Вы находитесь на странице: 1из 4

Sntese do Artigo:

Um resgate conceitual e histrico dos modelos de gesto de pessoas


Prof. Andr Luiz Fischer (FEA-USP)

Trabalho de Gerenciamento de Recursos Humanos Aluno: Marcus Vincius de Miranda Professor Dierci Silveira

Introduo ao modelo de gesto de pessoas Em vista do sucesso, o desempenho humano demonstra ser uma parte importante de um organizao, para isso modelos de gesto de pessoas so estipulados e implantados, os quais refletem a forma de atuao no comportamento humano diante das pessoas da organizao. Tais modelos devem demonstrar o diferencial da empresa em questo perante seu mercado atuante, reforando os aspectos positivos de sua imagem e auxiliando na competitividade.

Princpios Estruturao de uma organizao Estratgias Polticas Prticas Processos de Gesto


A figura acima mostra a estruturao, de forma bsica, que uma empresa possui e assim a necessidade de defini-los, para posteriormente implantar diretrizes e orientar os gestores na maneira de atuar com os outros indivduos da organizao. Os cuidados a serem tomados em relao as aes humanas devem ser algo de priori, pois eles podem interferir negativamente nos produtos e servios prestados aos clientes como foi o caso da Coca-Cola, da Firestone e da Shell nos relatos em que o autor cita. Os modelos de gesto de pessoas dependem dos tipos de empresas e mercados, um padro de comportamento coerente com as organizaes deve ser estipulado a partir do ramo das mesmas, das instancias de sua estruturao e no tipo de praa/pblico.

Fatores condicionantes Os fatores condicionantes podem ser classificados como internos e externos. Sobre os fatores internos esto a tecnologia empregada, a estratgia de organizao do trabalho, a cultura organizacional e a estrutura organizacional. Os fatores externos esto vinculados principalmente a cultura de trabalho de dada sociedade, sua legislao trabalhista e papel conferido ao estado e aos demais agentes que atuam nas relaes de trabalho.

Modelo de gesto de pessoas como departamento pessoal O departamento pessoal uma conceito que exprime uma sesso de trabalho voltada principalmente para transaes processuais e os trmites burocrticos. Com ela apareceu os gerentes de pessoal que possuam como principal finalidade estabelecer um mtodo de escolha que filtrasse, dentre muitos candidatos, os melhores, ou seja, os mais eficientes e de menor custo. Assim, os empregados comearam a ser vistos com tambm um custo de produo e dessa forma deveriam ser administrados de forma mais racional.

Modelo de gesto de pessoas como gesto do comportamento humano o modelo que utilizou a psicologia para compreender e interver na vida organizacional. Tecnicamente, foi a primeira a realmente coligar o comportamento humano com a organizao. Teve duas fases, sobre duas influncias, a primeira behaviorista e a segunda pelas ideias de Abraham Maslow. Sua principal contribuio foi descobrir que intermediao da empresa com seus colaboradores era feita pelo gerente de linha. Neste modelo liderana e motivao eram os conceitos-chaves.

Modelo estratgico de gesto de pessoas Resumindo, este modelo demonstra que funcionrios motivados, satisfeitos e bem atendidos em suas necessidades atuam melhor, porm no significa que as diretrizes estratgicas da empresa estejam de acordo, ou seja, h uma necessidade em conciliar a gesto de pessoas com as outras estruturas da empresa, de forma que elas consigam conciliar os interesses envolvidos.

Modelo de gesto de pessoas articulado por competncias O modelo articulado por competncias surgiu visto a necessidade de estabelecer vnculos mais fortes entre o desempenho de pessoal e os resultados da empresa em face a grande competitividade que o mercado oferece. Dentre os principais temas envolta a competitividade esto a estratgia competitiva, a vantagem competitiva, a reengenharia e reestruturao, competncias essenciais e reinveno do setor. A vantagem competitiva surge do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricao. A reengenharia traz muitas mudanas dentre elas as principais so: Departamentos pessoais Equipes de Processo Tarefas simples Trabalhos multidimensionais [Papis] Controlados Autorizados Treinamento Educao [Desempenho e Remunerao] Atividades Resultados [Promoes] Desempenho Habilidades

[Valores] Protetores Produtivos [Gerentes] Supervisores Instrutores [Estrutura] Hierrquicas Niveladas [Executivos] Controladores de resultado Lderes As competncias essenciais demonstram a competio pela liderana dos produtos, o que reflete no aumento do valor da marca e maior participao do mercado, exemplos de competncias so miniaturizao de desenvolvedoras de aparelhos eletrnicos e gesto logstica de empresas de correspondncias.

Concluso e Crtica Concluindo, o artigo retrata o significado do modelo de gesto e sua importncia sempre lembrando que o modelo a ser implantando depender de vrios fatores a serem relevados, o autor tambm mostra vrios modelos de gesto de pessoas apresentando as principais contribuies e caractersticas dos mesmos. O artigo interessante e explicativo, h muitos exemplos no intuito de ajudar na compreenso do leitor, apesar de extenso o artigo quase todo de informao tima e de fcil leitura. Honestamente, apreciei a leitura e acho o artigo de grande utilidade para compreender melhor como os modelos de gesto de pessoas das empresas atuais trabalham e tambm o motivo de serem do modo que so.

Bibliografia Um resgate conceitual e histrico dos modelos de gesto de pessoas Andr Luz Fischer.

Вам также может понравиться