Вы находитесь на странице: 1из 13

Tradu c ao Parcial - Manual - HEC-RAS

Henrique Guarneri Mar co 2014

Chapter 1

Filosoa Geral do Sistema de Modelagem


HEC-RAS e um sistema integrado de software, designado para um uso interativo em tarefas m ultiplas. O sistema e composto de uma interface gr aca para o usu ario, componentes de analise hidr aulica separada, capacidades de armazenamento e administra c ao de dados, capacidade de gera c ao de gr acos e relat orios. O sistema HEC-RAS contem quatro componentes unidimencionais de an alise uvial: Computa c ao dos pers superciais da agua em escoamento permanente ; Simula c ao de escoamento n ao permanente; Computa c ao de transporte de sedimento com fronteira m ovel; Analise da qualidade de agua. Um elemento chave e que a representa c ao de dados geom etricos e as rotinas de computa c ao geom etrica e hidr aulica s ao comum a todos os quatro componentes. Al em dos quatro componentes de an alise uvial, o sistema contem diversos componentes de desenho hidr aulico que podem ser utilizadas ap os os pers b asicos de superf cies de agua s ao computados. A vers ao atual do HEC-RAS suporta c alculos de: Pers da superf cie da agua em escoamentos permanentes e n ao-permanentes; Transporte de sedimentos/computa c ao de fundos m oveis; e an alise de temperatura de agua. 3

CHAPTER 1. FILOSOFIA GERAL DO SISTEMA DE MODELAGEM

1.1

Revis ao das Capacidades Hidr aulicas.

O HEC-RAS e projetado para realizar c alculos hidr aulicos uni-dimensionais para uma rede completa de canais naturais ou articiais. Em seguida constam as descri c oes das principais capacidades hidr aulicas do HEC-RAS.

1.1.1

Pers da Superf cie da Agua em escoamento permanente

Esta componente do sistema de modelagem e designada ao calculo dos pers da superf cie da agua para escoamentos gradualmente variados. o sistema suporta um trecho unit ario de rio, um sistema dendr tico 1 ou uma rede completa de canais. O procedimento b asico de computa c ao e baseado na solu c ao da equa c ao uni-dimensional da energia: a1 V12 a2 V22 = Z1 + Y1 + + he . 2g 2g

Z2 + Y2 +

(1.1)

Perdas de energia s ao avaliadas por fric c ao segundo a equa c ao de Manning e contra c ao/expans ao por coecientes multiplicados pela mudan ca na altura de velocidade. A equa c ao do Momentum e utilizada em situa c oes onde a o perl da superf cie da agua e rapidamente variado. Essas situa c oes incluem c alculos de regimes mistos (i.e., ressaltos hidr aulicos), hidr aulica de pontes, e avaliando pers na conu encia de cursos de agua. Q2 2 2 2 + + A2 Y gA2
2

A1 + A2 2

L S0

A1 + A2 2

Q2 1 1 1 . (1.2) LS + A1 Y f = gA1

Os efeitos de varias obstru c oes como pontes, bueiros, barragens, vertedouro, e outras estruturas na plan cie de inunda c ao podem ser considerados no c alculos. O sistema de escoamento permanente e projetado para aplica c oes na gest ao de plan cies de inunda c oes e estudos de seguro de inunda c ao para avaliar as obstru c oes dentro de um canal de inunda c ao3 delineado. Tamb em, fun c oes est ao dispon veis para aferir a mudan ca nos pers da superf cie da agua devidos a remodela c oes no canal, e diques. Recursos adicionais do componente de escoamento permanente s ao:
1 Dendr tico e um regime hidrogr aco uvial caracterizado por uma grande quantidade de auentes e subauentes. Comum em plan cies localizadas em regi oes de clima tropical, com chuvas abundantes. O termo vem do grego, dendron (galho), j a que visto em um mapa os cursos d agua formam um tra cado que lembra os galhos da copa de uma arvore. Rios com regimes dendr cos s ao o Amazonas, o Mississipi e o Congo. - FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dendr tico 2 A equa c ao 1.2 e a forma funcional da equa c ao do momentum que e utilizada no HEC-RAS. Todas as aplica c oes da equa c ao do momentum no HEC-RAS s ao derivadas da equa c ao 1.2 3 oodway

DAS CAPACIDADES HIDRAULICAS. 1.1. REVISAO An alises de planos m ultiplos; An alises de m ultiplas pontes e aberturas de bueiros; Otimiza c ao de escoamentos divididos vertedouro.
4

em jun c oes e barragens laterais e

1.1.2

Simula c ao de escoamento n ao permanente

Este componente do sistema de modelagem HEC-RAS e capaz de simular escoamentos n ao permanentes atrav es de uma rede completa de canais abertos. A rotina de solu c ao da equa c ao de escoamento n ao permanente foi adaptada do modelo UNET do Dr. Robert L. Barkau [?] 5 . Este componente de escoamento n ao permanente foi desenvolvido primeiramente para c alculos de escoamentos em regime subcr tico. Os c alculos hidr aulicos para se c oes transversais, pontes, bueiros, e outras estruturas hidr aulicas que foram desenvolvidas para o escoamento permanente foram incorporados no m odulo de escoamento n ao permanente. Adicionalmente, o componente de escoamento n ao permanente tem a habilidade de modelar areas de estoque e conex oes hidr aulicas entre areas de estoque, bem como entre trechos de cursos de agua. Fun c oes especiais do componente de simula c ao de escoamentos n ao permanentes incluem: An alise de ruptura de barragem; An alise de rompimento e transposi c ao de diques; Esta c oes de bombeamento; Opera c oes de navega c ao em barragens; Sistemas de tubos pressurizados.

1.1.3

Computa c ao de Transporte de Sedimento/Fronteiras M oveis

Este componente do sistema de modelagem e projetado para simula c oes unidimensionais dos c alculos de transporte de sedimentos/fronteira m ovel resultantes de correnteza e deposi c ao ao longo de per odos de tempo moderados(tipicamente anos, embora aplica c oes para eventos isolados de inunda c oes sejam poss veis). O potencial de transporte de sedimentos e computado pela fra c ao do tamanho de gr ao. Permitindo assim a simula c ao de (sorting and armouring) hidr aulica. As principais fun c oes s ao a habilidade de modelar uma rede completa de cursos
4 Split

ow and HEC, 1997

5 Barkau,1992

CHAPTER 1. FILOSOFIA GERAL DO SISTEMA DE MODELAGEM

de agua, dragagem de canais, varios diques e alternativas de obst aculos, e o uso de diversas equa c oes diferentes para a computa c ao de transporte de sedimentos. O modelo e projetado para simular tend encias de longo prazo de eros ao de fundo e deposi c ao de sedimento em um canal de curso de agua que pode resultar da modica c ao da frequencia e dura c ao da descarga hidr aulica e ou modicado a geometria do canal. Esse sistema pode ser usado para avaliar a deposi c ao em reservat orios, projetar contra c oes de canais para manter a profundidade de navega c ao, prever a inu encia de dragagens na taxa de deposi c ao, estimar a possibilidade m axima de eros ao de fundo durante grandes eventos de inunda c ao, e avaliar sedimenta c ao em canais xos.

1.1.4

Analises de Qualidade da Agua

Este componente do sistema de modelagem e projetado para permitir que o usu ario execute analises de qualidade de aguas uviais. A vers ao atual do HEC-RAS pode executar analises detalhadas de temperatura e trasporte de de um numero limitado de indicadores de qualidade de agua (Algas, Oxig enio dissolvido, Demanda de oxig enio Biol ogico Carbon aceo, Ortofosfato Dissolvido, F osforo Org anico Dissolvido, Nitrato de Am onia Dissolvido, Nitrito Nitrog enio Dissolvido, Nitrato Nitrog enio Dissolvido, e Nitrog enio Org anico Dissolvido). Vers oes futuras do sorfware incluir ao a habilidade de executar o transporte de diverso outros indicadores de qualidade da agua.

1.2

Armazenamento de Dados e Gerenciamento

o armazenamento de dados e realizado atrav es do uso de arquivos at (ASCII e bin arios), bem como o HEC-DSS. Dados de entrada do usu ario s ao armazenados em arquivos at (sem v nculos) em categorias separadas de projeto, plano, geometria, escoamento permanente, escoamento n ao-permanente, escoamento quasi-permanente, dados de sedimento, e informa c oes de qualidade da agua. Dados de sa da e predominantemente armazenado em arquivos bin arios separados. Os dados podem ser transferidos entre o HEC-RAS e outros programas por meio do HEC-DSS. O gerenciamento de dados e realizado atrav es de uma interface de usu ario. demandado do modelador a entrada de um u E nico nome para o arquivo para o projeto em desenvolvimento. Uma vez que o nome do arquivo do projeto e entrado, todos os outros arquivos s ao automaticamente criados e nomeados pela interface a medida da necessidade. A interface prove a re-nomea c ao, movimenta c ao, e elimina c ao de arquivos em uma base projeto-a-projeto.

1.3

Gr acos e Relat orios

Gr acos incluem plotagens X Y da esquem atica do sistema uvial, se c oes transversais, pers, curvas de classica c ao, hidr ografas, e mapeamento de inunda c oes. Uma plotagem tridimensional de m ultiplas se c oes transversais tamb em

1.3. GRAFICOS E RELATORIOS

e disponibilizada. Sa das tabuladas est ao dispon vel. Usu arios podem selecionar as tabelas pr e denidas ou criar suas pr oprias tabelas personalizadas. Todas as sa das gr acas e tabuladas podem ser exibidas na tela, enviadas diretamente a uma impressora(ou plotter), ou passada atrav ez do Clipboard do Windows para outro software, como um processador de texto ou de planilhas. Relat orios podem ser impressos exibindo dados de entrada bem como de sa da. Podem ser customizados quanto a quantidade e tipo de informa c ao desejada.

CHAPTER 1. FILOSOFIA GERAL DO SISTEMA DE MODELAGEM

Chapter 2

Base Te orica para os c alculos de escoamento unidimensional


Este cap tulo descreve as metodologias utilizadas na execu c ao dos c alculos e escoamento unidimensional no HEC-RAS. AS equa c oes b asicas s ao apresentadas bem como as discuss oes dos v arios termos. Esquemas de solu c oes de varias equa c oes s ao descritos. Discuss oes s ao disponibilizadas para como as equa c oes devem ser aplicadas, bem como as limita c oes de aplica c ao. Conte udo Geral; Pers da superf cie da agua em escoamento permanente; Propaga c ao de onda de cheia de uxo n ao permanente.

2.1

Pers da superf cie da agua em escoamento permanente;

HEC-RAS e atualmente capaz de executar c alculos de pers unidimensionais de superf cie da agua para escoamentos permanentes gradualmente variados em canais naturais ou articiais. Subcr tico, Supercr tico, e escoamentos de regime variado podem ser calculados. Os t opicos discutidos nesta se c ao incluem: equa c oes para c alculos b asicos de pers; subdivis oes de se c oes transversais para c alculos de transporte; Composto de Manning n para o canal principal; Coeciente de pondera c ao de velocidade ; Avalia c ao de perda por c c ao; perdas 9

10CHAPTER 2. BASE TEORICA PARA OS CALCULOS DE ESCOAMENTO UNIDIMENSIONAL por contra c ao e expans ao; procedimentos de computa c ao; determina c ao de profundidade cr tica, aplica c oes da equa c ao do momentum, e limita c oes do modelo de escoamento permanente.

2.1.1

Equa c oes para c alculos de pers b asicos

Pers de superf cie da agua s ao computados de uma se c ao transversal para a pr oxima por meio da solu c ao da equa c ao da Energia com um procedimento operacional chamado de M etodo do Passo Padr ao 1 . A equa c ao da Energia e escrita como se segue: a1 V12 a2 V22 = Z1 + Y1 + + he . 2g 2g

Z2 + Y2 + onde:

(2.1)

Z1 e Z2 s ao eleva c oes invertidas do canal principal; Y1 e Y2 s ao as profundidades da agua nas se c oes transversais; V1 e V2 s ao as velocidades m edias (Descarga total/ area total de escoamento); a1 e a2 s ao coecientes de corre c ao de velocidade; g e a acelera c ao da gravidade; he altura de perda de energia. Um diagrama mostrando os termos da equa c ao da Energia e mostrado na Figura 2.1 A altura de perda de energia (Perda de carga energ etica) (he ) entre duas se c oes e composta de perdas por fric c ao e perdas de contra c ao e expans ao. A equa c ao para a altura de perda de energia e a seguinte: a2 V22 a1 V12 he = LS f +C 2g 2g Onde: L = comprimento do alcance ponderado de descarga(vaz ao); S c ao representativa entre duas se c oes; f = curva de fric C = Coeciente de perda por contra c ao ou expans ao;
1 Tradu c ao 2 discharge

(2.2)

Certa weighted reach length

DE SEC TRANSVERSAL PARA CALCULOS 2.2. SUBDIVISAO AO DE TRANSPORTE11

Figure 2.1: Representa c ao dos termos da equa c ao da Energia. O comprimento do alcance ponderado da vaz ao, L, e calculado por: l ob + Lch Q c h + Lrob Q r ob Llob Q L= lob + Q ch + Q rob Q

(2.3)

Onde Llob ,Lch e Lrob s ao comprimentos de alcance da se c ao transversal espec cos para os escoamentos na margem esqueda, canal principal e margem esquerda respectivamente e lob + Q ch + Q rob s Q ao a m edia aritm etica das vaz oes entre as se c oes especicadas em sua margem esquerda, canal principal e margem direita respectivamente.

2.2

Subdivis ao de Se c ao Transversal para C alculos de Transporte

A determina c ao do transporte total e o coeciente de velocidade para uma se c ao transversal requer que o escoamento seja subdividido em unidades para as quais a velocidade e uniformemente distribu da. A abordagem utilizada no HECRAS e de subdividir o escoamento nas area de margem usando os n-valores de entrada de pontos de quebra (intervalo) (locais onde os n-valores mudam) como base para a subdivis ao??. O transporte(Conveyance) e calculado dentro de cada subdivis ao a partir da seguinte formula c ao da Equa c ao de Manning (baseado em unidades Brit anicas (B.S.U)):
1 2 Q = KSf 1, 486 K= AR2/3 n

(2.4) (2.5)

12CHAPTER 2. BASE TEORICA PARA OS CALCULOS DE ESCOAMENTO UNIDIMENSIONAL

Figure 2.2: M etodo convencional de c alculo do transporte(convenyance) do HEC-RAS. ou em unidades m etricas (S.I.): K= Onde: K e Transporte (Conveyance) para a subdivis ao; n e o coeciente de rugosidade Manning para a subdivis ao; A area de escoamento para a subdivis ao; R e o raio hidr aulico para a subdivis ao ( area/per metro molhado); O programa soma todos os transportes(conveyances) incrementais nas margens para obter o transporte(conveyance) para a margem esquerda e para a margem direita. o transporte do canal principal e normalmente computado como um u nico elemento de transporte. O transporte(conveyance) total da se c ao transversal e obtida somando-se as tr es subdivis oes de transporte(conveyace)(esquerda, canal, direita). Um m etodo alternativo esta dispon vel no HEC-RAS para calcular o transporte(conveyance) entre todo ponto de coordenada nas margens 2.3. O transporte(conveyance) e ent ao somada para obter o valor total das margens esquerda e direita. Este m etodo e usado no programa Corps HEC-2. O m etodo foi mantido como uma op c ao dentro do HEC-RAS para possibilitar a reprodu c ao de estudos que originalmente foram desenvolvidos com o HEC-2. Os dois m etodos para a computa c ao do transporte(conveyance) produzem resultados diferentes quando por c oes da margem t em se c oes de fundo com uma signicante declividade vertical. Em geral, a abordagem padr ao do HEC-RAS resulta em um transporte(conveyance) mais baixo para a mesma eleva c ao da superf cie de agua. Para calcular as diferen cas das duas maneiras de se computar transporte(conveyance), compara c oes foram usadas usando 97 conjuntos de dados do estudo de acur acia dos pers do HEC (HEC,1986). Pers de supercie de agua foram computados AR2/3 n (2.6)

2.3. N COMPOSTO DE MANNING PARA O CANAL PRINCIPAL.

13

Figure 2.3: M etodo alternativo de c alculo do transporte(convenyance) do HECRAS. para o evento de 1% de chance usando dois m etodos para a computa c ao do transporte(conveyance) no HEC-RAS. Os resultados do estudo demonstraram que a abordagem padr ao do HEC-RAS em geral produz uma eleva c ao de superf cie da agua mais alta. A partir das 2048 se c oes transversais, 47.5% tinhas eleva c oes de superf cie de agua menor que 0.10 p es (30,48mm), 71% dentro de 0.20 p es (60,96 mm), 94.4% dentro de 0.4 p es (121,92 mm), 99.4% dentro de 1 p e (304,8mm) e uma se c ao tinhas a diferen ca de 2.75 p es(0,84 m). Porque a diferen cas tendem a ser na mesma dire c ao, alguns efeitos podem ser atribu dos a propaga c ao das diferen cas a jusante. Os resultados da compara c ao dos transportes (conveyance) n ao mostram qual m etodo e mais acurado, eles apenas mostram diferen cas. Em geral, percebese que o m etodo padr ao do HEC-RAS e mais proporcional(condizente) a equa c ao de Manning e o conceito de elementos de escoamento separados.

2.3

n composto de Manning para o canal principal.

Escoamento no canal principal n ao e subdividido, exeto quando o coeciente de rugosidade e variado dentro da area do canal. O HEC-RAS testa a aplicabilidade da subdivis ao da rugosidade dentro do canal principal, e se n ao for aplic avel, o programa computa um u nico valor n de composi c ao para o canal principal inteiro. O programa determina qual a por c ao do canal principal da se c ao transversal que

Вам также может понравиться