Вы находитесь на странице: 1из 3

Provo 3 bimestre Prof.

: Sabrina Soares --- 105

1) ENEM 2008 - Usada para dar estabilidade aos navios, a gua de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no pas, espcies indesejveis do ponto de vista ecolgico e sanitrio, a exemplo do mexilho dourado, molusco originrio da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilho dourado foi encontrado na bacia Paran-Paraguai em 1991. A disseminao desse molusco e a ausncia de predadores para conter o crescimento da populao de moluscos causaram vrios problemas, como o que ocorreu na hidreltrica de Itaipu, onde o mexilho alterou a rotina de manuteno das turbinas, acarretando prejuzo de US$ 1 milho por dia, devido paralisao do sistema. Uma das estratgias utilizadas para diminuir o problema acrescentar gs cloro gua, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reproduo da espcie. GTGUAS, MPF, 4. CCR, ano 1, n. 2, maio/2007 (com adaptaes). De acordo com as informaes acima, o despejo da gua de lastro (A) ambientalmente benfico por contribuir para a seleo natural das espcies e, conseqentemente, para a evoluo delas. (B) trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aqutica nativa do lago da hidreltrica de Itaipu. (C) causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma reduo do suprimento de gua para as turbinas. (D) introduziu uma espcie exgena na bacia Paran-Paraguai, que se disseminou at ser controlada por seus predadores naturais. (E) motivou a utilizao de um agente qumico na gua como uma das estratgias para diminuir a reproduo do mexilho dourado. 2) Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluio sobre o ambiente aqutico, devemos

I - evitar a liberao de esgotos sem tratamento nos cursos d'gua. II - incentivar a construo de aterros sanitrios para a deposio de lixo. III - exigir apenas a liberao de lixo biodegradvel nos mananciais de gua. IV - estimular as indstrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes lquidos.

Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas a) somente I, II e III b) somente I, II e IV c) somente I, III e IV d) somente II, III e IV e) I, II, III e IV 3)ENEM 2007 - A figura abaixo parte de uma campanha publicitria.

Essa campanha publicitria relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa: (A) O comrcio ilcito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, uma ameaa para a biodiversidade nacional. (B) A manuteno do mico-leo-dourado em jaula a medida que garante a preservao dessa espcie animal. (C) O Brasil, primeiro pas a eliminar o trfico do mico-leo-dourado, garantiu a preservao dessa espcie. (D) O aumento da biodiversidade em outros pases depende do comrcio ilegal da fauna silvestre brasileira. (E) O trfico de animais silvestres benfico para a preservao das espcies, pois garante-lhes a sobrevivncia.

4) O biocombustvel uma fonte energtica resultante do processo de:


A Depsitos fsseis em grandes profundidades. B Aquecimento de placas de material semicondutor. C A partir da quebra de tomos de urnio. D Movimento dos ventos captados por ps de turbinas ligadas a geradores. E Processamento de derivados de produtos agrcolas como a cana de acar, mamona, soja, biomassa florestal, resduos agropecurios, entre outras fontes.

5) (UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentvel tem sido cada vez mais discutida
junto s questes que se referem ao crescimento econmico. De acordo com este conceito considera-se que: a) o meio ambiente fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocvel. b) os pases subdesenvolvidos so os nicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrializao, preservam melhor o seu meio ambiente do que os pases ricos. c) ocorre uma oposio entre desenvolvimento e proteo ao meio ambiente e, portanto, inevitvel que os riscos ambientais sustentem o crescimento econmico dos povos. d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconmico que no comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponveis. e) so as riquezas acumuladas nos pases ricos, em prejuzo das antigas colnias durante a expanso colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econmico dos povos.

Вам также может понравиться