Вы находитесь на странице: 1из 14

Sobre o sentido

Luiz Rohden* ...o sentido o primeiro nome do ser, G. Bornheim. Resumo: Neste artigo refletiremos e aprofundaremos um tema constituinte do filosofar que tece a histria da filosofia. Estamos falando do tema do sentido que, enquanto o primeiro nome do ser, raramente foi tomado como objeto especfico e explcito da filosofia. Por isso nos propusemos tematizar e explicitar o problema do sentido do Ser enquanto fio condutor das reflexes ontolgico-metafsicas. Teceremos nossa reflexo entrelaando trs momentos distintos, mas dialticocomplementares: inicialmente faremos uma breve leitura fenomenolgica do sentido[1]; a seguir, a partir da hermenutica filosfica, proporemos uma leitura ontolgica do sentido [2]; para colimar as faces do sentido pela tematizao dos sentidos do sentido e pela acesso ao sentido por meio da leitura [3]. Palavras-chaves: ser, sentido, ontologia, hermenutica, leitura.

I.

Uma leitura fenomenolgica do sentido

De uma forma ou de outra, direta ou indiretamente, um dia j estivemos s voltas com o enigmtico e inesgotvel tema do sentido. Seja atravs das perguntas como Qual o sentido do mundo?, Qual o sentido de um texto?, Qual o sentido da vida?, Qual sentido das coisas?, seja quando nos colocamos a questo: O que o sentido?. Mesmo quando algum diz a vida no tem sentido [aponta para o sem-sentido que um sentido tambm] ou pergunta se faz sentido perguntar-se sobre o sentido?, est apontando para o problema do sentido. Dito em linguagem aristotlica, o sentido do termo sentido remete explicitao e compreenso da questo o que o ser? que, por sua vez, se diz de diferentes modos. Delimitao e passos... De acordo com o estagirita, o ser se diz de muitas maneiras e o sentido pode ser denominado como o primeiro nome do ser. Ser a partir desta perspectiva que refletiremos. Problematizar e tematizar, pois, sobre o tema do sentido, significar navegar na linguagem da ontologia e da metafsica.

Prof. do programa de Ps-Graduao de Filosofia da Unisinos.

O sentido um daqueles temas que transpassa e esboroa as estreitas fronteiras das cincias positivas. No nos ateremos assim distino fregeana entre sentido (Sinn) e significado (Bedeutung) segundo a qual, o modo de apresentao do objeto corresponde ao primeiro e o prprio objeto apresentado corresponde ao segundo. Divergindo dessa orientao lgico-cientfica, tomaremos o sentido enquanto razo de ser das coisas e, portanto, como um problema metafsico-ontolgico. Diferentemente do significado, a pergunta pelo sentido do sentido remete ao aspecto existencial-antropolgico enquanto que aquele se vincula ao aspecto lgico-gramatical. Dito de outro modo, o termo significado corresponderia estrutura da lngua equiparvel ao termo langue ao passo que o sentido corresponderia ao termo parole, vivncia e historicizao daquela.1 Contudo, uma vez que estamos, desde sempre, no medium da linguagem, j no podemos mais delimitar ou delegar a compreenso do sentido a uma ou outra cincia. Assim, o sentido requer uma leitura mais universal que aquela proposta pela razo matemtica. Ao renunciarmos o tratamento reducionista conferido ao tema do sentido, situamolo noutra perspectiva tematizada nas seguintes palavras de W. Iser:
o sentido representa a totalidade das referncias, tal como implicada pelos aspectos do texto, e deve ser constitudo no percurso da leitura. E o significado emerge no instante em que o leitor absorve o sentido em sua prpria existncia. Quando o sentido e o significado agem juntos, eles garantem a eficcia de uma experincia que nos permite constituirmos a ns mesmos constituindo uma realidade que nos era estranha.2

Alm de no poder ser tratado como uma coisa em si mesma, uma entidade a ser apreendida, o sentido instaurado num movimento dinmico e inesgotvel seja entre sujeito e objeto, seja entre eternidade e temporalidade, seja entre o esprito e a letra. Quando e por que o sentido se converte num problema...Por um lado, em geral, em tempos de crise poltica, social, cultural, existencial que o sentido converte-se em problema. De acordo com M.A. de Oliveira, uma crise , em primeiro lugar, uma crise de sentido e conseqentemente do valor de todas as coisas.3 No sentido etimolgico do termo grego crisis j se revela a importncia do significado que julgar, ponderar, discernir sobre
Rohden, L., Hermenutica metodolgica e hermenutica filosfica, Revista Filosofia-Unisinos, v. 4., n. 6, 2003, p. 112. 2 Iser, W., O ato da leitura, v. 2. So Paulo : Ed. 34, 1999, p. 82. 3 Oliveira, M. A. de., A filosofia na crise da modernidade. So Paulo : Loyola, 1989, p. 5.
1

algo. Um tempo de crise pode ser gerado por inmeros e distintos fatores como uma catstrofe [de ordem natural ou social], uma morte ou at mesmo uma leitura. em momentos crticos que paramos para reavaliar o que fazemos e como vivemos, e com isto nos perguntamos pela razo de ser das coisas. Foi nos momentos de grandes crises que a humanidade reviu e reformulou sua viso e seus padres de conduta. Estes, por sua vez, nada mais so que o espelho da concepo de sentido. Se pensarmos, por exemplo, na crise que se instaurou aps o soobramento da concepo medieval de mundo e o sucedneo estado de insegurana, de desamparo, de melancolia, de medo, recordamos que foi justamente este tempo que facultou o renascimento e a criao de outras vises e padres de conduta humana. Se, por um lado, os momentos crticos se convertem em tempos propcios para a reflexo sobre o sentido, por outro, a sede de compreenso pela razo de ser de todas as coisas um fato antropolgico o que foi formulado por Aristteles na Metafsica com as palavras: todos os homens, por natureza, tendem ao saber4. Aqui outra vez percebemos que o tema do sentido no se circunscreve ao limite do nvel cognitivo, informativo, mas situa-se na ordem do saber. Este consiste num modo de conhecer em que o ser est implicado por procurar compreender as razes do seu ser e de todas as outras coisas, afinal, somos sempre mais do que aquilo que conhecemos.5 E as crises que so uma espcie de morte requerida para qualquer todo e qualquer processo inicitico so ocasies propcias para a explicitao e tematizao do sentido, consequente para a reelaborao dos valores e padres de conduta. Embora a sede natural pelo saber seja um dado antropolgico revelador da nossa busca e compreenso do sentido, sabemos tambm que os felizes talvez no tm o tempo oportuno para a compreenso da sentido porque j se encontram satisfeitos com o mundo. S os in-felizes, in-satisfeitos, i-gnorantes so, efetivamente, aptos a aprofundar o sentido do sentido. Talvez a afirmao de Wittgenstein o mundo do feliz um mundo diferente do mundo do infeliz6 espelhe isto. Trata-se do velho e novo dilema segundo o qual quem no sabe quer saber e quem sabe no quer saber.
4 5

Aristteles, Metafsica, A, 1, 980 . Simply put, we are more than we know... in Weinsheimer, J., Philosophical hermeneutics and Literary theory. New Haven & London : Yale University Press, 1991, p. 38. 6 Wittgenstein, L., Tractatus Logico-philosophicus. So Paulo : Editora da Universidade de So Paulo, 1994,

II. Hermenutica e a leitura ontolgica do sentido


2.1. Hermenutica filosfica e o problema do sentido No poucas vezes se atribuiu hermenutica a propriedade e a manipulao quase que exclusiva do tema do sentido. Boa parte do projeto hermenutico metodolgico7 de Schleiermacher consistiu em justificar a hermenutica como a obteno do sentido reduzido a procurar compreender o autor de uma obra melhor que ele mesmo se compreendeu. Na perspectiva metodolgica encontramos tambm Dilthey para quem a tarefa da hermenutica consistia em decifrar desocultar sistematicamente o sentido objetificado nas obras produzidas pelo esprito humano. O problema do sentido ocupa na obra de Gadamer um lugar central. Diferentemente de Schleiermacher e de Dilthey, na hermenutica gadameriana, o sentido no concebido como uma entidade fixa e que estivesse sob a posse de alguma psiqu ou objetificado em alguma obra. Gadamer nos passos de Heidegger ao partir de uma perspectiva ontolgica, supera o dualismo subjacente ao projeto hermenutico metodolgico reformulando a concepo e o tratamento concedido ao sentido. Ao no conceb-lo como uma idia ou uma ousia ou um objeto em sentido estritamente cientfico, mas como aquilo que move o processo hermenutico, compreender no significa mais de-codificar ou desocultar algo como ocorre na atividade arqueolgica. Compreender agora significa traduzir, interpretar e instaurar o sentido, a razo de ser das coisas, de acordo com o tempo e o espao em que esse processo ocorre. Filosofamos, em primeira e ltima instncia, porque ansiamos por explicitar o sentido das nossas vidas, nesse mundo, com as pessoas e fatos que nos con-formam, mais ou menos. Com razo Gadamer afirmou que sentido sempre apenas uma direo de sentido, o que no propriedade exclusiva, pois, da filosofia nem pode ser delimitado num conceito. Sendo assim, no poder ser entendido segundo a lgica do princpio da causalidade, mas a partir de leituras sobre o mesmo, uma vez que no estamos lidando com um dado emprico, mas com interpretaes.

p. 277; 6.43. 7 Mais detalhes sobre este tema ver Rohden, L., Hermenutica metodolgica e hermenutica filosfica, Revista Filosofia-Unisinos, v. 4., n. 6, 2003.

Contudo, o tema do sentido, alm de no poder ser tratado como um objeto a ser dissecado e delimitado num conceito , ele no propriedade exclusiva da filosofia. Sobre a interpretao de obras filosfico-literrias, podemos dizer que a pretenso de arrancar o sentido oculto, decifr-las ou abord-las estruturalisticamente significa destruir o mistrio e seus espaos de indeterminao. So justamente os espaos de indeterminao, as lacunas dos textos, que permitiro ao leitor a instaurao do sentido quando confrontlos. Comumente atribumos ao crtico a tarefa de encontrar e de extrair o sentido originrio da obra que, ao final, permaneceria como uma casca vazia.8 como se houvesse uma autoridade nica para intepretar os textos e como se, ao final, ele pudesse ter o sentido em suas mos. 2.2. Perspectiva ontolgica do sentido Antes de mais nada, com j apontamos anteriormente, situamos nossa perspectiva investigativa num horizonte ontolgico. O sentido no pode ser abordado segundo os estreitos limites da dicotomia sujeito-objeto; modelo que acaba por instrumentalizar o sentido assim como o sentido do sentido. Dito isto, o sentido tambm no pode ser equiparado idia platnica ou ousia aristotlica nem se pode reduzir, concomitantemente, a tarefa da filosofia extrao ou tarefa de copi-lo. Com isto, o critrio para aferio do sentido do sentido no ocorre por uma medida matemtica ou divino-transcendental. A compreenso ontolgica do sentido implica em assumir a converso presena do dado finito, considerado em sua dinamicidade especfica, independentemnte de qualquer recurso a uma estabilidade de supostas essncias supra-histricas.9 Em outras palavras, nossa abordagem sobre o sentido parte da facticidade e renuncia construo da perenidade supra-histrica das normas, repetio do inexistente sempre idntico que seria o entendimento instrumentalizado do sentido; de modo que optamos por aprofundar a evoluo de um sentido que faz de cada nova obra-de-arte uma surpresa rebelde ao constrangimento de qualquer lei superior.10

8 9

Iser, W., O ato da leitura, v.1. So Paulo : Ed. 34, 1996, p.-25-26. Bornheim, G., Literatura e filosofia. O espao da esttica in Os contrapontos da literatura. Org. por S.S. Khde. Rio de Janeiro : Petrpolis : Vozes, 1984, p. 97. 10 Ibidem, p. 97.

Com a crise e o colapso da concepo de metafsica assentada sobre as bases do dualismo essncia-aparncia, natural-transcendental, essa dicotomia perdeu sua razo de ser assim como a abordagem essencialista-instrumentalista do sentido. Ruda a concepo dualista a partir da realidade finita que se impe a tarefa de compreender o sentido do sentido sem apelar uma suposta fundamentao transfinita. Aparentemente abandonada a si, a aventura do mundo debate-se, ento, para alcanar a sua maioridade dentro do contexto de sua prpria tessitura interna.11 Isso no significa dizer que o sentido se esgota na finitude pragmtica ou na tentativa de conceitualiz-lo, mas que o processo mesmo de sua procura e de sua instaurao que constitui o sentido propriamente dito. O filosofar no se compreende como um meio para chegar a um fim, mas um modo, incessante, de procurar e dar a razo de ser do(s) ser(es). O foco da abordagem sobre o sentido j no mais exclusivamente epistemolgico uma vez que, exatamente porque ns somos mais do que conhecemos, a cincia jamais poder abranger a totalidade do Ser12 , mas ontolgico. Ou, em linguagem wittgensteineana, sentimos que, mesmo que todas as questes cientficas possveis tenham obtido resposta, nossos problemas de vida no tero sido sequer tocados....13 O que significa dizer que o procedimento lgico-cientfico apenas tangencia a ponta do mistrio* que nos precede e nos envolve. Do confronto com esse plano, que no se deixa manipular e com o qual sempre estamos s voltas, explicita-se a tessitura da ontologia. Mas o que quer dizer ontolgico?. G. Bornheim nos auxilia a compreender com sua afirmao
recorro palavra sentido: o sentido dentro do qual os entes acontecem e que se constitui em solo no qual tudo encontra a sua prpria possibilidade [...] No contexto da metafsico o sentido confundia-se ou derivava todo inteiro de um ente determinado, o prprio Deus e sua presena nas coisas. essa entificao do sentido que perdeu a sua razo de ser. Mas se o sentido no se confunde com nenhum ente, ele o espao de possibilidade que permite a presena do ente.14

Da revelao da centralidade do tema do sentido realizada pela leitura fenomenolgica, explicitamos o tratamento concedido a ele pela hermenutica

Ibidem, p. 98. Thompson, W. Irwin (org.) in Prefcio do livro Gaia: uma teoria do conhecimento. 3 ed. So Paulo : Gaia, 2001, p. 9. 13 Wittgenstein, L., op. cit., p. 279, 6.52. * Tudo, als, a ponta de um mistrio. Inclusive os fatos. Ou a ausncia deles. Rosa, J. G., O Espelho in Primeiras Estrias. 6 ed. Rio de Janeiro : Editra Jos Olympio, 1972, p. 71. 14 Bornheim, G., op. cit., p. 99.
12

11

metodolgica e a gadameriana. Salientamos que uma autntica abordagem sobre o sentido passa pela perspectiva ontolgica. Passemos, pois, ao ltimo momento de nossa reflexo onde caracterizaremos o sentido por meio de alguns dos seus traos fundamentais.

III.

Faces do sentido

3.1. Sentidos do sentido Uma vez que o ser se diz de muitas maneiras e o sentido o primeiro nome do ser, podemos tambm dizer que o sentido se diz de muitas maneiras. O sentido, como Hermes, plurifactico e por isso requer modos apropriados para ser compreendido. Ora, o ser o sentido a partir do qual o sujeito e o objeto podem ser; o plano ntico se instaura desde um sentido que o torna possvel. A partir disso no possvel pretender explicar os atos humanos isoladamente, pois h um sentido anterior e abrangente, que empresta sentido a tal ato humano particular. Ento se coloca a questo como aceder ao sentido da transcendncia ontolgica? Como aceder ao ser? E agora surge a pergunta: como acedemos ao sentido? Mas no se trata de perguntar, de sada: que sentido tem o sentido?... qual o ser do ser?15. Se o sentido do ser se diz de diferentes modos, no podemos pois acess-la atravs de uma nica chave como por exemplo, pensamento calculativo ou instrumental. Este chega serenidade do sentido. O pensamento que calcula, no um pensamento do sentido, um pensamento que pensa o sentido de si mesmo ou de qualquer outra coisa,16 pois pretende esgot-lo em palavras. Somente atravs de um pensamento meditativo no qual o filsofo realiza uma experincia sobre o conjunto da (sua) vida que o amante do saber acede ao sentido o que no significa que ele poder justific-lo discursivamente aos outros. A experincia do sentido uma experincia de totalidade que algum experiencia sobre sua relao com o mundo exterior e vice-versa. Em outras palavras, a experincia de sentido ltimo das coisas brota de uma intuio que, normalmente mas no necessariamente passa pelo pensamento discursivo. O sentido, para W. Iser, tem o carter de imagem.17 Diferentemente de um objeto emprico, o sentido tem o carter de imagem no sentido de que no podemos possu-lo e
15

Bornheim, G., Dialtica: teoria e prxis; Ensaio para uma crtica da fundamentao ontolgica da dialtica. Porto Alegre, Globo; So Paulo: Edi. Da Universidade de So Paulo, 1983, p. 223. 16 Leo, E. C., Aprendendo a pensar, p. 52.referncias??? 17 Iser, W., op. cit., v. 1, p. 32.

manipul-lo. Assim como o amor, a liberdade, a dor, o dio, o sentido, enquanto imagem, existe. Seu carter de imagem pode ser representado, nas palavras de Adorno, pela metfora do fogo de artifcio ou pela cano de Jobim, enquanto aquilo que eterno enquanto dura. Por isso no pode ser objetificado totalmente nem ser explicado atravs do princpio de causalidade. Enquanto imagem, o sentido tambm no se enquadra nem se elucida a partir do esquema dualista. Uma vez que ele no se comporta entre duas margens, mas est s voltas com uma terceira por assim dizer transcendental , sua instaurao exige, por um lado, a erradicao da velha lgica binria e por outro que as bases do pensar e do conhecer sejam assentadas no tertium datur. G. Borheim elucidou o carter imagtico do sentido por meio do exemplo da pintura. Quem pinta um quadro, afirma, no o faz ex-nihilo nem est s voltas com um simples objeto, mas toda ao de pintar se faz possvel a partir do sentido instaurador dentro do qual a ao est inserida; o sentido princpio de constituio do ato de pintar desde sua raiz mais remota. Assim, o sentido aquilo que torna a ao vivel, a via que a ao segue, e fora dessa via a ao seria um sem-sentido, isto , absurda.18 Ou seja, o sentido s possvel ser instaurado, por um lado, graas sua dimenso pr-reflexiva ou ante-predicativa e, por outro, porque ele se mostra enquanto um no-dito ou indizvel que procuramos palavrear. Nome-lo no significa esgot-lo ou encerr-lo em palavras. Se isto ocorresse teramos de entrar num estado letrgico silencioso o que implicaria em deixar de filosofar. Esta tenso i-resolvel e inapreensvel do sentido, equanto um entrecruzamento entre dito e no-dito, a espinha dorsal da hermenutica filosfica de Gadamer que explicitou-a enquanto o saber do quanto fica, sempre, de no-dito quando se diz algo. De modo que o sentido sua compreenso e a explicitao do sentido no se submete ao olhar neutro do sujeito observador assim como recusa ser tratado como uma entidade objetiva; seja porque somos finitos, seja porque o sentido se converte sempre em linguagem que o medium no qual somos e sobre o qual no temos domnio total. O que e como aceder ao sentido?... Lembremos que ao longo da histria da metafsica, deparamo-nos com duas concepes e solues comuns de acesso ao sentido.

18

Borheim, G., Dialtica: teoria e prxis; Ensaio para uma crtica da fundamentao ontolgica da dialtica, p. 225.

Uma afirmava que o homem deve divinizar-se, educar-se a tal ponto que possa situar-se ao nvel do ser hipostasiado e a outra dizia que o homem deve superar-se e fazer com que o discurso (sobre o) humano se transforme em discurso (sobre o) divino. Ora, a limitao desse projeto e sua concomitante metodologia fez com que a metafsica esquecesse aquilo a partir do qual se transcende. O sentido s compreensvel se nos despirmos desses procedimentos da metafsica. O sentido vai alm de sujeito e objeto, de outro, porm, o sentido no , no pode ser sem sujeito e objeto...19. De maneira que,
se no podemos hipostasiar o sentido em si mesmo, fazendo-o autnomo, se a sua gnese no se encontra na reduo a uma causa ntica determinada [...]- ento a gnese do sentido s pode estar no relacionamento de transcendncia e imanncia, e todo o problema se concentra na relao entre sentido e a dicotomia sujeito-objeto. O sentido no apenas sentido, e sujeito e objeto no so apenas sujeito e objeto. A palavra chave esta: relao.20

Partindo do fato de que o sentido e se mostra relacionalmente, ns podemos reformular as ontologias de cunho substancialista ou sujetivista e justificar uma concepo de ontologia relacional. Relacional porque o sentido do sentido no emerge da simples justaposio ou da inter-relao entre o dito e o no-dito, mas do seu entrelaamento no tempo e no espao. Sentido sempre criao novidade de sentido.Enquanto relao, perguntamonos novamente qual o sentido do sentido? ao que respondemos se o sentido vive do eternamente novo, de um processo criador que repele a repetio, cabe avanar que o sentido vive de seu no-ser.21 Nesse caso, o no-ser e no pode ser equiparado a um nada vazio simplesmente. Diferentemente do mundo humano, no mundo animal no h sentido, j que tudo se esgota na repetio; se tudo se repete, no h margem para que o sentido possa surgir. O homem, ao contrrio do animal, no essencialmente repetitivo, e sim essencialmente renovador; disso segue-se que
o sentido constri o homem porque ele se renova pelo sentido; o homem eternamente novo por sua capacidade de entregar-se a um sentido que se renova insopitavelmente [....] o homem de rotina passa a viver do semsentido, do seu sem-sentido. De certo modo, ele abdica de sua humanidade
19 20

Ibidem, p. 226 Ibidem, p. 226-7. 21 Ibidem, p. 231.

e assume um comportamento absurdo. Por a se v que a descoberta do sentido e a sua renovao constante revelam-se essenciais condio humana.22

Assim, o impulso metafsico inerente ao ser humano que se manifesta na constante descoberta e renovao de sentido, implica na tessitura de uma ontologia relacional e essencialmente aberta. Enquanto o animal apenas executa o programa do seu cdigo gentico, no seu mundo no
h novidade, e que por isso o sentido no chega a se constituir. Para o homem h novidade. E precisamente nesse novo, de dentro de sua dimenso especificamente nova, que nasce o sentido; o sentido surge nesse hiato que vai alm da repetio e que princpio de constituio do elemento novo [...] Quando a ao humana se entrega ao repetitivo, j no renova mais nada e passa a viver do sem-sentido ou da morte do sentido. Mas o sentido, dizamos, nasce daquele novo que superador da repetio, fazendo com que pelo novo a imanncia como que se rasgue para a transcendncia. Sem a transcendncia em relao ao ente no h sentido e no pode haver nada de novo e, de outro lado, pelo ente o sentido se renova. A novidade encontra sua gnese na transcendncia do sentido, na medida em que se compromete com a imanncia.23

O exemplo da pintura, usado para ilustrar o processo criador de sentido, vale para o ato de ler ou escrever. Por isso podemos dizer que no h fatos propriamente, mas apenas interpretaes. Enquanto animal hermenutico o fazer humano vive da construo e da negao do sentido, num processo constante de busca de renovao.24 O sentido sempre histrico... O sentido tecido pelo tempo, seja cronolgico seja o psicolgico, e por isso dizemos que ele sempre histrico, embora no se reduza sua historicidade. Diferentemente de Plato para quem o mundo transcendente e consequentemente, o sentido o mais perfeito e invulnervel, para ns o sentido no configura nenhuma essncia invulnervel e soberana: no h um sentido em si mesmo, autnomo em sua sobreposio.25 pelo objeto que o sentido chega a se manifestar e ser aquilo que . O discurso elaborado sobre o sentido, por mais abstrato que seja, s faz sentido se for tecido com o fio da temporalidade o que, em outras palavras significa, finitude do ser.

22 23

Ibidem, p. 234. Ibidem, p. 236. 24 Ibidem, p. 236. 25 Ibidem, p. 243.

10

O sentido o prprio ser, ou como vimos, o sentido o primeiro nome do ser. Essa afirmao sugere que os dois conceitos no se cobrem perfeitamente bem; pode-se falar, por exemplo, no ser do sentido. Bornheim retoma a afirmao de F. Mora para quem sentido justamente o que algo no argumentando que est de acordo se se acrescentar que o sentido o que algo no , enquanto o algo designa tal ente. Mas o ente nunca sem sentido, o ente se constitui de certa maneira, em seu ser, pelo sentido, o que significa que o sentido pertence ao ser mesmo do ente: o sentido permanece indissocivel daquilo que algo em seu ser. J por isso se percebe que, assim como o sentido, o ser deve ser transcendental, a priori, e histrico, epocal.26 De acordo com Heidegger o sentido significa o horizonte do projeto originrio da compreenso do ser. H, pois, uma vnculo indissolvel entre ser e sentido sobre o que Bornheim afirmou: o sentido o primeiro nome do ser porque por ele instalamo-nos numa compreenso pr-ontolgica do ser. Em linguagem heideggeriana, quando dizemos: o ente tem sentido isso significa que ele se tornou acessvel em seu ser o que equivale a dizer que o ente para ns, passa a ser para ns, no sentido e s h ser e sentido para ns. Se se fala aqui em compreenso prontolgica do ser, isso se deve ao fato de que na apreenso do ente fazemos a apreenso do sentido do ente em seu ser, sem tematizar, contudo, o ser.27 Enfim, o sentido, enquanto o primeiro nome do ser, efetiva-se historicamente, mas nem por isso se esgota na histria seja porque o homem finito, seja porque o ser se diz de muitas maneiras. Por um lado, o sentido torna evidente a vinculao necessria da ontologia finitude, condenando ao absurdo qualquer tentativa de alienar o ser em nome de uma transcendncia maneira das Idias platnicas,28 por outro, jamais poder ser circunscrito totalmente em palavras. 3.2. Acesso ao sentido A leitura uma forma privilegiada de acesso e de instaurao do sentido. Percorrido este priplo podemos agora dizer sobre o ttulo deste texto que a leitura do sentido no trata este como o produto final de um empreendimento. Com isso criticamos os crticos
26 27

Ibidem, p. 246. Ibidem, p. 246-7. 28 Ibidem, p. 248.

11

medida em que se fixam no sentido oculto e por isso no so mais capazes de ver coisa alguma .29 A tentao de conceber um sentido oculto, fixado nos textos, viceja ainda hoje, basicamente por causa da concepo essencialista e da postura instrumental com relao ao mundo. Diferente desta postura, na leitura hermenutico-filosfico, o sentido de um texto no est por detrs do texto, mas sua frente. No algo oculto, mas descoberto. O que importa compreender no a situao inicial do discurso, mas o que aponta para um mundo possvel, graas referncia no ostensiva do texto.30 Mais que algo fixo, o sentido ou a razo de ser das nossas vidas e das coisas, tem um carter de imagem. Lidando assim com ele,
o sujeito nunca desaparecer dessa relao, ao contrrio do que em princpio vlido para o modo do conhecimento discursivo... Se a princpio a imagem que estimula o sentido que no se encontra formulado nas pginas impressas do texto, ento ela se mostra como o produto que resulta do complexo de signos do texto e dos atos de apreenso do leitor. O leitor no consegue mais se distanciar dessa interao. Ao contrrio, ele relaciona o texto a uma situao pela atividade nela despertada; assim estabelece as condies necessrias para o que o texto seja eficaz. Se o leitor realiza os atos de apreenso exigidos, produz uma situao para o texto e sua relao com ele no pode ser mais realizada por meio da diviso discursiva entre Sujeito e Objeto. Por conseguinte, o sentido no mais algo a ser explicado, mas sim um efeito a ser experimentado.31

Como a leitura uma forma especial de acesso e de instaurao do sentido, em cada caso o leitor que l o sentido [...] todos lemos a ns e ao mundo nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para comear a compreender.32 Podemos dizer que, ao lermos, estamos sempre s voltas com a compreenso do sentido, isto , com a compreenso da razo de ser das coisas que nos rodeiam e nos comportam. Enfim, ao lermos, estamos procurando responder antiga e nova questo que funda a metafsica, isto , que o ser?. No precisamos aguardar tempos de crise oriundos seja de uma guerra, de uma catstrofe, da morte de um ente querido, de uma separao, de uma perda para rever e reavaliar o sentido de nossas vidas no mundo. Cabe ao amante do saber lembrar e mostrar que nossa atribuio da razo de ser das coisas tece nosso ser e, por isso mesmo, precisa ser
29 30

Iser, W., op. cit., v. 1, p.28. Ricoeur, P., Teoria da interpretao. Lisboa : Edies 70, 1987, p. 99. 31 Iser, W., op. cit., v.1, p. 33-34. 32 MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. So Paulo : Cia das Letras, 1997, p. 19-20.

12

constantemente julgada a fim de no sucumbirmos fora dos hbitos. Sim, se camos ou se somos jogados em tempos de crise, convm aproveit-los para discernir a fim viver mais livres, mais felizes e do modo mais humano possvel. Nossa reflexo sobre o sentido teve por escopo iniciar uma leitura do sentido cujo reverso aprofundaremos mais adiante sob o tema da Sentido da leitura sabendo que nunca haver uma palavra final sobre ele uma vez que a soluo do enigma da vida no espao e no tempo est fora do espao e do tempo.33

33

Wittgenstein, L., op. cit., 6.4312, p. 279.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Aristteles, Metafsica. v. 2. So Paulo : Loyola, 2002. Bornheim, G., Literatura e filosofia. O espao da esttica in Os contrapontos da literatura. Org. por S.S. Khde. Rio de Janeiro : Petrpolis : Vozes, 1984. Bornheim, G., Dialtica: teoria e prxis; Ensaio para uma crtica da fundamentao ontolgica da dialtica. Porto Alegre, Globo; So Paulo: Edi. Da Universidade de So Paulo, 1983. Iser, W., O ato da leitura, v.1. So Paulo : Ed. 34, 1996. Iser, W., O ato da leitura, v. 2. So Paulo : Ed. 34, 1999. Leo, E. C., Aprendendo a pensar.referncias??? Manguel, Alberto. Uma histria da leitura. So Paulo : Cia das Letras, 1997. Oliveira, M. A. de., A filosofia na crise da modernidade. So Paulo : Loyola, 1989. Ricoeur, P., Teoria da interpretao. Lisboa : Edies 70, 1987 Rohden, L., Hermenutica metodolgica e hermenutica filosfica, Revista FilosofiaUnisinos, v. 4., n. 6, 2003. Thompson, W. Irwin (org.) in Prefcio de Gaia: uma teoria do conhecimento. 3 ed. So Paulo : Gaia, 2001. Weinsheimer, J., Philosophical hermeneutics and Literary theory. New Haven & London : Yale University Press, 1991. Wittgenstein, L., Tractatus Logico-philosophicus. So Paulo : Editora da Universidade de So Paulo, 1994.

14

Вам также может понравиться