Вы находитесь на странице: 1из 6

Histria da matemtica na Babilnia

Perodo: 2100 a.C. Assuntos matemticos envolvidos:

lgebra: sistema de numerao; tbuas Geometria: de tronco de cone e o de um tronco de pirmide quadrangular regular; permetro da circunferncia; Teorema de Pitgoras; ternas pitagricas;

A Mesopotmia uma regio situada no Oriente Mdio, no vale dos rios Eufrates e Tigre. Ela foi habitada inicialmente pelos sumrios, que desenvolveram um sistema de escrita, em torno do quarto milnio a.C., que pode ser o mais antigo da histria da humanidade. Eles escreviam usando cunhas em tabulas de argila cozida, dando origem a um tipo de caracteres chamados cuneiformes. Ao longo do tempo, esta regio foi invadida por diversos grupos humanos, que absorveram a cultura local: amoritas, cassitas, elamitas, hititas, assrios, medos e persas. As antigas civilizaes que habitavam a Mesopotmia so chamadas, freqentemente, de Babilnios. O sistema de numerao utilizada era o sistema de agrupamento simples de base 10 para nmeros menores do que sessenta e um sistema posicional que podia ter base 10 ou base 60 para nmeros maiores. Muitos processos aritmticos eram efetuados com a ajuda de tbuas: de multiplicao, de inversos multiplicativos, de quadrados e cubos e de exponenciais. As tbuas de inversos eram usadas para reduzir a diviso multiplicao. A geometria babilnia se relacionava com a mensurao prtica. Eles deviam estar familiarizados com as regras gerais de clculo da rea do retngulo, do tringulo retngulo e do tringulo issceles, de um trapzio retngulo e do volume de um paraleleppedo reto-retngulo e, mais geralmente, do volume de um prisma reto de base trapezoidal. Tinham tambm uma frmula para calcular permetro da circunferncia que eqivale, na nossa notao atual, a aproximar pelo nmero . Conheciam o volume de um tronco de cone e o de um tronco de pirmide quadrangular regular. Sabiam que os lados correspondentes de dois tringulos retngulos semelhantes so proporcionais, que um ngulo inscrito numa semicircunferncia reto, dividiram a circunferncia em 360 partes iguais e conheciam o Teorema de Pitgoras. A marca principal de geometria seu carter algbrico. Os problemas mais obscuros expressos em terminologia geomtrica so essencialmente problemas de lgebra no-triviais. H problemas

geomtricos que levam a equaes quadrticas, outros levam a sistemas de equaes simultneas e a equaes cbica. Sua lgebra era bem desenvolvida. No s resolviam equaes quadrticas, seja pelo mtodo equivalente ao da substituio numa frmula geral, seja pelo mtodo de completar quadrados, como tambm discutiam algumas cbicas (grau trs) e algumas biquadradas (grau quatro). Os babilnios deram algumas aproximaes interessantes de razes quadradas de nmeros que no so quadrados perfeitos. Dentre as tbuas matemticas babilnicas encontramos a chamada Plimpton

escrita aproximadamente entre 1900 e 1600 a.C.. Ela consiste de trs colunas praticamente completas de caracteres que contm ternas pitagricas; isto nmeros que representam a medida da hipotenusa e de um cateto de tringulos retngulos cujos trs lados tm medida inteira.

O teorema de Pitgoras
Entenda a importncia e as aplicaes da maior descoberta do matemtico grego
NOTCIAS - 09-09-2001 MATEMTICA IMPRIMIR PDF

A maior descoberta de Pitgoras foi o teorema que leva seu nome, ensinado hoje em escolas de todo o mundo. Ao observar os tringulos retngulos (que tm um ngulo de 90 graus, chamado ngulo reto), o filsofo notou que eles obedecem a

uma lei matemtica. A soma dos quadrados dos catetos (lados menores do tringulo) igual ao quadrado da hipotenusa (lado maior): a 2 + b 2 = c 2 Chineses e babilnios usavam o teorema h mil anos, mas desconheciam a possibilidade de aplic-lo a todo tringulo retngulo. Pitgoras foi o primeiro a provar isso com argumentos matemticos inquestionveis. No entendeu ainda? Ento veja o tringulo retngulo ao lado, cujos lados medem 3, 4 e 5 centmetros. Desenhe quadrados a partir de cada lado do tringulo. Veja que os quadrados dos lados menores contm respectivamente 9 e 16 pequenos quadrados de 1 centmetro; o quadrado do lado maior contm 25 pequenos quadrados. Agora some 9 + 16. A resposta 25 !!!

Os gregos acreditavam na existncia de nmeros inteiros e fraes. Mas o teorema de Pitgoras mostrou que havia nmeros que no eram nem inteiros nem fraes. Como? Imagine um tringulo retngulo com dois lados iguais a um. Para se calcular a hipotenusa, basta usar o teorema: 1 2 + 1 2 = z 2 . Ou seja, a hipotenusa z ser igual a raiz quadrada de 2! Os gregos tentaram descobrir a qual frao o nmero correspondia, mas notaram que ele no era frao. Havia sido descoberto o nmero irracional e justamente por meio do teorema de Pitgoras, que odiava os irracionais! O teorema facilitou e tornou mais precisas as construes. Ao saber a medida de dois lados de um tringulo retngulo, possvel descobrir a do terceiro sem medilo basta usar o teorema. Conhecendo os trs lados de um tringulo, pode-se verificar se um dos ngulos reto. Como um tringulo de lado 3, 4 e 5 retngulo (como vimos na figura anterior), basta fazer tringulos com essa medida para desenhar ngulos retos em papel ou na terra.

A Irmandade Pitagrica comemorou a descoberta, mas a celebrao durou pouco. Em Sbaris, vizinha de Crotona, Tlis havia vencido uma revolta e perseguia membros do governo anterior, que fugiram para Crotona. O exrcito de Sbaris invadiu Crotona e foi derrotado. Aps a vitria, rumores diziam que terras de Sbaris seriam dadas Irmandade Pitagrica. O povo de Crotona ficou indignado. Havia lutado e no receberia recompensa! Cilon, homem que no conseguiu entrar na Irmandade Pitagrica, comandou uma revolta. A irmandade e a casa de Milo foram cercadas e incendiadas. Milo escapou, mas Pitgoras e alguns discpulos, no. Como toda a vida do matemtico, sua morte tambm bastante enigmtica. Uma outra verso conta que ele escapou e se refugiou na cidade de Metaponto, onde morreu em 497 ou 496 a. C., de causa desconhecida. Os pupilos de Pitgoras que sobreviveram foram para outras cidades, onde construram novas escolas pitagricas. Como o filsofo no deixou obra escrita, eles transmitiram os ensinamentos do mestre oralmente. Assim, as descobertas de Pitgoras se espalharam pelo mundo.

O Teorema de Pitgoras

O filsofo e matemtico grego Pitgoras, por volta do sculo VI a.C.,fundou uma escola mstica secreta, chamada Escola Pitagrica. Nela, a cincia era considerada um bem comum e todos pesquisavam e discutiam coletivamente. Por isso, as contribuies cientficas conquistadas no possuam autorial individual.

Para a formao desse famoso teorema, possvel que Pitgoras e seus discpulos tenham se baseado nos conhecimentos geomtricos

dos egpcios e em mosaicos que apareciam com frequncia em paredes das construes do Egito antigo.

Em verdade, pesquisas indicam muito provavelmente, j havia conhecimento de que em um tringulo retngulo, o quadrado da medida da hipotenusa igual soma do quadrado das medidas dos catetos. o Plimpton 322, tablete de argila encontrado na Babilnia, contm sequncias de nmeros correspondentes s "ternas pitagricas", muito antes de Cristo.

Aqui vale cuidar para no atribuir to s a Pitgoras o "Teorema de Pitgoras"; sobre tal tema h uma leitura recomendada num post deste blog [O Teorema do Pitgoras?] da Revista Clculo.

Na figura que inaugura este post, h um combinado de imagens cada uma formada por trs quadrados, dessa figura temos que area do quadrado construdo sobre a hipotenusa igual soma das reas dos quadrados construdos sobre os catetos. Esta organizao vista na imagem ao lado, dos trs quadrados, em que a rea do quadrado azul igual a soma das reas dos quadrados verde e vermelho. O Teorema de Pitgoras pode ser enunciado por: Em todo tringulo retngulo, o quadrado da medida da hipotenusa igual soma dos quadrados das medidas dos catetos; e assim, temos a relao:

Observe o tringulo em preto entre os lados dos trs tringulos, ele um tringulo retngulo, assim como este da figura ao lado. Verifique na indicao que o maior dos lados a hipotenusa e os outros dois so os catetos. A demonstrao desta relao atribuda a Pitgoras. Uma descoberta inicialmente restrita ao tringulo retngulo issceles, estendeu-se para todo tringulo retngulo.
http://xarlles.blogspot.com.br/2014/01/triangulo-retangulo.html

Вам также может понравиться