Вы находитесь на странице: 1из 13

(*) Luciana Lobo Miranda Professora do PPG em Psicologia da UFC e coordenadora do Projeto de extenso TVEZ: Educao para o uso

o crtico da mdia. E-mail: lobo.lu@uol.com.br

165

Linguagem e modos de subjetivao na relao prticas escolares e televiso


Language and subjectivity in the relationships between school practices and television

Luciana Lobo Miranda*

RESUMO: Em tempos de cultura miditica, onde os objetos culturais, as relaes

sociais e a subjetividade encontram-se necessariamente atravessadas pela tecnologia audiovisual, comum o debate a respeito do declnio da palavra escrita. A sociedade contempornea seria marcada pelo colapso dos textos e pela hegemonia das imagens. Por outro lado, a disponibilidade da imagem na educao vendida como um dos grandes trunfos, por exemplo, da educao distncia. Entre a resistncia imagem como produtora de conhecimento e o discurso da disponibilidade pela tecnologia da imagem, a escola parece oscilar. O presente trabalho pretende articular a discusso conceitual acerca da linguagem da televiso com base em autores como, Pierre Bourdieu e Rosa Bueno Fischer dentre outros, e a experincia na coordenao de curso de extenso universitria "Dilogos Escolares Contemporneos" realizado com professores da rede pblica municipal de Fortaleza, Maranguape e Maracanau. A partir do conceito de discurso de Michel Foucault, o presente trabalho discute a televiso como um campo de subjetivao presente no cotidiano escolar, onde se destaca o fato de tanto a escola quanto a mdia se destinarem a "modos de educar" distintos e muitas vezes conflitantes entre si. Por outro lado, em ambas, a despeito da veiculao de um ideal de cidadania e criticidade, suas prticas cotidianas apontam para uma propenso passividade seja do espectador, do aluno ou do prprio professor (com relao gesto e s polticas pblicas educacionais).

Palavras-chave: discurso, modo de subjetivao, escola, televiso.

cultura midatica contempornea, sob forte influxo da tecnologia audiovisual, com sua onipresena na nossa vida cultural e psquica, parece-nos pautar o debate sobre o declnio da palavra escrita. A sociedade contempornea seria marcada pelo colapso dos textos e pela

O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

166

Luciana Lobo Miranda

hegemonia das imagens. Por outro lado, a disponibilidade da imagem na educao vendida como um dos grandes trunfos, por exemplo, da educao distncia. Entre a resistncia imagem como produtora de conhecimento e o discurso da disponibilidade pela tecnologia da imagem, a escola parece oscilar. Na tentativa de compreender a relao entre escola, televiso e os modos de subjetivao na contemporaneidade, faremos, no primeiro momento, uma discusso a respeito da TV como um dispositivo audiovisual engendrado na confluncia de um modo de ver j existente. Em seguida abordaremos a TV enquanto aparato discursivo e dispositivo pedaggico, para, por fim, pensar as possibilidades da educao formal (escolar) neste contexto. Para tal nos valeremos da experincia como pesquisadora e coordenadora de projeto de extenso na rea de mdia-educao.

A Construo de uma TV Nossa de Cada Dia


Embora as primeiras experincias da televiso ocorreram nos anos 1936 e 1941 na Gr-Bretanha e nos EUA, respectivamente, ela somente comea a se firmar como fenmeno de massa no ps-guerra, a despeito da opinio da imprensa desses pases, bem como de analistas de mercado afirmando que tal veculo no suscitaria o interesse das camadas populares (BRIGGS e BURKE, 2004). Com os custos de sua fabricao barateada, e a incorporao do modelo de programas de rdio, entre 1947 e 1952, a televiso saltou a produo de aparelhos de 178 mil para 15 milhes, atraindo cada vez os mais setores populares. No Brasil, no dia 03 de abril de 1950, a TV tem sua pr-estria e em 18 de setembro inaugurada oficialmente pela TV Difusora em So Paulo, seguindo o modelo norte-americano de explorao comercial. A difuso inicial restrita comea a se modificar com a importao de 220 aparelhos por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, o Chat (GUARESCHI e BIZ, 2005). Nos anos seguintes surgem vrias canais de televiso, tais como TV Paulista (1952), a TV Record e TV Rio(1955), TV Excelsior (1960, cassada durante a ditadura militar). A TV Globo Rio inaugurada em 1965 j nasce grande devido ao forte investimento de capital humano e financeiro estrangeiro. Aos poucos vai se constituindo como uma corporao, engendrando o padro Globo de qualidade que nos dias atuais chega a deter mais da metade da audincia nacional e 53% do mercado publicitrio, (GUARESCHI e BIZ, 2005). No contexto brasileiro, mesmo sendo uma concesso pblica, ela encontrase concentrada nas mos de alguns grupos poltico-econmicos. Esta concentrao se configura na forma horizontal (poucos grupos controlam a

Linguagem e modos de subjetivao na relao prticas escolares e televiso

167

televiso aberta e paga); vertical (canais de TV aberta comercializam seus programas para outros paises); propriedade cruzada (ampliao do monoplio atravs da posse de outros meios como por exemplo jornais e revistas, provedor de internet); e monoplio em cruz (em nvel regional h a reproduo de propriedade cruzada bem como a instalao de repetidoras dos seus sinais) (LIMA in GUARESCHI E BIZ, 2005)1. No entanto, seus avanos corporativos nunca foram ausentes de crtica em relao aos efeitos subjetividade. Em meados dos anos 1950, a televiso passa a gerar grande expectativa tanto com relao ao possvel prejuzo inteligncia das pessoas, quanto s possibilidades educacionais decorrentes de seu uso para esse fim. No livro Uma histria Social da Mdia Burke e Briggs (2002), trazem luz a polmica:

Havia pouco consenso sobre o significado da televiso: era o olho universal, mas o arquiteto Frank Lloyd Wright chamou-a de chicletes para os olhos. A crtica era maior nos Estados Unidos, onde a nfase nas redes de televiso e rdio centrava-se em entretenimento estereotipado, levando Newton Minow, presidente da FCC em 1961 (...), a dizer que a televiso em rede era uma vasta terra intil. Em Londres, Milton Schulman, que fazia vigorosas crticas de certos programas em jornais, chamou a televiso britnica de a menos pior do mundo, mas tambm observou, como Lloyd Wright, que, para muito as pessoas, o ato de ficar fixado na tela tinha se tornado mais um habito do que um ato discriminatrio consciente. Para Schulman, a televiso era o olho voraz. Para outros, era o olho do mal, mal occhio, destruindo no somente os indivduos que a assistiam, mas todo o contexto social. (BURKE e BRIGGS, 2002, p.244, grifos dos autores)
Quanto sua funo educativa os autores afirmam:

Educar, no entreter, esse permanecia o objetivo prioritrio para alguns dos primeiros defensores da televiso contra as acusaes de que ela exercia uma influncia inevitavelmente corruptora da sociedade e da cultura, e de que levava os espectadores a gastar mais tempo com ela do que com outras atividades. (BURKE e BRIGGS, 2002, p.252).
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

Segundo Guareschi e Biz (2005) Seis das principais redes privadas nacionais (Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV!, CNT) esto vinculadas, entre canais prprios e afiliadas, que representam 263 das 332 emissoras brasileiras de TV (p.84), duas delas exorbitando o nmero de emissoras prprias permitidas pela lei.

168

Luciana Lobo Miranda

Entre o entretenimento e a educao, a grande aceitao deste novo dispositivo audiovisual deve-se em parte pelo fato das massas j terem um olhar educado para o modelo broadcasting de difuso da imagem eletrnica. Da pintura renascentista, passando pela fotografia e pelo cinema, a televiso nasce na confluncia de um modo de ver que j havia sido inaugurado (BUCCI in BUCCI e KEHL, 2004; BRIGGS e BURKE, 2004). Mesmo antes de existir efetivamente a TV j tinha o seu lugar imaginrio. Desta maneira Bucci (ib.) defende que aquilo que o telespectador v na tela emerge no apenas da tela em si, mas tambm de algo que ele, telespectador, j estava demandando antes (p.29). Vejamos ento o texto visionrio escrito pelo poeta Olavo Bilac em 1904 que narra a inveno do cronfono, pelos fsicos franceses Gaumon e Decaux, uma combinao de fongrafo e cinematgrafo:

Diante do aparelho, uma pessoa pronuncia um discurso e, da a pouco, no somente repete todas as suas frases, como reproduz, sobre a tela branca, a figura do orador, a sua fisionomia, os seus gestos, a expresso da sua face, a mobilidade dos seus olhos e dos lbios. Talvez o jornal do futuro seja uma aplicao dessa descoberta... A atividade humana aumenta, numa progresso pasmosa. J os homens de hoje so forados a pensar e executar, em um minuto, o que os avs pensavam e executavam em uma hora. A vida moderna feita de relmpagos no crebro, e de rufos de febre no sangue. O livro est morrendo, justamente porque pouca gente pode consagrar o dia todo, ou ainda uma hora toda, leitura de cem pginas sobre o mesmo assunto. Talvez o jornal do futuro para atender pressa, ansiedade, exigncia furiosa de informaes completas, instantneas e multiplicadas seja o jornal falado, e ilustrado com projees animatogrficas, dando, a um s tempo, a impresso auditiva e visual dos acontecimentos, dos desastres, das catstrofes, das festas, de todas as cenas alegres ou tristes, srias ou fteis, desta interminvel e complicada comdia, que vivemos a representar no imenso tablado do planeta. (BILAC apud BUCCI, 2004, p.27 e 28)
Mesmo corroborando com a idia de que a televiso no inaugura propriamente um novo processo, intensificando fluxos de um modo de ver que foi se constituindo ao longo dos anos, certamente seu modelo broadcasting foi se fazendo cada vez mais presente em nosso cotidiano. No Brasil seu alcance cobre quase todo o territrio nacional, haja vista a presena deste meio em

Linguagem e modos de subjetivao na relao prticas escolares e televiso

169

93% dos lares brasileiros (nove entre dez), s perdendo para o fogo (mas ganhando da geladeira) em nmero total de aparelhos (PNAD, 2006), tendo crianas e jovens como pblico preferencial que chega a passar em mdia mais de quatro horas por dia diante da tela2. Faz-se ento necessria uma anlise da televiso, na sua relao com os modos de subjetivao na contemporaneidade e a escola como espao de mediao desta relao.

Televiso: Discurso, Dispositivo pedaggico e modo de subjetivao


A televiso tem se afirmado cada vez mais como um discurso. Para Foucault (1986, 1998) o discurso no se confunde com a fala, oratria, frases e enunciaes. Ele tambm no se ope prtica. O discurso ele mesmo uma prtica, ou melhor, constri-se no interior dessas mesmas prticas. Assim por exemplo, quando a publicidade diz voc o que voc aparenta, ela no est apenas dizendo, mas efetivamente ela engendra e produz prticas/ marcas em nosso corpo. Assim, o discurso pode ser entendido como um conjunto de enunciados de um determinado campo do saber, os quais se constituem sempre como prtica. Fala-se ento em discurso pedaggico, discurso feminista, discurso cientfico, pois todos so constitudos de uma srie de enunciados, que existem propriamente como prtica discursiva, como acontecimento histrico, institucional e social (as prticas discursivas so inseparveis de uma srie de regras, normas, modos de exerccio do poder, formas de comunicao, lutas polticas). Foucault afirma que o discurso prtica justamente porque os discursos no s nos constituem, nos subjetivam, nos dizem o que dizer, como tambm so alterados, em funes de prticas sociais muito concretas, que envolvem relaes de poder3. A nossa hiptese consiste em pensar que a intensa circulao de discursos presentes na televiso, tanto de ordem exterior (discurso jurdico, poltico, psicolgico, cientfico, higinico-assistencialista dentre outros), quanto aqueles engendrados em seu fazer dirio (discurso jornalstico, publicitrio, teledramatrgico, etc) acaba por configur-la como um campo discursivo de grande alcance, responsvel por modos de ver, pensar e sentir o mundo, constituindo como modo de subjetivao privilegiado na contemporaneidade4. No entanto para Foucault (1998) no h discurso sem excluso, seja externa, seja interna. A excluso externa compreende ao longo da histria a interdio (a palavra proibida, pois no se pode falar qualquer coisa em qualquer lugar);
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

Segundo o Instituto Ipsos, 57% das crianas brasileiras ficam mais de 3 horas assistindo TV , enquanto os dados do Ibope afirmam que, em setembro de 2004, crianas e jovens entre 4 e 17 anos, ficaram em mdia quatro horas e 25 minutos, por dia. Fonte: Castro in Folha de So Paulo, 17 de outubro de 2004.
3

As relaes de poder em Foucault (1995) compreendem a possibilidade de reao, de liberdade. S h relao de poder mediante sujeitos ativos. Foucault as define como um modo de ao sobre a ao que age direta ou indiretamente sobre os outros, mas que age sobre sua prpria ao. Uma ao sobre a ao, sobre aes eventuais, ou atuais, futuras e presentes (p.243).
4

Para Foucault (1995) no existe sujeito a priori. Ele constitudo num campo de relao que pode ser estabelecer como sujeito a algum pelo controle e dependncia e preso sua prpria identidade por uma conscincia ou autoconhecimento. Ambos sugerem uma forma de poder que subjuga e torna sujeito a (p.235).

170

Luciana Lobo Miranda

a separao (segregao da loucura) e a oposio verdadeiro ou falso (vontade de verdade). Para Foucault este ltimo que tem se tornado mais forte em nossa sociedade apregoada pela cincia: as grandes mutaes cientficas podem talvez ser lidas, s vezes, como conseqncias de uma descoberta, mas podem tambm ser lidas como a apario de novas formas na vontade de verdade (p.16) H tambm a excluso interna, que hierarquiza os discursos, uns ligados ao dia a dia, ao comentrio e outros a certa permanncia, a exemplo dos textos religiosos, jurdicos, literrios e cientficos:

Em suma, pode-se supor que h, muito regularmente nas sociedades, uma espcie de desnivelamento entre os discursos: os discursos que se dizem no correr dos dias e das trocas, e que passam como ato mesmo que os pronunciou; e os discursos que esto na origem de certo nmero de atos novos de fala que retomam, os transformam ou falam deles, ou seja, os discursos que, indefinidamente, para alm de sua formulao, so ditos, permanecem ditos e esto por dizer. (FOUCAULT, 1998, p.22).
Para pensar os mecanismos de excluso presentes no discurso da TV articularemos o conceito de excluso presente no conceito de discurso em Foucault, com o conceito de campo jornalstico formulado pelo socilogo Pierre Bourdieu em seu livro sobre a Televiso (1997). Conforme afirmamos, a mdia, e especificamente a TV, parece fazer a ligao entre estes mais variados discursos. Em um programa de variedades, uma revista eletrnica, a exemplo do Fantstico da TV Globo, numa mesma reportagem, o discurso do senso comum (comentrio) pode ser conduzido ao discurso cientfico, que por sua vez pode deslocar-se ao jurdico, para finalmente retornar ao senso comum, numa extensa cadeia discursiva em que nada pode ser, no entanto, devidamente aprofundado. tambm recorrente o uso de especialistas para corroborar matrias jornalsticas, dando-lhes um tratamento cientfico. Segundo Bourdieu (1997) grosso modo, na cobertura jornalstica feita pela televiso, h sempre algumas pessoas que esto para se explicar (por que vocs fazem isso, por que causam transtornos aos usurios? etc, (p.49) e outras que esto para explicar para proferir um metadiscurso (p.49). Assim podemos pensar que os especialistas esto para referendar uma vontade de verdade.

Linguagem e modos de subjetivao na relao prticas escolares e televiso

171

Da mesma forma que enfatizamos que a TV se instaura num processo j existente, ela serve tambm para potencializ-lo, elev-lo ao quadrado, pois, voltando a Bourdieu (1997), a TV essencialmente conservadora. Ela evita polmicas em nome da audincia. Est perfeitamente ajustada s estruturas mentais do pblico (p.64).

Nossos apresentadores de jornais televisivos, nossos animadores de debates, nossos comentaristas esportivos tornaram-se pequenos diretores da conscincia que se fazem, sem ter que forar muito, os porta-vozes de uma moral tipicamente pequeno-burguesa, que dizem o que se deve pensar sobre o que chamam de os problemas da sociedade, as agresses nos subrbios ou a violncia na escola... (p.65)
Outro mecanismo de excluso presente no discurso televisivo deve-se ao fato dela ocultar mostrando. Informaes omnibus para todo mundo, notcias de variedades, fatos que no devem chocar, e quem ao preencher um tempo precioso na TV, deixam de mostrar acontecimentos: Ora, o tempo algo extremamente raro na televiso. E se minutos to preciosos so empregados para dizer coisas fteis, que essas coisas to fteis so de fato muito importante na medida em que ocultam coisas preciosas (BOURDIEU, 1997, p.23) Em consonncia com o pensamento foucaultiano Fischer (2002, 2006), pensa a mdia enquanto um dispositivo pedaggico. Fundamentada no conceito de dispositivo sexualidade, em que o sujeito chamado a falar sobre si mesmo e se reconhecer a partir de sua sexualidade, o dispositivo pedaggico descrito como:

...um aparato discursivo (j que nele se produzem saberes, discursos) e ao mesmo tempo no discursivo (uma vez que est em jogo nesse aparato uma complexa trama de prticas, de produzir, veicular e consumir TV, rdio, revistas, jornais, numa determinada sociedade e num certo cenrio social e poltico), a partir do qual haveria uma incitao ao discurso sobre si mesmo, revelao permanente de si; tais prticas vm acompanhadas de uma produo e veiculao de saberes sobre os prprios sujeitos e seus modos confessados e aprendidos de ser e estar na cultura em que vivem. Certamente, h de se considerar ainda o simultneo reforo de controles e igualmente de
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

172

Luciana Lobo Miranda

resistncias, em acordo com determinadas estratgias de poder e saber, e que esto vivos, insistentemente presentes nesses processos de publicizao da vida privada e de pedagogizao miditica (p.3)
O espectador constantemente interpelado a produzir opinio sobre os mais diversos assuntos, seja de como cuidar da casa, como educar seu cachorro, seus filhos, como satisfazer o seu (sua) parceiro(a), etc, num constante borramento de fronteiras do que outrora se chamou de pblico e privado. Desta forma a televiso acabou por ser fazer pedaggica, isto , ela se encontra cada vez mais destinada educao das pessoas, atuando como um modo de subjetivao privilegiado na contemporaneidade.

Televiso e escola: encontro possvel?


Na histria moderna, a escola tem ocupado um lugar central na transmisso do legado cultural e na formao do sujeito. A partir do sculo XVII, no contexto europeu, a escola transformou-se em um lugar no apenas de transmisso do conhecimento, mas de disciplinarizao dos corpos, com sua rotina, sua separao idade/ srie, onde, atravs da vigilncia hierrquica e da sano normalizadora, e da combinao entre ambas - o exame, o indivduo pensado e cooptado em sua fora produtiva, em seu corpo, para fortalecimento do Estado Nao (Foucault 1977). No entanto, atualmente, este lugar parece no ser mais o mesmo. O Estado mnimo, principal elemento do receiturio neoliberal, em seus mais diversos dispositivos, tais como, a excessiva velocidade dos fluxos e relaes sociais, a exacerbao de uma cultura individualista e de intolerncia ao outro, a entrada das chamadas novas tecnologias da informao no campo educacional e o questionamento de suas prprias prticas cotidianas, mostra uma realidade em que a disciplina incapaz de dar conta, reconfigurando assim o espao escolar. Por outro lado a educao parece transbordar para todos os lados. A ampliao da rede informal de educao atravs do crescimento do terceiro setor e dos meios de comunicao de massa, dentre outros, trouxe tona uma querela entre dois entes. De um lado a escola, locus tradicional de transmisso de saber voltado ao passado, guiado pela lgica da razo, da durabilidade, do sujeito cidado, do telos. De outro, a mdia, cujo contedo, na maioria das vezes, voltado para a atualidade, para a promoo do impacto e do emocional, para a velocidade, para o sujeito consumidor, para o privilgio do agora e do

Linguagem e modos de subjetivao na relao prticas escolares e televiso

173

efmero (VIVARTA, 2004). Diante deste quadro, como estabelecer um dilogo entre o discurso televisivo e o educacional? Em outro texto afirmamos:

A escola como lugar legitimado de produo e circulao de saber, no pode se eximir do debate acerca da relao subjetividade e mdia na contemporaneidade. Arraigadas em modelos tradicionais, ou mesmo esvaziadas de pensamento crtico acerca de seu fazer pedaggico, as escolas, mesmo no desconsiderando as implicaes midaticas no cotidiano escolar (vistas muitas vezes de forma maniquesta, como responsveis pela m formao de valores e costumes na infncia e na juventude), tendem a rechalas. Preocupados com inmeras avaliaes, relatrios, projetos, alm, lgico, com o prprio salrio, como professores podem se propor a investigar com os jovens como eles significam aquilo que vem, escutam ou lem? Como trazer estas reflexes para o prprio cotidiano educacional? So temas que precisam ser problematizados por todos aqueles que fazem a escola. (MIRANDA, 2007, p. 199)
Em atividades desenvolvidas no mbito da pesquisa e da extenso temos procurado trabalhar este campo de possibilidade da escola, como lugar de discusso e apropriao da mdia em seu cotidiano. Neste trabalho ser privilegiado o trabalho de extenso do projeto TVEZ5. No intuito de pensar a insero da televiso no cotidiano escolar e a possibilidade da problematizao de seu discurso, abordaremos o trabalho realizado no TVEZ em parceria com a ONG de Fortaleza ENCINE6, que visou implementao de um Projeto de Comunicao Educativa (PCE) em trs escolas da rede pblica nos municpios de Fortaleza, Maracana e Maranguape, com apoio das trs secretarias municipais de educao. A colaborao dos integrantes do TVEZ consistiu tanto na fase diagnstica, no planejamento, quanto na facilitao dos cursos. O PCE consiste numa metodologia de ensino-aprendizagem por meio da arte e da comunicao, com foco no processo dialgico educador-educando e que lana mo de uma estrutura tecnolgica de produo autnoma de mdias educativas, tais como vdeos, spots, blogs, fanzines e jornal escolar, viabilizada com a implantao de um Laboratrio de Comunicao Educativa (LACE) equipado com computador, internet, impressora, cmeras fotogrfica e de vdeo e mesa de
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

O TVEZ um projeto de extenso interdepartamental, com a participao de estudantes de comunicao e de psicologia da UFC, cujo objetivo promover a educao para o uso crtico das mdias, atravs de aes integradas em escolas da rede pblica de Forta. A ao compreleza. ende tanto a discusso quanto a apropriao das mdias no cotidiano escolar. O TVEZ conta com uma bolsa de extenso da UFC. O projeto coordenado pela Profa. Dra. Ins Silva. V. Sampaio e por mim. J no mbito da pesquisa, alm de orientar na graduao e no mestrado monografias e dissertaes ligadas ao tema Subjetividade, mdia e educao, atualmente encontra-se no segundo ano de Iniciao Cientfica a pesquisa Entulho imagtico ou tesouro educacional? Uma Anlise da relao subjetividade e mdia no cotidiano escolar com apoio da FUNCAP e da UFC. Neste, com base na anlise de publicaes de livros brasileiros entre 1998 e 2008, voltados para profissionais de educao, que versem sobre a possibilidade do uso da televiso/ vdeo no cotidiano educacional, objetivamos compreender a mdia, com nfase na televiso, como territrio privilegiado de produo de subjetividade na con-

174

Luciana Lobo Miranda

temporaneidade e a escola como espao de mediao desta relao.


6

A ONG ENCINE desenvolve ao longo dos ltimos 10 anos experincias na rea de audiovisual com jovens oriundos das classes populares. A ENCINE tambm responsvel pelo programa Megafone, feito por jovens, veiculado as tardes de domingo na TVC. Atualmente Ponto de Cultura pelo Ministrio da Cultura e conta com o apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.
7

desenho. A idia promover a auto-gesto do LACE, com participao efetiva de representantes do corpo discente. Para alm de uma capacitao tcnica, o PCE compreende um espao para a escola pensar o seu prprio cotidiano. Assim, aps a fase diagnstica das escolas iniciou-se o trabalho de formao de docentes e discentes. A formao docente Dilogos Escolares Contemporneos (DEC) teve carga horria de 60 horas e o curso de Arte Comunicadores Sociais (ARCOS), voltado para os discentes do ensino fundamental segundo ciclo, teve carga horria de 120 horas. Em uma aula do DEC, a fim de problematizar a televiso enquanto discurso, simulamos um julgamento, cujo ru era a televiso brasileira. Os professores, divididos em duas equipes, com base no material que compreendia: legislao, manual de classificao educativa, Estatuto da Criana e do Adolescente, dentre outros, deveriam preparar um corpo argumentativo com relao defesa ou acusao da televiso brasileira. Aps uma hora de preparo e com os advogados devidamente constitudos, iniciou-se o julgamento. Juiz e o corpo jurado ficaram a cargo da equipe da ENCINE e do TVEZ. Com falas que argumentavam ora a favor ora contra a qualidade da TV brasileira, professores refletiram sobre a insero da TV como modo de subjetivao presente em seu cotidiano bem como sua relao com a escola7. O julgamento foi devidamente gravado. No encontro seguinte, sem qualquer explicao prvia, passamos um vdeo editado com cenas do julgamento. Propositalmente, dois materiais foram preparados, um que continha cenas de programas de TV considerados de boa qualidade e educativos, mesclados aos melhores momentos da defesa, com os piores momentos da acusao. O segundo mesclava imagens usualmente consideradas apelativas com os piores momentos da defesa e os melhores momentos da acusao. Ao final, permanecia a fala do jurado que melhor referendasse a intencionalidade de cada vdeo. No trmino da exibio do primeiro vdeo, propusemos um debate. No inicio, muitos se mostravam surpresos pelo vdeo e comentavam a sua qualidade tcnica, alm do fato de se verem. No entanto, aps alguns comentrios iniciais, um docente comentou, meio sem jeito afinal como tecer crtica a algo feito por especialistas? - que sentira falta de algumas falas; outros concordaram enfatizando o carter tendencioso do vdeo, pois sentiam falta de algumas falas que haviam sido cortadas. Dissemos ento que tnhamos uma segunda surpresa e o outro vdeo foi apresentado...

A ttulo de exemplo, eis um dos argumentos da defesa: mas a vem a questo. O que estas crianas tm em casa? Onde esto os livros? Ser que a escola tem livros? A casa tem livros? Que contexto esse que a gente quer para essa criana, se ela sair do nico recurso que ela tem. A gente tem que considerar que [a TV] um recurso pedaggico sim, um recurso educativo A acusao l o artigo 221 da Constituio Federal A produo e a programao das emissoras de rdio e televiso atendero aos seguintes princpios: Preferncia a finalidades educativas, artsticas, culturais e informativas; promoo da cultura nacional e regional e estmulo produo independente que objetive sua divul-

Linguagem e modos de subjetivao na relao prticas escolares e televiso

175

Aps a exibio do segundo material, indagamos aos docentes o porqu de termos feito dois vdeos, com base no mesmo julgamento em que todos se encontravam presentes. Discutimos assim a no neutralidade do discurso televisivo, especificamente do telejornalismo. Com base numa vivncia coletiva e portanto heterognea, abordamos os discursos presentes na televiso, em que algumas vozes so privilegiadas em detrimento de outras. Por fim foi discutida a possibilidade de insero a respeito da televiso no cotidiano das escolas em questo.

Televiso e escola: disciplina e resistncia


As prticas discursivas cotidianas presentes tanto no discurso televisivo quanto no discurso educacional tendem a classificar, capturar, ou mesmo excluir modos de subjetivao que escapam aos seus modelos institudos. Malgrado o empenho explcito isolado daqueles que fazem o seu cotidiano, as prticas pedaggicas, por exemplo, normalmente so reguladoras da negao do outro enquanto co-criador de conhecimento. No entanto, estes dois loci de modos de subjetivao, escola e mdia, tambm se encontram marcados pelas inmeras vozes, pela polifonia de diversos lugares enunciativos que fazem parte dos sujeitos que os constituem e os produzem. Na produo subjetiva contempornea engendrada seja no cotidiano escolar, seja na mdia, transbordam inmeros discursos, num campo de luta onde tambm resistncias so possveis. A escola tambm um lugar de transformao e de resistncia. Vemos diariamente em seu cotidiano, professores, alunos e funcionrios que tentam no se acomodar, que buscam estratgias para tornar a escola o ambiente positivo de aprendizagem, apesar de todas as condies adversas. O trabalho apresentado compreende uma possibilidade onde se possa pensar a diversidade das situaes concretas vividas tanto na relao com a televiso, quanto com a prpria escola. A insero da televiso ou de qualquer outro dispositivo miditico deve ser pensado na interao de trs perspectivas, a saber: pedaggica, esttica e poltica. Pedaggica, pois implica a articulao do uso e produo da mdia como instrumentos de ensino-aprendizagem. Esttica, pois deve compreender a abertura para a criao, para o campo do sensvel, explorando outras linguagens no usuais na mdia comercial. Poltica, pois a discusso do uso da mdia no cotidiano escolar levaria, em ltima instncia, a uma reflexo tanto sobre a comunicao cotidiana (sua produo e seus meios de propagao), quanto sobre a prpria escola. Desta forma, qualquer experincia de mdia no campo educacional deve auxiliar na produo de novos modos de educar no cotidiano escolar.
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

gao; Regionalizao da produo cultural, artstica e jornalstica, conforme percentuais estabelecidos por lei... Na realidade o que ns temos so filmes de violncia sendo apresentados no horrio em que crianas esto acordadas. Artigo Recebido: 22/10/2009 Aprovado: 15/12/2009

176

Luciana Lobo Miranda

K ey W ords: Words: discourse, subjectivity, school, television.

ABSTRA CT : The media age, when cultural objects, social relations and subjectivity ABSTRACT CT:

are intertwined with audiovisual technology, it is common to hear about the decline of written word. Contemporary society is marked by the collapse of texts and the omnipresence of images. On the other hand images are easily available and, therefore, could be of great help in long distance education. The school system seems to balance between the resistance to image as a possible producer of knowledge and its availability. The present work intends to articulate the conceptual discussion about television language based in authors like Pierre Bourdieu and Rosa Bueno Fischer among others and the experience in coordinating the extension university course "Contemporary School Dialogs", carried through with teachers of the municipal public system of Fortaleza, Maranguape and Maracanau. Starting with Michel Foucault's concept of discourse, we intend to discuss television as a subjectivity field present in the school routine, emphasizing that both the school and the media are ways of teaching, though very different and sometimes conflicting ones. In both of them, in spite of the broadcasting of an ideal of citizenship and criticism, their everyday practices point more to passive approach, be it on the part of the spectator, the student or the teacher himself (concerning public educational practices).

Referncias
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televiso; Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma histria Social da Mdia: De Gutenberg internet; 2 ed; Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 2004. BUCCI, Eugnio KEHL, Maria Rita. Videologias: Ensaios sobreTeleviso, 2004. CASTRO, D. Superligados na TV, Folha Ilustrada In Folha de So Paulo, So Paulo, 17/10/2004. FISCHER, Rosa Maria Bueno. O Dispositivo Pedaggico da Mdia: Modos de Educar na (e pela) TV. Educao e Pesquisa, So Paulo (SP), v. 28, n. 1, p. 151-162. Disponvel em redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/298/ 29828111.pdf, 2002 __________________________ . Televiso e Educao: Fruir e Pensar a TV. 3 ed.; Belo Horizonte: 2006 FOUCAULT , Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Priso. Petrpolis, Vozes, 1977. _________________. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro; Forense, 1986. _________________ . O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetria filosfica: para alm do estruturalismo e da hermenutica. Rio de janeiro: Forense Universitria, 1995.

Linguagem e modos de subjetivao na relao prticas escolares e televiso

177

_________________ . A Ordem do Discurso. SP: Loyola, 1998 GUARESCHI, Pedrinho e BIZ, Osvaldo A. Mdia, educao e cidadania: tudo o que voc deve saber sobre mdia.- Petrpolis, RJ : Vozes, 2005. P N A D h t t p : / / w w w. i b g e . g o v. b r / h o m e / e s t a t i s t i c a / p o p u l a c a o / trabalhoerendimento/pnad2006/default.shtm VIVARTA, Veet. (2004). Remoto Controle: linguagem, contedo e participao nos programas de televiso para adolescentes, So Paulo: Cortez.

O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

Вам также может понравиться