Вы находитесь на странице: 1из 4

LISTA DE EXERCCIOS - DIREITO

3 ANO

Aluno (a): ___________________________________________ Turno: ____ Turma:___ Unidad ________ Da!a: ____" "#$%3

1) Prova: FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio - Estatstica Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Considere as assertivas abaixo sobre o Provimento, Vacncia, Remoo, Redistribuio e Substituio, nos termos da Lei no 8112/1990. I. As universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos estabelecidos em lei. II. O concurso pblico ter validade de at trs anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. III. A promoo consiste em forma de provimento de cargo pblico. IV. possvel a abertura de novo concurso, ainda que houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. Est correto o que se afirma APENAS em: a) I e III. b) I e II. c) I, III e IV. d) II e IV. e) III e IV. 2) Prova: UNIRIO - 2008 - UNIRIO - Analista de Tecnologia da Informao - II Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Quanto abrangncia da Lei 8112, de 11 de dezembro de 1990, correto afirmar que estatui o Regime Jurdico dos servidores pblicos: a) civis da Unio, das fundaes pblicas federais, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista. b) militar da Unio e das autarquias, das fundaes pblicas federais e das empresas pblicas. c) civis da Unio, dos Estados e Municpios. d) civis da Unio, e das autarquias, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista. e) civis da Unio e das autarquias, inclusive as de regime especial, e das fundaes pblicas federais. 3) Prova: UNIRIO - 2008 - UNIRIO - Analista de Tecnologia da Informao - II Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Segundo a lei 8112/90, a Administrao apura infraes e aplica penalidades aos servidores pblicos atravs do poder a) hierrquico. b) de polcia. c) disciplinar. d) de prestar contas.

4) Prova: UNIRIO - 2008 - UNIRIO - Analista de Tecnologia da Informao - II Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Na forma do Art. 5 da lei 8112/90, so requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: I o gozo de direitos polticos. II- a quitao com as obrigaes militares e eleitorais. III aptido fsica e mental. Est(o) correta(s): a) Somente I. b) I, II e III. c) Somente I e II. d) Somente I e III. 5) Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo - Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Em relao aos servidores pblicos civis da Unio, consta na Lei 8112/90, que: I. os cargos pblicos so acessveis a todos brasileiros e estrangeiros residentes no Pas, que preencham os requisitos estabelecidos em lei, para provimento em cargo efetivo e, em comisso, respectivamente, de natureza transitria e permanente. II. so formas de provimento de cargo pblico: promoo, readaptao, reverso, aproveitamento, reconduo, reintegrao e nomeao. III. as universidades federais podero prover seus cargos com professores estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimento desta lei . IV. o servidor, ao entrar em exerccio em cargo efetivo, ficar sujeito a estgio probatrio e pode ser dispensado por convenincia da Administrao, ou por avaliao de desempenho para apurao de sua aptido e capacidade de iniciativa, inclusive com a demisso do cargo. V. os vencimentos dos servidores no sero objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultantes de sentena judicial. Pode-se dizer que a) apenas as afirmativas I e III so corretas. b) apenas as afirmativas I, II e III so corretas. c) apenas as afirmativas I, II, III e V so corretas. d) apenas as afirmativas II, III e V so corretas. 6) Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas - Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Segundo a Lei n. 8112/1990, caracterizam deveres do servidor, exceto: a) representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. b) guardar sigilo sobre assunto da repartio. c) cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente informais. d) levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo. 7) Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Agente Administrativo Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Administrao Indireta; Com relao ao regime dos empregados de uma sociedade de economia mista correto afirmar:

a) contratao por concurso pblico e regidos pelas normas do Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Federais (Lei n 8112/90) b) contratao por concurso pblico e regidos pelas normas da Consolidao das Leis do Trabalho c) contratao sem concurso pblico e regidos pelas normas do Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Federais (Lei n 8112/90) d) contratao sem concurso pblico e regidos pelas normas da Consolidao das Leis do Trabalho 8) Prova: FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - II - Primeira Fase Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei n 8.112-1990 - Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Federais; Processo Administrativo Federal; Em determinado procedimento administrativo disciplinar, a Administrao federal imps, ao servidor, a pena de advertncia, tendo em vista a comprovao de ato de improbidade. Inconformado, o servidor recorre, vindo a Administrao, aps lhe conferir o direito de manifestao, a lhe impor a pena de demisso, nos termos da Lei n 8112/90 e da Lei 9784/98. Com base no fragmento acima, correto afirrmar que a Administrao Federal a) agiu em desrespeito aos princpios da eficincia e da instrumentalidade, autorizativos da reforma em prejuzo do recorrente, desde que no imponha pena grave. b) agiu em respeito aos princpios da legalidade e autotutela, autorizativos da reforma em prejuzo do recorrente. c) no observou o princpio da dignidade da pessoa humana, trazendo equivocada reforma em prejuzo do recorrente. d) no observou o princpio do devido processo legal, trazendo equivocada reforma em prejuzo do recorrente. 9) A quem se aplica a Lei 8112/90? a) A todos os agentes pblicos federais b) Aos agentes administrativos e aos agentes polticos federais c) Aos empregados pblicos e aos servidores pblicos federais d) Aos servidores pblicos federais 10) Quais formas de provimento dentre as relacionadas abaixo aplicam-se somente a servidores pblicos estveis: a) Promoo e reintegrao b) Reconduo e reintegrao c) Nomeao e promoo d) Aproveitamento e nomeao 11) Assinale a espcie de vantagem pecuniria paga ao servidor destinada a despesas de instalao: a) dirias b) gratificao pelo exerccio de funo de direo c) ajuda de custo d) auxlio-moradia 12) A licena para tratar de interesses particulares: a) remunerada, caso a Administrao considere relevante o motivo b) pode se aplicar a servidor que esteja em estgio probatrio c) pode ser concedida por at 4 anos consecutivos d) somente se aplica a servidores concursados

13. A respeito do cancelamento da penalidade de advertncia prevista na lei 8112/90 julgue as sentenas abaixo: a) (C) (E) ocorrer aps 3 anos, se o servidor no houver praticado nova infrao. b) (C) (E) no ocorrer, salvo se comprovada causa justificada inocente o servidor que tenha sido punido indevidamente. c) (C) (E) ocorrer aps 5 anos, se o servidor no houver praticado nova infrao. d) (C) (E) ocorrer a juzo discricionrio do chefe do servidor, segundo aspectos de merecimento. e) (C) (E) depender de reviso de processo administrativo disciplinar ou de ao judicial nesse sentido. 14) A Lei 8112/90, prev a hiptese de deslocamento do servidor, no mbito de mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Que nome se d a esse Ato da Administrao? Justifique sua resposta. 15) A artigo 71 da Lei 8112/90 prev uma vantagem que deve ser paga ao servidor que tenha exerccio em fronteiras. Indique a nomenclatura desse adicional e explique.

Вам также может понравиться