Вы находитесь на странице: 1из 11

Maria Cascalhais

Educao e Formao de Adultos Tcnico (a) Auxiliar de Sade

CT 6 - Preveno e Controlo da Infeo princpios bsicos a considerar na prestao de cuidados de sade


_______________________________________________

Introduo Microbiologia

ndice
MICROBIOLOGIA ........................................................................................ 1 HISTRIA DA MICROBIOLOGIA ................................................................... 2 MICRORGANISMOS .................................................................................... 3 VRUS ......................................................................................................... 4 FUNGOS ..................................................................................................... 5 BACTRIAS.................................................................................................. 6

Microbiologia
A Microbiologia a Cincia que estuda os microorganismos, ou seja, os seres vivos de dimenses microscpicas que existem como clulas nicas ou como grupos de clulas. Os objectos de estudo da Microbiologia so as bactrias, os fungos, os protozorios e os vrus, interessando-se pelo estudo da morfologia, fisiologia, metabolismo, gentica, a caracterizao e identificao dos microrganismos. Alm das relaes com outros seres vivos nos quais provocam efeitos benficos, indiferentes ou prejudiciais. Quanto ao estudo dos diferentes tipos de microrganismos a microbiologia divide-se em: - Bacteriologia - Virologia - Micologia - Parasitologia.

Histria da Microbiologia
A possibilidade da existncia de entidades vivas invisveis ao olho humano e que seriam a causa das doenas infecciosas remonta Antiguidade. Em 1665 a primeira pessoa a relatar a observao de micrbios com um microscpio foi o ingls Robert Hooke. A Microbiologia como Cincia comea a ter um verdadeiro avano a partir de meados do sculo XIX. Louis Pasteur (qumico francs) e Robert Koch (mdico alemo), criaram bases para Microbiologia como cincia.

Microrganismo
Microrganismo o nome dado a todos os organismos compostos por uma nica clula e que no podem ser vistos a olho nu, sendo visveis apenas com o auxlio de um microscpio. Sob o nome de "microrganismo" podem estar reunidos organismos pertencentes aos mais diversos grupos, como, por exemplo, vrus, bactrias e fungos.

Vrus
A palavra vrus (do latim) significa toxina ou veneno. um agente capaz de causar doenas em animais e vegetais. Para reproduzir-se ele destri as clulas sadias do organismo. Existem aproximadamente trinta grupos de vrus. Dependem de clulas vivas para se reproduzirem. Por este motivo, so considerados como parasitas celulares obrigatrios. Quando no se encontram dentro da clula hospedeira, permanecem numa forma dormente chamada de vrion. Exemplos de algumas doenas humanas provocadas por vrus: hepatite, sarampo, varicela, gripe, herpes, VIH/SIDA. Em seu interior encontramos uma cpsula proteica denominada de capsdeo. No interior do capsdeo h cido nucleico que pode ser DNA (cido desoxirribonucleico) ou RNA (cido ribonucleico), no ocorrendo os dois tipos em um mesmo vrus. Quando estudamos os vrus no podemos nos esquecer de citar dois agentes infeciosos que so bem mais simples do que eles: os prons e os viroides. Os prons so partculas proteicas infeciosas que, uma vez na corrente sangunea, se acumulam nas clulas nervosas causando a morte delas. Causam encefalopatias como a doena da vaca louca. Os viroides so formados por RNA e afetam somente vegetais.

Os vrus s infetam clulas que tenham certa especificidade entre a membrana plasmtica lipoproteica da clula e as protenas do capsdeo do vrus. Os vrus possuem dois tipos de ciclos reprodutivos, o ciclo ltico e o ciclo lisognico. No ciclo ltico a clula infetada e os vrus comandam todo o processo reprodutivo em seu interior, deixando a clula totalmente inativa.

O vrus assume o metabolismo da clula e pode produzir at 200 vrus, provocando lise celular. Os vrus que foram produzidos atacam outras clulas e recomeam o ciclo. No ciclo lisognico, o cido nucleico do vrus entra no ncleo da clula e se incorpora ao cido nucleico celular. O vrus ento comea a participar das divises celulares. medida que a clula sofre mitoses, a carga viral repassada s clulas-filhas tornando todo o organismo infetado. Quando o vrus entra no interior do organismo, este comea a produzir anticorpos para combat-lo. O organismo passa a reconhecer (memria imunolgica) esse vrus. Para algumas doenas que so causadas por vrus possvel produzir-se vacinas. A vacina nada mais do que vrus mortos ou atenuados, que, em contato com o organismo, induziro a produo de anticorpos. Se o organismo entrar em contato com aquele tipo de vrus, ele j ter anticorpos especficos para combat-los e o organismo no ser prejudicado. Porm, os vrus tambm podem ser teis ao homem. So muito utilizados em estudos de gentica e biologia molecular, pois fornecem um modelo simples e de rpida reproduo, que permite estudos acerca da replicao e transcrio do material gentico, alm de serem empregados como vetores para produzir organismos geneticamente modificados. So tambm um negcio muito rentvel para as indstrias farmacuticas, na histria humana j houveram grandes epidemias e continuam havendo outras, com a gripe das aves, gripe suna, gripe A, VIH/SIDA, entre outros.

Fungos
Organismos eucariontes, hetertrofos, unicelulares ou pluricelulares. Por muitos anos os fungos foram classificados como vegetais em virtude de algumas poucas semelhanas. Entretanto, a principal diferena entre um fungo e um vegetal est exatamente na incapacidade que os fungos tm de produzir o seu prprio alimento, no realizando a fotossntese, pois so aclorofilados. Somente a partir de 1969 passaram a ser classificados todos fungos em um Reino prprio, o Reino Fungi e constituem um grupo com aproximadamente 200.000 espcies, que sobrevivem nos mais diversos ambientes do planeta. A maior parte dos fungos saprfito, algumas espcies so parasitas de plantas e animais. Os fungos desempenham um importante papel na natureza ao reciclar a matria, agindo como de compositores. Encontramos fungos unicelulares e pluricelulares, sendo que nestes ltimos o corpo constitudo por filamentos, conhecidos como hifas, que entrelaam formando o miclio.

Alguns fungos podem crescer associados s algas formando os liquens. Esta associao a onde os dois envolvidos so beneficiados conhecida como o mutualismo. Nesta condio, os liquens tornam-se organismos pouco exigentes, sobrevivendo aos ambientes mais hostis. Normalmente so os pioneiros na instalao de uma comunidade. Os fungos, em sua maioria terrestres, reproduzem-se por meio de esporos, os quais usualmente tm disperso pelo vento. Eles so muito numerosos na natureza e podem ser encontrados em todas as partes. Nos alimentos, nos tecidos, na madeira de construes antigas, nos animais e nas plantas, dos quais retiram seu alimento. Alguns deles so teis na fabricao do po, do queijo, do vinho, da cerveja e at na produo de medicamentos, como a penicilina. Outros, como o champignon, so comestveis. Mas h algumas espcies que causam doenas no homem, nos animais e nas plantas, provocando grandes estragos e chegando at a matar.

Penicilina: O fungo Penicillium notatum muito til ao homem. Ele produz a penicilina, um antibitico usado para combater infees causadas por bactrias. O primeiro mdico a descobrir o uso da penicilina foi o ingls Alexander Fleming em 1928, fato que revolucionou a medicina da poca. Interessante foi como se deu essa descoberta: Fleming estava pesquisando microrganismos e deixou uma cultura de bactrias numa placa de vidro para observar o seu desenvolvimento. Chegou a sair de frias por alguns dias e, quando voltou, percebeu que as bactrias no se tinham desenvolvido como esperava. Notou que um tipo de fungo havia aparecido e estava se alimentando dessas bactrias. Era o primeiro passo para a produo dos antibiticos. Graas a seus estudos com fungos, Fleming ganhou o Prmio Nobel de Medicina em 1945. Apesar da utilidade de alguns cogumelos e levedos, especialmente da penicilina, outros tipos de fungos podem ser bem nocivos para o homem, causando doenas e grandes estragos nas plantaes. Alguns fungos so responsveis por alergias como rinite, bronquite e asma. Certas doenas de pele, como as micoses (frieiras), tambm so provocadas por fungos. Algumas micoses afetam tambm os animais e, em geral, atacam a pele, os pelos e as mucosas. Tambm podem ser agentes de infees mais graves, afetando rgos internos como o pulmo.

Nas plantaes, os fungos podem dizimar uma colheita, acarretando prejuzos considerveis na economia. A ferrugem, por exemplo, uma praga causada por fungos que pode destruir culturas de caf, milho, feijo, entre outras. Os fungos tambm atacam gramneas nas pastagens e at raes, nesse caso, interferindo na criao do gado. Os fungos constituem um grupo de microrganismo que tem grande interesse prtico e cientifico para os microbiologistas. Os fungos so heterotrficos, obtm seu alimento a partir de matria orgnica, sendo decompositores ou parasitas de seres vivos os quais lhe servem de

alimentos. Os fungos saprfitas decompem resduos completos de plantas e animais, transformando-os em formas qumicas mais simples, que retornam ao solo tornando o solo mais frtil (fertilizantes, humos). Os fungos so, tambm importante na fermentao industrial, so utilizados para:

- Fabricao da cerveja, - Fabricao do vinho, - Produo de antibiticos (penicilina), - Produo de vitaminas e de cidos orgnicos (c. ctrico) Na fabricao de pes e o amadurecimento de queijos tambm dependem da atividade saproftica dos fungos. A maioria dos fungos saprbia, vivem na matria orgnica em decomposio. Muitos fungos so economicamente importantes para o homem como destruidores de alimentos estocados e outros materiais orgnicos. O reino tambm inclui as leveduras, Penicillium e outros produtores de antibiticos, fermentadores de queijos e cogumelos comestveis

Bactrias
Bactrias so microrganismos unicelulares, procariontes, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A clula bacteriana contm os quatro componentes fundamentais a qualquer clula: membrana plasmtica, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, uma molcula de DNA circular, que constitui o nico cromossomo bacteriano.

O corpo da bactria revestido, externamente, pela parede celular, uma estrutura rgida, composta por peptdeos e acares, que se situa logo acima de membrana plasmtica e que envolve e protege a clula. Algumas bactrias possuem flagelos na superfcie da parede celular, cuja funo auxiliar na sua movimentao. Segundo o sistema taxonmico proposto por Robert Whittaker em 1969, constituam o reino Moneras. Louis Pasteur, e Roberto Koch foram cientistas que tambm colaboraram nos estudos das bactrias. So seres muito pequenos que, em sua maior parte, no podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas multiplicam-se em grande velocidade, e muitas delas, conhecidas como germes, so prejudiciais sade das plantas e do homem, pois podem causar inmeras doenas. Elas encontram-se por toda parte, e h milhares delas no ar, na gua, no solo e, inclusive no nosso corpo. Contudo, nem todas so malficas, h aquelas que desempenham papis extremamente teis para muitas formas de vida, como as que auxiliam na decomposio de plantas e animais. No caso dos seres humanos, elas podem ser combatidas atravs do uso de antibiticos, que quando usados conforme orientao mdica, tem efeito eficaz sobre os germes prejudiciais a sade. Em muitos casos, elas podem ser transferidas de pessoas para pessoas.

Principais tipos de bactrias: - Cocos (formato arredondado); - Bacilos (alongadas em forma de bastonetes); - Espirilos (formato espiralado) - Vibries (possuem formato de virgulas).

Quanto ao grau de agregao: Apenas os Bacilos e os cocos formam colnias. - Diplococo : De forma esfrica ou subesfrica e agrupadas aos pares. - Estreptococos : Formam cadeia semelhante a um "colar". - Estafilococos : Uma forma desorganizada de agrupamento, formando cachos. - Sarcina : De forma cbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente postos. - Diplobacilos : Bacilos reunidos dois a dois. - Estreptobacilos : Bacilos alinhados em cadeia.

Algumas doenas causadas por bactrias: Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis . Pneumonia bacteriana: provocada pela bactria Streptococcus pneumoniae. Ttano: causado pelo bacilo do ttano ( Clostridium tetani ). Sfilis: provocada pela bactria Treponema pallidum. Meningite meningoccica: causada por uma bactria chamada de meningococo. A reproduo mais comum nas bactrias assexuada por bipartio oucissiparidade. Ocorre a duplicao do DNA bacteriano e uma posterior diviso em duas clulas. As bactrias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispem de condies favorveis (duplica em 20 minutos). As bactrias patognicas so aquelas que causam doenas, como o caso da tuberculose, ttano, meningite, Sfilis, entre outras.

Exemplos da importncia das bactrias: - na decomposio de matria orgnica morta. Esse processo efetuado tanto aerbia, quanto anaerobiamente; - agentes que provocam doena no homem; - em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indstria de transformao do leite em coalho; - no ciclo do nitrognio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrognio atmosfrico possa ser utilizado pelas plantas; - em Engenharia Gentica e Biotecnologia para a sntese de vrias substncias, entre elas a insulina e o hormnio de crescimento.

Вам также может понравиться