Вы находитесь на странице: 1из 4

RESUMO TEORIA GERAL DO PROCESSO

INTRODUO

Na atualidade, no existe possibilidades para que a sociedade tenha uma convivncia social sem o mnimo de Direito, e vice e versa. A convivncia social prestabelecida entre um grupo de pessoas necessita de uma ordem posta pelo Direito que lhe assegure seus direitos e que garanta suas obrigaes. Devido a isso, o Direito serve de funo ORDENADORA, que regula, REGULADORA, que regula e COORDENADORA, que coordena os interesses sociais de um grupo de pessoas. O critrio utilizado neste mbito o de JUSTO e EQUITATIVO (IGUALDADE) com relao estreita e inseparvel do momento e do lugar, como grande exemplo o das mulheres que antes no podiam trabalhar e vejam s at onde j chegaram.

CONFLITOS E INSATISFAES

O direito de certa forma, um controle social onde tenta, sempre que possvel, solucionar os problemas da sociedade. Nos dias atuais, os conflitos cresceram bruscamente, em todas as reas jurdicas, e devido a isso, os conflitos aumentaram igualmente. Perceba que se A bater em B, e ambos resolverem no momento do fato, diante de uma conversa informal, houve um conflito. Entretanto, o conflito que vai nos interessar agora o conflito caracterizado pela LIDE (conflito de interesses qualificado pela pretenso resistida). Diante deste mesmo exemplo, se A e B no se resolverem na base da conversa e decidem entrar na justia para resolver, caracteriza a ento chamada LIDE. Enquanto a pretenso resistida existia na conversa antes de entrar na justia era chamada de LIDE pr-processual, ou a social. J quando o processo entrou em vigor, chamado de LIDE processual. Os interesses podem ser classificados por interesses, sendo eles os interesses INDIVIDUAIS, onde o conflito atinge apenas uma pessoa; os interesses COLETIVOS, onde afeta um grupo de pessoas sendo que as partes deste grupo so conhecidas como o sindicato defendendo os interesses dos trabalhadores sindicalizados, e os DIFUSOS onde o grupo de pessoas desconhecido, como um exemplo de fcil memorizao se encaixa no Direito Ambiental.

MEIOS DE RESOLUO DE LITGIOS

Existem dois meios em que os litigantes de um litgio (conflito caracterizado pela LIDE) podem resolver o conflito envolvendo um bem da vida (objeto que esta sendo discutido na ao processual), so eles: Soluo PARCIAL do conflito, caracterizado pela lei do mais forte(sic) onde no envolve um terceiro para solucionar o problema, sendo que na maioria dos casos, quando dotada esta soluo, resolvido na base da auto-tutela. Soluo IMPARCIAL do conflito, onde, em juizado, um terceiro soluciona o problema atravs de uma mediao ou um processo.

Para entender melhor, basta olhar a diferena na tabela: Soluo PARCIAL Autocomposio Autotutela Soluo IMPARCIAL Mediao Processo

Entende-se ento, que no passado era destacados algumas informaes do povo da poca, sendo elas a: autotutela, vingana privada, sistema precrio e aleatrio e a no garantia da justia. Contudo, no presente, mostrou algumas mudanas na declarao (dizer o Direito) e na execuo (satisfao prtica).

AUTOTUTELA

Tem dois fundamentos bsicos e de simples entendimento: a) Ausncia do julgador distinto das partes; b) Imposio da deciso por uma das partes.

Com base nos fundamentos, percebe que a autotutela um exerccio antigo, realizado por grandes fazendeiros, utilizado nas civilizaes primitivas, com ausncia do Estado, considerado a atitude mais rudimentar. Apesar de nos dias atuais ser menor, ainda existe a prtica dessa ao de forma lcita. Sim, a Legtima Defesa. Comprovao:
Art. 345 - Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite. Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. (Cdigo Penal)

DA AUTOTUTELA JURISDIO

Durante os primrdios at os dias de hoje, vrias mudanas aconteceram dentro da justia, obviamente no momento e no lugar. Do modo em que ocorreram, percebeu que o ser humano foi criando um vnculo entre as pessoas do grupo em que vivia o que fez e continua fazendo vrias mudanas at os dias atuais. Nota-se que antigamente a nica sada para solucionar problemas era na base da AUTOTUTELA OU AUTODEFESA, como preferir. Contudo, o tempo passando, foi aceito pelas pessoas que ali formavam um convvio social, um terceiro para que pudesse ser resolvido o problema de forma mais civilizada, sendo este terceiro chamado de PRETOR. O PRETOR, era um responsvel escolhido pelas partes para proferir a deciso do conflito, sendo este arbitro normalmente um ancio ou sacerdote, e por isso, era conhecido como ARBITRAGEM FACULTATIVA. Com o passar do tempo, o Estado penetrou mais fundo na sociedade em questo e aplicou a ARBITRAGEM OBRIGATRIA onde o pretor no era mais escolhido das partes e sim, do Estado. Veja o esquema:

Autotutela ou autodefesa.

Arbitragem facultativa.

Arbitragem obrigatria.

AUTOCOMPOSIO

Nessa modalidade, temos mais dois fundamentos: a) Uma das partes em conflito abre mo do interesse de sua parte. b) Trs mtodos democrticos: a. Desistncia (existe a desistncia voluntria de uma das partes); b. Submisso (uma das partes se submete a outra); c. Transao (as partes abrem mo do direito e entram em um acordo). A autocomposio pode ser realizada entre uma negociao (as partes apenas) ou por um terceiro imparcial, sendo ele mediador para facilitar o intermdio entre as partes ou conciliador para passar informaes que as partes da relao jurdica no tem conhecimento. Exemplo:

A bate no carro de B. Foi caracterizada a LIDE e B ter que ressarcir A. Observa que diante dos fatos, pode ocorrer a desistncia (A renuncia pretenso, no cobrando que B pague o conserto); Submisso (A cobra B para que ele pague o conserto e B no oferece nenhum tipo de fora); e Transao (voc abre mo de parte de seu direito e ele da parte da resistncia). Na autocomposio, pode acontecer de forma endoprocessual, como j dito anteriormente (desistncia, submisso e transao) ou pela extraprocessual, atravs de Juzes de paz, Promotores de Justia e Juizados informais de conciliao, ressaltando que no Direito Penal, a autocomposio em regra geral ao existe, excepcionalmente no Juizado Especial Criminal, onde se encaixa os crimes de menor potencial ofensivo (pena de at 2 anos) e a autocomposio entre o MP e o Ru.

ARBITRAGEM

De forma sucinta, a arbitragem uma sentena arbitral (vale ressaltar que no uma sentena judicial) onde escolhido um arbitro que as duas partes concordam, que so de confiana de ambas, alm de, ser especialista n o litgio do conflito, porm, devemos consignar que no precisar ser um Juiz, nem bacharel em Direito para ser o escolhido. A partir desta escolha, o arbitro solucionar o litgio e, ao final da sentena, se no houver nenhum erro na forma (omisso, obscuridade e contradio), no caber recurso diante do mrito(deste mrito, muitos Advogados reclamam da inconstitucionalidade, contudo, reclamam em vo pois os direitos relacionados a arbitragem so disponveis). Existem duas maneiras de acionar este arbitro, sendo elas a Clusula Arbitral, que vem no contrato em que o credor e o devedor celebram sendo uma forma de economizar dinheiro de ambas as partes, e a outra forma pelo compromisso arbitral, onde as partes, quando no contrato no esta presente a clusula arbitral, assinam para que seja feito desta forma. ALEM DISSO... O processo o nico meio de se obter a efetivao dos efeitos ditados pelo direito material, sendo impossvel aplicar qualquer pena sem prvia realizao de um processo com mais ampla defesa e, tambm, considerar o ru como culpado antes do transito em julgado.

Вам также может понравиться