Вы находитесь на странице: 1из 24

Manuteno Industrial

Manuteno Preventiva em Motores Eltricos


Engenharia Eltrica Perodo: 2013-2

Prof.: Dirceu Soares Jr.

Manuteno em Motores Eltricos


Este tpico sobre manuteno preventiva em motores eltricos foi desenvolvido devido:

a) A relevncia dos motores eltricos dentro dos processos produtivos industriais, como um equipamento com grande impacto no resultado da disponibilidade dos ativos tendo em vista a elevada quantidade de aplicaes envolvidas; b) Predominar ainda o tipo de manuteno aplicada a motores eltricos atravs de atividades preventivas programadas no tempo e sob condio, onde as tcnicas preditivas ainda no dominan apesar de virem evoluindo ultimamente.

Manuteno em Motores Eltricos


O motor eltrico um equipamento eletromecnico, o que requer cuidados por parte tanto dos profissionais com formao na rea eltrica como mecnica.

Aqui ser abordado as atividades que requerem mais ateno da equipe de manuteno eltrica, mas eventualmente o pessoal da mecnica deve ser acionado para aquelas atividades que precisam do seu apoio ou mesmo plena execuo, como por exemplo o alinhamento de um motor.
O alinhamento de um motor deve ser feito por equipe treinada e instrumentalizada, com a utilizao de relgios comparadores ou at mesmo alinhamento a laser com software para clculo da espessura dos calos para alinhamento.

Manuteno em Motores Eltricos


Vibraes anormais podem ser conseqncias de uma falha no alinhamento, provocando reduo da vida til dos mancais e do acoplamento, alm de uma reduo no rendimento do motor ou mesmo a queima do bobinado. Elas podem ter como origem uma fixao insuficiente ou defeituosa do motor em sua base, de folgas excessivas dos mancais, ou ainda de um balanceamento inadequado nas partes giratrias.

Manuteno em Motores Eltricos

Manuteno em Motores Eltricos


ISOLAO DE MOTORES: Usualmente trata-se da mais tradicional e indispensvel dentre as atividades de manuteno preventiva aplicadas em motores eltricos, com frequncia de execuo variando de acordo com o tipo do motor (CC/CA-Gaiola/CA-Rotor Bobinado), tamanho (potncia), idade do enrolamento do motor, condies ambientais e caractersticas de operao, etc. A resistncia de isolamento pode ser determinada pela lei de Ohm, aplicando uma tenso de corrente contnua e medindo a corrente que circula pelo galvanmetro interno ao equipamento de medio Megger (Meghmetro).

Isolao de Motores Eltricos


O termo Resistncia de isolamento a relao existente entre a tenso CC aplicada a um isolante e a corrente resultante em um determinado instante, aps a aplicao da tenso.
Pela anlise dos valores da resistncia de isolamento obtidos nos ensaios, comparados aos registrados anteriormente, podemos avaliar o processo de degradao do isolamento.

Isolao de Motores Eltricos


A norma ABNT NBR-5383 estabelece que a isolao mnima de um equipamento eltrico para que possa ser ligado sem risco de disparo massa deve ser: 1MOhm + 1 KOhm para cada Volt de tenso nominal do equipamento. Exemplos:

Para uma tenso de 440 volts, devemos ter no mnimo 1,44 MegaOhms.
Para uma tenso de 4160 volts, devemos ter no mnimo 5,16 MegaOhms.

Isolao de Motores Eltricos


Em rebobinagem de motores, como se utilizam novos materiais, o bobinado ser considerado novo aps a rebobinagem, ento padres de exigncia bem mais elevados so exigidos: Para motores de BT =100 vezes o mnimo estabelecido pela norma: em 440 volts => 144 MegaOhms. Para motores de MT = 1000 vezes o mnimo estabelecido pela norma: em 4,16 kV => 5160 MegaOhms.
No entanto, em mquinas novas muitas vezes podem ser obtidos valores inferiores, devido presena de solvente nos vernizes isolantes que posteriormente se volatizam na operao normal. Isto no significa que a mquina est inapta para operao, uma vez que a resistncia do isolamento se elevar depois de um perodo em operao.

Isolao de Motores Eltricos


Limites orientativos da Resistncia de isolamento em Mquinas Eltricas

Obs.: O fundo de escala do Meghmetro deve ser no mnimo 500 V. Aplicar a tenso de ensaio durante 1 minuto, e efetuar a medio da resistncia de isolamento. Aps a medio necessrio curto-circuitar estator e carcaa afim de descarregar eventuais cargas eltricas armazenadas no dieltrico bobina-carcaa.

Manuteno em Motores Eltricos


NDICES DE ABSORO E POLARIZAO : Os ndices de absoro e polarizao medem o envelhecimento da camada de isolao das bobinas do estator e sua medio obtida com o megmetro da seguinte forma:

So avaliaes adicionais isolao do motor, no precisando serem realizadas dentro do plano de manuteno com a mesma frequncia que feita a medio de isolamento tradicional.

Manuteno em Motores Eltricos


NDICES DE ABSORO E POLARIZAO : As medies normalmente so aplicadas aps uma reviso do motor em oficina especializada, aps um processo de rejuvenecimento ou reenrolamento. Tabela de avaliao geral da isolao do motor conforme ndices obtidos:

Isolao de Motores Eltricos


PROCEDIMENTOS ESPECFICOS NAS MEDIES DE ISOLAMENTO: MOTORES DE ROTOR BOBINADO: Com o auxilio de um Megmetro, curto-circuite os anis com um fio de cobre nu e efetue a medio da isolao entre os enrolamentos e o eixo.

Isolao de Motores Eltricos


MOTORES DE CORRENTE CONTNUA (ARMADURA): Os servios executados no induzido (armadura) j requerem uma ateno adicional, pois os mesmos podem estar com baixa isolao, devido contaminao (impregnao) com p das escovas (carvo). O que requer uma limpeza muito apurada com ar comprimido para remoo total do p. Lava-se com solvente / desengraxante industrial e se limpa novamente com ar comprimido at recuperar a isolao do induzido. A Medio da isolao entre os enrolamentos e o eixo.

Manuteno em Motores Eltricos


Alm de outras atividades comumente realizadas nas manutenes preventivas de motores eltricos, tais como limpeza geral, lubrificao dos rolamentos, reaperto das conexes e terminais, e quando aplicvel, a verificao do comprimento e assentamento das escovas e estado da Patina; realizar inspees preventivas com medies de temperatura da carcaa do motor vem a ser uma boa prtica. A temperatura da carcaa do motor medida com um pirmetro digital porttil para constatar que a mesma no est acima de 70C (temperatura mxima recomendada pelo fabricante da graxa, pois acima de 70 o leo se separa do sabo).

Manuteno em Motores Eltricos


O monitoramento da temperatura do enrolamento em motores eltricos fundamental para se garantir a preveno contra perdas nos motores, principalmente em um processo de desgaste prematuro do isolamento do motor ou para acompanhamento da vida til e envelhecimento natural do bobinado da mquina.

Este tipo de monitoramento tambm denominado de manuteno detectiva . Normalmente, alarmes so atuados quando as temperaturas atingem valores limites pr-definidos e/ou curvas (C) so amostradas continuamente em IHMs de sistemas de automao.

Temperatura do Isolamento
Os sensores de temperatura utilizados no monitoramento das temperaturas nos enrolamentos so a proteo adicional aos sistemas de isolamento dos motores. O mtodo mais comum de monitoramento o controle da temperatura das bobinas do estator do motor atravs de sensores tipo PTC (termistores) ou PT100 (termoresistncias) inseridos no bobinado do motor.

Sistemas de Isolamento em Motores


Dentre as funes dos Sistemas de Isolamento podese relacionar: Isolamento eltrico, impedindo, limitando ou direcionando o fluxo de corrente eltrica; Conferir rigidez mecnica; Proteger contra intempries e impurezas; Conduzir calor da mquina/equipamento para o meio refrigerante. As classes de isolamento utilizadas em mquinas eltricas e os respectivos limites de temperatura conforme ABNT NBR 17094 e IEC 60034-1, so as seguintes: Classe A ( 105 C ); Classe E ( 120 C ); Classe B ( 130 C ); Classe F ( 155 C ); Classe H ( 180 C ).

Classes de Isolamento

Sistemas de Isolamento em Motores


Fatores de Envelhecimento do Isolamento: Esforos Eltricos; Esforos Mecnicos; Vibrao; Atmosfera agressiva; Umidade; P; Radiao; TEMPERATURA (fator preponderante).

IMPORTANTE: A vida til de um sistema de isolamento, de maneira geral, dobra para cada reduo de 10C na temperatura operacional, e de forma inversa a vida til reduz pela metade para cada 10C de elevao.
O envelhecimento do sistema isolante est diretamente relacionado sua resistncia mecnica, que se altera ao longo do tempo.

Sistemas de Isolamento em Motores


No final da vida til, o isolante est FRGIL e QUEBRADIO, com baixa rigidez mecnica. Como isso acontece?

O Grau de Polimerizao (GP) exprime a quantidade mdia de anis de glicose por molcula de celulose. Isolantes novos: GP entre 1.000 e 1.400. Isolantes em fim de vida til: GP inferior a 250. Com o fim de vida do isolante ocorre quebra de ligaes e gerao de gua.

Envelhecimento Trmico em Motores


A vida til de um motor de induo, traduzida pelo envelhecimento trmico do seu isolamento, pode ser obtido pela seguinte equao:

Pela expresso, estando um motor de classe F (155C) sujeito a elevao de temperatura de 110C durante a sua vida, em um ambiente de 30C, a vida do seu isolamento ser de cerca de 20 anos.

Envelhecimento Trmico em Motores


Ex.: Se um motor de induo classe H foi instalado para operar a uma temperatura ambiente de 40C, durante 15 anos, qual deve ser a elevao de temperatura que este motor deve trabalhar? - E se for para dobrar a vida til do motor qual deve ser a sua temperatura de elevao? L = 6.e0,0815.(180-T) 15 = 6.e0,0815.(180-T) 2,5 = e0,0815.(180-T) ln(2,5) = 0,0815.(180-T).ln(e) 180-T = 11,2 => T =168,8 => DTs = 168,8 40 => DTs = 129C
ln(5) = 0,0815.(180-T).ln(e) 180-T = 19,7 => T =160 => DTs = 160 40 => DTs = 120C, ou seja, necessria uma reduo de quase 10C para dobrar a vida til como era de se esperar.

Fim

Prof.: Dirceu Soares Jr.

dsoares@ifes.edu.br

Вам также может понравиться