Вы находитесь на странице: 1из 18

Introduo

Desde o incio de sua histria o homem sempre buscou se comunicar e transmitir suas mensagens de maneira confivel e rpida. Os estafetas e mensageiros, p ou cavalo, foram durante muito tempo a nica forma disponvel de comunicao distncia, embora lentos e sujeitos a "acidentes de percurso"... Um engenheiro francs chamado Claude Chappe, que viveu nos fins do sculo XVIII, inventou um sistema ao qual chamou de telegrafia (que quer dizer "escrita distncia") ou taquigrafia (que quer dizer "escrita rpida"). O sistema consistia em transmitir sinais pticos entre torres construdas especialmente para esse fim ou entre alguns pontos altos (campanrios, por exemplo) com a ajuda de um aparelho que possua trs braos mecnicos. A distncia entre os transmissores era da ordem de 10 a 20km e em cada um deles ficava uma equipe composta de um observador, com uma luneta, um secretrio que ditava as mensagens e um maquinista que montava as figuras com os braos mecnicos. Esse aparelho permitia atingir um grau de velocidade e confiabilidade at ento inigualveis. Assim, a semfora um "telgrafo - taqugrafo em miniatura e porttil". A semfora , na verdade, um sistema ptico de sinalizao baseado nas diversas posies que duas bandeirolas coloridas podem assumir quando empunhadas pelo transmissor. Na terminologia semafrica, cada caractere (que pode ser uma letra, um numeral ou um sinal de servio) representado por uma posio diferente das bandeirolas, formando, assim, um alfabeto prprio. A semfora a tcnica de transmisso mais barata que podemos praticar em nossas atividades. Com muito pouco dinheiro compra-se todo o material necessrio para a confeco das bandeirolas. Ao contrrio das torres de rdio, no h necessidade de manuteno nem de preocupao com a vida til do equipamento e as restries regulamentares e legislao so inexistentes! O nico inconveniente da utilizao da semfora est no fato que ela impraticvel noite! As Bandeirolas O nico material necessrio para a prtica da semfora consiste de um par de bandeirolas para cada posto de transmisso. E essas podem ser facilmente confeccionadas por sua patrulha. Vejamos:

As bandeirolas so tradicionalmente quadradas, divididas diagonalmente em dois tringulos coloridos. As cores devem sempre contrastar com a cor predominante da natureza atrs do posto transmissor. Por isso que a combinao de cores preferidas so vermelho e branco, vermelho e amarelo, e preto e amarelo. Tradicionalmente a cor mais escura (vermelho ou preto) fica junto ao cabo.

O tamanho das bandeirolas deve permitir que elas sejam visveis de longe (entre 300 e 500m pelo menos) contanto que no sejam grandes demais que cheguem a atrapalhar. Uma bandeirola de 50cm de lado considerada de bom tamanho. As bandeirolas so normalmente feitas de pano e enroladas no cabo para transporte. Acontece que em situaes de pouco vento as bandeirolas no so bem visveis. Assim, costuma-se fazer tambm "bandeirolas duras": basta utilizar uma vareta na transversal do cabo, como na figura abaixo. A Tcnica Para praticar a semfora, preciso constituir equipes de transmisso (ou "postos de transmisso"), compostas de 2 ou 3 pessoas O "transmissor", responsvel pela codificao dos sinais. quem maneja as bandeirolas. O "receptor", que decodifica a mensagem sendo recebida de outra equipe de transmisso. Deve ter sempre um binculo mo! O "gravador" ou "secretrio", responsvel pelo registro das mensagens recebidas e das transmitidas tambm. O transmissor e o receptor podem ser a mesma pessoa. O papel do gravador durante a transmisso deve ser o de ler, letra por letra, o contedo da mensagem. Assim o transmissor no deve se preocupar em memorizar o texto -- apenas transmitir cada letra. Antes de comear a transmisso os postos devem estabelecer suas posies de tal forma a serem facilmente vistos um pelo outro. No esquea que o fundo muito importante para uma boa visualizao. Escolha sempre um posicionamento que faa o maior contraste possvel. Para facilitar, comece chamando a ateno, fazendo o sinal abaixo:

Ateno - Para iniciar a sesso de comunicao Uma vez identificados os postos, comum (e s vezes necessrio) fazer-se um "ajuste fino" das estaes de transmisso. Para isso, utiliza-se, naturalmente, as bandeirolas para transmitir sinais de servio. Veja alguns deles:

Desloque-se

para

direita

("DD")

Desloque-se

para

esquerda

("EE")

Venha

para

mais

perto

("PP")

para

mais

longe

("LL")

OK,

Ns

estamos

prontos

("K")

Recebido e entendido ("R") Enquanto voc estiver aprendendo os sinais (ou caso o colega da estao receptora seja tambm um novato), voc deve fazer o sinal de "pronto" ou de "espao" entre cada caractere. medida que voc for ficando mais vontade com as bandeirolas, poder usar o sinal de espao apenas entre as palavras.

Espao - Para separar cada letra, durante a aprendizagem. Depois, s use para separar palavras. A Aprendizagem A nica maneira de se aprender bem a semfora visualizar, visualizar e visualizar! Duas palavras podem resumir a tcnica de aprendizagem: memorizao e treinamento. Fora isso, voc pode escolher algumas tcnicas alternativas de memorizao: Comece aprendendo ciclo por ciclo (A-G, H-N, O-S, etc), ou Aprenda os sinais opostos (A e G, I e X, N e U, etc), ou Memorize as letras mais freqentes primeiro (E, T, A, O, I, N, S, R, L, D...) e forme o mximo de palavras a cada nova letra Mas nunca use um espelho para aprender! Voc vai memorizar tudo ao contrrio. A semfora tem a caracterstica de se ter de aprender a transmitir e tambm a receber! So dois alfabetos diferentes. Aquele que voc transmite o oposto daquele que voc

recebe -- mas o espelho mostra o inverso! A melhor forma de praticar com um amigo. Eis o alfabeto semafrico (e os numerais):

A ou 1

B ou 2

C ou 3

D ou 4

E ou 5

F ou 6

G ou 7

H ou 8

I ou 9

J ou 0

Alm

do

alfabeto,

utiliza-se

tambm

alguns

sinais

de

servio:

Espao - Para separar cada letra, durante a aprendizagem. Depois, s use para separar palavras.

Anulativo - Serve para cancelar a transmisso em progresso.

Numeral - Indica que os prximos sinais devero ser tratados como numerais (A=1, B=2, C=3, etc. at o K=0). At que se faa o sinal de "Alfabtico".

Alfabtico - Indica a finalizao de uma srie de nmeros (iniciada com o sinal de "Numeral"). Note que o mesmo sinal da letra J.

Sinais de Pista

Sinais de Pistas ajudam a deixar mensagens e avisos para outras pessoas que forem passar pelo local que voc passou.

Incio de pista

Separamos 2 em uma direo e 3 em outra Voltei ao ponto de partida Objeto escondido a 2 passos Volte ao ponto de reunio Final de pista

Siga nesta direo

Siga nesta direo 2 km

Volte ao local de partida

Perigo

Espere

Evitar

gua no potvel Acampamento nesta direo Siga rapidamente

Jogo comeou Objeto oculto nesta direo Salte obstculo

gua Potvel

Cdigo Morse
O Cdigo Morse foi idealizado em 1837 pelo cientista norte-americano Samuel Finley Breese Morse. Nesse sistema, as letras do alfabeto, os algarismos arbicos e os sinais de pontuao acham-se representados pela combinao adequada de dois tipos de sons ou sinais: um breve e um longo. Deste modo, possvel formar-se palavras e frases inteiras. Letras A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Nmeros 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Pontuao Ponto Ponto virgula Virgula Interrogao

Dois pontos
Exclamao

Sinais de uso corrente Socorro SOS Erro Fim da mensagem Mensagem de Perigo Sinal de urgncia Ateno TTT Recebido

Cdigos especiais em Morse

Palavra entendida Palavra ou nmero no entendida Todo texto entendido Todo texto no entendido Fim das transmisses Aguarde M sinalizao Devagar Luz fraca Luz forte Pausa na transmisso Erro

. ...-. ..--.. .-.-. .-... .-...-. ....-.. .--..--. .-...-.. .--... ........

(E) (T) (VE) (IMI) (AR) (EB) (RF) (SL) (PP) (LL) (AB)

CDIGO " Q " INTERNACIONAL

QAP Na escuta QRA - Nome do operador / nome da estao QRB - Qual a sua distncia? QRC - Pagamento de contas da estao. QRD - Qual a sua localizao? QRE - Horrio de chegada ao destino. QRF - Horrio de regresso. QRG - Frequncia ou faixa de operao QRH - Variao de frequncia na estao QRI - Tonalidade de transmisso ( 1 a 5 ) QRJ - Nmero de documentos a enviar. QRK - Clareza dos sinais ( 1 a 5 ) QRL - Estou ocupado QRM - Interferncia QRN - Interferncia esttica ou atmosfrica QRO - Aumentar a potncia da estao QRP - Diminuir potncia da estao QRQ - Manipular mais rapidamente QRR - S.O.S. terrestre QRS - Manipular mais lentamente, devagar QRT - Parar de transmitir QRU - Qual o problema QRV - Estou a disposio / prossiga. QRW - Estao "X" chama em "X" khz/s (canal) QRX - Aguarde um pouco. QRY - Quando ser minha vez de transmitir ? QRZ - Quem est chamando ? QSA - Intensidade de sinais ( 1 a 5 ) QSB - Variao dos sinais. QSD - Sua transmisso defeituosa QSG - Nmero de mensagens. QSJ - Taxa, Dinheiro, valor QSK - Recepo difcil.

QST - Comunicado de interesse geral QSU - Transmita ou responda em "X" Khz/s (canal) QSV - Transmita uma srie de "V" QSW - Transmitirei nesta ou em outra frequncia QSX - Escutarei sua chamada em "X" Khz/s (canal) QSY - Vou transmitir em outra frequncia ou canal QSZ - Devo transmitir cada palavra ou grupo? QSL - Confirmado - tudo entendido QSM - Repetir ltima transmisso QSN - Voc me escutou ? QSO - Comunicado direto / contato QTA - Anule a mensagem anterior QTB - Mensagem em dvida. QTC - Mensagem, notcia QTE - Posio relativa QTF - Posio da estao. QTG - Mensagem de verificao QTH - Local da estao ou operador QTI - Qual o seu destino ? QTJ - Qual a sua velocidade ? QTR - Horas QTS - Queira transmitir seu indicativo QTU - Horrio de funcionamento da estao QTX - Sairei por tempo indeterminado QTY - Coordenadas do local do acidente e QUA - Notcias de... QUB - Condies de tempo QUC - Referente ltima mensagem. QUD - Mensagem urgente. QUF - Mensagem de perigo. QUG - Pouso forado. QUI - Luzes de navegao. QUJ - Siga minha direo. QUK - Informaes sobre o mar.

CDIGO FONTICO INTERNACIONAL

A - Alfa B - Bravo C - Charlie D - Delta E - Eco F - Fox-Trot G - Golf H - Hotel I - ndia J - Juliet K - Kilo L - Lima M Myke

N - November O - Oscar P - Papa Q - Quebec R - Romo S - Sierra T - Tango U - Uniform V - Victor W - Whisky X - Ex-Ray Y - Yankey Z - Zulu

Numeral

1. Primeiro 2. Segundo 3. Terceiro 4. Quarto 5. Quinto 6. Sexto 7. Stimo 8. Oitavo 9. Nono 0. Negativo

OUTROS SINAIS DE PISTA

Incio de Pista

Voltar ao ponto de partida

Fim de pista

Regressei a casa

sinal usado tambm como marca de luto.

Voltar esquerda

Caminho a seguir

Caminho a evitar

Voltar direita

Caminho a seguir, com separao de elementos

Exemplo de separao de uma Patrulha, 2 elementos pela esquerda e 3 pela direita

Exemplo de separao, os guias vo pela esquerda e os Morcegos pela direita

Caminho a seguir, com transposio de obstculo

Amigo

Inimigo

gua potvel

gua boa para lavagens

gua perigosa

Pode-se beber e cozinhar

Pode estar contaminada ou ser No boa para beber, mas perigosa para tomar banho pode ser usada devido a forte corrente para lavagens ou tomar banho

Indicao para lenha

Lenha boa ou tm autorizao para apanhar

Lenha m ou no tm autorizao para apanhar

Esperar aqui

Exemplos para esperar at aparecer algum Exemplos para esparar durante 15 minutos

Mensagem escondida

Exemplos de mensagem escondida a 6 passos

Voltar pelo mesmo caminho

Capela

Aqui um local bom para acampar

Local bom para acampar nesta direco

Acampamento nesta direco

Seguir a toda a velocidade

Acelerar o passo

Caminho no sentido inverso

Escavar aqui

Perigo

Alguns smbolos de acampamento

Acampamento ribeirinho

Acampamento de 3 noites

Acampamento de patrulha

Vala para transpor Rio para atravessar Primeiros socorros Procurar algo

Tambm pode ser usada para latrinas

Alguns smbolos para pessoas

Escoteiro-Chefe

Guia de Diviso

Guia de Patrulha

Sub-guia de Patrulha

Escoteiro-Chefe de Grupo

Escoteiro-Chefe de Diviso

Escoteiro-Subchefe de Diviso

Caminheiro

Sinais de pista tridimensionais Perigo

Caminho a seguir

No sentido da pedra mais pequena

Por aqui

No sentido da parte mais baixa

No sentido do pau mais pequeno Por aqui Voltar direita

Voltar esquerda

No sentido da pedra mais pequena

No sentido da pedra mais pequena

Cdigo Internacional de Bandeiras

Alfa Conserve-se afastado de mim

Bravo Levo carga perigosa

Charlie Sim (Afirmativo)

Delta Estou a manobrar com dificuldade

Echo Estou a guinar para estibordo

Foxtrot Estou com avaria, comunique comigo

Golf Peo piloto

Hotel Tenho piloto a bordo

ndia Estou a guinar para bombordo

Julliet Estou com incndio a bordo, mantenha-se afastado

Kilo Tenho uma comunicao a fazer

Lima Faa parar o seu navio

Mike O meu navio est parado

November No (negativo)

Oscar Homem ao mar

Papa Todas as pessoas devem embarcar

Quebec Peo livre prtica

Romeo Sem significado

Sierra Estou a fazer marcha a r a toda a fora

T ango Mantenha-se afastado

Uniform Vai sobre um perigo

Victor Peo assistncia

Whiskey Peo assistncia mdica

X-ray Pare as suas manobras

Yankee Estou a garrar

Zulu Peo reboque

Galhardete 1 Nmero um

Galhardete 2 Nmero dois

Galhardete 3 Nmero trs

Galhardete 4 Nmero quatro

Galhardete 5 Nmero cinco

Galhardete 6 Nmero seis

Galhardete 7 Nmero sete

Galhardete 8 Nmero oito

Galhardete 9 Nmero nove

Galhardete 0 Nmero zero

Galhardete de Reconhecimento

1 Substituta

2 Substituta

3 Substituta

SINAIS TERRA-AR

Necessidade de mdico; ferimentos graves

Necessidade de lmpada sinalizadora com pilhas e rdio Necessidade de combustvel e leo

Necessidade de medicamentos

Incapaz de prosseguir

Est tudo bem

Necessidade de comida e gua

No

Necessidade de armas de fogo e munies

Sim

Necessidade de mapa e bssola

No foi entendido

Provavelmente seguro aterrar aqui

Precisa-se de engenheiro

Avio seriamente danificado

Tentarei deslocar

Estou a seguir nesta direco Indica a direco para continuar

SINAIS A LONGAS DISTNCIAS NO MAR

Nmero representar por:

1 2 3

um cone de vrtice para cima ou por uma bandeira quadrangular um balo um cone de vrtice para baixo ou por um galhardete um cilindro ou uma bandeira amarela amarrada ao meio ou, ainda, por um galhardete com a extremidade atada adria

Para enviar curtas mensagens a longa distncia no mar, usa-se os seguintes sinais:

Combinaes de Sinais (ver imagen em cima) 2 12 21 22 32 112 121 122 123 124 211 212 213 214 223 234
preparativo para comunicao; reconhecimento de cada sinal encalhado; preciso de socorros imediatos fogo a bordo ou gua aberta; preciso de socorros imediatos anular todo o sinal com falta de mantimentos; morrendo de fome tenho fogo a bordo estou encalhado sim no mande voc o barco salva-vidas chegam os socorros o desembarque impossvel a entrada perigosa o meu navio est desmantelado; quer voc prestar-me auxlio para eu demandar o porto? preciso de um rebocador; posso obter um? repita voc o sinal ou ie-o onde seja mais visvel

Вам также может понравиться