Вы находитесь на странице: 1из 9

Apostila n 01

Conceito de Estado:

Corresponde organizao de um povo localizado de maneira estvel num determinado territrio sob o comando de um nico poder e, na maioria das vezes sua lei maior uma Constituio.

Elementos do Estado

Territrio

Povo

Soberania

Finalidade

Bem comum

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Artigo 6 da CF/88: So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio.

Atividade Financeira do Estado

A atividade financeira do Estado - a procura de meios para satisfao das necessidades pblicas.

Receitas Pblicas
Nos termos da Lei Geral do Oramento, lei n 4,320/64 todo o ingresso de dinheiro aos cofres do Estado para atendimento de suas finalidades.

Tipos de Receitas Pblicas

Originrias- (submetidas ao regime de direito privado) - provenientes da administrao dos recursos e bens patrimoniais do prprio Estado, exercendo atividades equiparveis s atividades dos particulares. ( so aquelas que decorrem da explorao de bens pblicos)

Derivadas- provm dos tributos arrecadados em virtude do "jus imperie" (coercitivamente obtidas da arrecadao dos tributos) - carter obrigatrio. Decorre da Soberania (Poder de tributar).

Despesas Pblicas

O estado tem como objetivo a realizao de seus fins pelo que procura ajustar a receita programao de sua poltica. O Estado primeiramente verifica as necessidades pblicas, para fazer face as despesas publicas.

Oramento Pblico

o ato pelo qual o Poder legislativo prev e autoriza ao poder executivo por certo perodo, a realizar despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos e outros afins, adotados pela poltica econmica ou geral do pas, assim como a arrecadao de receitas j previstas em lei. As trs leis, consoante disciplina o art.165 do texto constitucional vigente, so de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.

Artigo165 - Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero:

I - o plano plurianual- (PPL) II - as diretrizes oramentrias- (LDO) III - os oramentos anuais- (LOA)

Direito Tributrio

o ramo do direito que se ocupa das relaes entre o fisco e as pessoas sujeitas a imposies tributrias de qualquer espcie; a disciplina jurdica dos tributos.

Objeto do Direito Tributrio: regular as relaes fisco-contribuinte; regular o poder de tributar do Estado.

Fontes do Direito Tributrio

Consideraes Iniciais
A expresso fonte do direito retrata o ponto originrio de onde provm a norma jurdica, Isto, as normas reveladoras do Direito. Desse modo, o lugar onde nasce uma regra jurdica ainda no existente .

a) Fontes Formais: As fontes formais correspondem ao conjuntos de normas no


Direito Tributrio, estando inseridas no art 96 do CTN, sob o rtulo de legislao tributria.

Fontes Principais: so as leis, em sentido amplo, nas suas vrias formas legislativas. Compreendem:

- A Constituio Federal, - As Emendas, - Leis Ordinrias, - Decreto; - Leis delegadas, - Medidas provisrias, - Decreto Legislativo - Resolues; - Tratados e Convenes Internacionais; - Lei complementar

Fontes formais secundrias: so os atos administrativos normativos, como decretos, regulamentos, atos, instrues, circulares, portarias, ordens de servios etc: incluem-se ainda, os costumes administrativos e os convnios entre rgos estatais. (art 100 CTN)

Noes Gerais do Sistema Tributrio Nacional

Competncia Tributria

a repartio do poder de tributar constitucionalmente, atribudo aos diversos entes pblicos de modo que cada um tenha o poder de instituir e arrecadar os tributos de sua exclusiva responsabilidade, envolve o poder de fiscalizar e cobrar tributos, e o de legislar a respeito. Nossa Lei suprema intitulada Constituio da Republica Federativa do Brasil (art.1) e sua organizao poltica administrativa compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos (art. 18).

Art. 145- A Unio, os Estados e Municpios podero instituir os tributos:

- Impostos;

tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal, relativa vida do contribuinte, sua atividade ou ao seu patrimnio- arr 16 CTN

Em razo do exerccio do poder de -Taxas policia ou pela utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos

especficos e divisveis, prestados aos contribuintes ou postos a sua disposio;

Contribuio de Melhoria

Decorrentes de obras publicas

Os impostos componentes do Sistema Tributrio Nacional vm descritos no Ttulo III, do Cdigo Tributrio Nacional, Lei n 5.172, de 25 de outubro de 66, com a competncia e limitaes nele previstas.

IMPOSTOS FEDERAIS

COMPETNCIA TRIBUTRIA DA UNIO

Art.153, CF 1. Importao de produtos estrangeiros ( inciso I) 2. Imposto sobre Exportao (inciso II) 3. Imposto sobre Renda (inciso III) 4. Imposto sobre produtos industrializados (inciso IV) 5. Imposto ( Inciso V) 6. Imposto Territorial Rural- ITR (inciso VI) 7. Imposto sobre Grandes fortunas (Inciso VII) sobre operaes financeiras

Art.154, CF

1. Imposto Residual (inciso I) 2. Imposto Extraordinrio ( o de Guerra IEGInciso II)

IMPOSTOS ESTADUAIS ( ART.155, CF)

COMPETNCIA TRIBUTRIA DOS ESTADOS- MEMBROS E DO DISTRITO FEDERAL

1. ITCMD (inciso I)

2. ICMS ( Inciso II)

3. IPVA ( Inciso III)

IMPOSTOS MUNICIPAIS ( ART. 156, CF)

COMPETNCIA DOS MUNICIPIOS E DO DISTRITO FEDERAL

1. IPTU ( Inciso I)

2. ITBI ( inciso II)

3. ISS ( Inciso-III)

Caractersticas da Competncia Tributria

Privatividade; Indelegabilidade; Incaducabilidade; Inalterabilidade; Irrenunciabilidade; Facultatividade;

Capacidade Tributria

Capacidade Tributria a aptido para figurar no polo ativo (direito de cobrar) ou passivo ( dever de pagar) as obrigaes tributrias.

Sujeito Ativo do Tributo: a pessoa que tem capacidade tributria ativa (direito subjetivo de cobrar o tributo). o credor do tributo.

Sujeito Passivo do tributo: Sujeito passivo da obrigao jurdica tributria a pessoa que tem capacidade tributria passiva (dever jurdico de pagar tributo). E a pessoa obrigada ao pagamento do tributo ou da penalidade compulsria. (Art. 121 CTN).

Limitaes ao Poder De Tributar

Princpios Constitucionais Tributrios

No que tange o direito tributrio, existem mximas constitucionais especificas para limitar o exerccio do Poder de tributar (competncia tributria).

1) Principio da Legalidade (art 150, I, CF); 2) Principio da Anterioridade( art 150, III, b, CF); 3) Principio da Isonomia ( art 150, II, b, da CF); 4) Principio da Irretroatividade (art 150, III, a, CF); 5) Principio da Capacidade Contributiva (art 145, 1 da CF); 6) Principio da Vedao do Confisco (art 150, IV, CF) 7) Principio da liberdade de Trafego (art150, V. C F); 8) Principio da Uniformidade Geogrfica( art 151, I, CF);

Вам также может понравиться