Вы находитесь на странице: 1из 2

FSICA Junior Leite Reviso Uepa

ELETROSTTICA ELETRIZAO Eletrizao Processo de perda ou ganho de partculas subatmicas com carga, geralmente eltrons, por um determinado corpo. Carga Eltrica Quando um corpo possui falta ou excesso de eltrons em relao ao nmero de prtons, dizemos que tal corpo est eletricamente carregado. O excesso de eltrons caracteriza uma carga negativa, enquanto a falta de eltrons caracteriza uma carga positiva. A unidade de carga eltrica no SI o Coulomb (C). Atrao e Repulso entre cargas eltricas Mediante experincias, verificamos que cargas eltricas de mesmo sinal se repelem, enquanto cargas eltricas de sinais opostos se atraem. Condutores Corpos com grande nmero eltrons livres, nos quaisas partculas portadoras de carga eltrica tm muita facilidade de se movimentar, como, por exemplo, os metais. Isolantes Corpos com reduzido nmero de eltrons livres, nos quais as partculas portadoras de carga eltrica tm certa dificuldade de se movimentar, como, por exemplo, os no-metais. Processos de Eletrizao Processos de troca de cargas eltricas entre dois ou mais corpos. Nesses processos, devemos observar que no h criao nem destruio de cargas, ou seja, a carga eltrica total do sistema sempre conservada, fato este que conhecido por Princpio de Conservao das Cargas Eltricas. Eletrizao por Atrito Eletrizao por Induo Fenmeno da induo eletrosttica Ao aproximar um corpo eletrizado, os eltrons pertencentes ao corpo neutro so atrados por uma fora F1 enquanto os prtons se mantm na outra extremidade do corpo repelidos pela fora F2 , como mostra a figura abaixo: Chama-se serie triboeltrica a relao ordenada de substncias em que, ao atritarmos duas delas, a que figura antes se eletriza positivamente e a que figura depois, negativamente.
Serie Triboeltrica

pele de gato - vidro polido - marfim - l - penas - madeira - papel -seda - goma-laca - vidro despolido Eletrizao por Contato Processo de eletrizao de dois corpos condutores, estando um deles eletrizado e o outro neutro, atravs do contato entre eles. O corpo neutro adquire uma carga eltrica de mesmo sinal que a do corpo j inicialmente eletrizado.

Como d1 < d2 ento 1 2 F > F e o corpo neutro atrado. Este fenmeno denominado induo eletrosttica. 1 passo: Ao aproximar o indutor carregado negativamente(B) ele induz uma separao de cargas na esfera A neutra (induzido) como mostrado abaixo

2 passo: Mantendo o indutor na mesma posio, ligamos o induzido terra. Note que os eltrons do induzido migram para a terra, descarregando essa carga negativa. A carga positiva do induzido continua concentrada esquerda devido atrao da carga negativa do indutor.

3 passo: Desconectamos o fio terra do induzido e afastamos o basto para bem longe. Desta forma, o induzido fica com um excesso de carga positiva.

Вам также может понравиться