Вы находитесь на странице: 1из 5

Qualidade de Vida no Trabalho Vivemos numa sociedade em mudanas e num momento excitante para as organizaes.

A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Sade s o ativos importantes! envolvendo dimenses "#sica! intelectual! emocional! pro"issional! espiritual e social. $r%ticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na sade "#sica e emocional dos empregados e na sade "inanceira das empresas. &aixa motiva o! "alta de aten o! diminui o de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na "am#lia! na sociedade e no sistema do "uturo! mas continuamos a usar os instrumentos do passado. 'elizmente! para algumas empresas inovadoras e conscientes! este cen%rio n o "az parte de sua realidade atual. As dez melhores empresas para se trabalhar ()uia *xame +,,-. trans"ormaram o ambiente de trabalho e a Sade emocional e "#sica em vantagem competitiva! tendo plena convic o estrat/gica de que quanto mais eliciar satis"a o! mais retorno ter o em produtividade! criando assim a vis o de uma organiza o mais privilegiada! competitiva e equilibrada.

0e"ini o1 Segundo a 2rganiza o 3undial da Sade! Qualidade de Vida / um con4untivo de percepes individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem! em rela o e suas metas! expectativas! padres e preocupaes. 2b4etivos $rogramas de Sade / a ci5ncia e a arte de a4udar pessoas a modi"icar seu estilo de vida em dire o a um 6timo estado de sade! sem do esta compreendida como o balano entre a sade "#sica! emocional! mental! social e espiritual.

2s programas de Sade e Qualidade de Vida ob4etivam "acilitar mudanas no estilo de vida! combinando aes e campanhas para consci5ncia!

comportamento e envolvimento! que suportem suas pr%ticas de sade e previna doenas. Qualidade de Vida no Trabalho 2 prop6sito de um programa de Qualidade de Vida ou $romo o de Sade nas 2rganizaes / encora4ar e apoiar h%bitos e estilos de vida que promovam sade e bem estar entre todos os "uncion%rios e "am#lias durante toda sua vida pro"issional. 7m programa de Qualidade de Vida existe para gerar estrat/gias com o intuito de promover um ambiente que estimule e d5 suporte ao individuo e 8 empresa! conscientizando sobre como sua sade est% diretamente relacionada 8 sua qualidade e produtividade. 9 o / su"iciente ter em mente mudar relevantemente o estado de sade dos pro"issionais mas tamb/m encora4%:los a cuidarem e gerenciarem sua pr6pria sade! adquirindo um ganho substancial na sua satis"a o e crescimento! assim como no aumento de produ o e redu o de custos para a empresa. &ene"#cios 3elhoria da produtividade *mpregados mais alertas e motivados 3elhoria Ada imagem corporativa 3enos absente#smo 3elhoria das relaes humanas e industriais &aixas taxas de en"ermidade 3elhoria da moral da "ora de trabalho ;edu o em letargia e "adiga ;edu o de turnover 3iss o *strat/gica

A miss o estrat/gica de um programa de Qualidade de Vida canaliza seus es"oros para alcanar os seguintes resultados1 Aumentar os n#veis de SAT<S'A=>2 * SA?0* do colaborador @ consumidor @ comunidade. ('ora de trabalho mais saud%vel. 3elhorar o AB<3A 2;)A9<CAA<29AB (Ambiente! relaes e aes saud%veis. A"etar bene"icamente no processo de '2;3A=>2 * 0*S*9V2BV<3*9T2 humano! agregando compet5ncias (Aapacidade e atributos. <n"luenciar na diminui o da $;*SS>2 92 T;A&ABD2 e do 0<ST;*SS* individual e organizacional (3enor absente#smo @ rotatividadeE 3enor numero de acidentes. 3elhorar a capacidade de 0*S*3$*9D2 das atividades do dia:a:dia. (3aior produtividade. As dimenses da Sade <ntegral e Qualidade de Vida $ara e"eitos did%ticos! dividimos a Sade em Seis 0imenses1 'FS<AA! *32A<29AB! <9T*B*AT7AB! $;2'<SS<29AB! S2A<AB * *S$<;<T7AB. *stas dimenses "acilitam a consci5ncia e o desenvolvimento da sade integral! assim como a possibilidade de se ter uma vis o sist5mica e seu posterior equil#brio e expans o! pois sabemos que na vida sempre estamos buscando uma inter:rela o harmoniosa dos v%rios aspectos e dimenses do ser humano. 0esde que o mundo exigiu novas e complexas interaes em termos de excel5ncia em rela o 8 produtividade e a qualidade dos servios prestados! estamos tendo que constantemente se adaptar 8 todos estes est#mulos! comprometendo de alguma "orma nosso aprendizado e sade. A"ina de contas! se sentir mal no tempo e no espao n o / mais privil/gio de nenhum astronauta. 2 psiquiatra Aarl )ustav Gung dizia que se as coisas v o mal no mundo! algo deve estar mal comigo. Assim seria sensato! em primeiro lugar!

"icar bem. Viver uma vida vibrante e "eliz! na qual se utiliza o m%ximo que possui! com enorme prazer / um ob4etivo de vida. H o que d% qualidade 8 vida.

Aomunica o1 $ercep o do Valor $or Aarlos $arente 0e alguns anos pra c%! com a m%xima de que o principal ativo das empresas s o seus "uncion%rios! o debate sobre a importIncia da comunica o interna se intensi"icou! de "orma a coloc%:la como uma das principais estrat/gias da empresa com rela o ao seus colaboradores. Todos concordamos com issoJ *nt o vem a quest o de como isso inter"ere na estrat/gia de comunica o interna das 2rganizaes. $ara responder de "orma pontual a esta quest o / preciso que se entenda que o que sustenta todos os processos internos da empresa / o respeito desta para com seus "uncion%rios K e vice:versa: e isso n o seria di"erente no processo de comunica o interna. Ao contr%rio! respeitar os "uncion%rios / a miss o mais importante da desta "un o. ;espeitar suas crenas e valores! seus sentimentos! sua intelig5ncia. H o respeito que sustenta o processo de comunica o! potencializando a percep o da credibilidade da mensagem enviada. * por "alar em credibilidade! ela! a relevIncia e o signi"icado s o os tr5s pontos "undamentais na comunica o. Aredibilidade1 muito de "ala sobre a comunica o ser respons%vel em garantir a dissemina o das in"ormaes e ob4etivos da empresa a todos os seus "uncion%rios. Antes de se comunicar / preciso construir uma rela o de con"iana entre quem "ala e quem ouve! / preciso dar credibilidade ao processo. $arece obvio! mas muitas empresas! na busca pela transpar5ncia! ainda comunicam! uma coisa e praticam outro no dia:a:dia. Transpar5ncia n o apenas um ob4etivo a ser perseguido! mas um comportamento a ser observado em cada atitude! de cada "uncion%rio e parceiro da 2rganiza o.

;elevancia1 os ve#culos de comunica o! ao contrario do que comumente se pensa! n o est o apenas a servio da 2rganizaao. Antes ! eles est o a servio dos "uncion%rios! dos leitores e consumidores da in"orma o e do conhecimento que transita entre eles. Sendo assim! a in"orma o precisa ser relevante para que l5 e n o para quem escreve. *xemplos cl%ssicos disso s o os livros que se tornaram &est Sellers e os que n o se tornaram. Signi"icado1 esse / o nome do 4ogo. A"inal / no oculto do aparente! ou se4a! o que de "ato todas aquelas mensagens! textos! e:mails etc! signi"icam que os "uncion%rios conseguem ler a L alma M da 2rganiza o. H claro que a "orma tamb/m

Вам также может понравиться