Вы находитесь на странице: 1из 2

TAXAS RELACIONADAS 1.

Pela ruptura de um navio-tanque, uma mancha de leo espalha-se em forma de um crculo cuja rea cresce a uma taxa constante de Km/h. Com que rapidez estar crescendo o raio da mancha quando a rea for de 9 km? 1 PASSO Sabendo que a rea de uma circunferncia dada pela equao abaixo: Assim para acharmos a taxa de variao do raio, necessrio derivar ambos os lados da equao em funo de t, logo temos que:

2 PASSO: ENCONTRAR O VALOR DE R

3 PASSO: ENCONTRAR A VELOCIDADE COM QUE O RAIO EST CRESCENDO

2. Um balo esfrico esvaziado de tal forma que seu raio decresce a uma taxa constante de 15 cm/min. Com que taxa o ar estar sendo removido quando o raio for de 9 cm? 1 PASSO Sabendo que a volume da esfera dado pela equao abaixo:

Assim para acharmos a taxa com que o ar est sendo removido, necessrio derivar ambos os lados da equao em funo de t, logo temos que:

2 PASSO: ENCONTRAR A VELOCIDADE COM QUE O VOLUME EST DECRESCENDO

* o valor de

negativo, pois o volume da esfera est diminuindo

com o passar do tempo. **observao os valores do raio e da taxa de variao do raio foram dados na questo. 3. Uma escada de 1,3 m est apoiada em uma parede. Se seu topo desliza sobre a parede para baixo a uma taxa de 0,2 m/s, com que rapidez a base da escada estar se afastando da parede quando o topo estiver 0,5 m acima do cho? RESPOSTA: 0,5 m/s 4. Um tanque de gua cnico com o vrtice para baixo tem um raio de 10 m no topo e uma altura de 24 m. Se a gua fluir dentro do tanque a uma taxa de 20 m/min, com que velocidade sua profundidade estar crescendo quando ela tiver 16 m de profundidade? RESPOSTA: 9/(20) m/min

Вам также может понравиться