Вы находитесь на странице: 1из 10

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

Conflitos regionais no mundo contemporneo


Roberto Giansanti1

Apresentao
Este Plano de Aula tem o objetivo de propor aos estudantes um debate sobre a natureza e a ocorrncia dos conflitos regionais e tenses sociais no mundo contemporneo. Por meio de textos, mapas, grficos e atividades, pretende tambm oferecer ideias e ferramentas para que as turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Mdio avaliem perspectivas de atenuao ou resoluo desses conflitos, colaborando para a paz, a estabilidade poltica, o desenvolvimento econmico-social e a cooperao entre povos e pases. Trata-se tambm de oportunidade para refletir nas aulas sobre o significado da guerra e da paz para as sociedades contemporneas. A paz no s a ausncia de guerras. Um sentido positivo de paz, assinalado pelo socilogo italiano Norberto Bobbio, indica que ela deve reunir as condies necessrias para que conflitos e confrontos armados possam ser encerrados de forma definitiva. Alm disso, como valor construdo socialmente, a paz dever ocorrer em contextos de justia social e pleno exerccio dos direitos humanos. Como j afirmou Albert Einstein, a paz a nica forma de nos sentirmos de fato seres humanos.

Objetivos:
u Identificar u Conhecer

e analisar a ocorrncia de guerras, conflitos regionais e tenses em diferentes pases e regies do mundo. e analisar conflitos sociais e polticos no mundo contemporneo, levando em considerao seus processos histricos e expresses espaciais. u Refletir sobre o papel de organizaes e movimentos sociais e de tratados e acordos internacionais para a paz e a resoluo de conflitos internacionais. u Ler e interpretar textos para compreender fatos e fenmenos em diferentes contextos geogrficos e histricos. u Utilizar fundamentos da linguagem cartogrfica para ler e interpretar mapas relativos produo do espao em diferentes contextos geogrficos e histricos.

Contedos:

Guerra Paz Conflitos regionais Conflitos internos Terror Estado-nao Estado de direito Territrio Escala geogrfica Cultura e diversidade tnico-cultural.

Anos 8 e 9 anos do Ensino Fundamental e 1 ano do Ensino Mdio. Tempo estimado


Seis aulas.

Desenvolvimento de atividades | 1, 2 e 3 aulas


Estima-se que a humanidade tenha convivido com ao menos 500 guerras e conflitos sociais de grandes propores nos ltimos trs sculos. As mais devastadoras aconteceram ao longo do sculo 20: a Primeira Guerra Mundial (19141918) deixou um saldo de 13 milhes de vtimas fatais, enquanto a Segunda (19391945) matou mais de 60 milhes de pessoas. Alm do efeito devastador, a guerra deixa um saldo negativo para a vida social de um pas, com a destruio de cidades inteiras, edificaes, infraestruturas e recursos naturais disponveis no territrio. Milhes de pessoas passam a viver como refugiados ou deslocados. Dados do Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados (Acnur) indicam que, no fim de 2009, eram 43 milhes de pessoas nessa condio. Desse total, quase a metade era formada por afegos e iraquianos. Para iniciar os debates com a turma, promova uma roda de conversa sobre os conflitos existentes no mundo atual: por que eles ocorrem? Qual a natureza predominante? O que tem movido sociedades e governos a investirem em confrontos armados que podem durar dcadas? Como classificar as aes de grupos e organizaes ligados ao terror nos dias de hoje?
1 Gegrafo formado pela FFLCH-USP, Roberto Giansanti colaborador do Desafio National Geographic e autor de livros didticos para o Ensino Fundamental e para a Educao de Jovens e Adultos.

www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

Por que algumas guerras mobilizam lideranas, a opinio pblica mundial e as mdias, enquanto outros conflitos no tm a mesma ateno? Qual a relao entre regimes polticos opressores e ocorrncia de conflitos sangrentos e guerras civis? Oua as opinies e organize um texto coletivo no quadro de giz, com a participao de todos. Para encontrar algumas respostas a essas perguntas, proponha a atividade a seguir, que destaca um mapeamento dos conflitos e tenses no mundo atual.
u

Para turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Mdio


Pea que os estudantes observem individualmente o grfico e o mapa e realizem a atividade proposta a seguir:

Grfico Mundo beligerante (*)


Nmero de conflitos desde a Guerra Fria: 19902006 Europa frica subsaariana Norte da frica e Oriente Mdio Amrica Central e do Sul sia e Pacfico

67 56 4 18 7 6 21 10 22 8 6 21

68 10 18 8 5 25 62 8 18 9 3 24

65 6 23 9 4 23

60 4 21 9 5 21

54 2 18 8 4 22

57 3 19 8 3 24

50 3 19 6 3 19

48 5 17 4 2 20

47 2 20 4 1 20

47 2 20 5 1 19

48 1 19 7 2 19

47 1 18 7 2 19

46 1 18 6 2 19

44 1 17 7 1 18

44 1 16 8 1 18

1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006

(*) Guerras interestatais, guerras civis e outros confrontos armados. Menos de 10% das guerras de hoje acontecem entre pases. Fonte: Dan Smith. Atlas dos Conflitos Mundiais. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 2007, pg. 8.

Conflitos armados ao longo do ano de 2008


N
Abkhzia, Osstia do Sul (Gergia) Rssia/Gergia Chechnia (Rssia) Transdnstria (Moldvia) Curdisto (Turquia) Iraque Israel/Autoridade Nacional Palestina/Lbano Arglia Marrocos/Saara Ocidental Haiti Tuaregues (Nger) Chade Colmbia Darfur (Sudo) Delta do Nger ndia Imen Sri Lanka Puntlndia e Somalilndia (Somlia) Somlia Etipia/Somlia Etipia/Eritreia Sul do Sudo (Sudo) Uganda RDC/Ruanda/Uganda RDC - Repblica Democrtica do Congo Armnia/Azerbaijo

Afeganisto Paquisto ndia/Paquisto Caxemira (ndia) Coreia do Norte/ Coreia do Sul China/Taiwan Assam (ndia) Mianmar Tailndia Filipinas

Indonsia

Rep. Centro-Africana
Projeo: Bertin 1950

Presena de grupo armado que contesta a autoridade que est no poder. Movimento autonomista ou separatista armado.
2 520 km

Zonas de insegurana: territrios em que o Estado no exerce mais o monoplio da violncia legtima e/ou grupos armados que contestam a autoridade do Estado (guerrilhas, milcias, grupos armados, piratas etc.). Principais conflitos: a populao civil sofre diretamente a violncia.

Tenso entre Estados que podem se transformar em conflitos armados.

Fonte: DURAND, Marie-Franoise, e outros. Atlas da Mundializao. So Paulo: Saraiva, 2009, pg. 87. (*) RDC Repblica Democrtica do Congo

www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

a) Com base nos dados, solicite que cada estudante assinale como foi a evoluo dos conflitos aps o perodo conhecido como Guerra Fria (disputas entre as duas superpotncias na poca: Estados Unidos e Unio Sovitica). Verifique o que a turma j sabe sobre esse perodo histrico. Esclarea as dvidas. b) Pea tambm que realizem um mapeamento dos conflitos contemporneos, destacando suas principais caractersticas, modalidades e reas de ocorrncia. c) Organize a turma em pequenos grupos e proponha que elaborem concluses prprias sobre o tema, com base no grfico e no mapa. Os estudantes podero acrescentar novos exemplos e situaes para completar o mapeamento dos conflitos no mundo contemporneo. Em seguida, reserve tempo e espao para que cada grupo apresente e discuta os resultados. Aps os trabalhos e debates, reforce algumas consideraes importantes sobre o tema.
u Mostre,

em primeiro lugar, que houve reduo no nmero de conflitos no mundo atual. Eles so residuais em regies como o continente americano e a Europa. Um exemplo notvel, que nos toca diretamente: no fim dos anos 1980, Brasil e Argentina deixaram de lado suas rivalidades histricas, abandonando os respectivos programas nucleares e adotando um regime de cooperao no mbito do Mercosul. De outro lado, os conflitos ocorrem ainda em grande nmero na frica e na sia. tambm que a quantidade de confrontos entre Estados nacionais soberanos representa hoje apenas pequena parte dos conflitos. Entre eles esto o embate entre ndia e Paquisto (em disputa pela regio da Caxemira) e o histrico confronto entre palestinos e israelenses (que coloca em jogo a disputa por territrios e recursos e opem culturas e religies distintas). Outro conflito que gera tenso permanente ocorre entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, especialmente em funo de hostilidades e testes nucleares realizados pela primeira. O Tibete, independente at os anos 1950, foi invadido pela China e incorporado ao territrio do Imprio do Meio. maior parte dos conflitos atuais acontece no interior de cada territrio ou em determinadas regies. Eles tm a configurao de guerras civis (como a que varreu Muammar Khadafi do poder na Lbia, em 2011), de movimentos nacionalistas, separatistas e autonomistas (no Cucaso, por exemplo) ou confrontos entre grupos em disputa pelo poder poltico ou por diferenas tnicas ou religiosas (Iraque, Somlia, Sudo/Sudo do Sul, curdos no Oriente Mdio, entre outros). As populaes do Afeganisto e do Iraque ainda lutam para reconstruir seus pases e retomar a vida normal.

u Assinale

u A

u A

maior diversidade de conflitos impe a necessidade de rever conceitos tradicionais de guerra e paz em vigor nos ltimos sculos. As instabilidades polticas abrem terreno para aes de grupos ligados ao terror. So organizaes transnacionais que atuam em redes geogrficas e utilizam fraes de territrios para suas bases de operaes. Um exemplo conhecido o da Al Qaeda, com aes e partidrios em diferentes pases e autora dos atentados s Torres Gmeas de Nova York, entre outros, em 2001. j no estamos diante de embates tradicionais entre exrcitos regulares nacionais, o que solicita das lideranas mundiais e de organizaes como a ONU novos modos de atuar na mediao de conflitos. mortes e violncia tambm ocorrem em funo da associao de grupos polticos com organizaes das redes e circuitos ilegais (como o trfico de drogas). mesmo modo, as instabilidades polticas esto vinculadas tambm ausncia da democracia e das instncias do Estado democrtico de direito. A aparente calma em pases como Zimbbue vincula-se ao extremamente opressiva do regime comandado pelo ditador Robert Mugabe, no poder desde 1986. So quadros como esse que motivaram diferentes populaes a protagonizar a chamada Primavera rabe. A partir do fim de 2010, regimes despticos foram derrubados na Tunsia, no Egito, na Lbia e no Imen. Outros regimes do Oriente Mdio tambm esto sendo atingidos por essa onda, como o do Barein e o da Sria. conflitos contemporneos so alimentados por um movimentado comrcio de armas, que tm a indstria blica de pases ricos e de algumas ex-repblicas soviticas como carro-chefe. Os maiores vendedores de armas so, pela ordem, Estados Unidos, Reino Unido, Rssia e Frana. Entre os principais compradores esto Arbia Saudita, ndia, China, Israel e Egito. A participao de naes estrangeiras em conflitos tambm est associada a interesses geopolticos e econmicos caso da forte presena dos Estados Unidos no Oriente Mdio, onde esto as maiores reservas de petrleo do planeta.

u Portanto,

u Instabilidades,

u Do

u Muitos

www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

4, 5 e 6 aulas
Pea a cada estudante que organize as principais informaes discutidas at aqui em um quadro-sntese, destacando os mais importantes conflitos e tenses no mundo contemporneo. Para essas aulas, considere o seguinte roteiro:
u Proponha

turma a realizao de seminrios sobre conflitos contemporneos. Organizados em pequenos grupos, os estudantes devero escolher um conflito para ser pesquisado. Apresente os textos e mapas a seguir, com informaes que podem auxiliar na definio dos temas de pesquisa. aos grupos a leitura e que renam novos textos e imagens com dados sobre o pas (ou pases) em questo e as origens do conflito, seus desdobramentos e perspectivas de resoluo. Eles devero considerar tambm o papel e a atuao de outras naes e organizaes nos episdios mais relevantes. escolham alguma das indicaes a seguir, os grupos devero acessar e ler a matria completa.

u Recomende

u Caso

1. Conflitos no mundo rabe: chamas da mudana


Do norte da frica ao Oriente Mdio, uma nova gerao armada com celulares, redes sociais e muita determinao luta pela posse de seu futuro. [...] Em dezembro de 2010, na Tunsia, um vendedor de frutas de 26 anos, humilhado pelos achaques de policiais e por um Estado corrupto e conivente, ateou fogo em si mesmo. Um vdeo feito com celular mostrando os protestos com ambulantes foi postado no Facebook. A rede Al Jazeera, do Catar, transmitiu o vdeo. Os protestos na Tunsia recrudesceram. Em janeiro de 2011, o presidente da Tunsia, no poder havia 23 anos, fugiu. Em um ms, o presidente do Egito desde 1981 tambm caiu foi o estopim para outras revoltas [como a que derrubou Khadafi, na Lbia].

EXPLOSO DA JUVENTUDE Mais da metade da populao tem menos de 30 anos, pois a assistncia sade melhorou. As taxas de natalidade esto em queda na maior parte da regio. Por isso, o boom est chegando ao auge. FRUSTRAO OCUPACIONAL As burocracias inchadas que tm sido a principal fonte de empregos no conseguem absorver os jovens. A iniciativa privada ficou para trs, tolhida por regulaes labirnticas e pelo favoritismo poltico. ESTADO AUTORITRIO Governos sufocam os processos constitucionais, os direitos humanos e a liberdade de imprensa. NOVAS CONEXES Os celulares esto em toda parte e, segundo um estudo da Faculdade de Polticas Pblicas de Dubai, em 2010, o nmero de usurios do Facebook aumentou 78%.

Populao (em milhes)

MARROCOS ARGLIA
32 35

TUNSIA
10,6

LBIA
6,6

EGITO
82,1

LBANO
4,1

SRIA
22,5

Percentual abaixo dos 30 anos

56%

55

50

60

61

50

66

Percentual de jovens desempregados (1524 anos) = 1% Sem dados

22%
Oportunidades econmicas
BAIXAS

24
BAIXAS

31
BAIXAS MUITO BAIXAS

25
BAIXAS

22
MODERADAS

19
BAIXAS

ndice de direitos humanos 0 = menos repressivo 10 = mais repressivo

6,8

7,6

7,5

8,3

8,2

6,8

8,8

Celulares (por 100 pessoas)

79

94

95

149

67

57

46

Fonte: NATIONAL

GEOGRAPHIC BRASIL,

ano 12, no 136, julho de 2011, pg. 100 e 102.

www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012


2. Somlia: crise humanitria no Chifre da frica
40 0 Imen den Djibuti Maydh Bossaso Butyaalo Bargaal Berbera Hargeysa Somalilndia Garoowe Militantes islmicos dominavam grande parte do territrio ao sul desta linha em junho de 2009. Etipia Xudur Jowhar Baydhaba Mogadscio Gendershe Marka
Campo de refugiados de Dadaab

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

50 0

10 Sinais de instabilidade: Ataque de rebeldes islmicos, janeiro de 2007 a junho de 2009 rea de crise humanitria, segundo a ONU Base terrestre de piratas Quantidade de pessoas deslocadas ou de refugiados em junho de 2009 (em milhares) 464 250 100 50 5 Localizao no continente A capital est sob ataque dos rebeldes; a luta j levou muitos moradores a se refugiar em acampamentos fora da cidade.

Eyl Garacad

Somlia Gaalkacyo Hobyo

Dhuusamareeb Belet Weyne

Xarardheere

Equador Kismaayo

frica Somlia

Qunia

140 km

[Escala no Equador] Projeo: Plate Carree

PAS EM DESESPERO Enquanto a paz reina em parte da regio separatista da Somalilndia, ao norte, as milcias islmicas lutam para assumir o controle do sul do pas, e os piratas prosperam na costa da semiautnoma regio de Punt. O conflito e a seca geraram uma catstrofe humanitria mais de 1 milho de pessoas deixaram suas casas; 3,5 milhes dependem da distribuio de alimentos. Mas a falta de segurana torna cada vez mais difcil levar ajuda populao.

Fonte: DRAPPER, Robert. Somlia devastada. NATIONAL

GEOGRAPHIC BRASIL,

ano 10, no 114, setembro de 2009, pg. 127.

3. Sudo do Sul: sonho de paz

A causa das tenses no Sudo de natureza to geogrfica que poderia ser notada at mesmo por um observador na Lua. A ampla faixa cor de marfim do Saara no norte da frica contrape-se savana e selva verdejante no centro do continente. As populaes em geral se distribuem de um lado e de outro desse divisor vegetal. [...] No Sudo, o contato entre rabes e negros sempre foi problemtico. J no sculo 7, os conquistadores muulmanos descobriram que muitos moradores da terra ento conhecida como Nbia eram cristos. O confronto entre ambos consolidou-se em um impasse que durou mais de um milnio. [...] [J no sculo 20], com a ecloso da segunda guerra civil no pas, em 1983, surgiu um grupo rebelde, intitulado Exrcito de Libertao do Povo do Sudo, que, em um dos seus primeiros atos espetaculares, lanou um ataque contra a sede da construtora de um canal [que desviaria guas da regio mida do Sudd para o norte, at o rido Egito]. Anos de carnificina se seguiram e somente seriam encerrados em 2005, quando esforos diplomticos nos bastidores levaram assinatura do Acordo de Paz Global. Esse pacto assegurou ao Sudo do Sul uma autonomia relativa, com Constituio, Exrcito e moeda prprios. Em janeiro de 2011, a histria sudanesa deu um passo determinante: a populao sulista aprovou em referendo a deciso de separar-se do norte e formar uma nao livre, por ora chamada de Sudo do Sul. As lideranas polticas de ambos os lados emitem sinais de que pretendem respeitar o resultado, temerosos de uma interveno internacional. Ao mesmo tempo, continuam o antagonismo e a troca de acusaes. [...] A questo : por que o norte no aceita a separao do sul? De novo, o motivo geogrfico: petrleo. A maior parte das reservas fica no Sudo do Sul, mas o governo central controla as refinarias, assim como a distribuio das receitas.
GEOGRAPHIC BRASIL,

Fonte: TEAGUE, Matthew. Sudo do Sul sonho de paz. NATIONAL

ano 11, no 132, maro de 2011, pg. 106 e 108.

www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012


Trpico de Cncer
EGITO LBIA

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

O destino do petrleo
ARBIA SAUDITA

Porto do Sudo CHADE

67% ndia 5% Indonsia 10%

China

Japo 16% Europa, Tailndia e Malsia 2%

MA RV ER ME LH

SUDO

* Nmeros baseados no valor de troca em dlares americanos em 2009; dados da China excluem Taiwan

Cartum

ERITREIA

IMEN El Obeid

Nyiek Provvel fronteira do novo pas REPBLICA CENTRO-AFRICANA Abyei Malakai ETIPIA SOMLIA

SUDO DO SUL

Bentiu

Bloco inexplorado de petrleo Bloco em produo de petrleo* Oleoduto Campo petrolfero Refinaria
UGANDA QUNIA

Duk Padiet

Itti Bor Namorupu Yambio Juba Kaboeta REPBLICA DEMOCRTICA DO CONGO

Cidade Capital

270 km

Divisa em conflito

[Escala no Equador]

(*) Consrcios exploram os blocos de produo do petrleo. Discrepncias nos nmeros geram a desconfiana sulista de que o governo central no distribui as receitas como determina o tratado de paz. Fontes: Global Witness; IHS Energia; Wildlife Conservation Society; Atlas de Comrcio Global; Administrao de Informao sobre Energia Americana. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 11, no 132, maro de 2011, pg. 107.

4. Iraque. Bagd hoje: uma cidade de muros

Alguns nomes de bairros de Bagd mudaram desde a invaso. A Cidade Saddam, como consta no meu velho mapa, agora Cidade Sadr, em honra ao falecido lder xiita Muhammad al Sadr. Os pontinhos formam um padro geral quando me afasto para ter uma viso do todo: azuis de um lado, vermelhos de outro; xiitas dominando o lado leste do Tigre, sunitas agrupados a oeste. Os sunitas avanaram mais para oeste enquanto os xiitas penetraram em setores adjacentes ao rio. Embora ainda existam alguns bairros mistos, Bagd, definitivamente, no mais uma cidade secular modelo do Oriente Mdio, como outrora os iraquianos a descreviam com indisfarvel orgulho. A guerra mudou tudo. Os anos de renitente violncia criaram uma paisagem definida por tribos e pela religio. Com populao de quase 6 milhes de habitantes, Bagd tornou-se um municpio de enclaves murados sob a guarda de soldados do Exrcito iraquiano, policiais federais e locais, seguranas privados e outros grupos, como os Filhos do Iraque, uma milcia voluntria que patrulha seus bairros armada de fuzis AK-47. As demarcaes so feitas por fortes barreiras de concreto resistentes a exploses. [...] Bandeiras religiosas adejam em telhados, mesquitas e cruzamentos nas reas xiitas. Os bairros sunitas destacam-se pela ausncia de bandeiras. A populao crist, antes dispersa, concentrou-se, mas talvez tenha declinado 50% e hoje seja inferior a meio milho em todo o Iraque. J os xiitas aumentaram sua dominncia. Bagd um imenso campo de concentrao, meu amigo, resume meu intrprete, Yusif al-Timimi. Os Estados Unidos no trouxeram a democracia. Trouxeram muros.
GEOGRAPHIC BRASIL,

Fonte: TURNER, Brian. Bagd depois da guerra. NATIONAL

ano 12, no 136, julho de 2011, pg. 8182.

www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012


5. Afeganisto. A luta das mulheres

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

H 25 anos, uma garota afeg de olhos verdes causou espanto na capa da revista NATIONAL GEOGRAPHIC. Uma jovem refugiada tentando escapar da guerra entre os comunistas, apoiados pela hoje extinta Unio Sovitica, e os mujahedins, guerrilheiros islmicos sustentados pelos Estados Unidos, ela tornou-se a imagem do desespero em seu pas. O atual cone do Afeganisto de novo uma jovem, Bibi Aisha, cujo marido cortou-lhe o nariz e as orelhas como castigo por ter fugido dele e de sua famlia. Bibi fizera isso para escapar dos espancamentos e dos abusos a que era submetida. [...] Na rea chamada crescente pashtun, desde a provncia de Farah, no oeste, at Kunar, no noroeste, a vida era, e em muito sentidos ainda , organizada em torno do cdigo pashtunwali, maneira dos pashtuns. Seu fundamento a honra masculina, avaliada segundo trs tipos de posse: zar (ouro), zamin (terra) e zan (mulheres). [...] O Parlamento afego props [...] um projeto de lei visando eliminar a violncia contra as mulheres. Elas, por sua vez, comeam a rejeitar as velhas prticas. Visitei em Cabul o lar de Sahera Sharif, pashtun e a primeira parlamentar feminina [da provncia] de Khost. Ningum sabia que uma mulher podia afixar psteres de campanha poltica nos muros [...], diz ela. Em criana, Sahera enfrentou o pai, um mul conservador, trancando-se em um armrio at ele permitir que ela fosse escola. Sahera atravessou a guerra civil em meio a grupos rivais de mujahedins que arrasaram Cabul antes da vitria do Talib, em 1996. [...] Depois da queda do Talib, em dezembro de 2001, Sahera Sharif abriu uma estao de rdio para educar as mulheres sobre higiene e noes de sade. Em atitude ainda mais radical, ela apresentou-se como voluntria para dar aulas na universidade em Khost, tornando-se a primeira mulher a fazer isso. Sahera aposentou a burca outro pioneirismo e postou-se diante de alunos homens para lhes ensinar psicologia. Eles ficaram corados. E assim ela comeou a educ-los.
Fonte: RUBIN, Elisabeth. Rebelio velada. NATIONAL
GEOGRAPHIC BRASIL,

ano 11, no 129, dezembro de 2010, pg. 136137.

u Oferea apoio realizao da pesquisa, seleo e organizao dos dados (consulte outras fontes no fim deste plano). Auxilie

os grupos a definir formas e produtos para a apresentao dos resultados. Verifique a disponibilidade de uso do laboratrio de informtica da escola. Reserve tempo e espao necessrios para a apresentao dos trabalhos. organizar os debates e fazer as snteses necessrias com a turma, considere que os processos de construo da paz no quadro geopoltico contemporneo se assentam sobre quatro pilares: segurana, desenvolvimento econmico-social, construo, ou reconstruo, das instituies polticas e formas de reconciliao social. Leve em conta tambm que tais processos se apoiam com acordos de paz entre as partes beligerantes, normalmente conduzidos por representantes da ONU ou com a mediao de lderes de pases vizinhos (sob a superviso da entidade). tambm com as turmas sobre princpios, regras e estatutos que regem os direitos da pessoa. Eles esto na base dos processos de paz e reorganizao social e poltica ps-guerra. Um documento fundador a Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, acompanhado de normas, atos e sanes do direito internacional.

u Para

u Converse

u Outros

atores tambm participam de processos de paz, como organizaes multilaterais internacionais (OEA, Otan, Unio Africana, Asean etc.), organizaes no governamentais (Anistia Internacional, Mdicos Sem Fronteiras, Human Rights Watch, entre outras), indivduos e organizaes ou movimentos de mbito nacional ou local. julgar crimes de guerra e outras aes ilegais, existe, desde 1998, o Tribunal Penal Internacional. Ele j condenou generais de guerra na antiga Iugoslvia, o ex-presidente Charles Taylor, da Libria (palco de conflitos em que foram usados meninos soldados), e tambm Idriss Abu Garda, lder rebelde de Darfur (no oeste do Sudo). manuteno da paz um mandato da ONU, que desenvolve misses de paz variadas, com a presena de efetivos militares (capacetes azuis) para proteger as populaes locais. A entidade estabelece tambm parcerias com atores diversos para reerguer o aparato poltico-administrativo e judicirio e as infraestruturas do pas, supervisionar eleies etc. Outras organizaes regionais tambm atuam nessas misses. A ONU responde tambm por acolhimento, proteo e repatriamento de refugiados.

u Para

u A

Avaliao
Leve em conta os objetivos e as expectativas de aprendizagem dispostos no incio deste plano. Considere tambm a participao de cada estudante nas tarefas individuais e coletivas. Examine o domnio progressivo dos conceitos-chave e das habilidades em jogo. Quanto aos resultados e produtos finais, avalie a clareza e a organizao dos textos e o efeito visual de painis, esquemas grficos e outras representaes utilizadas pelos estudantes. Se for conveniente, proponha turma uma avaliao do trabalho desenvolvido.

www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

Atividades complementares para os estudantes


Analise os grficos a seguir e escreva um texto que explique a posio dos pases citados, tanto quanto origem como tambm em relao ao destino dos refugiados no mundo.
Afeganisto* Afeganisto* Iraque Iraque Somlia Somlia Rep. Dem. do Congo Rep. Dem. Myanmar* do Congo Myanmar* Colmbia* Colmbia* Sudo Sudo Vietn** Vietn** Eritreia Eritreia Srvia Srvia 678.300 678.300 455.900 455.900 406.700 406.700 389.800 389.800 368.200 368.200 339.300 339.300 209.200 209.200 195.600 195.600
* Inclui pessoas em situao anloga de refugiado. ** Os mais de 300 mil refugiados vietnamitas esto bem integrados e, na prtica, recebem proteo do governo da China.

2.887.100 1.785.200 2.887.100 1.785.200

Paquisto(a) (a) Paquisto Rep. Islmica do Ir


(b) Rep. Islmica do Ir Rep. rabe Sria (b) Rep. rabe Sria Alemanha (b) Alemanha Jordnia (b) Jordnia Qunia

1.070.500 1.070.500 1.054.500 1.054.500 593.800 593.800 450.800 450.800 358.900 358.900 338.500 338.500 301.000 301.000 275.500 275.500 269.400 269.400

1.740.700 1.740.700

Qunia Chade (c) Chade China China Estados Unidos (d) Estados Unidos Reino Unido(d) Reino Unido(d)
(c) (d)

(a) Inclui afegos em situao anloga de refugiado. (b) Estimativa do governo. (c) Os 300 mil refugiados vietnamitas esto bem integrados e, na prtica, recebem proteo do governo da China. (d) Estimativa do Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados (Acnur).

Fonte: ACNUR. Tendncias Globais 2009. Acnur, 15 de junho de 2010, pg. 89.

(Desafio National Geographic 2011)

A Sria uma terra antiga, moldada ao longo de milnios pelo comrcio e pelas migraes. [...] O regime dos Assad no se mantm no poder h quase 40 anos com medidas tolerantes. Ele conseguiu sobreviver em uma regio violenta [com] astcia poltica e aproximao interesseira com naes mais poderosas como Unio Sovitica e agora o Ir. As relaes com os Estados Unidos, raramente boas, tornaram-se ainda mais difceis aps a invaso do Iraque em 2003. [...] Hafez Assad [pai de Bashar, presidente atual] articulou em 1970 um golpe de Estado para chegar ao poder. Era inclemente com seus inimigos, sobretudo com a Irmandade Muulmana Sria. [...] No fim da dcada de 1970, ela promoveu uma srie de atentados. Hafez ordenou bombardeios em redutos dos militantes. Milhares de pessoas morreram ou foram detidas, torturadas e abandonadas em prises.
Fonte: NATIONAL
GEOGRAPHIC BRASIL,

edio no 116, novembro de 2009, pg. 8283.

O texto contribui para explicar por qu, diante das intensas revoltas populares no mundo rabe-muulmano ao longo de 2011, o governo srio: (A) A exemplo de outras ditaduras chefiadas por militares ou monarcas na regio, vem reprimindo fortemente as manifestaes populares em seu pas. (B) Pressionado por potncias ocidentais, realizou eleies gerais e procurou garantir o direito livre manifestao dos cidados do pas. (C) Confirmando sua tradio democrtica, vem apoiando grupos islmicos e movimentos populares contra ditaduras na Lbia, no Imen e em Barein. (D) Como aliado histrico do Ocidente na regio, adotou posio de neutralidade diante dos conflitos no norte da frica e no golfo Prsico. Resposta: alternativa A
www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012


3

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

(Desafio National Geographic 2011)

Quando os britnicos se retiraram em meados da dcada de 1950, no admira que a regio fosse engolfada por uma guerra civil. Os rebeldes combateram as tropas do governo federal durante os anos 1960, e 500 mil pessoas perderam a vida antes que os dois lados interrompessem as hostilidades, em 1972. [...] Com a ecloso da segunda guerra civil, em 1983, surgiu um novo grupo rebelde. Anos de carnificina se seguiram e foram encerrados em 2005, com a assinatura do Acordo de Paz Global. [...] Nas regies em que rabes e negros haviam, ao longo da histria, disputado terras de pastagem, agora lutavam pelo petrleo reservas de at 3 bilhes de barris em uma zona fronteiria, [...] h tempos uma rea de confronto entre tribos e cls.
Fonte: NATIONAL
GEOGRAPHIC BRASIL,

no 132, maro de 2011, pg. 106 e 115.

Os episdios descritos esto diretamente relacionados a: (A) Guerra civil, opondo tropas do governo da Lbia; os grupos revoltosos derrubaram Muammar Kadhafi, havia 40 anos no poder. (B) Lutas entre milcias na Somlia, tendo como desfecho a criao da Somalilndia, provncia separatista no norte do pas. (C) Combates entre as tropas do governo comunista de Angola e a guerrilha pr-ocidental, com a vitria final das primeiras. (D) Conflitos histricos entre grupos do norte e do sul do Sudo, em que um referendo aprovou a criao do Sudo do Sul, em 2011. Resposta: alternativa D

(Desafio National Geographic 2011)

Trs mulheres a presidente da Libria, Ellen Johnson Sirleaf, a ativista Leymah Gbowee, tambm liberiana, e a jornalista e militante antigoverno Tawakul Karman, do Imen foram agraciadas com o Prmio Nobel da Paz em 2011. Ellen Sirleaf foi eleita a primeira mulher chefe de Estado de um pas africano. Leymah Gbowee notabilizou-se por fundar um movimento pacifista que ajudou a encerrar a guerra civil na Libria; e Tawakul Karman tornou-se conhecida por organizar manifestaes e acampamentos contra o governo de seu pas desde 2007. Considerando os dados acima, conclui-se que a premiao: (A) Pe em xeque as prticas utilizadas por organizaes sociais com base no ativismo feminino. (B) Evidencia a ausncia das mulheres em movimentos que esto mudando a vida poltica dos pases. (C) Reconhece a participao das mulheres na luta pela paz e na conquista dos direitos humanos. (D) Acaba reforando a criao de preconceitos e esteretipos que atentam contra a condio feminina. Resposta: alternativa C

As unidades militares dos Estados Unidos instaladas no Afeganisto distriburam panfletos com tirinhas, como esta abaixo, populao local. Para quem no fala o idioma pashtum, uma pergunta complexa pode ser resumida em poucas imagens.

(Desafio National Geographic 2011)

Fonte: NATIONAL

GEOGRAPHIC BRASIL,

edio no 137, agosto de 2011, pg. 32.

Essa forma de comunicao surge no Afeganisto em um contexto marcado pela: (A) Aceitao da populao presena de tropas de ocupao no pas. (B) Interveno externa no pas e aes ligadas chamada guerra contra o terror. (C) Proibio do comrcio de armas e do trfico de drogas, sobretudo do pio, no pas. (D) Assinatura de acordos de paz e estabilidade das instituies polticas do pas. Resposta: alternativa B
www.viagemdoconhecimento.com.br

Desafio National Geographic 2012

PLANO DE AULA VIAGEM DO CONHECIMENTO

Indicaes de fontes para consulta e pesquisa


Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados (Acnur). Tendncias Globais 2009. Genebra, Sua: Acnur, 15 de junho de 2010. BONIFACE, Pascal ; VDRINE, Hubert. Atlas do Mundo Global. So Paulo: Estao Liberdade, 2009, 127 pgs. DANIELS, Patricia; HYSLOP, Stephen G. Atlas da Histria do Mundo. National Geographic. So Paulo: Editora Abril/NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, 2003. 374 pgs. DURAND, Marie-Franoise; COPINSCHI, Philippe; MARTIN, Benoit; PLACIDI, Delphine. Atlas da Mundializao: Compreender o Espao Mundial Contemporneo. So Paulo: Saraiva, 2009. 176 pgs. HAYDEN, Thomas (org.). NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Dossi Terra: o Estado do Planeta 2010. So Paulo: Editora Abril, 2010. 110 pgs. HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o Breve Sculo XX: 19141991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. 598 pgs. SMITH, Dan. Atlas dos Conflitos Mundiais. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007. 128 pgs.

Publicaes

Internet

ACNUR/Brasil. Disponvel em: http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/acnur Declarao Universal dos Direitos Humanos. Disponvel em: Portal Brasil. http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_ bib_inter_universal.htm Mdicos Sem Fronteiras/Brasil. Disponvel em: http://www.msf.org.br Organizao das Naes Unidas/Brasil. Disponvel em: http://www.onu.org.br Afeganisto: Rebelio velada. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 11, no 129, dezembro 2010. Disponvel em: http://viajeaqui. abril.com.br/materias/rebeliao-velada-afeganistao-isla Coreia do Norte: A fuga da opresso. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 9, no 107, fevereiro de 2009. Disponvel em: http:// viajeaqui.abril.com.br/materias/no-rastro-do-jaguar Egito: Egito em seu momento. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 13, no 146, maro de 2012. Disponvel em: http://viajeaqui. abril.com.br/materias/egito-cairo-revolucao-hosni-mubarak-primavera-arabe. Iraque: Bagd depois da guerra. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 12, no 136, julho de 2011. Disponvel em: http://viajeaqui. abril.com.br/materias/bagda-iraque-guerra-estados-unidos Mianmar: Terra das sombras. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 12, no 137, agosto de 2011. Disponvel em: http://viajeaqui. abril.com.br/materias/mianmar-birmania-budismo Paquisto: Perigo no corao do Paquisto. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 11, no 124, julho de 2010. Disponvel em: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/perigo-no-coracao-do-paquistao Somlia: Somlia devastada. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 10, no 114, setembro de 2009. Disponvel em: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/somalia-devastada-conflitos-guerra Sudo do Sul: Sonho de paz. NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, ano 11, no 132, maro de 2011. Disponvel em: http://viajeaqui. abril.com.br/materias/sudao-do-sul-guerras-civis
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

Pelo menos 12 naes rabes viveram 2011 sob tenso e violncia, 28/12/2011. Disponvel em: http://viajeaqui.abril.com. br/materias/pelo-menos-12-nacoes-arabes-viveram-2011-sob-tensao-e-violencia

on-line:

www.viagemdoconhecimento.com.br

10

Вам также может понравиться