Вы находитесь на странице: 1из 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

1. Identificao do Produto e da Empresa


Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereo: Telefone da Empresa: Fax: E-mail: Web site: Acetona. Bandeirante Qumica Ltda. Avenida Alberto Soares Sampaio, N 1240 Capuava Mau SP. (0xx11) 4547-9999 (0xx11) 4547-9907 qtc@bbquimica.com.br http://www.bbquimica.com.br

2. Composio e Informaes sobre os ingredientes


Tipo de produto: Nome qumico comum ou genrico: Sinnimo: CAS number: Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome Qumico 2-propanona N. CAS 67-64-1 Concentrao % mnimo 99,5% Smbolo(s) F; Xi Frase(s) de Risco(s) R11, R36, R66, R67 Substncia. 2-propanona. Dimetilcetona, cetona propano, propanona. 67-64-1

3. Identificao de Perigos
Perigos mais importantes: Efeitos do produto - Efeitos adversos sade humana: Ingesto: Olhos: Pele: Pode provocar depresso do sistema nervoso central, quando ingerido em altas concentraes. Moderadamente txico e severamente irritante para os olhos. Moderadamente txico e severamente irritante para a pele e mucosa. Desengordura a pele, favorecendo o desenvolvimento de dermatites e infeces secundrias. Moderadamente txico e severamente irritante para o trato respiratrio. Pode causar depresso do sistema nervoso central, quando inalado em altas concentraes, pode provocar inconscincia, tem ao narctica e pode causar depresso do sistema nervoso central. Pode causar sonolncia, dor de cabea, irritao nasal e da garganta e vertigem. Muito voltil e muito inflamvel. Os vapores misturam-se rapidamente com o ar e formam facilmente misturas explosivas. Inflama-se ao contato com chama nua, calor ou fascas. Moderadamente txico e severamente irritante.

Inalao:

- Perigos fsicos e qumicos:

Pgina 1 de 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

Perigos especficos:

Os vapores so mais pesados do que o ar e pode provocar-se para fontes de ignio mesmo a uma distncia considervel. Pode haver aumento da presso interna dos recipientes e reservatrios expostos ao fogo ou calor, com risco de exploso.

4. Medidas de Primeiros Socorros


Medidas de primeiros-socorros - Inalao: Remova a vtima para local fresco e arejado. Se no estiver respirando fazer respirao artificial. Se estiver com dificuldade em respirar, administrar oxignio. Procurar auxlio mdico. Lavar imediatamente o local atingido com gua corrente e sabo por pelo menos 15 minutos. Procurar auxlio mdico se a irritao persistir. Enxaguar os olhos com gua limpa por pelo menos 15 minutos, levantando as plpebras algumas vezes, para eliminar quaisquer resduos do material. Procurar um oftalmologista. No induzir o vmito. Se a vtima estiver consciente, dar gua para beber. Procurar auxlio de um mdico. Nunca d nada via oral uma pessoa inconsciente. Nas operaes de resgate utilizar equipamento autnomo de proteo respiratria. O tratamento emergencial assim como o tratamento mdico aps superexposio deve ser direcionado ao controle do quadro completo dos sintomas e s condies clnicas do paciente. Tratamento sintomtico. No h antdotos especficos.

- Contato com a pele: - Contato com os olhos:

- Ingesto:

Proteo para os prestadores de primeiros socorros e/ou notas para o mdico:

5. Medidas de Combate a Incndios


Meios de extino apropriados: Meio de extino no apropriados: Perigos especficos: Espuma polivalente, p qumico seco (PQS) e dixido de carbono (CO2). Jato dgua de alta presso. Muito voltil e muito inflamvel. Os vapores misturam-se rapidamente com o ar e formam facilmente misturas explosivas. Inflama-se ao contato com chama nua, calor ou fascas. Pode propagar-se para fontes de ignio mesmo a uma distncia considervel. Pode haver aumento da presso interna dos recipientes Resfriar com neblina dgua e afastar todos os recipientes expostos ao calor. Proteo completa para fogo e equipamento autnomo de proteo respiratria.

Mtodos especiais: Proteo dos bombeiros:

6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento


Precaues pessoais Isolar a rea. Manter afastadas pessoas sem funo no atendimento da emergncia. Sinalizar o perigo para o trnsito, e avisar ou mandar avisar as autoridades locais competentes. Evitar o contato com a pele e os olhos. Eliminar toda fonte de fogo ou calor. No caso de transferncia do produto para recipientes de emergncia, usar somente bombas prova de exploso e aterrar eletricamente todos os elementos do sistema em contato com o produto. No efetuar transferncia sob presso de ar ou oxignio. No aplicvel.

- Remoo de fontes de ignio:

- Controle de poeira:

Pgina 2 de 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

- Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Precaues para o meio ambiente:

Usar roupas de proteo, botas, luvas, culos de segurana hermticos (com ventilao indireta) para produtos qumicos. Se possvel, estancar o vazamento, evitando-se o contato com pele, os olhos e roupas. Usar EPIs. Impedir que o produto ou a gua de atendimento a emergncia atinjam cursos dgua, canaletas, bueiros ou galerias de esgotos. Em caso de derramamento significativo conte-lo com diques de terra, areia ou similar inerte.

Mtodos para limpeza - Recuperao: Recolher o mximo possvel do produto recupervel para um tanque de emergncia, providenciando aterramento adequado de todos os equipamentos utilizados. Conservar o produto em um recipiente de emergncia, devidamente etiquetado e bem fechado, para posterior reciclagem ou eliminao. Absorver o lquido no recupervel com terra seca, vermiculita ou um outro absorvente seco. Incinerar materiais contaminados em instalao autorizada. No despejar no sistema de esgotos. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com legislao ambiental vigente.

- Neutralizao: - Disposio:

7. Manuseio e Armazenamento
Manuseio - Medidas Tcnicas: Preveno da exposio do trabalhador: Preveno de incndio e exploso: Devem ser utilizados equipamentos de proteo individual (EPI) para evitar o contato do produto com a pele, os olhos, membranas mucosas e trato respiratrio. Evitar fascas de origem eltrica, eletricidade esttica, etc. No fumar. Todos os elementos condutores do sistema em contato devem ser aterrados eletricamente. No efetuar transferncia do produto sob presso de ar ou oxignio. Assegurar uma boa ventilao no local de trabalho. Providenciar ventilao local exautora onde os processos exigirem. Ventilao local exautora onde os processos assim o exigirem. Manipular respeitando as regras gerais de segurana e higiene industrial. Chuveiros de emergncia e lavador de olhos devem ser instalados nos locais de uso e estocagem. As instalaes eltricas devem estar de acordo com as normas NEC (National Electrical Code) ou IEC (International Eletrical Commission) e/ou ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Observar todas as disposies necessrias para evitar que o produto escorra acidentalmente para esgotos ou para cursos dgua, em caso de ruptura dos recipientes ou dos sistemas de transferncia.

Precaues para manuseio seguro: - Orientaes para manuseio seguro:

Armazenamento - Medidas tcnicas apropriadas:

- Condies de armazenamento Adequadas: Armazenar em local limpo e bem ventilado, evitando aquecimento, sob atmosfera inerte de nitrognio (N2). Conservar afastado de fontes de ignio, calor ou chamas. O piso de local de depsito deve ser impermevel, nocombustvel e possuir valas que permitam o escoamento para reservatrio de conteno. Tanques de estocagem devem ser circundados por diques de conteno e ter drenos para o caso de vazamento.

Pgina 3 de 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

A evitar: Produtos e materiais incompatveis: - Materiais seguros para embalagens Recomendadas: Inadequadas:

Proximidades de fontes de ignio/calor e materiais incompatveis. Agentes oxidantes fortes.

Ferro ou ao. Materiais plsticos.

8. Controle de Exposio e Proteo Individual


Medidas de controle de engenharia: Parmetros de controle especficos - Limites de exposio ocupacional: Valor limite (Brasil, Portaria MTb 3214/78, NR 15 Anexo 11) Limite de Tolerncia (at 48 h/semana): 1870 mg/m3 (780 ppm). Grau insalubridade: mnimo. Absoro tambm pela pele: no. ACGIH TLV/TWA (40h/semana): 1187 mg/m3 (500 ppm). TLV/STEL (15 minutos): 1780 mg/m3 (750 ppm). IDLH: 2500 ppm. NIOSH REL/TWA (40h/semana): 590 mg/m3(250 ppm). Valor limite (Frana) VEM: 1187 mg/m3 (500 ppm). Procedimentos recomendados para monitoramento: Monitoramento atmosfrico e pessoal em intervalos regulares. Mtodos semiquantitativo para amostragem no ambiente de trabalho: tubos colorimtricos: medio instantnea, recomendada como uma primeira aproximao, quantificao mxima concentrao esperada e identificao das fontes de emisso. Mtodo quantitativo para amostragem no ambiente de trabalho: amostragem com tubos absorventes de carvo ativado e individual, em perodos de tempo representativos da exposio, e posteriores dessoro em dissulfeto de carbono para anlise por cromatografia gasosa. Captar os vapores no ponto de emisso. Assegurar boa ventilao no local de trabalho.

Equipamentos de proteo individual apropriado - Proteo respiratria: Respirador com filtro para vapores orgnicos em ambientes abertos e com baixa concentrao do produto no ar e se no houver deficincia de oxignio. Respirador com suprimentos de ar ou houver deficincia de oxignio. Luvas impermeveis resistentes a solventes. culos de segurana hermticos (com ventilao indireta) para produtos qumicos. Avental e botas impermeveis resistentes a solventes. Chuveiro de emergncia e lavador de olhos. Higienizar roupas e sapatos aps o uso. Mtodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposio ao produto. No comer, beber ou fumar ao manusear produtos qumicos.

- Proteo das mos: - Proteo dos olhos: - Proteo da pele e do corpo: Precaues especiais: Medidas de higiene:

Pgina 4 de 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

9. Propriedades Fsico-Qumicas
Estado fsico: Forma: Cor: Odor: pH: Lquido. Lmpido. Incolor. Agradvel. No se aplica.

Temperaturas especficas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico - Ponto de ebulio: - Faixa de destilao: Ponto de fulgor: Temperatura de auto-ignio: Limites de explosividade - Inferior (LEI): - Superior (LES): Presso de vapor: Densidade de vapor: Densidade: Solubilidade: 2,6% (v/v) 12,8% (v/v) 26,7kPa a 22,7 C. 2,0 (ar =1). 0,7899 Em gua: miscvel em todas as propores. Em solventes orgnicos: miscvel em todas as propores nos solventes orgnicos usuais. 56,29 C a 760 mmHg 55,6 56,6 a 760mmHg -18 C (vaso fechado) e -9 C (vaso aberto). 538 C.

10. Estabilidade e Reatividade


Condies especficas - Instabilidade: - Reaes perigosas: Estvel temperatura ambiente e sob condies normais de uso. Reage violentamente com misturas sulfo-ntrica, cido crmico, permanganato de potssio, perxidos, hidrocarbonetos halogenados (em meio bsico). Reage com cido ntrico e oxidante fortes. Materiais plsticos solveis em acetona. Dixido de carbono, monxido de carbono.

Materiais ou substncias incompatveis: Produtos perigosos da decomposio:

11. Informao Toxicolgica


Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio - Toxicidade aguda: Inalao LC50 (inalao rato): 50100 mg/m3 (8h). Moderadamente txico. absorvido pelas vias areas, quando em altas concentraes tem efeitos narcticos, podendo levar ao coma. Pgina 5 de 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

Contato com a pele LD50 (pele, coelho): 20.000 mg/kg. pouco absorvido pela pele. Ingesto LD50 (oral, rato): 5800 mg/kg. LD50 (oral, coelho): 5340 mg/kg. - Efeitos locais: Inalao Irritante ao trato respiratrio superior. Contato com a pele Levemente irritante para a pele e mucosas. Contato com os olhos Irritante na forma lquida como em vapor, podendo causar leses severas. - Toxidade crnica: Inalao Pode causar sonolncia, vertigens, dor de cabea e irritao das vias areas superiores. Contato com a pele O contato prolongado pode causar desengorduramento da pele, podendo levar dermatite e rachaduras, facilitando o desenvolvimento de infeces secundrias. - Efeitos especficos: Carcinognese: ACGIH 2001 A4. No classificao como cancergeno para o humano.

12. Informaes Ecolgicas


Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto - Mobilidade: - Bioacumulao: - Impacto ambiental: - Ecotoxicidade: No disponvel. No disponvel. No disponvel. Efeitos sobre organismos aquticos: EC50 (24h) crustceo (daphnia magna) = 6400 mg/L. EC50 (24h) peixe (brachyodanio rerio) = 8750 mg/L. EC50 (16h) bactria (pseudomonas putida) = 1700 mg/L.

13. Consideraes Sobre Tratamento e Disposio


Mtodos de tratamento e disposio - Produto: - Restos de produtos: O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados caso a caso Interdies: No descartar em sistemas de esgotos e curso dgua. Destruio/eliminao: Encaminhar para tratamento ou incinerao em instalaes autorizadas de acordo com a legislao e regulamentaes ambientais vigentes. Descontaminao/limpeza: Lavar com gua. Enviar as guas de lavagem para reciclagem ou descarte em instalao autorizada. No reaproveitar as embalagens para outros fins. Destruio/eliminao: Reciclar ou encaminhar para tratamento ou incinerao em instalaes autorizadas de acordo com a legislao e regulamentaes locais relativas eliminao.

- Embalagem usada:

Pgina 6 de 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

14. Informaes Sobre Transporte


Regulamentaes nacionais e internacionais Terrestre: N. ONU: Classe de risco: N. de risco: Grupo de embalagem: Nome apropriado para embarque: PP8 - ADR GGVE/GGVS RID 1090 3 33 II Acetona.

15. Regulamentaes
Informaes sobre riscos e segurana: Frases de risco: R11: facilmente inflamvel. R36: irritante para os olhos. R66: Pode provocar secura da pele ou fissuras, por exposio repetida. R67: Pode provocar sonolncia e vertigens, por inalao dos vapores. S2: manter longe do alcance de crianas. S16: manter longe de fontes de ignio proibido fumar. S26: em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com gua e consultar um especialista. F: inflamvel. Xi: irritante.

Frases de segurana:

Smbolo:

Regulamentao de transporte terrestre de produtos perigosos - Ministrio dos Transportes Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho Normas Regulamentadoras - NRs OSHA, ACGIH

16. Outras Informaes


Referncias bibliogrficas: FISPQ fornecedores Manual de autoproteo - manuseio e transporte rodovirio de produtos perigosos PP8 (ed. 2006)

Legenda:

EC50: concentrao que causa efeito em 50% da populao em teste LD50: dose letal para 50% da populao infectada LC50: concentrao letal para 50% da populao infectada CAS: chemical abstracts service TLV-TWA: a concentrao mdia ponderada permitida para uma jornada de 8 horas de trabalho TLV-STEL: o limite de exposio de curta durao-mxima concentrao permitida para uma exposio contnua de 15 minutos ACGIH: uma organizao de pessoal de agncias governamentais ou instituies educacionais engajadas em programas de sade e segurana ocupacional. ACGIH desenvolve e publica limites de exposio para centenas de substncias qumicas e agentes fsicos. PEL: concentrao mxima permitida de contaminantes no ar, aos quais a maioria dos trabalhadores pode ser repetidamente exposta 8 horas dia, 40 horas por semana, durante o perodo de trabalho (30 anos), sem efeitos adversos sade. OSHA: agncia federal dos EUA com autoridade para regulamentao e cumprimento de disposies na rea de segurana e sade para indstrias e negcios nos USA. ADR e RID: acordo europeu relativo ao transporte internacional de produtos perigosos, via Pgina 7 de 8

Produto: Acetona

N FISPQ: 0102

Reviso: 00

terrestre. GGVE/GGVS: Gefahrgutverordnung Eisenbahn Bzw Strasse decreto sobre o transporte de materiais perigosos, via terrestre (ferrovia e rodovia).
As informaes desta FISPQ representam os dados atuais e refletem o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condies normais e de acordo com a aplicao especfica na embalagem e/ou literatura. Qualquer outro uso do produto que envolva o uso combinado com outro produto ou outros processos de responsabilidade do usurio.

Controle de reviso Reviso 00 Descrio Emisso inicial Data 06/05/2008

Pgina 8 de 8

Вам также может понравиться