Вы находитесь на странице: 1из 7

3.

O Perodo de Geologia FINOM Hidrologia Ao Geolgica da gua Subterrnea


Prof. Mrcio Santos www.professormarciosantos2.blogspot.com.br

Ao geolgica a capacidade de um conjunto de processos causar modificaes nos materiais terrestres, transformando minerais, rochas e feies terrestres. O esculpimento de formas de relevo da superfcie terrestre um tipo de ao geolgica, dominada pela dinmica externa do planeta Terra, conhecida como ao geomrfica. (TEIXEIRA et al., 2000)

gua subterrnea o principal agente de intemperismo qumico; a gua superficial o principal agente de intemperismo fsico. Juntas, gua subterrnea e gua superficial, modificam o relevo. Normalmente, a gua subterrnea movimenta-se muito lentamente, comparando-se com o escoamento superficial. Em sedimentos permeveis, como areia mal selecionada, a velocidade varia entre 0,5 e 0,16 cm/dia, atingindo mximos de at 100 m/dia em cascalhos no cimentados. Em granitos e gnaisses pouco fraturados, o fluxo atinge algumas dezenas de centmetros por ano. Em basaltos muitos fraturados a velocidade pode atingir 100 m/dia. J em calcrios com aberturas crsticas, o fluxo pode chegar a 1.00 m/hora. Assim, dependendo do fluxo da gua subterrnea, a intensidade e a espessura do intemperismo qumico e fsico, tambm ser varivel.

1. Escorregamento encostas:

de

velocidades variveis podem ser catastrficas (chuvas fortes + relevo acidentado) ou rastejamento (creep). Escorregamento: fora gravitacional + gua, diminuio do atrito e aumento do peso = solifluxo, induzidos ou acelerados por retirada da cobertura vegetal e lanamento de guas pluviais ou

servidas, presena de matria orgnica (lixo) e outros.

A velocidade dos movimentos de escorregamento de encostas muito varivel, sendo que os deslizamentos catastrficos ocorrem, quase sempre, na estao chuvosa, nas regies de relevo acidentado. Entretanto, predominam os movimentos muito lentos, chamados rastejamento (creep) do solo, com velocidades menores que 30 cm/ano. Quando muito encharcados, o atrito que mantm esse material preso encosta vencido pela fora da gravidade e ele escorrega sob a ao de seu prprio peso. Esse movimento conhecido como solifluxo. Esses dois movimentos, rastejamento e escorregamento, so processos naturais, que ajudam a modelar a superfcie terrestre; porm, eles podem, e frequentemente so induzidos ou acelerados pela retirada da cobertura vegetal. 2. Voorocas ou Boorocas So cortes que se instalam em vertentes sobre o manto de intemperismo, sedimentos ou rochas sedimentares pouco consolidades, e podem ter profundidades de poucos centmetros at vrios metros, originam-se de sulcos que se aprofundam at atingirem o nvel de gua (NA) formando vales em forma de U com paredes abruptas e fundo plano.

3. Relevo crstico: cavernas e dolinas. S ocorre em regies de rochas sedimentares que sofrem dissoluo pela gua. So carstificveis as rochas carbonticas (calcrio, mrmores, dolomito) e as rochas evaporticas constitudas por halita e/ou gipsita, estas em ambiente rido ou semirido. Do ponto de vista hidrolgico e geomorfolgico, os sistemas crsticos so constitudos por trs componentes principais, que se desenvolvem de maneira conjunta e interdependentes: sistemas de cavernas formas subterrneas acessveis explorao; aqferos de condutos formas condutoras da gua subterrnea; relevo crstico formas superficiais.

Em relevos crsticos, as rochas so dissolvidas pela gua cida resultante da combinao da gua da chuva com o gs carbnico (CO2) da atmosfera ou do solo. Ao passar por frestas da rocha, a gua dissolve e carrega os minerais rumo ao lenol fretico. Isso pode alargar as aberturas na rocha e formar cavernas e diversas outras feies no terreno. medida que as rochas sob a superfcie so dissolvidas, o terreno cede e formam-se dolinas ou outros tipos de vales. Muitas vezes, vrias dolinas prximas se unem por eroso, formando valas (depresses maiores em largura do que em profundidade).

Reaes de dissoluo do carbonato de clcio e de sua precipitao. gua da chuva: H2O + CO2 H2CO3 Rocha calcria: CaCO3 Ca++ + CO3--

Reao: H2O + CO2 + Ca++ + CO3-- Ca (HCO3)2 (bicarbonato de clcio) Portanto, gradativamente o carbonato de clcio vai sendo transformado, no teto da gruta, em bicarbonato de clcio, que instvel. Na gota de gua que contm o bicarbonato de clcio e que aparece na superfcie interna do teto da gruta, ocorre a seguinte reao: Ca (HCO3)2 H2O + CO2 + CaCO3 Onde:

H2O fica na prpria gota CO2 vai para a atmosfera CaCO3 fica na gota e ir formar estalactites, estalagmites e colunas. Com isso, o teto da gruta vai ficando com muitos vazios; consequentemente, no ir aguentar o peso a que est submetido; ocorrer um desabamento que produzir uma depresso do terreno; essa depresso denomina-se dolina. A regio mais baixa da gruta o local onde a gua desaparece; denominada sumidouro. importante por vrios motivos: abastece rios subterrneos e lagos; alm disso, valiosa nos estudos fossilferos, pois um local onde se tem achado grande nmero de fsseis.

Referncias: RESENDE, Marcelo Gonalves. Hidrogeologia. Infiltrao. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. 568 p. CLEARY, Robert W. http://clean.com.br/cleary.pdf guas subterrneas. Obtido em:

PEREIRA, Suely Y. gua subterrnea e desenvolvimento. Obtido em: http://www.cfh.ufsc.br/~laam/palestra/02.pdf RIBEIRO, Luis. guas subterrneas. Cap. http://ecossistemas.org/ficheiros/livro/Capitulo_11.pdf XI. Obtido em:

Вам также может понравиться