Вы находитесь на странице: 1из 11

A POTICA E O PESQUISADOR:

Reflexes sobre as reverberaes subjetivas na pesquisa acadmica em Artes Prof. Dra. Helena Escobar da Silva Freddi1

Resumo: A arte na contemporaneidade, muitas vezes, pressupe que os artistas sejam, tambm, tericos de sua produo potica. A pesquisa acadmica em arte e sobre a arte traz em si o paradoxo da subjetividade como fio condutor do pensamento estruturado pela objetividade, questo que suscita a elaborao de procedimentos metodolgicos, que abarquem tanto a subjetividade quanto a objetividade do artista pesquisador. Este fato evidencia a necessidade de uma abordagem do objeto artstico que enfrente a complexidade de sua existncia com instrumentos e procedimentos tericos, cujo alcance de seus esclarecimentos estejam em consonncia com as obras realizadas e analisadas. Palavras chaves: Arte potica metodologia subjetividade objetividade.

Nascida em So Paulo capital, graduada em Educao Artstica - Licenciatura Plena pela FAAP SP; psgraduada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESPSP em 1995 e doutorada em Poticas Visuais pela Escola de Comunicao e Artes (ECA USP) em 2003. Nos anos de 1995 / 96, residiu em Milo onde desenvolveu trabalhos grfico-poticos no Atelier Quattordici, realizando desde ento projetos de intercmbio, curadorias e exposies no Brasil e exterior. Desde 1999 desenvolve atividades acadmicas ligadas pesquisa e estudo das tcnicas e poticas grficas no ensino superior. Coordenou o Curso de Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo de 2004 a 2010. Atualmente leciona na Graduao e nos cursos de Ps-Graduao em Direo de Arte em Comunicao e Histria da Arte desta Instituio.
1

Introduo

A pesquisa em arte e sobre a arte traz em si o paradoxo da subjetividade como fio condutor de um pensamento estruturado pela objetividade. certo que o tema da subjetividade como elemento constitutivo da pesquisa dentro das cincias humanas est presente e ocupa um lugar de destaque nas reflexes sobre o sujeito pesquisador, o objeto pesquisado e o mtodo como instrumento mediador entre os participantes de um trabalho cientfico. Isto porque, tradicionalmente, a proposta para uma pesquisa que pretenda ser cientfica a construo neutra, imparcial de um conhecimento, na qual a subjetividade provocaria o distanciamento, ou at mesmo a aniquilao da verdade. Para isso, a metodologia apropriou-se de atributos reguladores atravs dos quais, tudo o que envolve a pesquisa acaba por depurar-se em benefcio de uma identidade de pensamento: Enquanto gnero, [...], o texto cientfico monolgico por excelncia. O discurso est orientado para o objeto e a palavra serve apenas para representar. (AMORIM: 2004, p.147) No entanto, HansGeorge Gadamer adverte que "o mtodo incapaz de revelar uma nova verdade: apenas explicita o tipo de verdade j implcita no mtodo" (sd., p. 170). Neste presente artigo propomos refletir sobre a pesquisa em artes realizada, na universidade, pelo prprio artista. Baseamos este estudo no acompanhamento de discentes de bacharelado em Artes Visuais inscritos no programa de Iniciao Cientfica2. A proposta de pesquisa foi a de verificar, na produo e atuao de alguns artistas, indcios residuais do contato entre artista-educador e artistaestudante. Como estrutura metodolgica foi estabelecido que as pesquisadoras deveriam abarcar, tambm, o trabalho artstico desenvolvido por cada uma delas e que, o prprio trabalho seria mediador na conduo da pesquisa. Mediador, mas no unificador, pois a prpria prxis artstica proposta como estrutura metodolgica estabelece um contorno que , ao mesmo tempo, objetivo e subjetivo, ou seja:

O compreender como tarefa de verificao possvel diante do complexo humanstico-histrico, "no uma espcie de conhecimento cientfico que foge da existncia para um mundo de conceitos", mas sim um "encontro histrico que apela para a
2 2

O projeto de pesquisa de iniciao cientfica intitulado Reverberaes grficas: reflexes sobre a influncia de Evandro Carlos Jardim na gravura paulistana contempornea (1980-2010) resultou em trs artigos produzidos pelas estudantes-artistas-pesquisadoras em setembro de 2011.
2

experincia pessoal de quem est no mundo" Desta forma, o "interpretar" se estabelece como um conhecimento entre o objeto artstico e o prprio mundo que o concebe e acolhe. (FREDDI, 1996, p.19).

Se na pesquisa em cincias humanas a questo da subjetividade ponto de ateno, pois envolve a legitimao do conhecimento dentro de um gnero; no campo das artes, a pesquisa acadmica, na qual o pesquisador o prprio artista, a questo decisiva. Este fato evidencia a necessidade de uma abordagem do objeto ou situao artstica que, no s enfrente a complexidade de sua existncia com instrumentos e procedimentos tericos, cujo alcance de seus esclarecimentos esteja em consonncia com as obras analisadas, como tambm abarque a voz do pesquisador-artista como existncia polifnica, como esclarece AMORIM:

[...] conhecimento uma questo de voz. O objeto que est sendo tratado num texto de pesquisa ao mesmo tempo objeto j falado, objeto a ser falado e objeto falante. Verdadeira polifonia que o pesquisador deve poder transmitir ao mesmo tempo que dela participa. (AMORIM, 2004:p. 19).

Pesquisa e potica

Ao entendermos que a subjetividade da obra de arte d-se a conhecer na concretizao da prpria obra, poderemos vislumbrar um horizonte que direcione a pesquisa em artes visuais. A abordagem potica, entendida aqui como todo o processo mental e material de construo artstica, j em si mesma pesquisa. Desde as vanguardas, a arte no permite ser regulada por normas restritas: o campo das artes tornou-se suficientemente aberto e transitivo para comportar um exerccio criativo bastante diferente daquele circunscrito pela tradio das belas artes. Desta maneira, a arte contempornea passou a privilegiar e estimular uma construo teorizada da arte como:

Uma forma de investigao intelectual e sensorial que estabelece cdigos para um modo especfico de linguagem. O olhar contemporneo no se esgota nos valores outrora consagrados como o virtuosismo tcnico, a auto-expresso, a beleza, a originalidade ou o prazer. Nessa busca constante pela ampliao de seu campo de sentidos, o artista exercita um aprofundamento terico singular na percepo e registro do mundo sua volta. (ORTHOF, 2002, p. 79).
3

certo que a reflexo feita por artistas, nas mais variadas formas de registro textual, possui uma maior existncia temporal. Segundo CAUQUELIN: Desde os cadernos de Da Vince, da correspondncia de Poussin, do dirio de Delacroix, os textos de artistas vm se tornando numerosos, adquirindo direito de cidadania no domnio da esttica [...](2005; p. 154). Evidentemente, no s o campo da

esttica que se beneficia de elementos documentais, em especial os textos, que compem o processo artstico. O fenmeno de mediao destes registros assegura: a intermediao entre o verbal e o no verbal, de maneira a juntar os dois. (CAUQUELIN; 2005; p. 155) ajudando a esclarecer a arte na contemporaneidade a qual defronta-se com a necessidade de tornar visvel no o mundo invisvel, mas sua prpria obra. (CAUQUELIN; 2005; p. 156) Embora o texto do artista, como elemento esclarecedor de sua obra, seja aceito como documento para a pesquisa nas reas de histria, filosofia e esttica, esttica comparada, entre outras, na pesquisa cientfica, realizada pelo artista no ensino superior de Artes Visuais, este mesmo texto recebido com desconfiana, pois seria desprovido da neutralidade e objetividade esperada para um trabalho acadmico. Mas em artes, a questo da expressividade da linguagem visual est vinculada ao sistema de criao pertencente quele artista, cuja subjetividade e objetividade de seu fazer no podem ser ignoradas. Assim, lidar com o

pesquisador-artista e sua obra-proposio , tambm, enfrentar as questes prprias da expresso de uma linguagem que:

[...] no se evidencia apenas na objetividade de uma proposta ou nas suas intenes conscientemente formuladas. A linguagem identificase com a subjetividade individual e acaba se revelando como uma verdade ou essncia que se manifesta na obra, evidenciada pela maneira de fazer prpria quele artista, extrapolando, na maioria das vezes, suas prprias intenes. (REY, 2002, p.130).

Se entendermos que nos dados expressivos da obra, que ultrapassam as proposies dos artistas, que poderemos encontrar os elementos que possam conduzir uma pesquisa; como pesquisadores-artistas, percebemos que a dificuldade em determinar categoricamente uma metodologia de abordagem e encaminhamento para a pesquisa em artes deriva do fato da arte revelar-se em mltiplas leituras e interpretaes que, muitas vezes, acabam por receber apenas uma traduo verbal,
4

na maioria das vezes, empobrecida. Este fato nos incita ao desafio de pensar a pesquisa como um campo receptivo a questes a serem verificadas e no uma verdade a ser imposta ao objeto a ser investigado. A proposta de Hlio Fervenza, de um mtodo que seja estruturado como caminho, nos parece esclarecedor:
Como artista visual e pesquisador em artes, minhas perguntas iniciais so: qual caminho escolher para abordar este assunto? Qual via seguir para chegar exposio dos vrios problemas com os quais sou confrontado diariamente e os mtodos a utilizados? Logo em seguida percebo que um dos significados de mtodo, talvez o mais importante, o de caminho: caminho pelo qual se atinge um objetivo, nos diz o dicionrio. [...] O caminho est indissoluvelmente ligado ao caminhante e a seu andar. Resumindo: os caminhos em questo se fazem medida que caminhamos. Da a dificuldade de tra-los inteiramente a priori, sem que esse trajeto inicial no seja revisto, alterado, modificado a todo instante. Da talvez sua impossibilidade mesmo. (FERVENZA, 2002, p.67).

Ressaltamos, entretanto, que estamos nos referindo a dois possveis tipos de encaminhamento de pesquisa nas Artes Visuais. Uma est voltada ao projeto de realizao artstica e esta que FERVENZA aponta como caminho. Outra uma pesquisa que revele a obra j realizada por quem efetivamente a construiu, quer seja como autor do projeto, o propositor que consegue com que a obra seja concretizada, quer seja o prprio autor-construtor. Neste caso importante entender que:
Toda pesquisa s tem comeo depois do fim. [...] impossvel saber quando e onde comea um processo de reflexo. Porm, uma vez terminado, possvel ressignificar o que veio antes e tentar ver indcios no que ainda no era e passou a ser. (AMORIM, 2004, p.11).

De fato, pesquisar o objeto, que a obra do prprio autor-pesquisador, s poder acontecer se entendermos a obra de arte em sua existncia autnoma, pois a obra nos fala como obra e no como transmissor de mensagens. (GADAMER: 1985, 52). A compreenso deste fenmeno auxilia o artista-pesquisador na construo de sua pesquisa. Na medida em que esclarece que, embora a subjetividade de sua vivncia seja o motivador na construo de sua obra artstica, feita a obra, sua existncia descola-se para o espao concreto do mundo cultural, separando-se do prprio artista. O exerccio do pesquisador-artista, portanto,

perceber-se, tambm, fruidor. Desta forma, as vozes polifnicas podero acontecer


5

a partir destes sujeitos que se relacionam com a obra, ou seja, o artista-propositor de uma obra, o artista que sofre o processo de construo da obra e o frudor que a vivencia em sua autonomia existencial:
H um salto entre planejar e fazer de um lado e o ser sucedido do outro. Agora o produto existe e com isso est definitivamente a, alcanvel para aquele que se depara com ele e consultvel em sua qualidade. um salto atravs do qual a obra de arte distingui-se em sua unicidade e insubstituibilidade. (GADAMER: 1985, 53).

A obra, permanente ou impermanente, autnoma e est no tempo e espao disponibilizada para ser vivenciada. interessante observar, na atualidade, que os cadernos de artista, os textos confessionais ou outros tipos de documentao textual produzida pelo artista, comumente usados para um conhecimento maior do seu trabalho, tornam-se obras. Estes textos concretos so matria-prima a serem (re)vistas pelo artista-pesquisador, no sentido dado por SALLES (2008, p.84) [...] sentido bastante comum de substncia principal de que se utiliza no fabrico de alguma coisa, ou seja, aquilo de que feita a obra, aquilo que vai sendo trabalhado ou manipulado durante o processo. Isto porque, atualmente, tais documentaes so, muitas vezes, a prpria obra artstica e, neste caso,

O texto do artista adquire um estatuto inteiramente diferente ou, mais precisamente, o trao que o unia at pouco tempo, de maneira bastante frouxa, obra refora-se, torna-se necessrio, passa a fazer parte do dispositivo artstico. Dispositivo que tende cada vez mais a tomar a forma de um texto-objeto. (CAUQUELIN; 2005; p.

157). Como obra, o texto-objeto ser disponibilizado fruio e participar do texto da pesquisa tanto como voz do artista, quanto propiciar a voz do fruidor. O exerccio de afastamento exigido neste deslocamento de aes certamente requer um alto grau de disponibilidade do sujeito criador e de maior sensibilidade e acuidade do sujeito pesquisador. A voz do fruidor no o eco rememorado do artista, ou seja, uma projeo imaginada do que a obra deveria ser, sem que ele mesmo veja o que a obra, realmente, . Tambm, no a voz da crtica descolada do sujeito da criao: o artista ainda artista na pesquisa. Antes, uma voz que exercita o reconhecimento da autonomia dos seres que existem e convivem no espao-temporal de um mundo. Proposta para pesquisa em Artes Visuais
6

A pesquisa Reverberaes grficas: reflexes sobre a influncia de Evandro Carlos Jardim na gravura paulistana contempornea (1980-2010) foi proposta para ser realizada como projeto de Iniciao Cientfica do curso de Artes Visuais, Bacharelado em Pintura, Gravura e Escultura3, dentro da Linha de Pesquisa Procedimentos da Arte. Constituiu-se pelo estudo acerca das possveis

reverberaes da atuao de Evandro Carlos Jardim, como artista e pesquisador, em trs professores e artistas do quadro docente do curso e no trabalho autoral das prprias pesquisadoras4. Os artistas selecionados para a pesquisa foram Augusto Sampaio, Francisco Maringelli e Paulo Penna5, pois todos contaram com a presena de Jardim em algum momento de suas formaes. A pesquisa foi realizada por trs estudantes sendo que cada uma elencou um dos trs artistas para aprofundar o estudo e estabelecer as possveis relaes entre os artistas pesquisados e a produo autoral. A proposta da pesquisa previu dois tipos de situao. O primeiro respondendo a uma sistematizao metodolgica usual de coleta de dados por meio de levantamento bibliogrfico, visita a atelis e entrevistas registradas fonograficamente e por meio de imagens. A segunda situao envolveu a atuao artstica das pesquisadoras como ponto referencial para a articulao da anlise do material coletado. Tal proposta visou construo de uma pesquisa que abarcasse o artista como voz, como existncia revelada que partilha das outras vozes que compem a pesquisa. Assim, o trabalho plstico das pesquisadoras foi inserido, na pesquisa, como matria-prima. No decorrer do desenvolvimento da pesquisa evidenciou-se uma estrutura especular, de rebatimento de vozes: os entrevistados reconheciam prontamente a absoro da postura do professor Jardim, mas no de sua obra artstica e, ao falar da obra grfica de Jardim, procurava-se evidenciar as diferenas formais ou

Pesquisa realizada no Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo de setembro de 2010 a setembro de 2011. 4 Participaram da pesquisa Heloza Sensuline Soler Olivares, Flvia Elisa Marciliano Roma e Larissa Buran.
5

Todos, os trs artistas, atuaram como professores das pesquisadoras no decorrer do curso de graduao.
7

escolhas temticas distintas e assinalar que se houve algum tipo de aproximao potica, ela se deu no incio da convivncia entre mestre e aprendiz.6 De maneira semelhante, as pesquisadoras no percebiam a obra potica dos artistas-professores entrevistados como participantes de suas poticas, mas a figura dos seus professores, sim. Certamente, a procura de uma clara evidncia desta reverberao no corresponde ao prprio fenmeno artstico no qual a singularidade da construo artstica est vinculada a subjetividade do artista. As reverberaes poderiam estar dentro do campo de uma assimilao subjetiva, na qual as identidades e diferenas so as eventualidades de um processo. Em outras palavras, so tangncias observveis diante de uma provocao terica, localizveis temporariamente. Da a importncia da voz do artista-pesquisador: ela precisa o tempo e o lugar disponibilizando-os para o outro. Como resultado a pesquisa evidenciou a dificuldade enfrentada pelas pesquisadoras na construo do prprio trabalho artstico e, por meio desta, possibilitou uma aproximao mais cautelosa da obra dos artistas. Este cuidado revela-se na economia de apresentao de identidades e diferenas entre as poticas. Neste no dizer, a alteridade do sujeito artista e do objeto arte pode ser acolhida e auscultada.

Concluso O trabalho de iniciao cientfica proposto trouxe s jovens pesquisadoras o paradoxo da realizao artstica como investigao, que dentro da pesquisa cientfica, consolida-se como desvio. Embora a questo de adequao a um mtodo teoricamente legtimo permeasse todo o trajeto da realizao da pesquisa, a permanncia do trabalho autoral das pesquisadoras trouxe o elemento instaurador das inquietaes naturais a um trabalho artstico. Nenhuma construo artstica pacfica, da mesma maneira que nenhuma construo de conhecimento.

A transformao do prprio discurso em objeto no se produz por esforos auto-analisantes que buscariam, em ltima instncia, prestar contas sobre a sua prpria enunciao. Do mesmo modo,
6

As entrevistas esto disponibilizadas no apndice dos seguintes artigos: ; gravura de Reverberaes Grficas: Reflexes sobre a influncia de Evandro Carlos Jardim na gravura de Francisco Maringelli e Augusto Sampaio, todos pertencentes aos arquivos da Central de Iniciao Cientfica do Centro Universitrio Belas Artes de So Paulo.
a influncia de Evandro Carlos Jardim na gravura de Paulo Penna Reverberaes Grficas: Reflexes sobre a influncia de Evandro Carlos Jardim na

Reverberaes Grficas: Reflexes sobre

revelar a construo do objeto no se faz por um relatrio exaustivo da histria de sua criao. A tarefa do autor pesquisador no nem a de confessar nem a de historiar. A instabilidade do objeto polifnico funo do sistema de alteridades que se instaura no texto. (AMORIM, 2004, p.128).

Portanto, a estrutura da pesquisa, sua formalizao metodolgica e textual, dever abarcar a diversidade e no filtr-la. Nisto reside o grande desafio para o artista pesquisador: ser tanto artista quanto pesquisador. A pesquisa acadmica em artes feita por artistas poder valer-se da presena da voz de outros sujeitos no apenas para refletir a sua prpria voz, mas antes para recriar a polifonia cultural da existncia humana.

THE POETIC AND THE SEARCHER: Reflections about the subjective reverberations in the academic search in arts.

Abstract: The art in the contemporaneousness, many times, presupposes that the artists be theoretical at his poetic production. The academic search in arts and about arts brings the subjectivity paradox as the conducting wire of the structured though by the objectivity, so that asks the elaboration of methodological procedures, that comprises the subjectivity as the objectivity of the artistic searcher. This fact evidences the need for an approach to the artistic object that exceed complexity of its existence with theorist instruments and procedures, that its clarifications will be in agreement with done and analyzed artistic production. Key words: Art poetic methodology subjectivity objectivity.

Referncias

AMORIM, Marilena. O Pesquisador e seu Outro. So Paulo: Musa, 2004. ISBN 8585653-59-0.

BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Orgs). O meio como ponto zero: metodologia em artes plsticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. Coleo Visualidade; 4.

BUTI, Marco; LETYCIA, Anna. (Orgs.) Gravura em Metal. 2002. ISBN 85-314-0586-6.

So Paulo: EDUSP,

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. So Paulo: Martins, 2005.

FERVENZA, Hlio. Olho mgico. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Orgs). O meio como ponto zero: metodologia em artes plsticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. Coleo Visualidade; 4.

FREDDI, Helena E. da S. Natureza Grfico Potica da Gravura em Metal Contempornea Brasileira (1980-1994). Dissertao de Mestrado (Mestrado em
10

Artes Visuais) Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita, 1996. Il.

GADAMER, Hans-george. A Atualidade do Belo. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1985. 75p.

GADAMER, Hans-george.

La ontologia de la obra de arte y su significado

hermenutico. In: --------------. Verdade e Metodo. Madrid: sn. sd. p. 143 148.

MOLINA, Juan Jos Gmez. Las Lecciones del Dibujo. Ctedra, 1995.

Madrid: Ediciones

ORTHOF, Geraldo. O chamariz do devir: pontos de fuga/ pontos de partida (Projeto: Espao na supermodernidade/Paisagens encapsuladas). In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Orgs). O meio como ponto zero: metodologia em artes plsticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. Coleo Visualidade; 4.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodolgica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Orgs). O meio como ponto zero: metodologia em artes plsticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. Coleo Visualidade; 4.

SALLES, Cecilia A. Redes da Criao: construo da obra de arte. So Paulo: Horizonte, 2008.

11

Вам также может понравиться