Вы находитесь на странице: 1из 8

Adalberto Faria dos Reis; Ivanir da Costa

Proposta de integrao da Engenharia de Software nas estratgias empresariais


ADALBERTO FARIA IVANIR
DA DOS

REIS

COSTA

Universidade Paulista

Resumo
As empresas vivem os desafios constantes de produzir software de alta qualidade, de impacto no sucesso de seus negcios, com tima relao custobenefcio e, acima de tudo, em curto prazo. A engenharia de software estabelece a importncia de considerar a estratgia da organizao e a gerao de valor no planejamento e na implantao dos seus projetos. Como parte dos desafios, preciso escolher uma das opes de modelos de desenvolvimento e manuteno de sistemas, classificados como geis ou rigorosos. chegado o momento de propor o tratamento desses temas de forma integrada, atravs da prtica do pensamento e da ao estratgica a serem aplicados pelos engenheiros de software no transcorrer de seus trabalhos. Um modelo de ao e comportamento estratgicos proposto por este trabalho, capaz de auxiliar os engenheiros de software neste empreendimento, e so mencionados outros modelos e ferramentas que podem ser usados como apoio e complemento.

Palavras-chave
Engenharia de software, planejamento estratgico de software.

Proposition for Software Engineering integration into enterprise strategies


Abstract
Enterprises face the challenges to produce high-quality software that support business success at an optimal cost-benefit ratio and in short term. Software Engineering reckons the importance of business strategy and value generation as basis for planning and implementation of its projects. As part of the challenges, it is necessary to choose one of the models for systems development and maintenance, classified as agile or rigorous. It is time to propose the management of all these matters in an integrated way, through the practice of strategic thinking and action by software engineers during their work. An action and behavior model is proposed by this article, which is able to support software engineers in such endeavor, and other models and tools are mentioned that can be of additional help.

Key words
Software engineering, software strategic planning.

448

Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

Proposta de integrao da Engenharia de Software nas estratgias empresariais

INTRODUO
Muitos profissionais de software trabalham em organizaes que vivem a competio contra os concorrentes como parte inseparvel de seu dia-a-dia. Neste contexto, a busca pela diferenciao estratgica e pela vantagem competitiva esforo constante, que envolve toda a organizao. Os autores sobre estratgia, administrao e engenharia de produo defendem que este esforo tambm deve ser rpido, sob pena de no trazer todos os potenciais benefcios para quem o empreende. Recomenda-se a elaborao, ou redesenho, simultnea e integrada de processos, de tecnologias de produo e de informao, e aes de marketing como forma de reduzir os prazos de implantao e, desta forma, aumentar a vantagem sobre os concorrentes (SLACK, 2003; PORTER, 1986; HILL, 1993). Os profissionais de software tm tido uma participao marginal neste cenrio, e normalmente as decises importantes so tomadas sem sua participao efetiva, e lhe resta o papel de participar da implantao de um plano formulado em outras reas da organizao. Como resultado, acontecem os conflitos, desgastes e a frustrao entre as reas que decidem e as que executam os planos (HILL, 1993). preciso reconhecer que h razes para esta excluso do processo decisrio em nvel estratgico, pela tradicional dificuldade de dilogo entre os profissionais das reas de negcio e os de software. Os dois grupos tm formao tcnica diferente, sendo os temas de tecnologia da informao (TI) normalmente pouco familiares maioria dos profissionais das diferentes reas de negcio: finanas, marketing, vendas, produo, RH; enquanto os temas sobre estratgia e processos de negcios so pouco explorados e estudados pelos profissionais de TI, pois cada grupo de profissionais realiza um trabalho permanente de acompanhamento dos desenvolvimentos de produtos, das tcnicas e processos de sua rea de atuao. Assim, medida que profissionais especializados aprofundam seus conhecimentos especficos, aumenta a dificuldade de dilogo com os representantes de outras reas. Os altos executivos de TI vivem esta realidade com seus pares, e ouvem queixas de seus subordinados sobre este problema na forma de uma frase freqentemente repetida: Os usurios no sabem o que querem!. Este tipo de situao pode no estar claramente refletida em algumas pesquisas sobre este assunto, mas quem trabalha no ramo sabe o que isto significa. Os autores entendem que o exemplo retrata bem a dificuldade de dilogo entre profissionais de formao diferente. Faltam processos e abordagens efetivas que conside-

rem a TI nos processos de discusso, deciso e planejamento estratgico. A literatura especializada de TI foca as atividades relacionadas com a implementao das estratgias, ao considerar as etapas de especificao, desenvolvimento, construo e teste de sistemas. Como essas atividades so realizadas a partir de parmetros definidos na etapa anterior de planejamento estratgico das organizaes, podem ser malsucedidas por terem de cumprir parmetros estabelecidos sem a participao de profissionais de TI e, por isso, tornam-se de difcil execuo. Prope-se, portanto, mudar este cenrio.

altam processos e abordagens efetivas que considerem a TI nos processos de discusso, deciso e planejamento estratgico.

A engenharia de software busca, permanentemente, estudar melhores formas de desempenhar sua misso de contribuir para o sucesso das organizaes atravs do desenvolvimento de sistemas de informao, e muitas so as abordagens metodolgicas desenvolvidas neste intuito, as quais podem ser enquadradas em dois tipos de modelos: rigorosos e geis. Ao analisarmos esses modelos, percebemos que todos tm em comum o mesmo conjunto de premissas em sua elaborao, colocadas de forma mais ou menos explcita, dependendo do autor escolhido (KRUCHTEN, 2001; SUTHERLAND, 2001; GLASS, 2001; PAULK, 2001; SOMMERVILLE. 2003): Os problemas a serem resolvidos e as necessidades a serem atendidas devem estar claramente estabelecidos, e as condies nas quais o atendimento considerado satisfatrio (o escopo). A descrio das funcionalidades do software, que implementa a soluo dos problemas e o atendimento das necessidades, deve ser detalhada a ponto de permitir o desenho e construo do sistema e seu respectivo teste (a especificao). Os prazos e custos do desenho, construo e teste do sistema so resultado do tamanho e complexidade do escopo. A partir dessas premissas, os modelos apresentam uma srie de atividades aos participantes do trabalho de desenvolvimento do sistema, ou de manuteno, bem como o formato de sua execuo e as ferramentas de apoio. Novamente, podemos perceber que as condies nas quais se desenrola a aplicao dos modelos, e que asseguram a qualidade e o sucesso dos produtos finais, so as mesmas [GLASS 2001, SOMMERVILLE 2003]:
Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

449

Adalberto Faria dos Reis; Ivanir da Costa

Os participantes dialogam e trocam informaes sempre que necessrio, embora a maneira de faz-lo e registr-lo varie, conforme o modelo. A cooperao entre os participantes do trabalho, tanto de negcio quanto de TI, indispensvel. O escopo e a soluo dos problemas de negcio, implementados pelo sistema, devem ser acordados em conjunto pelos participantes, e no acordo prevalecem as necessidades do negcio. Logo, a comunicao e a cooperao efetiva e tempestiva entre os profissionais de negcio e de software o requisito bsico, independentemente do modelo adotado. Mas isto nem sempre acontece, dado que as reas de negcio decidem com base na discusso estratgica da qual os profissionais de software e de outras reas de produo raramente participam, pois no so percebidos como capazes de contribuir nesta discusso, dado que seu conhecimento considerado restrito aos temas de tecnologia. Essa prtica reconhecidamente prejudicial para as reas envolvidas na posterior implantao das estratgias, seja a rea de TI ou as relacionadas produo de bens e servios nas empresas de manufatura (HILL, 1993).

engenheiro de software pode contribuir para que uma estratgia de negcios seja elaborada considerando a TI em sua formulao.

Os conflitos surgem quando as decises tomadas pelas reas de negcio estabelecem limitaes de prazos e custos para um dado escopo de trabalho que so inatingveis pelas reas de produo, no geral, e de software, em particular. Por maior que seja a comunicao durante a aplicao dos modelos de desenvolvimento de sistemas, os parmetros definidos na deciso estratgica podem no ser alcanados, apesar do esforo dos profissionais de software, por mais dedicados que sejam. Como prazos e custos costumam ser incompatveis com o escopo desejado, e este sempre uma necessidade de negcio, os modelos de trabalho adotados em engenharia de software so, na maioria das vezes, incapazes de atender aos limites estabelecidos pelo plano de negcios. Este o ponto focal deste artigo: propor a mudana de uma prtica de discusso, deciso e planejamento estratgico que aliena a rea de TI e outras reas operacionais de sua execuo (HILL, 1993). Independentemente do modelo de desenvolvimento ou manuteno de sistemas a ser adotado, a participao pr-ativa dos profissionais de software na discusso es450
Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

tratgica com as reas de negcio, que acontece numa fase anterior ao trabalho de desenvolvimento e manuteno, poderia agregar valor ao possibilitar o estabelecimento de metas de objetivos, prazos e custos viveis, indispensveis para a aplicao bem-sucedida de qualquer modelo de trabalho a ser adotado na implementao da estratgia definida pela organizao. O propsito deste artigo contribuir para a participao efetiva e construtiva dos engenheiros de software no processo de discusso, deciso e planejamento estratgicos com os demais profissionais da organizao, e assim criar as condies que promovam o sucesso de seu trabalho nas atividades de implementao das estratgias. Chamamos engenheiro de software ao profissional de TI com formao em arquitetura, desenvolvimento, manuteno e operao de sistemas de informao, independentemente de seu nvel hierrquico na organizao. Adicionalmente, ser mostrado que a viso estratgica tambm d subsdios para decidir sobre a escolha do tipo de modelo de desenvolvimento a ser adotado na implementao dos planos de negcio: se gil ou rigoroso. Na segunda parte deste artigo, se estabelecer o problema de estratgia a ser resolvido e a maneira de os profissionais de software atuarem em sua soluo e, na terceira parte, sero exploradas as diversas formas de atuao a serem utilizadas de acordo com as condies nas quais se desenrolam a discusso, a deciso e o planejamento estratgico na organizao. Para concluir, na quarta parte, apresenta-se a concluso e, na quinta parte, a bibliografia.

O PROBLEMA ESTRATGICO DA ORGANIZAO E O ENGENHEIRO DE SOFTWARE


Estratgia, planejamento estratgico e deciso estratgica so assuntos tratados na literatura especializada, com contribuies de vrios autores e modelos propostos (PORTER, 1986; HILL, 1993). Certamente, estas disciplinas no esto no foco do estudo e da pesquisa em engenharia de software, mas a prtica profissional indica que no podem ser totalmente ignoradas, sob pena da excluso do engenheiro de software do processo onde estes assuntos so tratados e as conseqentes dificuldades que trar ao seu trabalho, conforme comentado na introduo. Sendo assim, deve o profissional de software buscar um entendimento bsico sobre estratgia e os problemas correlatos, de modo a poder participar ativamente da discusso e deciso estratgica pela tica de TI, sem precisar ser um especialista no assunto. Uma atitude

Proposta de integrao da Engenharia de Software nas estratgias empresariais

comum em profissionais de TI esperar que as outras reas definam o que precisam, pois a partir da acreditam ser capazes de superar qualquer dificuldade. Os prximos pargrafos tentam mostrar que este comportamento precisa passar por uma mudana. A partir de referncias clssicas em estratgia (PORTER, 1986; HILL, 1993), proposto o seguinte esquema simplificado de representao do que est envolvido na discusso e deciso estratgica. A partir de seu entendimento, o engenheiro de software pode contribuir para que uma estratgia de negcios seja elaborada considerando a TI em sua formulao. Qualquer que seja a organizao e seu modelo de discusso e deciso estratgica, ela ter de chegar s seguintes definies, conforme representado na Figura 1: Quais os objetivos (resultados e prazos) a serem alcanados para ter vantagem competitiva. Quais os problemas a serem resolvidos (ou obstculos a serem superados) para alcanar os objetivos, e os riscos associados. Estes elementos definem, em alto nvel, o escopo da estratgia. Quais as aes a serem realizadas e os recursos a serem utilizados para resolver os problemas e gerenciar os riscos, de modo a atingir os resultados nos prazos estabelecidos. Estes elementos determinam os custos a serem incorridos na implementao da estratgia. Os trs pontos acima se inter-relacionam, de modo que no podem ser vistos e avaliados isoladamente. Cada conjunto coerente destes trs pontos forma uma estrat-

gia, e o problema da organizao decidir qual a melhor, em face da realidade enfrentada pela organizao, seja com relao ao seu ambiente (atuao dos concorrentes, dos clientes e fornecedores, do governo, etc.), seja com relao sua situao interna (capacidade financeira, capacidade gerencial, domnio e grau de avano em tecnologia, etc.). A anlise de cada opo de estratgia ir requerer avaliaes sob as ticas das diversas especialidades necessrias ou j presentes na organizao (finanas, RH, TI, marketing, etc.), e a melhor estratgia aquela capaz de coordenar de forma mais coerente os elementos apresentados na Figura 1. O interessante notar que este modelo pode e deve ser aplicado em camadas, ou seja, primeiro na camada da organizao como um todo, e depois na camada de cada rea/departamento da organizao, nas quais os objetivos das reas/departamentos suportam os objetivos gerais e se identificam os respectivos problemas, riscos, aes e recursos. Assim, deve-se percorrer a estrutura da organizao tanto na vertical quanto na horizontal, para que as estratgias sejam amplamente discutidas. Se for considerado que o objetivo da rea de TI viabilizar, com eficcia e eficincia, a implementao das estratgias de negcio por meio de sistemas de informao, tem-se de responder pergunta: Como fazer isso? A anlise da Figura 1 indica a resposta: Os engenheiros de software devem ajudar os profissionais de negcio e pensar a estratgia considerando os recursos de TI e os problemas que precisaro solucionar para atingir os objetivos de cada estratgia. Esta considerao poder oferecer diver-

Figura 1: Proposta de viso esquemtica da discusso e deciso estratgica.

Os objetivos a serem alcanados

Os problemas e obstculos a serem superados. Riscos envolvidos.

As aes a serem realizadas. Os recursos a serem utilizados.

Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

451

Adalberto Faria dos Reis; Ivanir da Costa

sas opes a serem seguidas, cada uma com seus riscos, custos e prazos. O importante notar que a rea de TI tem uma interao forte com cada uma das demais reas, podendo contribuir com os esforos de cada uma para alcanar os objetivos gerais, dado que os produtos de TI no fazem sentido isoladamente, mas sempre atuam em conjunto com outros recursos de cada rea da organizao. O problema da eficincia e da eficcia da organizao como um todo ser afetado pelo modo, mais ou menos otimizado, como os recursos da rea de TI forem utilizados em combinao com os demais recursos de cada rea de negcio envolvida, seja no desenvolvimento ou na operao, e isto tem de ser considerado desde o incio da discusso de qualquer estratgia (HILL, 1993; LAURINDO, 2001). A rea de TI, como qualquer outra, oferece recursos na forma de pessoas, competncias e tecnologias. Estes recursos tm capacidades e limitaes. Discutir e decidir estrategicamente sem considerar estes fatores poder levar ao estabelecimento de resultados e prazos inexeqveis para a rea, e por conseqncia para a organizao como um todo. Logo, a atuao dos engenheiros de software deve ser voltada para evitar esta condio indesejada, e isso poder ser feito pela participao pr-ativa na discusso e deciso estratgica no nvel da organizao como um todo. Os profissionais de negcios no tm como avaliar corretamente o papel da rea TI pelo seu limitado conhecimento sobre os seus temas correspondentes, da mesma forma que o profissional de software no deve decidir sobre temas especficos de negcios. Porm, os sistemas de informao a serem desenvolvidos, ou evoludos, no podero s-lo de forma isolada por uma ou outra rea da organizao, e a est o espao a ser ocupado pelo profissional de software, desde que ele tenha entendimento sobre qual deve ser sua contribuio, suas atitudes e seus limites, alm de utilizar seu conhecimento tcnico especfico. Uma atitude de buscar a atualizao permanente dos conhecimentos profissionais ser til, desde que traduzida em instrumento de dilogo com os colegas de sua rea e com os representantes das reas com as quais interage no desempenho rotineiro de suas atribuies. O engenheiro de software tambm pode contribuir na definio das prioridades da implantao da estratgia, um dos exerccios mais difceis de serem realizados por uma organizao, pelos conflitos de interesses entre as reas envolvidas. Ao colaborar no mais realista dimensionamento de objetivos, prazos, riscos e custos de implantao de cada opo estratgica sob o aspecto de TI, o exerccio de priorizao se aperfeioa pelo melhor conhecimento do impacto de cada opo estratgica, pela organizao, nos resultados e prazos almejados, bem como nos recursos necessrios.
452
Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

A ATUAO ESTRATGICA DO ENGENHEIRO DE SOFTWARE


A participao do engenheiro de software no processo de discusso, deciso e planejamento estratgico deve ser focada nos aspectos em que a TI afeta a operao dos processos de negcio (volumes, performance, disponibilidade, escalabilidade, etc.), tanto os processos atuais quanto outros processos requeridos para suportar uma dada opo estratgica sendo considerada. O foco em processos crucial para permitir anlises e trocas de idias efetivas com outras reas de negcio, pois ser atravs dos processos que ser implementada qualquer estratgia a ser formulada. Como a rea de TI sempre produz seus resultados a partir de uma interao com as reas de negcio, seus representantes devem ter dois objetivos em mente: As decises finais sero sempre das reas de negcio, mas aps considerar os aspectos de TI (capacidades e limites) envolvidos no estabelecimento do escopo, prazos e custos do que ser implementado (processos e sistemas) para cumprir uma dada estratgia. As reas de negcio devem estar em acordo quanto ao escopo e s prioridades de construo dos elementos nele previstos. Se os engenheiros de software cumprirem estes dois objetivos, evitaro os problemas mais crticos no desenvolvimento e manuteno de sistemas, que so: metas impossveis de serem atingidas e mudanas relevantes no escopo dos sistemas (GLASS, 2001). Os objetivos acima podem ser alcanados pelas seguintes aes de relacionamento e de alinhamento estratgico dos engenheiros de software, descritas a seguir. Aes estratgicas dos engenheiros de software: relacionamento As aes de relacionamento com as reas de negcio se concentram em garantir o dilogo amplo com todas as partes interessadas ou afetadas pela estratgia em discusso, a partir de uma perspectiva de processos (MOONEY, 1996). A meta construir o consenso estratgico, via a discusso prvia das opes de contribuio dos sistemas aos processos que suportaro a implantao da estratgia. Promover o dilogo, preferencialmente pessoal, entre os representantes das reas de negcio e os representantes de TI; dvidas e diferenas de percepes devem ser esclarecidas e acordadas; informaes compartilhadas e avaliadas quanto ao seu impacto; todas as reas de negcio afetadas, direta ou indiretamente, pela estratgia em discusso devem participar do dilogo. Um modelo que pode facilitar a visualizao da estratgia em desenvolvimento

Proposta de integrao da Engenharia de Software nas estratgias empresariais

e seu efeito nos processos e estrutura da organizao proposto em Yu (1999). Outra opo de modelo apresentada em Boehm (2003). Entender a estratgia e seus elementos (Figura 1); ter claro quais os ganhos (quantitativos) e benefcios (qualitativos) almejados, bem como as dificuldades previstas; eles sero os fatores a orientar as escolhas e a definio de prioridades. Uma metodologia e uma ferramenta para este fim esto descritas em Dietz (1996) e Ruhe (2002). Considerar o ciclo de vida da organizao e seus produtos na estratgia tambm essencial. Uma discusso desta questo sob a tica de software feita em Chhillarege (2002). Verificar que todos esto acordados sobre o que essencial e o que acessrio na estratgia. Negociar mudanas de escopo perigoso sem esta definio. Alis, o escopo mudar muitas vezes enquanto no se chegar a um consenso entre o essencial e o acessrio nos sistemas, e o entendimento da estratgia que permite uma discusso racional sobre esta questo (BOEHM, 2005). Identificar os requisitos para a implantao bem-sucedida da estratgia; eles sero (no todo ou em parte) os componentes do escopo final (DIETZ, 1996; RUHE, 2002). Muito importante incluir tanto os requisitos relacionados com a operao dos processos quanto os requisitos relacionados ao gerenciamento dos processos. Este cuidado prevenir que, posteriormente, os sistemas sejam considerados insatisfatrios por no conterem funcionalidades suficientes, seja em suporte s operaes, seja em apoio ao monitoramento e controle dos processos (MOONEY, 1996; MEHANDJIEV, 2000). Certificar-se que as reas de negcio esto de acordo quanto lista de requisitos; isto reduzir a probabilidade de grandes mudanas no escopo durante a implementao da estratgia; alertar a todos que o trabalho no deve prosseguir sem este acordo (DIETZ, 1996; RUHE, 2002). Promover a discusso da interdependncia dos requisitos entre as reas de negcio, pois ela suportar o estabelecimento racional das prioridades entre os requisitos (DIETZ, 1996; RUHE, 2002; YU, 1999; MEHANDJIEV, 2000). Estabelecer a prioridade entre os requisitos; dificilmente todos os requisitos sero implantados ao mesmo tempo, seja por restries de prazo ou de recursos, e deve-se saber qual a seqncia prioritria nas fases de implementao da estratgia: primeira fase, segunda fase, e assim por diante. A definio de prioridades atribuio das reas de negcio, mas cabe ao engenheiro verificar que ela foi feita e acordada entre as reas interessadas, especialmente aps considerar os aspectos de TI envolvidos. Um exemplo de como fazer isso em um sistema complexo e seus benefcios mostrado em Moss (2001).

Saber quais requisitos so novidade para a organizao, e quais so recorrentes; a diferena ser importante para avaliar os riscos dos respectivos projetos e o modelo de desenvolvimento (gil ou rigoroso) que ser adotado. Isto discutido intensamente em Glass (2001) e Paulk (2001). Incentivar a tomada de decises (sobre requisitos e prioridades) considerando, sempre, uma estimativa de prazos e custos, tanto do ponto de vista de TI quanto de outras reas; decidir com base apenas na experincia e nos aspectos qualitativos pode resultar em erros da definio das expectativas de oramento e prazos dos projetos que sero realizados na fase de implantao da estratgia escolhida (BOEHM, 2003; BOEHM, 2005; WALLIN, 2002).

s organizaes tm muito a ganhar pela participao da rea de TI na discusso e formulao de estratgias de negcios.
Aes estratgicas dos engenheiros de software: alinhamento estratgico Aes de alinhamento estratgico so suportadas por anlises tcnicas, baseadas nas disciplinas de engenharia de software , voltadas para suportar a discusso e deciso estratgica, e se concentraro nos temas relacionados ao escopo e aos requisitos dos sistema. relevante ter em mente que, em tempo de discusso estratgica, no se deve aprofundar os detalhes sobre o escopo e os requisitos. Eles devem ser tratados num nvel geral e abrangente, o suficiente para estimar custos e prazos com rapidez, atravs dos impactos relevantes nos processos e nos sistemas de informao da organizao. Organizar os requisitos de cada sistema em blocos independentes, numa perspectiva modular. Este cuidado facilita tanto a discusso sob a tica de processos com as reas de negcio, quanto internamente com a equipe de TI (SOMMERVILLE, 2003; LAURINDO, 2001; MEHANDJIEV, 2000). Avaliar quais blocos, ou grupos de blocos, podem ser implementados separadamente. Este um tema auxiliar na correspondente discusso da interdependncia entre os requisitos com o restante da organizao (SOMMERVILLE, 2003; MEHANDJIEV, 2000). Estudar as alternativas de implementao via TI dos blocos de requisitos, conforme exemplos de solues em outras empresas e nas propostas na literatura especializada (LAURINDO, 2001; COSTA, 2003). A atualizao
Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

453

Adalberto Faria dos Reis; Ivanir da Costa

profissional constante um quesito bsico na participao pr-ativa da formulao estratgica. Identificar quais as seqncias de implementao de blocos de requisitos que viabilizam a implantao de uma estratgia, a partir da definio de prioridades dos requisitos. Esta ao tambm indispensvel para apoiar a discusso da interdependncia e das prioridades entre os requisitos (SOMMERVILLE, 2003; MOSS, 2001). Discutir com as reas de negcio qual a seqncia capaz de agregar maior valor estratgia, pois planejar implementar todos os blocos de requisitos do sistema simultaneamente tende a atrasar a realizao dos ganhos e benefcios, e gera presso por reduo de prazos dos projetos, com correspondente impacto negativo na qualidade final. Ateno para a possibilidade de certos blocos de requisitos serem redefinidos para acomodar as prioridades conforme a tica das reas de negcio. Flexibilidade, tanto quanto o rigor tcnico, na aplicao dos procedimentos de engenharia de software primordial para manter o dilogo com outras reas (CHILLEREGE, 2002; BOEHM, 2003; MOSS, 2001). Discutir com as reas de negcio a possibilidade de uma implantao do sistema em verses sucessivas dos blocos de requisitos, atravs de projetos cujos escopos sejam os sucessivos conjuntos de blocos discutidos na ao anterior, de modo a acelerar a obteno dos objetivos estratgicos desejados, enquanto no se conclui a implementao de todos os requisitos (GLASS, 2001; MOSS, 2001). Estabelecer um projeto para cada verso; explorar a opo de projetos serem realizados em paralelo e por equipes independentes, caso a presso por prazos seja muito grande (MOSS, 2001). Isto certamente ter impacto nos custos de execuo dos projetos. Os modelos de desenvolvimento de sistemas a serem adotados em cada projeto podem ser diferentes, em razo da natureza dos requisitos: para os projetos com alto teor de requisitos inovadores, a prudncia recomenda um modelo rigoroso, que permita o amadurecimento e a discusso das novas idias e dos riscos pelas vias formais e detalhadas destes modelos; para os projetos onde a inovao mnima ou nenhuma, pode-se explorar a rapidez dos modelos geis, pois os riscos so tambm menores em razo de o conhecimento estar consolidado nas reas de negcio (CHILLEREGE, 2002; WALLIN, 2002; GLASS, 2001; PAULK, 2001). Os prazos e custos sero afetados significativamente por esta avaliao. Explorar as opes de compra de sistemas, bem como a contratao de servios na anlise, desenho, construo e tambm testes de aceitao, sempre que os recursos da rea de TI se mostrem insuficientes para a implantao de uma estratgia. Um modelo de execuo desta recomendao proposto em Farbey (2001). Muitas reas de TI tendem a
Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

limitar o uso de terceiros em apoio implantao das estratgias. Certamente, isto requer capacidade de seleo e de gerenciamento de outras empresas e envolve riscos significativos. Dependendo do tamanho da organizao, dos recursos disponveis na rea de TI e dos parmetros de custos e prazos da estratgia em vista, pode ser um passo inevitvel a ser dado; e quanto antes, melhor. A gerao de estimativas de prazos e custos, no que concerne s atividades sobre a responsabilidade de TI, um dos pontos-chave da atuao do engenheiro de software na tomada de deciso estratgica. As futuras revises destes elementos, quando se fizer o planejamento detalhado dos projetos, no devem ser significativamente diferentes das estimativas utilizadas na discusso, deciso e planejamento estratgicos. Se isto acontecer, questes de credibilidade da rea de TI e sua participao futura na formulao de estratgia sero levantadas. A experincia indica que se no existirem mtricas de TI na organizao, dificilmente sero produzidas estimativas de custos e prazos razoavelmente confiveis, conforme analisado em detalhe em Costa (2003) e Pessoa (2000).

CONCLUSES
As organizaes tm muito a ganhar pela participao da rea de TI na discusso e formulao de estratgias de negcios, desde seus estgios iniciais. O alinhamento estratgico entre a TI e as empresas precisa ser implementado em todas as etapas de planejamento, e no apenas no momento de iniciar as atividades de desenvolvimento e manuteno de sistemas. Os dois objetivos do artigo criar meios para a participao construtiva no planejamento estratgico e decidir sobre o tipo de modelo de desenvolvimento de sistemas a ser adotado na implantao da estratgia foram atingidos atravs das aes propostas na atuao estratgica do engenheiro de software, em sintonia com a caracterizao do problema estratgico das organizaes. As idias propostas neste artigo so o resultado da prtica profissional dos autores e encontram apoio e desenvolvimento de seus elementos na bibliografia citada. Foi feito um trabalho de unificao e consolidao de idias dispersas na literatura de engenharia de software, mas relacionadas ao tema proposto. A aplicao destas idias depender da vontade dos engenheiros de software de mudarem sua forma de atuao junto s demais reas das organizaes, adotando uma postura pr-ativa nos processos de discusso e deciso em nvel estratgico. Em muitas organizaes haver uma resistncia natural a esta mudana, dado que outras reas com influncia dominante em termos de formulao das

454

Proposta de integrao da Engenharia de Software nas estratgias empresariais

estratgias podem no estar acostumadas a esta forma de trabalho em conjunto. Os autores acreditam que vale a pena buscar esta mudana, a qual trar benefcios tangveis para todos as organizaes que derem a oportunidade aos engenheiros de software e, quem sabe, a outras reas de produo que so excludas de forma semelhante. Os argumentos em defesa desta viso de mudana esto expostos na introduo do presente trabalho. As idias propostas neste artigo podem ser desenvolvidas em vrias direes e pontos de vista. Mencionamos, a seguir, algumas delas, e convidamos os pesquisadores em engenharia de produo a participar desta jornada: Como os Chief Information Officers (CIOs) podem orga-

nizar suas equipes e processos de trabalho para conseguir realizar, na prtica, as sugestes propostas? Quais competncias precisam ser desenvolvidas, e como? Quais ferramentas e modelos, dentre os citados, melhor se adaptam realidade brasileira, em sua busca pela insero bem-sucedida na economia mundial? Podemos sugerir outros que sejam mais adequados ao nosso contexto socioeconmico? A partir da resposta s questes anteriores, poderamos escrever mais um captulo nos livros de Engenharia de Software: Planejamento Estratgico Empresarial Integrado com Tecnologia da Informao, no Brasil? Ou, talvez, um livro dedicado exclusivamente ao tema?

Artigo recebido em 15/06/2005 Aprovado para publicao em 12/12/2005

Referncias Bibliogrficas
BOEHM, B. Value-Based Software Engineering: Overview and Agenda . www.sunset.usc.edu/publications, 2005. BOEHM, B.; BASILI, V. The CeBASE Framework for Strategic Sof tware Development and Evolution . EDSER-3 Position Paper, www.sunset.usc.edu/ publications, 2003. CHILL AREGE, R. The marriage of Business Dynamics and Sof tware Engineering. IEEE Sof tware , November/December 2002. COSTA, I. Contribuio para o aumento da qualidade e produtividade em uma Fbrica de Software... , tese (doutorado) EPUSP Dep. Engenharia de Produo, 2003. DIETZ, J.L.G.; MULDER, H.B.F. Realising strategic management reengineering objectives with DEMO . www.demo.nl/documents, 1996. FARBEY, B.; FINKELSTEIN, A. Software Engineering Management: strategic choices in a new decade . www.cs. ucl.ac.uk/staff, 2001 GLASS, R.L. Agile versus Traditional: Make Love not War. Cutter IT Journal , v. 14, n. 12, December 2001. HILL, T. Manufacturing Strategy: the strategic management of the manufacturing function . Second Edition, London, Macmillan, 1993. KRUCHTEN, P. Agility with RUP. Cutter IT Journal, v. 14, n. 12, December 2001. LAURINDO, F.J.B. Tecnologia da Informao: eficcia nas organizaes. Ed. Futura, 2001. MEHANDJIEV, N.; GASKELL, C. Requirements Engineering and Strategic Decision Exploration: An area for Interdisciplinary Research . www.doi. ieeecomputersociety.org, 2000. MOONEY, J.G.; GURBAXANI, V.; KRAEMER, K.L. A process oriented framework for assessing the business value of information technology. The DATA B A S E f o r Advances in Information Systems Spring 1996 (vol. 27, n. 2) MOS S, L.T. Business Inteligence Methodologies: Agile with Rigor? Cutter IT Journal , vol.14, n. 12, December 2001 . PAULK, M. Extreme Programming from a CMM perspective. IEEE Software, November/December 2001. PESSOA, M.S.P.; SPINOLA, M. Gesto do desenvolvimento de software. Biblioteca da Escola Politcnica, Engenharia de Produo, Produo Docente, 2000. PORTER, M. Estratgia Competitiva . 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986. RUHE, G.; EBERLEIN, A.; PFAHL, D. Quantitative Winwin A New Method for Decision Support in Requirements Negotiation. Proceedings of the SEKE 2002, Ischia, Italy. SLACK, N. et al. Administrao da Produo. 2. ed. So Paulo: Ed. Atlas, 2003. SOMMERVILLE, I. Software Engineering. 6. ed. Addison Wesley, 2003. SUTHERL AND, J. Agile can scale: Inventing and Reinventing SCRUM in Five Companies. Cutter IT Journal, v. 14, n. 12, December 2001. WALLIN, C.; EKDAHL, F.; LARSSON, S. Integrating Business and Software Development Models . IEEE Software, November/December 2002. YU, E. Strategic Modelling for Enterprise Integration . www.cs. toronto.edu/pub, 1999.

Sobre os autores Adalberto Faria dos Reis Universidade Paulista Endereo: Rua Dr. Bacelar 1212 Trreo CEP 04026-002 So Paulo SP Telefone: (11) 5586-4120 Fax: (11) 5586-4073 E-mail: afaria.mes.engeprod@unip.br Dr. Ivanir da Costa Universidade Paulista Endereo: Rua Dr. Bacelar 1212 Trreo CEP 04026-002 So Paulo SP Telefone: (11) 5586-4120 Fax: (11) 5586-4073 E-mail: icosta@unip.br
Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

455

Вам также может понравиться