Вы находитесь на странице: 1из 5

Estudo de tempos e movimentos da linha de produo de uma fbrica de colches

Laureilton Jos Almeida BORGES; Warley Alves Coutinho CHAVES; Jlio Csar Benfenatti FERREIRA 2
Estudante de Engenharia de Produo. Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Bambu. Rod. Bambu/Medeiros km 5. CEP: 38900-000. Bambu-MG 2 Professor Orientador IFMG.

RESUMO

Neste trabalho foi realizado uma avaliao do processo produtivo de uma fbrica de colches localizada em Bambu - Minas Gerais, visando apresentar sugestes para melhorar o processo produtivo da mesma. As teorias de Taylor foram utilizadas como referencial terico para o desenvolvimento desta pesquisa. As ideais de Taylor esto entre as mais importantes da Administrao Cientfica, ele apresentou a ORT (Organizao Racional do Trabalho), tendo como uma das principais contribuies o estudo dos tempos e movimentos (motion-time study). Este trabalho um estudo de caso e as tcnicas utilizadas para a coleta de dados foram a utilizao de entrevistas estruturadas feitas com os prprios funcionrios, gestores e o proprietrio da fbrica e, alm disso, observou-se diretamente o processo produtivo dos colches de densidade 33 (D33). Atravs dessa anlise, percebeu-se que a 1 etapa do processo apresenta uma restrio, que o longo perodo de espera para a curagem do bloco de espuma frente a quantidade de espao disponvel para o armazenamento. Conclui-se que este departamento pode ser aperfeioado buscando uma melhor organizao, isso pode ser alcanado com um mtodo de empilhamento utilizando prateleiras.

Palavras chaves: Administrao Cientfica, Organizao do trabalho e eficincia INTRODUO A palavra Administrao muito utilizada nos dias atuais, porm esse termo pode ser percebido nos ambientes organizacionais de antigamente, embora no se tivesse conhecimento do quanto o ato de administrar algo complexo e importante para a indstria. Segundo Chiavenato (2003, p. 11), Administrao a maneira de governar organizaes ou parte delas. o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais

para

alcanar

determinados

objetivos

de

maneira

eficiente

eficaz.

Ter uma boa noite de sono essencial para qualquer pessoa e isso est diretamente ligado a qualidade dos nossos colches. O presente trabalho teve como objetivo o estudo da linha de produo de uma fbrica de colches, buscando apontar alguns aspectos que poderiam ser melhorados para gerar eficincia para todo o processo produtivo. REFERENCIAL TEORICO O ato de administrar importante em todos os segmentos da sociedade, seja de forma individual ou em grupos polticos e sociais. O processo de administrar pode ser aplicado em qualquer situao que dispe de certos recursos para se chegar a um determinado objetivo de forma que se deseje eficincia em tal processo. A Administrao Cientfica surgiu como resposta necessidade de reordenamento dos mtodos de trabalho numa sociedade no industrializada que fazia a transio para uma era industrial (CHIAVENATO 1979,1987; TAYLOR, 1945). O engenheiro Frederick W. Taylor foi o fundador da Teoria da Administrao Cientfica. Taylor teve vrios seguidores e conjunto de ideias desses contribuiu para uma grande revoluo no pensamento administrativo da poca. Taylor realizou a racionalizao do trabalho que apresentado no quadro 1. Quadro 1: Organizao Racional do Trabalho
Organizao Racional do Trabalho 1. Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; 2. Estudo da fadiga humana; 3. Diviso do trabalho e especializao do operrio; 4. Desenho de cargos e tarefas; 5. Incentivos salariais e prmios de produo; 6. Conceito de Homo Economicus (Homem Econmico); 7. Condies ambientais de trabalho, como iluminao e conforto; 8. Padronizao de mtodos e ferramentas; 9. Superviso funcional.

Fonte: CHIAVENATO (1987). Para CHIAVENATO (1979) o estudo dos tempos e movimentos baseado na anlise crtica das atividades realizadas pelos funcionrios, a partir dos resultados dessa anlise uma nova diviso de tarefas proposta e, se necessrio, movimentos inteis so eliminados a fim de sintetizar o processo produtivo. Dessa forma, esse estudo busca alcanar as seguintes vantagens : 1. Elimina movimentos inteis e os substitui por outros mais eficazes; 2. Racionaliza a seleo e treinamento de pessoas;

3. Melhora a eficincia do operrio e o rendimento da produo; 4. Distribui uniformemente o trabalho, para no haver falta ou excesso do mesmo; 5. Oferece uma base para salrios e bonificaes. Desta forma observa-se que os trabalhos de Taylor influenciaram e influenciam at os dias de hoje as organizaes e seus processos produtivos.

MATERIAIS E MTODOS Este trabalho um estudo de caso, assim deve-se buscar o mximo de ateno e preciso no decorrer da pesquisa envolvida, pois cada situao necessita de uma forma de observao nica. O estudo de caso a estratgia preferida quando questes do tipo como ou por que so colocadas, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e tambm quando o foco em um fenmeno contemporneo inserido no cotidiano (YIN, 2001). As tcnicas utilizadas para a coleta de dados foram a utilizao de entrevistas estruturadas que contou com a participao do empresrio e 7 funcionrios de diversos setores. Tambm houve a observao de todas as etapas do processo produtivo e cronometraram-se todos os seus respectivos gastos de tempo, o que possibilitou a construo da quadro 1. A fbrica de colches desse processo produtivo surgiu no ano de 2007 na cidade de Bambu. Ela vem ganhando cada vez mais espao no mercado e, consequentemente, a sua produo aumentou muito nos ltimos tempos, chegando a produzir 50 colches lisos com densidade 33 (D33) por dia. Hoje essa empresa conta com 22 funcionrios e 11 mquinas (um liquidificador industrial, uma laminador, um abatedor, uma mquina de corte, 4 de costura industrial, 2 de costura normal e uma mquina de selar plsticos). RESULTADOS E DISCUSSO O processo produtivo da empresa se inicia com a fabricao dos blocos de espuma at se chegar ao produto final, que o colcho. O quadro 2 contm todas as etapas do processo produtivo de um bloco de espuma e cada um desses gera oito colches lisos com densidade 33 (D33).

Quadro 2 Etapas do processo produtivo de colches


Etapas do processo produtivo 1-Fabricao de um bloco de espuma Descrio de tarefas Mede-se as substncias qumicas Mistura-se essas substncias Tempo gasto 3 minutos 2 minutos Mquinas e Equipamentos Balana de preciso Liquidificador industrial Ocorre a reao exotrmica de expanso das substncias 2- Modelagem do bloco Tempo de curagem do bloco Corta-se esse bloco em oito menores Transporte dos blocos para outro galpo 3- Costura Borda-se os tecidos na bordadeira (pillowtops) Corta-se os rolos tecidos As costureiras emenda e etiqueta as faixas 4- Montagem do colches Costura-se os tecidos e faz-se as bordas 27 minutos Mquina de costura industrial Se corta as sobras das linhas (acabamento) 5- Empacotamento do colcho Fonte: Elaborada pelos autores Embala-se o colcho com um plstico e o mesmo lacrado 8 minutos 1 minuto Mquina de selar plsticos Grampea-se os tecidos sobre o bloco de espuma 1080 minutos 15 minutos 15 minutos 4 minutos 24 minutos 16 minutos 32 minutos Laminadora Camionete Bordadeira Mquina de cortar 7 minutos Abatedor

A partir desses dados foi possvel construir o seguinte fluxograma:

Fabricao de um bloco de espuma Costura


Fonte: elaborada pelos autores

Modelagem do bloco Montagem dos colches Empacotamento do colcho

Figura 1- Principais etapas da produo de colches Dessa forma, notvel que esse processo produtivo no possui uma linha de produo em srie, pois quando se analisa o fluxograma acima pode-se perceber que a parte de fabricao e modelagem da espuma independente da que se corta e costura os tecidos para fazer os colches.

At o momento que o bloco de espuma cortado em outros menores, o processo produtivo acontece em um determinado galpo. Aps essa parte, os blocos de espuma so transportados para outro galpo, que se localiza a quase 2 km de distncia do primeiro. O transporte dos blocos feito numa camionete de carroceria aberta, constatou-se que este transporte pode afetar de forma negativa a qualidade do colcho. Uma possibilidade que poderia minimizar os transtornos desta planta dividida o investimento em um nico galpo. Este investimento poder reduzir o custo relacionado com a etapa 2 tarefa: transporte dos blocos para outro galpo. A empresa, desta forma, otimizar sua mo de obra e minimizar o gasto com o transporte das espumas Atravs de uma anlise crtica, constamos que a fabricao de espuma possui uma seqncia de atividades produtivas adequadas ao processo. Porm, a quantidade de blocos de espuma tem uma grande variao de unidades produzidas, assim quando a demanda aumenta necessrio que os funcionrios desse setor trabalhem durante todo o final de semana, o que causa um desgaste fsico e psicolgico. Uma alternativa para solucionar este problema seria produzir blocos de espuma para serem estocados, assim, em momentos que a demanda for baixa, a empresa ter oportunidade de gerar um estoque de segurana. Portanto, na etapa 2 do processo, na tarefa tempo de curagem do bloco, sugere-se a montagem de uma prateleira que viabilizasse o armazenamento dos blocos. CONCLUSO Concluiu-se que atravs das teorias da Administrao Cientfica, analisando as etapas do processo produtivo a empresa poder a partir das sugestes apresentadas melhorar seu desempenho. REFERNCIAS CHIAVENATO, I. Administrao: Teoria, Processo e Prtica. So Paulo: McGraw-Hill, 1987.381 p. CHIAVENATO, I. Administrao de Recursos Humanos. So Paulo: Editora Atlas S. A, 1979.198p. Chiavenato, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao: Uma Viso Abrangente da Moderna Administrao das Organizaes. 7 Edio Revista e Atualizada. Rio de Janeiro. Editora Elsevier, 2003. 6 Reimpresso. 634 p. TAYLOR, Frederick Winslow. Princpios da Administrao Cientfica, 1856 1915. Traduo de Arlindo Vieira Ramos. 8 Edio. So Paulo. Editora Atlas, 1995. 109 p. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Вам также может понравиться