Вы находитесь на странице: 1из 19

PROCESSO PENAL III MARCOS THOMPSON (marcos@thompsonemoraes.com.

.br) P1: 11/04 P2: 13/06 P3: 27/06 21/02 Programa: 1- Nulidades (teoria das nulidades ou teoria das invalidades) 2- Recursos 3- Aes Autnomas 3.1- HC 3.2- Reviso Criminal (ao equivalente ao rescisria no processo civil, pois serve para desconstituir coisa julgada. S existe reviso criminal pr-ru. No existe reviso criminal pr-sociedade, ou seja, s pode ser ajuizada pela defesa)

Bibliografia: 1- Manual de Processo Penal Fernando Tourinho da Costa 15 Edio (2012) Ed. Saraiva 2- Paulo Rangel Ed. Atlas 20 Edio ou Ed. Lumen Juris 19 Edio 3- Nulidades no Processo Penal Ada Pellegrini e outros Ed. RT

Obs.: Recursos e Prova no Processo Penal so as matrias que mais caem na 1 fase da prova da OAB. Ler apenas o cdigo e CRFB.

Inexistncia, Nulidade e Irregularidade

Formalidade garantia. E o processo penal uma sequencia de atos, sendo que a forma destes atos est prevista em lei, ou seja, esses atos tm que ser praticados com base na lei. Quando isso ocorre, costuma se dizer esses atos so tpicos. Ex: o Oficial de

Justia entrega a contraf ao porteiro e pede para ele entregar para o citando. Este ato no foi praticado com base na lei, por isso, atpico. Atipicidade = desconformidade com a lei. Existem trs sanes/ punies para a atipicidade: 1- inexistncia do ato (mais grave de todas): fere matria de ordem pblica. Entende-se que o defeito/ vcio to greve que ele tido como um no ato. No h necessidade de uma declarao judicial. Ex. sentena assinada por pessoa diversa do Juiz. 2- nulidade do ato: h tambm uma violao a uma regra de ordem pblica. Fere a CRFB ou a Lei. A nulidade necessariamente depende de uma declarao judicial. Quando o ato nulo, ou seja, quando fere a lei ou a CRFB, ele invlido. O ato nulo, em regra, existe mas invlido e ineficaz. O juiz pode decretar a nulidade de ofcio. Ex. O Oficial de Justia cita o ru na pessoa do porteiro e entrega a contraf para ele entregar ao citando. 3- irregularidade (menos grave de todas): ocorre quando h violao a uma formalidade desnecessria, que no causa nenhum dano ao processo, pois uma formalidade no essencial. Apesar de essa formalidade ser prevista em lei, aquele ato produz efeitos. Isto porque, o ato, muito embora tenha violado a lei, alcana seu objetivo. O ato irregular existe e invalido, mas eficaz, j que produz efeitos. Ex1: O Oficial de Justia citou o ru na pessoa do porteiro, mas no dia da Audincia, o ru compareceu. Nesse caso, o ato do O.J.A. violou uma formalidade mas ele alcanou o objetivo, que era comunicar o ru acerca da Audincia. Ex2: o artigo 46 diz que a denncia tem que ser oferecida em 5 dias se a pessoa tiver presa e 15 dias se a pessoa tiver solta. Se o MP oferece denncia em 40 dias, ela vai produzir efeitos normalmente. Existem trs planos: 1- existncia -> existir juridicamente; 2- validade -> conformidade com a lei; 3- eficcia -> produzir efeitos.

Teoria das Nulidades (ou Invalidades)

O ato nulo existente, invlido e ineficaz. possvel que um ato absolutamente nulo declarado judicialmente produza efeitos? Sim, h apenas uma hiptese que a vedao a reformatio in pejus indireta, que o artigo 617, CPP (dispe que no recurso exclusivo da defesa, a situao do acusado nunca piora). Caso a defesa recorra da sentena alegando sua nulidade por falta de fundamentao, por exemplo, e na 2

Instncia a sentena anulada e o processo volta para o juiz proferir nova sentena, essa 2 sentena no poder ser pior para o acusado do que a primeira. Em suma, a reformatio in pejus indireta quando a sentena condenatria anulada por iniciativa exclusiva da defesa, a nova sentena que venha a ser proferida no pode impor SITUAO mais gravosa ao acusado. Diz-se situao e no pena, pois no pode agravar nem o regime, nem a multa e etc. 28/02

Nulidade Absoluta

Nulidade Relativa 1. violao a regra de ordem pblica 1. violao a regra de interesse privado 2. prejuzo presumido: a parte no precisa provar o prejuzo 2. o prejuzo tem que ser provado: se o prejuzo no for provado, a nulidade no ser reconhecida. O artigo 563 do CPP s serve para nulidade relativa. 3. no depende de provocao das partes: o juiz pode reconhecer de ofcio. Pode ser reconhecida mesmo aps a sentena se nem o juiz nem as partes alegaram no incio, ou seja, no h precluso da matria. 3. depende de provocao das partes 4. no admite sanatria: no admite que o vcio seja curado. 4. admite sanatria: se a parte no alegou a nulidade relativa no momento apropriado, ela perde a chance e no pode alegar mais. a convalidao do ato. 5. depende de manifestao do Judicirio 5. depende de manifestao do Judicirio Obs.1: regra de ouro da nulidade absoluta = violao regra da Constituio gera sempre nulidade absoluta Obs.: na nulidade relativa, se a parte no a alega realmente um ato invlido, mas eficaz, pois produzir efeitos.

Obs.2: posio do STF sobre nulidade absoluta = necessidade de demonstrao de prejuzo para a defesa mesmo nos casos de nulidade absoluta. Ou seja, o STF est meio que acabando com a diferena n 2.

(estas cores serviro de base para o estudo junto com a apostila que o professor mandar, pois os incisos do artigo 564 do CPP que estiverem em vermelho referem-se nulidade relativa e os que tiverem em azul so referentes nulidade absoluta -> marcar o artigo 563 do CPP de vermelho).

PRINCPIOS DAS NULIDADES

1. Prejuzo (art. 563, CPP) -> Esse princpio se aplica to somente nulidade relativa. Obs.: entendimento do STF supramencionado. 2. Causalidade (art. 573 1, CPP) -> os atos processuais no so isolados, pois um depende do outro. Assim, a nulidade de um ato contamina os outros = ineficcia contagiosa. Ex: a defesa no foi intimada para a Audincia de oitiva da testemunha. Quando a defesa conseguir provar a nulidade do ato, todos os atos posteriores oitiva da tal testemunha sero declarados nulos. 3. Interesse (art. 565, CPP) -> a parte no pode alegar uma nulidade que ela deu causa = ningum pode se beneficiar da prpria torpeza. 4. Convalidao (art. 572, CPP) -> aplica-se to somente s nulidades relativas. Esse artigo diz quais so as nulidades relativas e quais so as absolutas, pois elenca as hipteses de nulidade que podem ser sanadas, ou seja, as nulidades que ele no elenca so as absolutas/ insanveis.

ART. 564, CPP

I- o cdigo trata como nulidade absoluta. A suspeio e suborno do juiz so de fato nulidade absoluta. O impedimento (art. 252, CPP) tambm gera nulidade absoluta. J a incompetncia no gera nulidade absoluta sempre, j que h nulidade relativa. A nulidade pode ser em razo da matria, em razo da pessoa e em razo territorial (esta ltima nulidade relativa art. 70, CPP). Se a nulidade relativa e a parte no alega no prazo, o

juiz passa a ser competente. (marcar no cdigo a incompetncia da cor da nulidade relativa). II- existem duas ilegitimidades no processo penal: 1- ilegitimidade ad causam; 2ilegitimidade das partes. A primeira condio da ao (Ex1: o MP oferece denncia contra Jos sendo que o culpado foi Francisco. Ex2: o MP oferece denncia num crime de ao penal privada) e a segunda um pressuposto processual (capacidade de ser parte, estar em juzo e postulatria). A ilegitimidade das partes/ pressuposto processual relativa, j a ilegitimidade ad causam/ condio da ao absoluta. (marcar no cdigo a palavra ilegitimidade metade de uma cor e metade da outra). III- a) com a reforma de 1984, ficou revogada a parte final desta alnea. O cdigo trata a nulidade da queixa e da denncia como nulidade absoluta. Hoje, no existe mais nulidade da representao, pois hoje no h forma especifica para representao (autorizao da vtima para processar o agente). Porm, se inexiste qualquer tipo de representao, ou seja, a vtima sequer foi na delegacia, h nulidade. Em suma, se houve representao muito embora no tenha a forma especfica em lei, no h nulidade, entretanto se no houve nenhum tipo de representao no processo penal que exige a representao, o processo nulo. J a denncia e a queixa, o artigo que trata dos requisitos o art. 41, CPP, que dispe que tanto a denncia quanto a queixa devem conter a exposio do fato criminoso com todas as suas circunstncias (quem? quando? onde? o que? como?). Caso a denncia ou a queixa no respondam todos estes questionamentos, ela inepta. O fundamento legal para a denncia ou queixa inepta serem nulas o art. 564 III a, CPP, por violarem o art. 41. A inpcia da denncia nulidade absoluta. O art. 569, CPP trata de questes que no tem muita importncia na denncia e que o MP pode acrescentar depois. Ex1: o MP no sabe o nome completo do acusado. Ex2: o MP narra que o crime ocorreu na parte da manh entre s 9h e s 11h e depois ele adita a denncia para dizer que foi s 10h. Esse artigo 569 s serve para omisses que no interferem na narrativa, apenas complementa. (a alnea a toda pode ser marcada com a cor da nulidade absoluta). b) o art. 167 aduz que se no for possvel fazer o exame de corpo de delito logo depois de o crime ter ocorrido, a prova testemunhal supre a falta. A prova testemunhal supre a falta, pois considerada uma prova pericial indireta que quando a testemunha conta o que viu ao perito e ele faz uma percia. Ex: no caso do goleiro Bruno, o Estado em momento algum teve como fazer exame de corpo de delito. Nesse caso, seria indicada a prova pericial indireta.

(pegar aula do dia 07/03) 14/03

TEORIA GERAL DOS RECURSOS (tema mais importante pra prova da OAB)

Obs.: Projeto da lei da Cmara dos deputados n 4.206/2001 -> o projeto do novo cdigo de processo penal deve demorar, mas esse projeto de lei talvez no. O objetivo desse projeto alterar pontualmente a parte de recursos do processo penal. A reforma de um cdigo pode ser pontual ou global. Existem os recursos e as aes autnomas de impugnao (o habeas corpus art. 640, CPP considerado ao autnoma de impugnao ou ao penal no condenatria. A reviso criminal art. 621, CPP tambm no recurso e sim, ao autnoma de impugnao).

Exemplos de recursos e de aes autnomas de impugnao:

RECURSOS AES AUTNOMAS DE IMPUGNAO Apelao Habeas corpus (art. 640)* Embargos Reviso criminal (art. 621)

Mandado de segurana em matria criminal

* Topograficamente/ formalmente, o CPP trata o habeas corpus como recurso, mas materialmente uma ao autnoma de impugnao/ ao penal no condenatria.

Diferenas entre recursos e aes autnomas de impugnao:

RECURSOS AES AUTNOMAS DE IMPUGNAO

No criam uma nova relao processual Criam uma nova relao processual Pressupem uma deciso judicial No necessariamente se est impugnando deciso judicial**

** Pode se impugnar ato de delegado e at de particular (ex: o dono de hospital no deixa o paciente sair porque no pagou a conta).

O HC cria uma nova relao processual, razo pela qual no recurso.

- Duplo Grau de Jurisdio O duplo grau de jurisdio uma garantia expressa na CRFB? No est expresso e sim implcito na parte em que estrutura os Tribunais. O art. 8, n 2, h do decreto 678/92 (= Pacto So Jos da Costa Rica) garante expressamente o duplo grau de jurisdio. Esse tratado internacional foi assinado em 1969 e o Brasil s o internalizou em 1992. O Pacto So Jos da Costa Rica tem fora de norma constitucional. Assim, o duplo grau de jurisdio no est de fato expresso na Constituio, mas pode-se dizer que sim, pois tem fora de norma constitucional. Como a CRFB pode excepcionalizar ela mesma e ela criou o foro privilegiado com competncia originria no STF, o fato de certas pessoas serem julgados no STF e no terem duplo grau de jurisdio no inconstitucional. O duplo grau de jurisdio o direito de a pessoa ver a deciso proferida contra ela reexaminada em matria de fato e de direito. Ler art. 105, I a; 96, III a; e 108, I a da CRFB.

- Caractersticas dos Recursos 1. No iniciam uma nova relao processual -> um desdobramento da relao processual que j existia; 2. Meios de impugnao de deciso judicial; 3. So anteriores coisa julgada; 4. Voluntariedade -> so meios voluntrios de impugnao de deciso judicial. Ler art. 574, CPP e seus incisos que dispe sobre a exceo a esta caracterstica. A doutrina

majoritria entende que o inciso II deste artigo est derrogado (derrogao = revogao parcial j que no foi o artigo inteiro). O juiz d a sentena e a submete ao tribunal mesmo que ningum recorra ( o chamado recurso de ofcio) nas seguintes hipteses: a) art. 574, I, CPP; b) art. 574, II, CPP; c) art. 7 da Lei 1.521/1951 e; d) art. 746, CPP. Obs.: No existe recurso de ofcio, porque os recursos so voluntrios, ento o que falamos acima condio de eficcia da sentena. No recurso porque os recursos so voluntrios e porque violaria a imparcialidade do juiz.

- Voluntariedade dos Recursos e o nus de Recorrer Se a pessoa opta por no recorrer, aquela deciso, em tese, vai se estabelecer. Porm, existem excees em que mesmo que a pessoa no recorra, a deciso vai ser reexaminada e pode at ser a favor dela. Excees: 1. recurso de ofcio; 2. reformatio in mellius ( reformatio in pejus art. 617, CPP) -> em recurso exclusivo da acusao para aumentar a pena, o tribunal pode absolver; 3. art. 580, CPP (j caiu umas trs vezes na prova da OAB) -> o efeito extensivo do recurso, ou seja, a extenso dos efeitos do recurso ao corru; 4. aes de impugnao -> habeas corpus e reviso criminal. 21/03 - Princpios dos Recursos 1. Taxatividade -> no se pode criar recurso que no esteja previsto em lei. O rol taxativo. 2. Unirrecorribilidade das decises (art. 593 4, CPP) -> a regra que cada deciso comporta apenas um recurso. H uma exceo a este princpio: o Recurso Especial e o Recurso Extraordinrio. O CPP no fala nada de Recurso Especial porque o STJ foi criado na CRFB/88, ou seja, depois do CPP. O art. 26 da lei 8.038/90 fala sobre esses recursos. 3. Fungibilidade (art. 579, CPP) -> o que demonstra a m f o prazo de interposio, isto , a pessoa perde o prazo para o recurso cabvel e interpe outro que tem prazo maior. Exceo: fundamentao vinculada, ex: Recurso Extraordinrio. Se a pessoa, no prazo, apresenta recurso de apelao quando o certo seria recurso extraordinrio e no for apresentada a fundamentao necessria ao recurso (repercusso geral, por exemplo), ele no ser admitido.

4. Dialtica dos recursos -> o recorrente deve apresentar as razes daquele recurso a fim de que a parte contrria possa contrarrazoar. Art. 581, I, CPP -> a deciso que rejeita a denncia recorrvel, j a deciso que recebe a denncia irrecorrvel. O que a defesa pode fazer entrar com habeas corpus. Ler smula 707, STF. 5. Disponibilidade dos recursos -> recurso o meio de impugnao de deciso judicial disponvel. A disponibilidade pode se ver atravs de dois institutos: a renncia (no interposio de recurso) e a desistncia. No processo penal, a sentena condenatria passa por uma dupla intimao, uma para o acusado e uma para a defesa. So duas intimaes autnomas e cada uma gera um prazo autnomo. Se o acusado renuncia do recurso e o advogado interpe. Qual deve prevalecer? Sempre prevalecer o que tiver a inteno de interpor recurso em conformidade com o princpio da reformatio in pejus. Smula 705 do STF (muito importante pra prova da OAB). A defesa pode desistir do recurso, mas o MP no (art. 576, CPP). Ele pode renunciar mas no desistir. 6. Irrecorribilidade das decises interlocutrias -> a regra que as decises interlocutrias so irrecorrveis. A parte pode:: 1- Se, no curso do processo, o juiz d uma deciso contrria lei e CRFB, a defesa espera para aleg-la como preliminar no recurso de apelao. 2- Impetrar habeas corpus. Exceo regra: recurso em sentido estrito. Exemplos de deciso interlocutria que cabem recurso em sentido estrito: deciso que indefere o pedido de priso preventiva e deciso de pronncia no Jri. 7. Vedao reformatio in pejus (art. 617, CPP) -> Ler smula 160 do STF (muito importante tambm para o exame da OAB). O que diz essa smula que o Tribunal s pode decidir algo contra o ru se a acusao pedir. A reformatio in pejus indireta no est no cdigo, criao da jurisprudncia. Exemplo de reformatio in pejus indireta: o Juiz condenou o ru em 5 anos e 6 meses em regime semi aberto. A defesa apelou e conseguiu a anulao da sentena. Assim, o processo devolvido ao juiz para nova sentena. O juiz no pode dar nova sentena no pode impor situao mais gravosa ao acusado.

- Efeitos dos Recursos 1. Devolutivo -> devolve a matria ao Tribunal. Como sabemos, os embargos de declarao no tem efeito devolutivo. Ler art. 382, CPP. Os embargos de sentena, ou seja, para o juiz no chamado de embargos de declarao (so os embarguinhos). Os embargos de declarao so opostos em face de acrdo. 2. Suspensivo -> suspende o cumprimento da deciso. O Recurso Especial e o Extraordinrio no tem efeito suspensivo. No cabe execuo provisria no CPP. A apelao da deciso que absolve no tem efeito suspensivo. O recurso em sentido estrito, em regra, no tem efeito suspensivo (art. 584, CPP).

- Momento do Trnsito em Julgado Se a parte interpe recurso intempestivo? O trnsito em julgado contato a partir da deciso recorrida, pois s recurso admitido/ conhecido suspende o trnsito em julgado, ou seja, o que impede o trnsito o recurso admitido.

- Recurso e Direito Intertemporal e Juzo de Admissibilidade

04/04 (oab recursos, provas e priso provisria).

RECURSOS E DIREITO INTERTEMPORAL

Hoje eu pratiquei o crime, e amanh vem uma lei que excluiu o crime. Essa lei me atinge? A regra majoritria de que o cabimento do recurso analisado com base na lei vigente em que foi publicada a deciso. No interessa a data do crime e sim quando foi publicada a deciso (publicao no dirio oficial, intimao), se o recurso cabvel ou no.

Art. 5, XL: A lei penal no retroagir salvo para beneficiar o ru. Paulo Rangel entende que se a constituio prev que a lei penal no retroagir salvo para beneficiar o ru, o recurso ser cabvel se na poca do crime estiver vigente.

JUIZO DE ADMISSIBILIDADE:

Todo o recurso passa pelo juzo de admissibilidade e pelo juzo de mrito. Ou seja, todo o recurso ir passar por essa dupla anlise. No juzo de admissibilidade o que se analise so os requisitos mnimos, tais como a tempestividade, legitimidade, etc. Se o juzo de admissibilidade for positivo, o Tribunal diz que o recurso conhecido, passando, desta forma, para o juzo de mrito. Se for negativo, o Tribunal no conhece do recurso e, portanto, essa situao se equipara a no interposio do recurso, ou seja, como se o recurso nem tivesse sido interposto e, portanto, nem se analisa o mrito.

O juzo de admissibilidade feito por quem proferiu a deciso recorrida e depois feito novamente pelo Tribunal, portanto, ele passa por uma dupla anlise. SEMPRE QUE O JUIZO DE ADMISSIBILIDADE FOR NEGATIVO PELO RGO QUE PROFERIU A DECISO RECORRIDA, HAVER UM RECURSO PARA OBRIGAR A REMESSA DOS AUTOS AO TRIBUNAL PARA QUE ESSE JUIZO DE ADMISSIBILIDADE SEJA FEITO PELO TRIBUNAL. O RECURSO CABVEL O RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (ART.581, INCISO XV) E CARTA TESTEMUNHVEL (ART.639 CPP). Em sntese, a ltima palavra sempre do tribunal. JUIZO DE MRITO: Dar provimento ao recurso (o recurso foi conhecido e no mrito foi dado provimento). Poder reformar ou anular a deciso. Ele reforma quando entender que o juiz aplicou errado o direito erro in judicando, ou seja, a deciso continua mas modificada. Ele vai anular quando ocorre erro de procedimento erro in procedendo. Devolve ao juiz para proferir nova sentena. Negar provimento ao recurso (no mrito a pessoa no tem razo, apesar de ter o recurso conhecido). Nas decises dos tribunais de juris, em razo da soberania do veredito, o tribunal no poder reformar e sim devolver para o jri proferir nova deciso. (art. 5, XXXVIII, alnea c).

REQUISITOS DO JUZO DE ADMISSIBILIDADE:

Condies Recursais

Possibilidade jurdica do recurso o cabimento, ou seja, previso legal do recurso (no pode inventar o recurso) na data da publicao da deciso. Legitimidade para recorrer. (Artigo 577 do CPP Querelante + 271, e 598, o 577 no diz que o assistente de acusao pode recorrer. Nos outros artigos, sim). Interesse recursal adequao (se confunde com o cabimento), necessidade (analisa se o recurso o meio hbil para atingir o meio que se quer) e utilidade ( a sucumbncia, ou seja, ficar vencido). Smula 705 do STF. Sempre prevalece a inteno de recorrer, uma vez que pro ru (pior que t, no fica).

Pressupostos Recursais Investidura do rgo competncia do rgo.

Capacidade das partes capacidade de ser parte, de estar em juzo, e capacidade postulatria (o recurso poder ser interposto pelo prprio acusado). Regularidade formal do recurso petio de interposio do recurso, tempestividade (art. 798 CPP) e eventualmente o preparo (art. 806 CPP). unanime a jurisprudncia no sentido de que no h necessidade de formalidade da petio de interposio do recurso. Quanto ao preparo, a regra de que s existe se for ao penal privada. Se for ao penal publica no h preparo.

PEGAR AULAS ANTERIORES 25/04 e 02/05

09/05
Continuao Recurso em sentido estrito Art. 581 do CPP, inciso III remisso ao artigo 95, porque este artigo elenca as suspeies. A deciso que julga procedente a exceo, caber recurso em sentido estrito. No caso de julgar improcedentes as alegaes, caber HC. Inciso II concluir pela incompetncia do juzo. Ele reconhece de oficio a incompetncia. Inciso IV deciso que pronunciar (deciso interlocutria, mista no terminativa julga um incidente processual, encerra apenas a 1 fase do processo e no a relao processual no todo) o ru caber recurso em sentido estrito. A deciso que impronncia (deciso/sentena definitiva) o ru caber apelao (art. 416) (colocar no cdigo: diferente do artigo 416). Despronuncia: o juiz pronuncia o ru e a parte interpe recurso em sentido estrito, e o recurso em sentido estrito tem o juzo de retratao, podendo o juiz modificar ou manter a deciso. Ou seja, a despronuncia quando o juiz muda a deciso no juzo de retratao. Tem o mesmo efeito da impronuncia, ou seja, caber apelao. A deciso que decretar prescrio e decadncia sentena, entretanto caber recurso em sentido estrito.

Conceder ou negar HC sentena, entretanto, caber recurso em sentido estrito.

Inciso V do Art. 581 do CPP: fazer remisso (caar a fiana art. 338 e 339/ julgar inidnea art. 340). Arbitrar voc discorda do valor. E a concesso o ato de dar a fiana ou no. Inciso VII: remisso ao artigo 327 e 328/ art. 341 ao art. 346. Inciso VIII e IX: fazer remisso ao artigo 107. Inciso X: s pra HC julgado pelo juiz, ou seja, s pra sentena. Se for acrdo no cabe recurso em sentido estrito, neste caso caber recurso ordinrio em Habeas Corpus, entretanto, dever ser denegatria art. 105, II, alnea a da CF. (Fazer remisso ao artigo 574, inciso I.) Inciso XI: o sursi (art. 77 do CP) Inciso XII: riscar, est revogado., Inciso XIV: mero despacho Inciso XV: O juiz julgar deserta a ao privada e quando no recolhe as custas. Inciso XVI: remisso ao artigo 94 do CPP. Inciso XVII: riscar e 197 da LEP. Inciso XVIII: remisso 145 a 148 do CPP. (dezoito pra baixo, riscado).

DESPACHO: no tem contedo decisrio nenhum, apenas dar andamento ao processo. A regra de que qualquer despacho irrecorrvel (ex.: vista ao MP) DECISO INTERLOCUTRIA (i) No aprecia o mrito; (ii) tem contedo decisrio; (iii) decide um incidente processual; (iv) no encerra a relao processual com apreciao do mrito. SIMPLES: a que decide o incidente processual, mas esse incidente no tem relao nenhuma com o mrito da causa (ex.: deciso que decreta a priso preventiva; sendo o recurso cabvel o recurso em sentido estrito, art. 581, inciso V) MISTA: ela no aprecia o mrito, mas encerra ou uma fase ou encerra a relao processual toda. A deciso interlocutria mista poder ser terminativa ou no-

terminativa. A no-terminativa encerra s uma fase (ex.: pronuncia, pois encerra apenas uma fase, art. 581, IV); a Terminativa encerra a relao processual toda (ex.: rejeio da denncia, art. 581, I).

Artigo 582 do CPP: tribunal de Justia e Tribunal Regional Federal. (s prevalece para o inciso XIV. Os incisos V e X sero remetidos aos Tribunais acima citados).

Art. 582 - Os recursos sero sempre para o Tribunal de Apelao, salvo nos casos dos ns. V, X e XIV

Art. 585: riscar e anotar: ver 413 do CPP. Art. 586: o prazo para interposio.

PROCEDIMENTO DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO: Interposio 5 dias. Aps o recebimento pelo juiz, o mesmo determina que devem vir as razes e aps vistas ao recorrido para contrarrazes. O prazo so 2 dias para as razes e contrarrazes. Existe uma benevolncia com esse prazo (apenas para apresentao de razes; para contrarrazes, no). Ocorre o juzo de retratao, se mantem, ser remetido ao tribunal. Se tiver a reforma da deciso, caber recurso ao tribunal superior. Chegando no tribunal ser distribudo para uma cmara/turma e depois para um desembargador relator. O recurso em sentido estrito no tem revisor, apenas relator. O procedimento para o julgamento est disposto no artigo 610 do CPP.
Art. 610. Nos recursos em sentido estrito, com exceo do de habeas corpus, e nas apelaes interpostas das sentenas em processo de contraveno ou de crime a que a lei comine pena de deteno, os autos iro imediatamente com vista ao procurador-geral pelo prazo de cinco dias, e, em seguida, passaro, por igual prazo, ao relator, que pedir designao de dia para o julgamento.

Pargrafo nico. Anunciado o julgamento pelo presidente, e apregoadas as partes, com a presena destas ou sua revelia, o relator far a exposio do feito e, em seguida, o presidente conceder, pelo prazo de 10 (dez) minutos, a palavra aos advogados ou s partes que a solicitarem e ao procurador-geral, quando o requerer, por igual prazo.

Em que pese o pargrafo nico dispor acerca do tempo para a palavra dos advogados (10 minutos), o estatuto da OAB dispe que o tempo de 15 minutos. Sendo uma lei especial, prevalece o estatuto. Portanto, o prazo dado para palavra dos advogados de 15 minutos. Aps a sustentao, ocorre a votao.

13/06

marcos@thompsomemoraes.com.br

RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINRIO: Recurso Especial e Extraordinrio: s admite matria de direito e nunca de fato. Em tese, s violao lei. Reexame de prova no cabe nem recurso especial e extraordinria. Todo o tema tem smula. SMULA 279 DO STF E 7 DO STJ. O recurso extraordinrio tratado no artigo 102, inciso III da CRFB. O recurso especial tratado no artigo 105. O recurso extraordinrio discute violao CF e, o REsp violao Lei (que abaixo da constituio). Alm dos artigos supracitados, os recursos so tratados na lei 8.038/90, nos artigos 26 e ss. O CPP dispe sobre os recursos nos artigos 637 e 638.

(No artigo 26 da Lei: sublinhar e fazer remisso aos artigos da CF, uma vez que os mesmos trazem as hipteses de cabimento). Sublinhar em peties distintas voc interpe e apresenta as razes juntas. Prazo para interposio dos recursos: 15 dias.

REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS: - Pr-questionamento: smulas 282 e 356 do STF (traz a definio do que o prquestionamento). O ponto que voc quer impugnar deve ter sido enfrentado pelo tribunal de justia/TRF. Para isso, dever ser oposto embargos de declarao para que seja enfrentado no acrdo. A matria deve ter sido ventilada. um dos requisitos mais importantes. - Repercusso Geral (apenas para o RE): Art. 102, 3. Todo o recurso extraordinrio deve conter um capitulo expresso acerca do porque aquela matria relevante. decidido pontualmente, sem muito critrio. (ampla defesa e violao ao devido processo legal). sobre questes relevantes para a sociedade. De fato, uma forma de limitar a chegada do recurso no Supremo Tribunal Federal.

OBS: uma das hipteses para o Recurso Extraordinrio quando h violao constituio Federal (art. 102, inciso III, alnea A). O supremo entende que se a violao for reflexa, no cabe recurso extraordinrio.

HIPTESE DE CABIMENTO: O Recurso extraordinrio cabe no apenas para deciso de tribunal. Cabe tambm para turma de recursal de juizado. O recurso Especial s cabe para deciso de tribunal, no cabendo para o juizado.

Recurso Extraordinrio: Ao Penal Originria (foro de prerrogativa de funo) nica instncia. Recurso extraordinrio no significa duplo grau de jurisdio.

- alnea a do art. 102 da CF: afronta constituio federal. - alnea b do art. 102 da CF: trata de um controle de constitucionalidade por via incidental. O recurso discute isso. Declarar inconstitucionalidade de lei ou tratado internacional. (o STF decidiu que o tratado internacional dependendo dos casos, tem carter supralegal). A inconstitucionalidade poder ser tanto de lei como de emenda constitucional. - alnea c do art. 102 da CF: contestar

- alnea d do art. 102 da CF: lei estadual na contramo da lei federal.

Recurso Especial Art. 105 da CF. dispe que deve ser para deciso de Tribunal. - alnea a: Contrariar tratado ou lei vigente. - alnea b: - alnea c: a divergncia jurisprudencial em tribunais diferentes (Ex.: SP e RJ). Dai o STJ resolve quanto a questo. conhecido como dissdio jurisprudencial.

HABEAS CORPUS: No processo penal instrumento numero UM que serve para defender a ameaa liberdade da pessoa, bem como a defesa da liberdade efetiva. A constituio trata o HC no artigo 5, inciso LVIII (sessenta e oito); (sublinhar, sofrer ou ameaar sofrer). O constituinte fez a diferena entre a ilegalidade (Qualquer pessoa pode praticar) e o abuso de poder (ligado ao cargo publico). A doutrina entende que cabe HC de ato de particular. O penltimo inciso do artigo 5 da CF dispe que gratuito a impetrao de HC. Qualquer pessoa poder impetrar o HC, conforme disposto no artigo 627 e 654 do CPP.

FIGURAS DO HC: Impetrante Paciente

Autoridade coatora: responsvel pela ordem que est ameaando ou tirando a liberdade da pessoa.

HC preventivo, tambm chamado de salvo conduto: quando a pessoa est ameaada de sofrer privao de liberdade. (salvo conduto para quando a pessoa est na iminncia de sofrer privao de liberdade, ter salvo conduto para caminhar na rua, sem ser preso). HC liberatrio ou repressivo: quando a pessoa j est presa.

Smula 693 do STF: cabimento do HC. No cabe HC quando a sentena condenatria aplicou multa. Se abstratamente a nica pena for a multa, tambm no caber HC, uma vez que no h ameaa quanto a liberdade. O que est em risco o patrimnio. Smula 695 do STF: a pena j foi cumprida. Usa-se reviso criminal neste caso e no HC. Smula 690: excluir. O HC vai para o tribunal de Justia.

COMPETNCIA: So dois critrios para fixar a competncia para o HC. Hierarquia quem est acima da autoridade coatora, no necessariamente de carreira. Territorialidade

Delegado de policia do Leblon prende uma pessoa. Hierarquia o Juiz e a Territorialidade da capital do RJ. (esquema de cima pra baixo). STF STJ TJ OU TRF JUIZ CRIMINAL OU FEDERAL DELEGADO

Apelao, recurso em sentido estrito e as outras das ultimas duas aulas

Вам также может понравиться