Вы находитесь на странице: 1из 10

VALER - EDUCAO VALE

Tipologia textual (Descrio e Narrao)


Comunicao Escrita

Caro Professor
Caro Professor, Bem vindo ao MUNDO VALE. Este mdulo foi dividido em duas aulas, onde voc pde conhecer melhor a nossa empresa. Desejamos muito SUCESSO a voc!

MENSAGEm DE DIREITOS AUTORAIS: PROIBIDA A DUPLICAO OU REPRODUO DESTE

MATERIAL, OU PARTE DO MESMO, SOB QUALQUER MEIO, SEM AUTORIZAO EXPRESSA DA VALE.

SUMRIO
>> Introduo >> Antes de continuar... >> Adjetivos >> O que no posso esquecer >> Narrao
Elementos que formam a narrao: Elementos que formam a narrao: Elementos que formam a narrao:

4 5 6 7 8
8 8 9

>> Introduo

udo o que se escreve recebe o nome genrico de redao ou composio.

Basicamente, existem trs tipos de redao: descrio, narrao e dissertao: Descrio: o tipo de texto no qual se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. Narrao: Modalidade textual em que se conta um fato, fictcio ou no, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Dissertao: Estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposio de idias.

4 | Tipologia textual (Descrio e Narrao) 4 | Comunicao Escrita

VALER - EDUCAO VALE

>> Antes de continuar...

preciso que voc entenda que o adjetivo a classe gramatical que modifica o substantivo atribuindo-lhes qualidade, estado ou modo de ser. Os adjetivos concordam com os substantivos em gnero e nmero.

>> Adjetivos

O menino bonito.
artigo substantivo adjetivo

As meninas so lindas.
artigo substantivo adjetivo

masculino

singular

feminino

plural

que define se o menino bonito, alto, feio ou baixo o adjetivo.

Podemos dar caractersticas de maneira objetiva, descrevendo o objeto ou o ser como realmente so fisicamente. Exemplo:

A ma vermelha.
Alm de podermos descrever as caractersticas fsicas, tambm podemos descrever emoes e sentimentos, ou seja, descrever de forma subjetiva. Exemplo:

Para Ado, a ma tinha a cor do remorso.

6 | Tipologia textual (Descrio e Narrao) 6 | Comunicao Escrita

VALER - EDUCAO VALE

>> O que no posso esquecer

escrever um recurso importante quando queremos dar as caractersticas de um cenrio, de um personagem ou at mesmo de um produto. Quando a inteno descrever de maneira real, fazendo com que qualquer leitor visualize a mesma imagem, preciso utilizar uma linguagem objetiva e realista, sem dar espao para a imaginao. Por outro lado, quando o objetivo da descrio emocionar, sensibilizar, fazer com que cada leitor imagine o que quiser, transformando-o em parte da histria, a subjetividade se faz necessria.

>> Narrao

texto narrativo um relato organizado de acontecimentos reais ou imaginrios. Para que a narrao tenha sentido, preciso que exista o movimento dos fatos, mantendo aceso o interesse do leitor. necessrio tambm expor os acontecimentos com rapidez, relatando apenas o que significativo. Veja abaixo os elementos que formam a narrao:

>> Elementos que formam a narrao:


- Narrador: aquele que conta a histria.

Narrador onisciente Terceira Pessoa

Narrador personagem Primeira Pessoa

Ela no poderia sequer imaginar um momento to feliz como aquele

Apesar de cansada, precisava seguir em frente. O meu futuro dependia disso.

>> Elementos que formam a narrao:


Personagens: So aqueles que vivenciam a histria que est sendo contada. Os personagens podem ser pessoas, animais ou objetos. O mais importante, que a interao entre eles que constri os conflitos e o clmax da narrao, elementos importantes para tornar a histria interessante. Espao: o local no qual a histria ocorre. O cenrio que servir de pano de fundo para as aes dos personagens. Definir o espao de sua narrao importante para deix-la mais atrativa e situar o leitor. Tempo: Pode ser o dia, a hora, ms, estao do ano, qualquer dado que defina o momento da histria e o seu transcorrer.

8 | Tipologia textual (Descrio e Narrao) 8 | Comunicao Escrita

VALER - EDUCAO VALE

>> Elementos que formam a narrao:


Enredo: a seqncia dos fatos. A qualidade do enredo definir o entendimento e o grau de interesse do leitor. Para garantir que sua narrao tenha todos os elementos necessrios, ao terminar de escrever a sua histria veja se voc consegue responder as seguintes questes:

quem? Personagens; o qu? Atos, fatos, acontecimentos, assunto, enredo; quando? A poca em que ocorrem os acontecimentos, o tempo; onde? O lugar da ocorrncia, cenrio; como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos; por qu? A causa dos acontecimentos.
Divida esses elementos entre apresentao, desenvolvimento e concluso. Planeje antecipadamente sua histria e a seqncia que voc utilizar para narrar o fato. Assim voc ter menos chance de se perder no enredo. A narrao est presente em todos os dias da nossa vida. Nas conversas sobre o que fizemos durante o dia, ou quando conversamos com nossos amigos sobre a noite anterior. Narrar contar uma histria e isso prprio da natureza humana, por isso nos parece to fcil. A nica coisa que pode atrapalhar nossa desenvoltura ao narrar a nossa dificuldade com a escrita. Para garantir a qualidade do texto, devemos nos lembrar dos elementos que compem uma boa narrativa, assim no correremos o risco de deixar a histria confusa e desinteressante.

VALER - EDUCAO VALE

Вам также может понравиться