substituir o termo feminino pelo masculino equivalente (ao ): Aspiro ao cargo. (ao) Aspiro vaga. (aa) b) Substituir o regente por outro que exija outra preposio: Fiz comentrio sobre a aluna. (sobre a) Fiz aluso aluna. (aa) c) Se vou A e volto DA, crase h: se vou A e volto DE, crase para qu? Fui Argentina, mas no fui a Curitiba. (Voltar DA Argentina, mas voltar DE Curitiba.)

2. Recursos prticos

b)

prep. a + pron. dem. aquilo (e variaes) Sempre quis aquela vaga. (OD) Sempre aspirei quela vaga. (OI) prep. a + pron. dem. a(s) (= aquela) No cumprimentei a (= aquela) que chegou. No me rero (= quela) que chegou.

c)

Mdulo 54 Acento grave indicador de crase (II)


O acento grave nos vestibulares recentes

Mdulo 55 Colocao pronominal


Colocao do pronome oblquo tono
a) Prclise, mesclise, nclise b) Variaes dos pronomes o, a, os, as c) Contraes e combinaes de pronomes d) Prclise oraes exclamativas e optativas oraes interrogativas diretas e indiretas oraes negativas oraes subordinadas desenvolvidas oraes coordenadas alternativas termos na ordem inversa gerndio precedido de EM advrbio sem pausa em relao ao verbo ambos, ambas oraes com pronomes no pessoais pronome oblquo em locues

Mdulo 56 Paralelismo
Paralelismo semntico simetria no plano das ideias. Ex.: O time brasileiro vai enfrentar a Frana nas quartas-de-nal. (falta de paralelismo semntico) O time brasileiro vai enfrentar a seleo da Frana . Paralelismo sinttico simetria no plano da estrutura sinttica necessrio chegares a tempo e que tragas ainda a encomenda. (falta de paralelismo sinttico) necessrio que chegues a tempo e (que) tragas ainda a encomenda. Ou ainda: necessrio chegares a tempo e trazeres ainda a encomenda.

Enem e Vestibular Dose Dupla

47

Lingua Portuguesa Mdulo 57 Pontuao (I)


Emprego da vrgula
a) Entre o sujeito e o predicado. b) Entre o verbo e o seu objeto. c) Entre o nome e o seu adjunto. d) Entre o nome e o seu complemento. e) Entre orao principal e orao substantiva. f) Entre orao principal e orao adjetiva restritiva. g) Antes da conjuno e quando ela introduz a ltima orao coordenada. e) Em oraes com objeto pleonstico. Os alunos, avaliamos todos eles. Aos poderes, nada lhes devo. f) Para marcar a intercalao ou a anteposio de adjuntos adverbiais extensos. Reparou, durante a ronda, naquelas sombras. g) Para marcar a intercalao do aposto. Pel, o atleta do sculo, quis polemizar. h) Para marcar a intercalao do vocativo. Senhores candidatos, no sujem as ruas. i) Para separar orao apositiva da principal. Dei um conselho, que se esforassem mais. j) Para separar orao adjetiva explicativa da principal. Os hooligans, que bebem demais, invadiram-na. k) Para marcar a anteposio ou a intercalao de orao subordinada adverbial . Chegamos, como tnhamos combinado, s 19 horas. l) Para separar oraes coordenadas assindticas. Veio, viu, desistiu.

1. Vrgula proibida

2. Vrgula obrigatria
a) ses.

Para marcar a intercalao de termos e expres-

Os carros, ontem noite, saram rapidamente. Tentei tudo, isto , quase tudo. Observe, com muita calma, a sua expresso. b) Para separar termos coordenados assindticos. Diretores, professores, alunos, ningum veio.

c) Para marcar a anteposio do predicativo. Eufricos, os candidatos comemoravam. d) Para indicar o zeugma do verbo. Ela estava com fome e eu, com sede.

Mdulo 58 Pontuao (II)


Ponto (.) Ponto e vrgula (;) Dois-pontos (:) Ponto de interrogao (?) Ponto de exclamao (!) Reticncias (...) Aspas ( ) Travesso () Parnteses ( )

Enem e Vestibular Dose Dupla

48

Lingua Portuguesa
ANOTAES:

Enem e Vestibular Dose Dupla

49

Lingua Portuguesa
ANOTAES:

Enem e Vestibular Dose Dupla

50

Lingua Portuguesa
ANOTAES:

Enem e Vestibular Dose Dupla

51

Вам также может понравиться