Вы находитесь на странице: 1из 12

TTULO V DA REGULAMENTAO DO USO, OCUPAO E PARCELAMENTO DO SOLO URBANO CAPTULO I DO USO E OCUPAO DO SOLO URBANO Art. 113.

O uso e ocupao do solo urbano sero regulamentados conforme objetivos e diretrizes expressas nesta Lei para as zonas urbanas, eixos de dinamizao urbana e zonas de especial interesse. Art. 114. Quando os limites entre as zonas no forem vias de circulao, estes podero ser ajustados, conforme laudo tcnico que comprove a necessidade de tal procedimento com a finalidade de melhor preciso e adequao ao stio onde se propuser a alterao, nas seguintes situaes: I- ocorrncia de elementos naturais e outros fatores biofsicos condicionantes; II- adequao s divisas dos imveis; III- adequao ao sistema virio. Pargrafo nico. Os ajustes de limites a que se refere o caput deste artigo sero efetuados por Ato do Executivo Municipal, mediante aprovao do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano - COMDUR. Art. 115. Quando o limite de zonas no for uma via de circulao, devero ser consideradas como limite as divisas de fundos dos terrenos lindeiros via onde se localizam. Art. 116. No caso em que a via de circulao for o limite entre zonas, este ser definido pelo eixo da via para efeito de aplicao dos parmetros de ocupao. Art. 117. Para efeito de enquadramento das atividades conforme o grau de impacto urbano, no caso em que a via de circulao for o limite entre zonas, os imveis que fazem frente para o eixo virio, em ambos os lados da via, podero se enquadrar em qualquer dessas zonas, prevalecendo, em qualquer caso, os ndices de controle urbanstico estabelecidos para a zona de uso na qual o imvel estiver inserido. Art. 118. O proprietrio de lote que possua testada para logradouros situados em zoneamentos diversos, poder optar pela utilizao dos parmetros de uso e ocupao de apenas um desses zoneamentos, desde que possua inscrio imobiliria no logradouro correspondente ao zoneamento escolhido.

Seo I Uso do Solo Urbano

Art. 119. Todos os usos e atividades so admitidos desde que obedeam s caractersticas e finalidades das respectivas Zonas. 1 Os usos e atividades sero analisados em funo de sua potencialidade como geradores de impacto urbano e ambiental conforme a seguinte classificao: a) residencial; b) no-residencial; c) misto. 2 Considera-se uso residencial aquele destinado moradia unifamiliar ou multifamiliar. 3 Considera-se uso no-residencial aquele destinado ao exerccio de uma ou mais das seguintes atividades: industrial, comercial, de prestao de servios e institucional. 4 Considera-se uso misto aquele constitudo pelos usos residencial e noresidencial na mesma edificao. Art. 120. As atividades de uso no-residencial sero enquadradas conforme o grau de impacto urbano e ambiental, observando-se suas interferncias negativas no meio ambiente ou prejuzos mobilidade urbana, da seguinte maneira: I- impacto grau I uso no-residencial compatvel com o uso residencial; II- impacto grau II uso no-residencial cujo impacto permita sua instalao nas proximidades do uso residencial; III- impacto grau III - uso no-residencial cujo impacto impede sua instalao em zonas de uso predominantemente residencial ou condiciona a sua instalao aprovao do Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV; IV - impacto grau IV uso no-residencial ou empreendimentos de grande porte incompatveis com o uso residencial. Art. 121. As Zonas onde sero permitidas as atividades enquadradas conforme o grau de impacto urbano e ambiental constam no Quadro VIII, integrante desta Lei. 1 A classificao das atividades no-residenciais tem como base a Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE Fiscal. 2 As atividades enquadradas como de impacto grau I e II sero permitidas em todas as vias urbanas locais, centros de bairro, coletoras e arteriais. 3 As atividades enquadradas como Grau de Impacto III sero permitidas: a) nas vias urbanas coletoras e nas vias arteriais; b) nas Zonas de Especial Interesse Econmico; c) nas demais vias urbanas, no mencionadas na alnea a deste pargrafo, mediante aprovao do Estudo de Impacto de Vizinhana e aprovao do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano - COMDUR. 4 As atividades enquadradas como Grau de Impacto III no sero permitidas nas Zonas de Especial Interesse Ambiental ZEIA e nas Zonas de Proteo do Ambiente Cultural ZPAC. 5 As atividades enquadradas como impacto grau III desenvolvidas em estabelecimentos com rea superior a 2.000,00 m (dois mil metros

quadrados) vinculada ao funcionamento da atividade, incluindo as reas descobertas, mas excetuando aquelas para estacionamento, estaro submetidas aprovao do Estudo de Impacto de Vizinhana. 6 As atividades enquadradas como impacto grau IV sero exclusivamente permitidas nas Zonas de Especial Interesse Econmico. 7 As atividades enquadradas com impacto grau IV desenvolvidas em estabelecimentos com rea superior a 3.000,00 m (trs mil metros quadrados) vinculada ao funcionamento da atividade, incluindo as reas descobertas, mas excetuando aquelas para estacionamento, estaro submetidas aprovao do Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV). 8 Nas Zonas de Especial Interesse Ambiental ZEIA A, como reas de preservao permanentes, sero toleradas apenas as atividades previstas na legislao Federal e Estadual que tratam de meio ambiente, condicionadas a estudos tcnicos e um plano de manejo regulamentado. 9 Na Zona de Especial Interesse Ambiental B ZEIA B sero toleradas apenas as atividades relacionadas a lazer pblico e equipamentos de educao ambiental e de turismo ecolgico, sendo seu uso ainda condicionado a estudos tcnicos e um plano de manejo regulamentado, com aprovao em lei municipal especfica. 10 Na Zona de Especial Interesse Ambiental C ZEIA C sero toleradas apenas os usos residencial, comrcio e servios de bairro, com aprovao em lei municipal especfica. Art. 122. Visando a aprovao do projeto de construo da edificao, dever ser indicada a classificao dos usos e das atividades conforme Quadros VII e VIII, integrantes desta Lei, para verificao de sua adequao zona de sua localizao. Pargrafo nico. A ausncia de indicao ou desvirtuamento do uso ou atividade indicada no gera qualquer direito implantao do novo uso pretendido, salvo se passvel de adequao aos termos fixados nesta Lei. Art. 123. As atividades no previstas no Quadro VIII devero ser enquadradas conforme grau de impacto urbano e ambiental, por similaridade, mediante parecer do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano - COMDUR.

Subseo I Impacto Vizinhana Art. 124. Usos e Atividades de Impacto Vizinhana so todos aqueles que possam vir a causar alterao significativa no ambiente natural ou construdo, ou sobrecarga na capacidade de atendimento da infra-estrutura, quer se instalem em empreendimentos pblicos ou privados, os quais sero designados "Empreendimentos de Impacto".

Art. 125. So considerados Empreendimentos de Impacto, sujeitos apresentao do Estudo de Impacto de Vizinhana: I - os empreendimentos no-residenciais com rea construda igual ou superior a 5.000,00 m (cinco mil metros quadrados); II - os empreendimentos residenciais horizontais com mais de 200 (duzentas) unidades habitacionais; os empreendimentos residenciais com mais de 200 unidades habitacionais ou quando em terreno com rea igual ou superior a 15.000 m2. III - os Plos Geradores de Trfego, que so empreendimentos que atraem ou produzem grande nmero de viagens, causando conflitos na circulao de pedestres, de veculos motorizados e no motorizados e nos transportes pblicos. 1 A aprovao dos Empreendimentos de Impacto previstos neste artigo ser condicionada a parecer favorvel do Conselho Municipal de DesenvolvimentoUrbano - COMDUR. 2 A instalao de Empreendimentos de Impacto est condicionada aprovao pelo Poder Executivo do correspondente Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV), conforme disposto nesta Lei. 3 A aprovao do Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV) poder condicionar ainda para que sejam implantadas medidas mitigadoras dos impactos gerados durante as obras. Art. 126. Para efeito de regulamentao do uso e ocupao do solo urbano, consideram-se Plos Geradores de Trfego as seguintes atividades vinculadas aos estabelecimentos, ou que estejam enquadrados na classificao de Impacto Urbano: I - atividades com mais de 2.000,00 m2 (dois mil metros quadrados), de rea computvel no coeficiente de aproveitamento, de: a) shopping-center; b) hipermercado; c) centro de convenes; d) salas de espetculo ou casa de shows; e) garagem de empresas; f) locais de reunio, tais como: igrejas, templos religiosos, cinemas, centros culturais e similares; g) hospital. II - Atividades com mais de 1.000,00 m2 (mil metros quadrados) de rea computvel no coeficiente de aproveitamento, de: a) clubes, boates, danceterias e similares; b) faculdades, escolas e casas de festa; c) hotis, apart-hotis e resorts; d) indstrias alimentcias; e) supermercados; f) oficinas mecnicas; g) centros comerciais;

h) casas de eventos. III as demais atividades classificadas no Anexo I, Quadro VII como impacto grau III e grau IV, com qualquer rea computvel no coeficiente de aproveitamento. Art. 127. A anlise dos Empreendimentos de Impacto dever observar: I - quanto ao impacto ambiental: a) poluio sonora: gerao de impacto causada pelo uso de mquinas, utenslios ruidosos, aparelhos sonoros ou similares no entorno; b) poluio atmosfrica: lanamento na atmosfera de matria ou energia provenientes dos processos de produo ou transformao; c) poluio hdrica: lanamento de efluentes que alterem a qualidade da rede hidrogrfica ou a integridade do sistema coletor de esgotos; d) gerao de resduos slidos: produo, manipulao ou estocagem de resduos slidos, com riscos potenciais ao meio ambiente e sade pblica; e) vibrao: impacto provocado pelo uso de mquinas ou equipamentos que produzam choques repetitivos ou vibrao sensvel; II - quanto ao impacto na mobilidade urbana: a) geradoras de carga e descarga; b) geradoras de embarque e desembarque; c) geradoras de trfego de pedestres. Art. 128. Ficam proibidos: I - a construo de edificaes para atividades as quais sejam consideradas como de uso incompatvel em relao zona onde se pretenda a sua implantao; II - a mudana de destinao de edificao para atividades as quais sejam consideradas como de uso incompatvel zona onde se pretenda a sua implantao. Art. 129. Para a elaborao do EIV o empreendedor dever solicitar ao rgo competente da Prefeitura um Termo de Referncia que dever indicar todos os aspectos que devem ser estudados, em cada caso especfico. Art. 130. Caso o empreendedor no concorde com algum item solicitado no Termo de Referncia, o mesmo poder dirigir recurso, devidamente fundamentado, ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano - COMDUR. Art. 131. O Poder Executivo Municipal dever exigir do empreendedor a execuo de medidas mitigadoras e/ou compensatrias capazes de eliminar, reduzir e/ou compensar os impactos urbanos, a gerao de incomodidades e as interferncias no trfego provocadas pela implantao do empreendimento.

Art. 132. A aprovao do empreendimento ficar condicionada assinatura de Termo de Contrato de Execuo de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatrias pelo interessado, em que este se compromete a arcar parcial ou integralmente com as despesas decorrentes da execuo das medidas mitigadoras, corretivas e/ou compensatrias e outras condicionantes apontadas pelo Poder Executivo Municipal. Art. 133. A execuo das medidas mitigadoras e/ou compensatrias poder ser efetuada diretamente pelo empreendedor ou o valor correspondente s despesas dela decorrentes poder ser depositado no Fundo de Desenvolvimento Urbano, a critrio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano - COMDUR. Art. 134. Os documentos integrantes do Estudo de Impacto de Vizinhana ficaro disponveis para consulta e obteno de cpias no rgo municipal competente, por qualquer interessado. Pargrafo nico. O rgo pblico responsvel pelo exame do EIV dever realizar Audincia Pblica, antes da deciso sobre o projeto, quando for o caso. As despesas relativas a convocao, realizao e sistematizao dos documentos da Audincia correro por conta do empreendedor. Art. 135. Decreto do Poder Executivo Municipal definir as formas de apresentao, processo de tramitao e prazos para validade, elaborao e apresentao do EIV.

Seo II Ocupao do Solo Urbano Art. 136. Os parmetros urbansticos reguladores da ocupao do solo urbano so: a) Coeficiente de Aproveitamento do terreno - CA; b) Taxa de Ocupao - TO; c) Taxa de Permeabilidade do solo - TP; d) Afastamento - A; e) Altura das Edificaes - AE; f) Gabarito Gab.; g) Vagas de Estacionamento VE. Art. 137. Os parmetros urbansticos fixados nas zonas urbanas, constam no Anexo I, Quadro V, Quadro VI, Quadro X, Quadro X.a e Quadro X.b. Ficam alterados os Quadros V, VI, X, Xa e Xb do anexo I.

Subseo I Do Coeficiente de Aproveitamento

Art. 138. Os Coeficientes de Aproveitamento - CA do terreno so definidos por Zonas Urbanas de acordo com o Quadro V, observando-se os artigos subseqentes desta seo. Art. 139. O Potencial Construtivo equivalente rea total a ser edificada nos imveis urbanos, conforme o Coeficiente de Aproveitamento do terreno fixado nas Zonas Urbanas, ser obtido atravs da seguinte equao: I - PC = AT x CA, onde: a) PC o Potencial Construtivo; b) AT a rea do Terreno; c) CA o Coeficiente de Aproveitamento do terreno fixado nas Zonas Urbanas. Artigo 140. No clculo do Coeficiente de Aproveitamento para as edificaes de uso residencial multifamiliar, comercial, servios e de uso misto no sero computados: I. as reas dos pavimentos em subsolo ou meio subsolo destinadas ao uso comum e as reas destinadas guarda e circulao de veculos; II. as reas destinadas a lazer e recreao, recepo e compartimentos de servio do condomnio; III. reas de varandas que no ultrapassem: a. 40% (quarenta por cento) das reas computveis das respectivas unidades residenciais em edificaes residenciais multifamiliares; 40% (quarenta por cento) das reas computveis contguas a salas e quartos de unidades residenciais em condomnios residenciais multifamiliares; b. 20% (vinte por cento) da rea destinada ao respectivo cmodo em unidades de hospedagem de hotis, motis, apart-hotis, penses, hospitais, casas de sade e de repouso, sanatrios e maternidades; IV. as reas de varanda contguas s salas em edificaes no residenciais destinadas ao uso comercial e de servio que no ultrapassem 7,5 % (sete e meio por cento) da rea destinada ao respectivo compartimento, excludas aquelas localizadas no pavimento trreo; V. at 20% (vinte por cento) da rea total de cada pavimento desde que esse percentual seja destinado a circulao horizontal e vertical de uso comum; VI. as reas de shafts, poos ou dutos para instalaes complementares, visitveis limitadas a 5% (cinco por cento) da rea computvel; VII. as reas de compartimentos tcnicos limitadas a 5% (cinco por cento) da rea computvel; VIII. escadarias para acesso edificao ou rampas; IX - elementos de fachada, tais como: a. faixas com largura inferior a 0,80m (oitenta centmetros); b. brises; c. beirais;

d. caixas e lajes para ar condicionado; X - jardineiras ou outros elementos com largura inferior a 0,60 m (sessenta centmetros). 1 As reas no computveis para o clculo do Potencial Construtivo PC referidas nos incisos I, II, III e IV no podero ter suas finalidades alteradas ou descaracterizadas por modificao dos projetos aps sua aprovao. 2 No sero includas na rea computvel para o clculo do Potencial Construtivo as reas excedentes, no computveis, desde que no ultrapassem 100% (cem por cento) da rea total mencionada. 3 O pavimento trreo vinculado a atividade comercial ou de servios, quando se tratar de edificaes de uso misto com residencial, no ser computado no clculo de Coeficiente de Aproveitamento. 4 - No clculo final para se conhecer o nmero de pavimentos que um terreno comporta sero arredondados para menos as fraes inferiores a 0,5 (meio) e para mais as iguais ou superiores a 0,5.

Subseo II Da Taxa de Ocupao Art. 141. No so computadas no clculo da Taxa de Ocupao as seguintes reas: I - a rea das jardineiras, contada da fachada da edificao at 20% (vinte por cento) do valor do afastamento; II - os beirais, marquises e brises; III - as rampas e escadas descobertas; IV - as guaritas.

Subseo III Da Taxa de Permeabilidade Art. 142. No clculo da Taxa de Permeabilidade podero ser computados: a) projeo dos beirais, platibandas, varandas, sacadas e balces, desde que tenham no mximo 1,20m (um metro e vinte centmetros) de largura no terreno natural; b) reas com pavimentao permevel, nas quais os elementos impermeveis no ultrapassem 30% (trinta por cento) da rea abrangida por este tipo de pavimentao. c) os poos descobertos de ventilao e iluminao no terreno natural, com rea superior a 6,00 m (seis metros quadrados) para reas fechadas, e com qualquer dimenso para reas abertas.

Subseo IV

Dos Afastamentos Art. 143. Nas reas de afastamento de frente somente podero ser construdos: a) elementos descobertos, tais como piscinas, decks, jardineiras, muros de arrimo e divisrios, escadarias ou rampas de acesso edificaes. b) construo em subsolo quando a face superior da laje de teto se situar, integralmente, abaixo da cota mnima do lote, considerada em relao ao alinhamento com o logradouro pblico, aps a aplicao da taxa de permeabilidade e das normas municipais de iluminao e ventilao; c) central de gs;

d) depsito de lixo, passadios, guaritas, abrigos de porto, cmara de transformao ocupando, em todos os casos, rea mxima de 20% da rea do afastamento de frente, obedecido o limite mximo de 25,0 m2. . Pargrafo nico. Nas edificaes que no atendem as normas relativas ao afastamento de frente, ficam vedadas obras de ampliao na rea correspondente a este afastamento. Art. 144. Os afastamentos de frente, laterais e fundos da edificao e dos demais elementos da construo esto previstos nesta Lei no Anexo I, Quadro VI . Art. 145. Em casos excepcionais, quando se tratar de reforma e/ou regularizao de edificaes j existentes at a vigncia desta Lei, a critrio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano COMDUR, poder ser avaliada, com base em estudos relativos ao sistema virio, a viabilidade de utilizao do afastamento de frente para vagas de estacionamento descoberto em funo de: a) dimensionamento e testada do lote; b) conformao natural do terreno; c) possibilidade de interferncia no sistema virio. Art. 146. A rea destinada a estacionamento descoberto de bicicletas poder ocupar at 50% (cinquenta por cento) da rea correspondente ao afastamento de frente. Pargrafo nico. Excetuam-se do disposto no caput deste artigo as vias arteriais, coletoras e principais dos Eixos de Dinamizao e dos planos de alinhamentos definidos no Plano Virio. Subseo V Dos Afastamentos Laterais e de Fundo

Art. 147. No caso de edificaes constitudas de blocos independentes, ou interligados por pisos comuns, a distncia entre eles deve ser a soma dos afastamentos mnimos previstos nesta Lei, no Anexo I, Quadro VI, para cada bloco, conforme a caracterstica do compartimento a ser ventilado e iluminado, no podendo ser menor que 6,00m (seis metros). Pargrafo nico. Sero considerados empreendimentos constitudos de blocos independentes aqueles, que a partir do segundo pavimento tipo, no apresentem um volume externo de edificao nico. Art. 148. Caso existam aberturas voltadas para reas de iluminao e ventilao fechadas, deve-se observar o Cdigo de Obras. Art. 149. O pavimento em meio subsolo, quando destinado a guarda de veculos, poder ocupar toda rea remanescente do lote de terreno, aps a aplicao do afastamento de frente, da taxa de permeabilidade, das normas de iluminao e ventilao, desde que o piso do pavimento trreo no se situe numa cota superior a 1,40m (um metro e quarenta centmetros) do nvel do passeio. 1 permitida a construo, no afastamento de fundos, de edculas desde que sejam afastadas no mnimo 3,00m (trs metros) da construo principal e com altura mxima de 5,40m (cinco metros e quarenta centmetros). 2 Os dois primeiros pavimentos de uso comum podero ocupar toda a rea remanescente, aps a aplicao do afastamento frontal de 3,00 (trs metros) e atendida a taxa de permeabilidade e das normas de iluminao e ventilao. Art. 150. facultada a soma dos afastamentos laterais em uma das divisas do lote, encostando-se a edificao na outra divisa, desde que nesta exista parede cega de uma edificao com gabarito superior a trs pavimentos ou mais de 9,00m (nove metros) de altura.

Subseo VI Do Gabarito

Art. 151. Para os fins de gabarito, no so considerados os pavimentos: I - subsolo e meio subsolo de uso comum; II - trreo e mezanino com garagens ou lazer de uso comum, desde que: a) sejam obedecidos, para o recuo frontal mnimo, conforme o nmero de pavimentos privativos da edificao do Anexo I, Quadro VI, e para os afastamentos laterais e de fundos o mnimo de 3,00m (trs metros) a partir do teto do segundo pavimento. III - cobertura desde que:

a) a taxa de ocupao mxima seja de 40% (quarenta por cento) do pavimento tipo acrescida das reas de circulao vertical e horizontal de uso comum ou 50% (cinqenta por cento) do pavimento tipo sem o acrscimo das reas de circulao vertical e horizontal de uso comum; b) o recuo de frente seja de 4,00m (quatro metros) da fachada principal; c) casa de mquinas de elevadores, reservatrios e outros servios gerais do prdio; IV - jirau com p direito mnimo de 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) com destinao para comrcio, desde que sua rea no ultrapasse a 50% (cinqenta por cento) da rea do compartimento onde for construdo. Pargrafo nico. A altura mxima da edificao dever ser condicionada ao previsto no Anexo I, Quadro V. Art. 152. A altura mxima da edificao a distncia entre o ponto mais elevado da fachada principal e o plano horizontal que contm o ponto de cota igual mdia aritmtica das cotas de nvel mxima e mnima da calada ou a face superior da laje do meio subsolo, quando houver, excludas a platibanda com altura mxima de 1,50 (um metro e cinqenta centmetros), o telhado, a casa de mquinas e os reservatrios. A altura mxima da edificao a distncia entre o ponto mais elevado da edificao e o plano horizontal que contm o ponto de cota igual mdia aritmtica dos pontos extremos do alinhamento. Pargrafo nico. No ser computado na altura mxima da edificao o pavimento de cobertura, desde que observado o artigo 151, Inciso III.

Subseo VII Das Vagas de Estacionamento Art. 153. O mnimo de vagas de garagens exigido para as edificaes est estabelecido no Anexo I, Quadro X, Quadro X.a e Quadro X.b, integrantes desta Lei. Art. 154. A critrio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano COMDUR, o nmero de vagas de estacionamento de veculos poder ser diminudo, quando se tratar de: I - hospitais com mais de 1.000,00 m (mil metros quadrados) de rea construda; II - creche, pr-escola e escolas que no estejam situadas nas vias arteriais e coletoras; III - associaes religiosas.

Art. 155. A dimenso mnima da vaga destinada ao estacionamento de veculo de 2,30m (dois metros e trinta centmetros) por 4,50m (quatro metros e cinqenta centmetros) e a dimenso mnima da vaga prxima a lateral de paredes ser de 2,60m (dois metros e sessenta centmetros) por 4,50m (quatro metros e cinqenta centmetros). Pargrafo nico. A dimenso mnima para vagas destinadas a estacionamento e motos de 1,00m (um metro) por 2,00m (dois metros). Art. 156. Quando se tratar de outros equipamentos pblicos e comunitrios o nmero de vagas de estacionamento de veculos poder ser diminudo, desde que no estejam situadas nas vias arteriais e coletoras, de acordo com parecer tcnico do rgo licenciador e aprovao do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano - COMDUR. Art. 157. Nos casos de reforma de edificaes ou de atividades enquadradas como Empreendimentos de Impacto, o rgo licenciador poder avaliar a viabilidade de localizao das vagas para estacionamento de veculos em outro terreno, comprovadamente vinculado atividade, e com distncia mxima de 200,00m (duzentos metros) do lote onde se situa a edificao principal. Art. 158. A disposio das vagas no interior das garagens dever permitir movimentao e estacionamento independente para cada veculo, permitindo-se todavia, vagas presas, desde que vinculada a mesma unidade familiar.

Вам также может понравиться