Вы находитесь на странице: 1из 37

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Escola Tcnica Redentorista - ETER Habilitao em Uso e Gesto de Computadores, Sistemas e Redes Mdulo de Suporte e Administrao de Redes Professor: Gutemberg L. Medeiros PLANEJ AMENT O E INST ALAO DO MICROSOFT WINDOWS 2000 SERVER
Windows 2000 Professional Esta verso destina-se ao uso em estaes de trabalho, e no como servidor. A partir dela foi criado o Windows XP. O Windows XP Professional pode ser considerado uma nova verso do Windows 2000 Professional. O Windows XP Home uma verso reduzida do Windows XP Professional, com vrios dos seus recursos desativados. Windows 2000 Server Esta a verso bsica do Windows 2000 Server. Permite operar com at 4 processadores e 4 GB de memria. ideal para redes cliente-servidor de mdio e pequeno porte. Windows 2000 Advanced Server Esta verso indicada para redes de maior porte. Permite operar com at 8 processadores e 8 GB de memria. Permite que mltiplos servidores operem em conjunto, permitindo aumentar o desempenho em funo do nmero de servidores. Windows 2000 Datacenter Server Tem os recursos da verso Advanced e pode operar com at 32 processadores e 32 GB de memria. A famlia de sistemas para servidores continuar a crescer com novas verses, porm a maioria dos recursos e comandos disponveis mantero compatibilidade com o Windows 2000. Portanto os ensinamentos apresentados aqui certamente sero aproveitados para novas verses. A mais nova verso do Windows para servidores em grandes redes o Windows .NET Server 2003. Possui novos recursos, como ocorre com todas as verses do Windows, entretanto totalmente compatvel com o Windows 2000 Server e seus comandos de configurao, administrao e utilizao. Componentes de hardware No existe diferena na parte fsica da rede quando usada a arquitetura cliente-servidor. A mesma infraestrutura de cabos, hubs, switches e outros equipamentos de rede aplica-se tanto para redes ponto-a-ponto como a redes cliente-servidor. A nica diferena fica por conta do servidor, que precisa ser dedicado. Lembramos que em redes ponto-a-ponto podemos usar um servidor dedicado, o que altamente recomendvel, porm no obrigatrio. Em redes domsticas, por exemplo, o servidor pode ser usado como estao de trabalho. Nas redes cliente-servidor, o servidor dedicado. Deve ter seu tempo livre para executar apenas as tarefas de atendimento dos demais computadores, fornecendo o acesso a arquivos, impressoras, Internet, alm de gerenciar todas as permisses de acesso a esses recursos. Assim como ocorre nas redes ponto-a-ponto, o acesso Internet pode ser centralizado atravs do servidor. Podemos ter o servidor operando simultaneamente como firewall e roteador para acesso Internet, ou podemos ter um mdulo separado, com firewall e roteador (muitas vezes integrados), deixando o servidor menos congestionado.

Figura 1 - Exemplo de rede de pequeno porte.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 1

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Requisitos de hardware Um servidor deve ser um computador de alta confiabilidade. Alm de ser mais exigente em termos de velocidade do processador, quantidade de memria e velocidade/capacidade do disco rgido, um servidor deve ser construdo com uma placa de CPU de alta qualidade. Muitos fabricantes de placas de CPU produzem modelos prprios para uso em servidores. So normalmente placas de alto custo, alto desempenho e alta confiabilidade. Servidores mais simples podem ser montados a partir de placas de CPU comuns, mas mesmo assim no podemos abrir mo da qualidade, nem da confiabilidade. Escolha uma placa de CPU de fabricantes conceituados, como Intel, Supermicro, MSI, Asus, Soyo, FIC, A-Trend. No monte servidores usando placas de CPU de segunda linha. No use tambm placas de CPU com tudo onboard, pois seu desempenho normalmente deixa a desejar, assim como a sua confiabilidade. Todos os sistemas operacionais possuem requisitos mnimos de hardware para funcionarem adequadamente (system requirements ). Consulte sempre esses requisitos antes de decidir sobre a configurao de hardware do servidor. Note que so normalmente indicados pelo fabricante do sistema operacional, os requisitos mnimos e os requisitos recomendveis . Se um servidor se limita a atender simplesmente os requisitos mnimos, ir funcionar, entretanto de forma precria. A Microsoft particularmente tem o hbito de indicar os requisitos mnimos. Na prtica um computador que se limite a atender tais requisitos ser extremamente ineficiente na execuo do software em questo. Os requisitos indicados pela Microsoft para o Windows 2000 Server so: Processador Pentium (ou compatvel) de 133 MHz ou superior Memria No mnimo 128 MB, recomendvel 256 MB Disco rgido No mnimo 2 GB, com 1 GB de espao livre A Microsoft no divulga oficialmente requisitos recomendveis para obter um bom desempenho com o Windows 2000 Server e com seus demais sistemas. De acordo com nossos testes, e de acordo com o que especificam inmeros especialistas, nossas recomendaes de uma configurao para executar o Windows 2000 Server com bom desempenho so as seguintes: Processador Pentium II/300 Memria 256 MB Disco rgido No mnimo 2 GB, com 1 GB de espao livre, ou espao adicional para operar como servidor de arquivos Obviamente quanto mais um servidor exceder tais especificaes, melhores sero o seu desempenho e eficincia.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 2

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Instalando o Windows 2000 Server A instalao do Windows 2000 Server consiste em executar um boot com o seu CD-ROM de instalao e seguir o assistente de instalao. Podemos ter instalados mais de um sistema operacional no computador, usando por exemplo, o Windows XP e o Windows 2000 Server. Entretanto altamente recomendvel que o servidor seja totalmente dedicado, e que aplicativos comuns no sejam usados. Desta forma o servidor estar o tempo todo disponvel para o atendimento dos demais computadores da rede. Recomendamos portanto que o disco rgido seja formatado na ocasio da instalao, utilizando o sistema NTFS. necessrio usar o sistema NTFS para o funcionamento dos recursos de segurana oferecidos pelo Windows 2000 Server. Podemos usar o disco rgido inteiro como um nico drive C, ou dividi-lo em dois ou mais drives lgicos. Esta diviso feita pelo programa de instalao do sistema. Para realizar o boot atravs do CD-ROM de instalao do Windows 2000 Server, pode ser necessrio alterar o CMOS Setup do computador. preciso encontrar o comando que define a seqncia de boot, e ento program-lo para que o CD-ROM seja usado antes do disco rgido (ou seja, o boot s seria feito pelo disco rgido se no existir CD-ROM no drive). Em alguns Setups existem opes como A:, C:, CD-ROM; C:, A:, CD-ROM, e assim por diante. Em outros Setup temos os itens First boot device, Second boot device, third boot device e fourth boot device, e cada um deles pode ser programado com as opes Floppy, HD e CD-ROM. Enfim, escolhemos uma opo que deixe o CD-ROM ser usado antes do disco rgido. Gerando disquetes de boot O processo ideal de instalao do Windows 2000 Server executar um boot diretamente com o seu CDROM de instalao. A maioria das placas de CPU modernas podem ser configuradas pelo CMOS Setup o para executarem o boot no somente pelo disco rgido e por disquetes, mas tambm por CD-ROM e outros meios de armazenamento. possvel entretanto que voc precise fazer a instalao em um PC que no suporte o boot por CD-ROM. Nesse caso ser preciso gerar disquetes de inicializao. Providencie quatro disquetes novos e formatados. Usando um computador j configurado com qualquer verso do Windows superior ao 95, coloque o CD-ROM de instalao na sua unidade. Ser executado automaticamente o programa mostrado na figura 5. Clique na opo Examinar este CD.

Figura 5 - Para gerar disquetes de boot para a instalao do Windows 2000 Server. V ento ao diretrio BOOTDISK e execute o programa MAKEBT32.EXE. O programa ir instruir voc a colocar cada um dos quatro disquetes necessrios, que devem ser identificados por etiquetas.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 3

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 6 - Gerando os disquetes de inicializao do Windows 2000 Server. Agora para instalar o Windows 2000 Server, executamos um boot com o primeiro desses disquetes. Entrar em ao um programa de instalao similar ao do CD-ROM de instalao do Windows 2000 Server. O programa pedir a colocao de cada um dos quatro disquetes gerados. O processo de instalao Quem j est acostumado com a instalao das diversas verses do Windows, notar que a instalao do Windows 2000 Server muito parecida com a do Windows 2000 Professional e do Windows XP, e em certos pontos lembra bastante a instalao do Windows 95, 98 e ME. As principais diferenas esto na definio de informaes sobre o administrador e sobre a rede. A figura 7 mostra a tela inicial do programa de instalao do Windows 2000 Server. bastante parecido com o do Windows XP e o do Windows 2000 Professional. Teclamos ENTER para dar incio instalao.

Figura 7 - Programa de instalao do Windows 2000 Server. Ser apresentado um contrato de licena. Devemos teclar F8 para concordar com o contrato e prosseguir com a instalao. O programa ir checar o estado do disco rgido. Verificar quais so as parties existentes para que possamos escolher em qual delas ser feita a instalao. Quando um disco rgido novo, todo o seu espao ser indicado como Espao no particionado, ou seja, no existiro parties. No

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 4

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

nosso exemplo o disco rgido j havia sido usado. Existe uma partio nica, formatada com FAT32, com pouco mais de 38 GB, dos quais cerca de 22 GB esto livres. Recomendamos que esta partio seja excluda e que seja criada uma nova partio formatada com NTFS. Conforme explica a tela da figura 8, teclamos D para remover a partio.

Figura 8 - Escolha da partio onde ser feita a intalao. O programa avisar que os dados da partio antiga sero perdidos. preciso confirmar a escolha para que a partio seja removida. O processo dura apenas alguns segundos, e ao seu trmino, toda a capacidade do disco ser indicada como Espao no particionado, como vemos na figura 9. Podemos agora teclar ENTER para instalar o Windows 2000 Server neste espao.

Figura 9 - Instalar o sistema no espao no particionado. Na tela seguinte escolhemos a opo Formatar a partio utilizando o sistema de arquivos NTFS. O programa far ento a formatao, operao que ir demorar vrios minutos, dependendo da capacidade e

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 5

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

da velocidade do disco rgido. Terminada a formatao ser feita automaticamente a cpia dos arquivos de instalao na partio criada ou selecionada (figura 10). Este processo tambm demorado, apesar de ser mais rpido que a formatao.

Figura 10 - Os arquivos de instalao esto sendo copiados para o disco rgido. O computador ser reiniciado, e o boot desta vez dever ser feito pelo disco rgido. Se voc alterou o CMOS Setup para permitir o boot pelo CD-ROM, altere-o novamente para que o boot seja feito pelo disco rgido. Em muitos computadores, o boot pelo CD-ROM s feito mediante confirmao (Press any key to boot from CD-ROM). Nesse caso basta no pressionar uma tecla e o boot pelo CD-ROM ser ignorado. Seja como for, se aps o boot for apresentada uma tela como a da figura 5, o programa de instalao estar sendo executado desde o incio. Voc deve cancelar a operao e retirar o CD-ROM do drive para que o boot seja feito pelo disco rgido. Quando aparecer a primeira tela grfica do Windows 2000 Server, voc pode colocar novamente o CD-ROM no drive, pois ele ser necessrio no restante da instalao. A tela grfica do Windows 2000 Server estar operando neste momento no modo VGA, com resoluo de 640x480 e 16 cores. Os prximos passos da instalao so explicados a seguir: Instalao de dispositivos O Assistente de instalao levar alguns minutos para instalar e configurar dispositivos como teclado, mouse, monitor e placa de vdeo. O processo demora alguns minutos e a tela poder piscar ou apagar por alguns segundos. O Windows 2000 Server possui drivers para inmeros dispositivos, mas no para todos. possvel que ao final da instalao, alguns dispositivos sejam indicados no Gerenciador de dispositivos como sem driver instalado. Voc ter que instalar esses drivers manualmente, depois que o Windows j estiver instalado. Configuraes regionais A localidade do sistema e dos usurios ser definida como Brasil (a menos que voc esteja usando uma verso em ingls). Podemos clicar no boto Personalizar para alterar essas configuraes. O layout do teclado definido como padro na verso brasileira, como Brasil/ABNT. O teclado ABNT aquele que tem um ao lado da tecla ENTER. Se o teclado no for desse tipo, temos que alter-lo. Para isso basta clicar em Personalizar, marcar o item Portugus-Brasil, clicar em Propriedades e selecionar o layout Estados Unidos Internacional. Se este cuidado no for tomado, certos smbolos especiais do teclado no sero reconhecidos corretamente. Nome e organizao

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 6

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Um quadro perguntar o nome do usurio que est fazendo a instalao e o nome da organizao (empresa). Este usurio ter poderes de administrador do sistema. Chave e licenciamento Ser pedida a chave do produto, que o cdigo existente na parte traseira da embalagem do CD-ROM de instalao. Pedir tambm o modo de licenciamento do sistema. Existe dois modos de licenciamento: por servidor e por estao. Em redes com o Windows 2000 Server, preciso comprar no apenas o sistema operacional usado no servidor e os sistemas usados nas estaes de trabalho, mas tambm as licenas de uso que permitem acessar o servidor a partir dos clientes. No modo de licenciamento por estao, cada computador da rede precisa ter uma licena adquirida. Este mtodo indicado para redes que possuem mais de um servidor. A licena de uma estao de trabalho dar acesso a mltiplos servidores. No modo de licenciamento por servidor, o nmero de clientes poder variar, e o servidor admitir um nmero mximo de conexes com clientes. Este mtodo indicado para redes que possuem apenas um servidor. O Windows 2000 Server vendido com licenas embutidas para clientes, e o custo total depender do nmero de licenas para clientes. No nosso exemplo escolheremos o modo de licenciamento por servidor. Nome do computador e senha do administrador O assistente de instalao perguntar o nome do computador. Ser dado automaticamente um nome complicado, como LVC-FTTI5VM9G7L. Podemos alterar o nome neste momento para algo mais amigvel, como SW2000 ou outro nome de nosso agrado. Tambm ser preciso criar uma senha para o administrador do sistema. Escolha dos componentes a serem instalados Ser apresentada uma lista de componentes do Windows, na qual podemos escolher quais devem ser instalados. Esta lista similar obtida quando usamos o comando Adicionar/Remover programas, no Painel de controle. Podemos deixar selecionados os itens sugeridos pelo assistente. Novos componentes sero instalados medida em que forem necessrios durante o uso normal do sistema. Data, hora e fuso horrio Assim como ocorre nas demais verses do Windows, ser perguntada a data, a hora e a zona de tempo que define o fuso horrio. Na verso em portugus usado automaticamente o horrio de Braslia. Se usarmos a verso em ingls poderemos alterar para Braslia, o fuso horrio que vigora na maior parte do Brasil. Configuraes de rede Sero feitas a seguir as configuraes de rede. O assistente perguntar se devem ser usadas as configuraes tpicas ou personalizadas. As configuraes tpicas so indicadas para a maioria dos casos, e incluem: Cliente para redes Microsoft Compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Microsoft Protocolo TCP/IP

Se for necessrio utilizar outros componentes de rede, como por exemplo um protocolo adicional, podemos usar as configuraes personalizadas e escolher os componentes desejados. Ser perguntado o domnio ou grupo de trabalho. Em redes com o Windows 2000 Server usamos normalmente uma rede com domnio, e esta deve ser a opo escolhida aqui. Indicamos ento o nome do

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 7

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

domnio do qual o computador deve ser membro. No nosso exemplo usaremos o domnio LABO. Ser preciso digitar o nome de um usurio com poderes de administrador, bem como a sua senha. Poder ser o usurio que foi cadastrado durante o processo de instalao. Note que este comando no cria o domnio, e sim adiciona o computador a um domnio j existente. Como estamos instalando o primeiro servidor, o domnio ainda no existe, e ser apresentada uma mensagem de erro, indicando que o domnio invlido. Podemos ento prosseguir e ingressar no domnio mais tarde, atravs do programa de configurao do servidor. Instalao dos componentes selecionados A prxima etapa demorar vrios minutos. a instalao dos componentes selecionados e das configuraes escolhidas anteriormente. Aguarde at o assistente apresentar um quadro indicando que concluiu o seu trabalho. Clique em Concluir e ser executado um novo boot. No esquea de retirar o CDROM de instalao. O primeiro boot O Windows 2000 Server j est instalado, mas ser ainda preciso fazer diversas configuraes. Ser preciso configurar o servidor, criar contas de usurios, compartilhamentos, etc. A mensagem a rede est sendo iniciada apresentada durante alguns minutos. A seguir apresentado um quadro indicando que devemos pressionar Control-Alt-Del. No Windows 2000 Server, esta seqncia provoca a exibio de um quadro de logon, onde devemos preencher o nome do usurio e a senha. O usurio dever ser Administrador, e a senha a que criamos quando instalamos o sistema. Ser apresentada a velha e conhecida rea de trabalho do Windows. A interface grfica do Windows 2000 Server muito parecida com a do Windows 9x/ME.

Figura 11 - A tela do Windows 2000 Server. Tambm ser executado automaticamente o Assistente de configurao do servidor . Antes de configurar o servidor preciso checar se todos os itens de hardware foram instalados corretamente. Certos dispositivos podem ainda no estar operacionais devido falta de drivers. Devemos ento fechar o assistente para fazer as configuraes de hardware necessrias.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 8

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Instalao de drivers A primeira coisa a fazer instalar os drivers do chipset da placa me (ou placa de CPU). Esses drivers permitem que os recursos da placa me funcionem corretamente. Se no forem instalados podem ocorrer problemas de mau funcionamento nos acessos a disco, nos acessos placa de vdeo, no gerenciamento de energia e a queda de desempenho do disco rgido. Esta uma etapa muito importante, que at mesmo muitos tcnicos esquecem de cumprir. O grande problema que o Windows no avisa quando os drivers existentes no so adequados, ou quando os drivers do fabricante esto ausentes. Se a placa de CPU for de fabricao recente, possvel que os drivers existentes no CD-ROM que a acompanha sejam adequados. O ideal entretanto obter os drivers mais atualizados, no site do fabricante da placa me.

Figura 12 - Programa de instalao que acompanha as placa Asus. A figura 12 mostra o programa de instalao que acompanha as placas de CPU fabricadas pela Asus. A placa do nosso exemplo uma TUV4X, que possui um chipset da VIA Technologies. A placa de CPU portanto acompanhada do VIA 4 in 1 drivers, que a primeira opo do menu. Escolhemos esta opo para instalar os drivers do chipset. Ser preciso reiniciar o computador depois desta instalao.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 9

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 13 - Existem dispositivos com problemas indicados no Gerenciador de dispositivos. Devemos a seguir checar o Gerenciador de dispositivos. No exemplo da figura 13, vemos que existem dois dispositivos com problemas (indicados com um ponto de interrogao). Esses dispositivos fazem parte da placa de som. Vrios modelos de placas de som podem apresentar este problema. Basta usar o mtodo padro de atualizao de driver e usar o CD-ROM que acompanha a placa de som. No caso de placas de CPU com som onboard, os drivers de som esto no CD-ROM que acompanha esta placa. Muito importante checar no Gerenciador de dispositivos a situao da placa de rede. Vemos na figura 13 que a placa de rede reconhecida como: D-Link DFE-530TX PCI Fast Ethernet Adapter Se a placa de rede no estiver indicada no item Adaptadores de rede, o servidor no poder ter acesso rede. Ser preciso instalar os drivers da placa de rede. Menos crtica mas tambm importante a placa de vdeo. Se seus drivers no forem instalados, o Windows usar um driver VGA padro e o modo grfico estar limitado a 640x480 com 16 cores. No nosso exemplo (figura 13) vemos que a placa de vdeo est indicada como: S3 Inc. Trio 3D A placa estar portanto pronta para operar com resolues mais elevadas e com maior nmero de cores. A falta desses recursos no crtica para um servidor, entretanto para trabalhar melhor com os comandos do Windows 2000 Server, ideal usar uma resoluo de 800x600. Instale os drivers da placa de vdeo se necessrio, e declare a marca e o modelo do monitor. Configurando o servidor Quando o Windows 2000 Server iniciado, executado o Assistente de configurao do servidor (figura 14). Este programa tambm pode ser executado com o comando: Iniciar / Programas / Ferramentas administrativas / Configurar o servidor

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 10

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 14 - Assistente de configurao do servidor. Alis, a maioria dos programas necessrios configurao e administrao do servidor so encontrados neste menu de ferramentas administrativas. OBS.: Conecte o servidor no hub ou switch onde ser usado antes de realizar o boot, para que o assistente no reclame que a rede no foi encontrada. Na figura 14, marcamos a opo Este o nico servidor da rede e clicamos em Avanar. O Assistente avisa ento (figura 15) que sero instalados trs mdulos importantssimos para o funcionamento do servidor: Active Directory DHCP DNS

Esses trs componentes so absolutamente necessrios para o funcionamento do servidor. O Active Directory o sistema de gerenciamento de recursos, usurios, grupos, senhas e demais itens da rede baseada no Windows 2000 Server. O DHCP um mdulo do sistema que distribui e gerencia os endereos IP de todas as mquinas da rede. O DNS um servio de nomes para o protocolo TCP/IP. Graas a ele as mquinas da rede podem enderear umas s outras usando nomes, ao invs de endereos TCP/IP.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 11

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 15 - Sero instalados o Active Directory, o DHCP e o DNS. A seguir o Assistente pergunta (figura 16) o nome do domnio. Este nome composto de duas partes, separadas por um ponto. A primeira parte pode ser o nome da empresa ou outra identificao similar. No nosso exemplo usaremos LABO. A segunda parte usada para a formao de nomes de sites na Internet. necessrio que este nome seja registrado no rgo gestor apropriado (no caso do Brasil, a FAPESP). Quando o rede no vai receber acessos externos, usamos a terminao LOCAL.

Figura 16 - Identificando o domnio.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 12

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Note que para computadores com sistemas compatveis com o Active Directory, o nome do domnio ser composto das duas partes (no nosso exemplo, LABO.LOCAL). Este ser portanto o nome do domnio para computadores com Windows 2000 e Windows XP. Para computadores com sistemas que utilizam servios de nomes baseados no NetBIOS (Windows 9x/ME), o nome ser visto apenas com a primeira parte (no nosso caso, LABO).

Figura 17 - O Assistente est pronto para instalar as opes escolhidas. O Assistente apresentar o quadro da figura 17, e est pronto para instalar os componentes necessrios. O processo demorar vrios minutos e quase totalmente automtico. No clique em nada e observe que os comandos sero realizados automaticamente, como um avio em piloto automtico. Ser pedida a colocao do CD-ROM de instalao do Windows 2000 Server. Terminada a instalao, o computador ser reiniciado. Este processo de boot tambm ser demorado. Depois do boot e do logon habitual, o Assistente de configurao da rede ser executado, agora com o aspecto mostrado na figura 18. Se no quisermos mais que seja executado automaticamente a cada inicializao do Windows, basta desmarcar a opo Mostrar esta tela ao inicializar.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 13

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 18 - Assistente de configurao da rede. Configurando o servidor DHCP Dentro do servidor fsico no qual est instalado o Windows 2000 Server, podem existir vrios servidores lgicos. Servidor de arquivos, servidor de impresso, servidor DNS, servidor WINS e servidor DHCP so alguns exemplos. Esses servidores so softwares que podem ser instalados em um mesmo computador, fazendo com que passe a oferecer diversos servios. O servidor DCHP o software que faz com que o computador passe a oferecer o servio de distribuio de endereos IP para os demais PCs e dispositivos da rede. A vantagem em usar um servidor DHCP que o administrador no precisa configurar manualmente o endereo IP de cada computador da rede. Todos os endereos sero distribudos automaticamente pelo servidor DHCP. Para que isso funcione corretamente preciso que o servidor seja inicializado antes dos demais computadores. Na maioria das redes, o servidor fica ligado durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, e faz apenas algumas paradas programadas para manuteno preventiva. Apenas o servidor precisa ter seu endereo IP configurado. Para fazer esta configurao, abra a pasta Meus locais de rede e clique em conexes dial-up e de rede. L estar o cone da conexo de rede (desde que a placa de rede esteja instalada corretamente). Clique neste cone com o boto direito do mouse e escolha no menu a opo Propriedades . Ser apresentado o quadro de propriedades de rede. Aplique agora um clique duplo no item Protocolo TCP/IP . Ser apresentado o quadro da figura 19.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 14

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 19 - Propriedades do protocolo TCP/IP no servidor. O quadro j dever estar preenchido com a configurao padro do Windows, como mostra a figura 19: Usar o seguinte endereo IP: 10.10.1.1 Mscara de sub-rede: 255.0.0.0 Usar os seguintes endereos de servidor DNS: 127.0.0.1 OBS.: Voc no conseguir digitar manualmente o endereo 127.0.0.1 para o servidor DNS, pois o Windows apresentar uma mensagem de erro e rejeitar este endereo. Entretanto este endereo configurado automaticamente pelo Windows quando usamos o Assistente de configurao de rede. O protocolo TCP/IP nos computadores da rede tambm precisam ser configurados. Em cada cliente, no quadro de propriedades de rede aplicamos um clique duplo no protocolo TCP/IP. A figura 20 mostra o quadro obtido no Windows XP. Marcamos a opo Obter um endereo IP automaticamente e programamos o endereo 10.10.1.1 para o servidor DNS.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 15

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 20 - Configurnado um cliente com Windows XP. No Windows 9x/ME, o quadro de configuraes TCP/IP um pouco diferente. Existem guias separadas para o endereo IP e para o DNS. Programe-os com os mesmos valores que mostramos na figura 20. O prximo passo ativar o DHCP no servidor. Isso pode ser feito diretamente pelo comando Rede/DHCP no Assistente de configurao da rede, ou ento clicando em: Iniciar / Programas / Ferramentas administrativas / DHCP

Figura 21 - Configurando o servidor DHCP.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 16

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Se existir apenas o item DHCP na parte esquerda do console da figura 21, clique-o com o boto direito do mouse e escolha no menu a opo Adicionar servidor. Ser apresentado um quadro como o da figura 22. Basta marcar a opo Este servidor DHCP autorizado e clicar em OK.

Figura 22 - Adicionando o servidor DHCP. Aplique um clique simples sobre o servidor (no nosso exemplo, SW2000) e use o comando Ao / Autorizar. As demais configuraes sero feitas automaticamente. Clicando em Concesses ativas (figura 23), veremos as indicaes dos computadores que obtiveram endereo IP automtico a partir do servidor DHCP.

Figura 23 - Lista de concesses ativas. Se o servidor j estiver indicado no painel da esquerda, observe a pequena seta no seu cone. Se a seta for verde, ento o servidor DHCP est pronto para funcionar. Se a seta for vermelha, clique no cone do servidor com o boto direito do mouse e no menu apresentado use a opo Autorizar. Espere alguns segundos para que a seta se torne verde. Pressione a tecla F5 ou use o comando Ao / Atualizar. Incluindo as estaes de trabalho no domnio Cada um dos computadores da rede dever ser configurado no apenas para usar endereos IP automticos como j mostramos, mas tambm para ingressar no domnio do servidor. No Windows XP e no Windows 2000 Professional, esta configurao feita da seguinte forma:

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 17

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

a) Clique em Meu computador com o boto direito do mouse e escolha no menu a opo Propriedades . Um outro processo mais rpido pressionar simultaneamente as teclas Windows e Pause. b) No quadro apresentado selecione a guia Nome do computador e clique em Alterar. Ser mostrado o quadro da figura 24.

Figura 24 - Ingressando no domnio (Windows XP). c) Preencha o nome do computador, marque a opo Domnio e indique o nome do domnio a ser usado. No caso do Windows XP e do Windows 2000, deve ser usado o nome completo, que no nosso caso LABO.LOCAL. No Windows 9x/ME usamos apenas LABO. A alterao estar efetivada depois do prximo logon. No Windows 9x/ME, o ingresso no domnio feito pelo quadro de propriedades de rede. Para isso use o comando Redes no Painel de controle, ou ento clique no cone Meus locais de rede (ou Ambiente de rede) com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolha a opo Propriedades. Aplique um clique duplo em Cliente para redes Microsoft e programe o quadro apresentado como mostramos na figura 25. Marque a opo Efetuar logon no domnio do Windows NT e indique a primeira parte do nome do domnio (LABO, e no LABO.LOCAL).

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 18

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 25 - Incluindo um computador em um domnio (Windows 9x/ME). Logon no servidor Depois que uma estao de trabalho est configurada para efetuar logon no servidor, o Windows apresentar um quadro para preenchimento de nome de usurio, senha e domnio. Ser preciso ter uma conta no servidor para fazer o logon. Enquanto as contas de acesso aos usurios das estaes de trabalho no so criadas, voc pode fazer logon usando uma das contas pr-definidas. Use por exemplo a conta de administrador que voc j utiliza para fazer logon no prprio servidor.

Figura 26 - Fazendo logon em uma estao de trabalho usando a conta de administrador. Depois que uma estao de trabalho estiver testada, pode ser liberada para utilizao por um ou mais usurios da rede. Ser preciso entretanto criar contas para esses usurios, como veremos mais adiante. Ainda na fase de testes, use a conta de administrador (ou crie uma conta comum no servidor para realizar esses testes mais seguro). Uma boa opo usar a conta de Convidado, que j pr-definida no servidor. Basta apenas ativ-la e definir uma senha. Para isso use no servidor: Inciar / Programas / Ferramentas administrativas / Usurios e computadores do Active Directory

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 19

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

No painel da esquerda (figura 27), selecione o item USERS e procure na lista da direita, o nome Convidado. Clique-o com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolha a opo Ativar conta . A seguir clique novamente com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolha a opo Redefinir senha. Voc poder ento usar esta conta para fazer logon nas estaes de trabalho, para efeito de testes.

Figura 27 - Ativando a conta Convidado no servidor. Uma vez feito o logon em uma estao de trabalho, podemos pesquisar em Meus locais de rede (ou Ambiente de rede) at chegar ao servidor. Clicando no servidor veremos os recursos compartilhados. No momento aparecero apenas as pastas NETLOGON e SYSVOL, como vemos na figura 28. So duas pastas de sistema, e no devem ser utilizadas nas estaes de trabalho. Seu acesso totalmente bloqueado. Novos cones aparecero quando forem criados compartilhamentos no servidor.

Figura 28 - Acessando o servidor a partir de uma estao de trabalho. O logon no Windows XP tem um visual diferente do mostrado na figura 26, porm as informaes so as mesmas. Ser preciso indicar o nome do usurio, e o domnio. Contas de usurios

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 20

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Voc encontrar praticamente todos os comandos para gerenciamento do servidor atravs do menu: Iniciar / Programas / Ferramentas administrativas Ser mostrado o menu que vemos na figura 29. Usaremos agora o comando Usurios e computadores do Active Directory.

Figura 29 - O menu de ferramentas administrativas do Windows 2000 Server. Ser mostrada a janela que vemos na figura 30. Trata-se de um console bastante parecido com o do Windows Explorer. Na parte esquerda temos as diversas categorias, na qual selecionamos Users . Na parte direita vemos os itens da categoria selecionada. So mostrados usurios, grupos, computadores, impressoras e outros objetos do Active Directory.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 21

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 30 - Lista de usurios. Criando contas de usurios Para criar usurios, clicamos em Users ou ento na parte direita do console usando o boto direito do mouse e no menu apresentado escolhamos a opo Novo / Usurio. Ser apresentado um quadro como o da figura 31. Preenchemos o nome, as iniciais, o nome completo e o nome que ser usado no logon.

Figura 31 - Criando um novo usurio. No quadro seguinte (figura 32) criamos uma senha para o usurio. interessante marcar a opo O usurio deve alterar a senha no prximo logon. Desta forma este usurio poder fazer logon na rede, mas

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 22

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

ser orientado para alterar a senha imediatamente. Isto evita que administradores tenham acesso s senhas dos usurios.

Figura 32 - Senha do usurio. O usurio recm-criado passar a constar na lista de usurios, como vemos na figura 33. Podemos gerenciar a conta, aplicando um clique duplo sobre a mesma na lista. Com o quadro de propriedades que apresentado podemos alterar senhas, registrar informaes pessoais, definir os grupos aos quais pertence, etc. Neste momento j ser possvel fazer logon em uma estao da rede utilizando esta conta.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 23

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 33 - O novo usurio j consta na lista. Uma das guias importantes do quadro de propriedades de um usurio a Membro de (figura 34). Podemos fazer com que qualquer usurio seja membro de grupos. Grupos so conjuntos de usurios com determinadas caractersticas. A vantagem em agrupar usurios a facilidade no gerenciamento. Podemos por exemplo definir que uma certa pasta compartilhada pode ser utilizada por todos os usurios de um determinado grupo. Basta ento especificar o grupo. No preciso especificar individualmente cada usurio. Vrios controles podem ser feitos com usurios e com grupos, facilitando bastante o gerenciamento do servidor. Note que um mesmo usurio pode pertencer a vrios grupos diferentes. Por exemplo, o gerente do departamento de vendas de uma empresa pode pertencer ao grupo GERENTES (que reuniria todos os gerentes de todos os departamentos) e ao grupo VENDAS (que reuniria todas as pessoas do departamento de vendas).

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 24

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 34 - Para espeficiar os grupos aos quais pertence um usurio. Na guia Conta deste quadro de propriedades temos o nome do usurio e alguns controles relativos segurana. possvel por exemplo definir os horrios nos quais permitido a um usurio fazer logon. Para isso selecionamos a guia Conta e clicamos em Horrio de logon. Ser apresentado o quadro da figura 35.

Figura 35 - Definindo horrios permitidos para o logon.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 25

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Podemos ento delimitar horrios e dias nos quais o logon ser permitido ou negado. No exemplo da figura 35, marcamos de segunda a sexta-feira, de 8:00 s 19:00. Ainda na guia Conta temos o boto Efetuar logon em. Com ele podemos indicar em quais computadores da rede o usurio poder fazer logon. Podemos por exemplo obrigar cada usurio a fazer logon apenas no seu prprio computador, ou em um grupo de computadores, ou em todos os computadores. Criando grupos Para ilustrar a criao de grupos, suponha que tenhamos criado 4 contas de usurios, com nomes Bernardo, Brbara , Diego e Yan. Vamos criar um grupo chamado JOVENS e nele inscrever esses usurios. Para isso clicamos em USERS com o boto direito do mouse e no menu apresentado escolhemos NOVO / GRUPO. Ser apresentado o quadro da figura 36, no qual escolhemos um nome para o grupo. preciso indicar tambm o Escopo do grupo e o Tipo de grupo . Voc pode utilizar as opes sugeridas, que so Escopo global e Grupo de segurana . Os escopos o grupo dizem respeito ao uso em um s domnio e em mltiplos domnios. O escopo global mais abrangente que o local, porm no faz diferena quando a rede tem um s domnio.

Figura 36 - Criando um grupo. O grupo de distribuio usado apenas para efeito de endereamento, por exemplo, para enviar uma mensagem de correio eletrnico para todos os usurios de um grupo. J o grupo de segurana permite definir permisses para acesso a recursos da rede. O grupo estar ento criado. Para incluir usurios basta aplicar um clique duplo no grupo e selecionar a guia Membros (figura 37). Clicamos em Adicionar e ser apresentada a lista de usurios. Selecionamos nesta lista os usurios desejados. Note que tambm possvel que um grupo tenha como membros, outros grupos. Ao clicarmos em Adicionar no quadro da figura 37, sero apresentadas no apenas os usurios, mas tambm os outros grupos que podem ser adicionados a esta grupo. Tambm possvel pelo quadro da figura 37, fazer com que um grupo seja membro de outro grupo, usando a guia Membro de.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 26

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 37 - Selecionando os usurios participantes de um grupo. Um outro mtodo para adicionar usurios a um grupo selecion-los na lista completa (USERS), clicandoos e mantendo a tecla Control pressionada, e a seguir clicar na seleo com o boto direito do mouse e escolhendo a opo Adicionar membros a um grupo. A lista de usurios e grupos pode se tornar muito extensa, o que ruim em redes grandes. Podemos entretanto utilizar filtros. Basta clicar no cone do funil na barra de ferramentas do console (figura 33). Ser apresentado o quadro da figura 38, no qual selecionamos o tipo de objeto que queremos visualizar.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 27

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 38 - Selecionando o tipo de objeto que queremos visualizar. Registrando computadores O registro de computadores no Active Directory muito importante. Com ele possvel, por exemplo, indicar em quais computadores um usurio pode fazer logon. Clicando em Computadores , o console de gerenciamento do Active Directory mostrar os computadores registrados na rede. O registro de computadores feito da mesma forma como registramos usurios. Clicamos em Computers com o boto direito do mouse e o menu apresentado escolhemos Novo / Computador.

Figura 39 - Lista de computadores registrados no domnio. Ser apresentado um quadro como o da figura 40. Damos um nome ao computador e podemos indicar um usurio ou grupo de usurios que podem fazer o logon neste computador.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 28

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 40 - Registrando um computador no Active Directory. Cotas de disco Para evitar que usurios sobrecarreguem o servidor com imensas quantidades de dados, podemos estabelecer cotas de disco para os usurios. Definimos para todos os usurios, um limite mximo que pode ser usado. Usurios ou grupos individuais podem receber cotas maiores, como mostraremos adiante. Para usar cotas de disco, necessrio que a unidade esteja formatada com o sistema NTFS. No recomendamos o uso do sistema FAT32 para servidores com o Windows 2000 Server, pois com este sistema no estaro disponveis seus inmeros recursos de segurana e gerenciamento. Partindo de Meu computador, clicamos o cone da unidade de disco com o boto direito do mouse e escolhemos no menu a opo Propriedades. No quadro de propriedades, selecionamos a guia Cota (figura 41). Marcamos as opes Ativar gerenciamento de cota e Limitar espao em disco a. Indicamos ento o espao destinado ao usurio (no nosso exemplo, 100 MB) e o nvel de notificao. Uma vez atingido este nvel, o usurio ser avisado que o disco est quase cheio. Se o limite for atingido, o usurio poder continuar usando ou poder receber mensagens de disco cheio, sendo negado espao adicional. Isso depende do uso da opo Negar espao em disco para usurios excedendo o limite de cota.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 29

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 41 - Ativando as cotas de disco. Clicando no boto Entradas de cota podemos dar cotas diferentes para usurios selecionados. Usamos ento o comando Cota / Nova entrada de cota. Ser apresentada a lista de usurios e grupos. Podemos selecionar vrios deles, mantendo a tecla Control pressionada. Na figura 42, selecionamos quatro usurios.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 30

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 42 - Selecionando usurios que tero cota diferenciada. A seguir ser apresentado o quadro da figura 43. Note que o usurio est indicado como <Multiple>, j que selecionamos quatro usurios. Podemos agora preencher novos valores para os limites. Note que a cota global no nosso exemplo foi definida como 100 MB por usurio, mas estamos dando aos usurios selecionados, a cota de 200 MB.

Figura 43 - Definindo a nova cota para os usurios selecionados. A lista de entradas de cota ter agora o aspecto mostrado na figura 44. Note que os usurios selecionados recebem agora a cota de 200 MB. Podemos fazer mais modificaes sobre esta lista. Clicando em um usurio com o boto direito do mouse e escolhendo no menu a opo Propriedades , podemos modificar mais uma vez a cota para o usurio selecionado.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 31

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 44 - Para alterar novamente a cota de um determinado usurio. Service Packs Para todas as verses do Windows, a Microsoft produz Service Packs, que so atualizaes com correes de erros e introduo de novos recursos. Normalmente essas atualizaes so feitas uma vez por ano. Alm desses grandes conjuntos de atualizaes, so tambm oferecidas pequenas atualizaes em programas especficos. A melhor forma de instalar essas atualizaes atravs do comando Windows Update. O Windows 2000 Server foi lanado no ano 2000. As atualizaes foram o Service Pack 1 (2001) e o Service Pack 2 e Service Pack 3 (2002). J em 2003, provavelmente no termos uma atualizao, e sim o lanamento da nova verso do Windows (Windows .NET 2003). altamente recomendvel que logo aps a instalao de qualquer verso do Windows, seja instalado o Service Packs mais recente. Cada Service Pack engloba os anteriores. Portanto, ao instalar o Service Pack 3, voc estar tambm instalando as atualizaes existentes nos Service Packs 1 e 2. No esquea que o Service Pack deve ser de mesmo idioma que o Windows j instalado. Se voc instalar, por exemplo, o Windows em portugus e um Service Pack em ingls, no s ver mensagens estranhas misturando os dois idiomas, mas tambm poder ter problemas de mau funcionamento. Um Service Pack pode ser obtido por download, mas preciso ter uma conexo de banda larga, j que normalmente ocupa vrias dezenas de MB, muito para ser transmitido por uma conexo por modem comum. Temos ainda a opo de solicitar o envio do Service Pack por correio, gravado em um CD-ROM.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 32

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 45 - Usando o Windows Update para atualizar o Windows 2000 Server. Se voc no sabe se algum Service Pack foi instalado em um determinado computador, fcil descobrir. Selecione a guia Geral do quadro de propriedades do sistema (use o comando Sistema no Painel de controle, ou clique em Meu computador com o boto direito do mouse e escolha no menu a opo Propriedades). O quadro indicar entre outras informaes, a verso do Windows e o Service Pack instalado. No exemplo da figura 46, vemos que est instalado o Service Pack 3.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 33

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 46 - Neste computador est instalado o Windows 2000 Server com o Service Pack 3. Ajustes de desempenho A maioria das configuraes automticas do Windows 2000 Server j resultam no desempenho mximo. Se voc estiver solucionando problemas de desempenho, cheque essas configuraes, pois podem ter sido alteradas indevidamente por um antigo administrador ou tcnico. Bons servidores devem utilizar discos rgidos SCSI, entretanto possvel encontrar muitos servidores mal configurados equipados com discos IDE. Nesse caso preciso configurar esses discos para operarem e modo Ultra DMA. Instale os drivers do chipset da placa de CPU, como j mostramos no incio deste artigo.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 34

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 47 - Os discos IDE devem operar em modo Ultra DMA. A configurao feita atravs do Gerenciador de dispositivos. Clicamos em Controladores de disco rgido, canal IDE primrio e canal IDE secundrio. Na guia Configuraes avanadas (figura 47), marcamos o modo de transferncia como DMA se disponvel para ambos os dispositivos (Master e Slave) de cada canal. Processamento em segundo plano No quadro de propriedades do sistema, selecione a guia Avanado e clique em Opes de desempenho (figura 48).

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 35

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Figura 48 - Opes de desempenho. Na seo Resposta de aplicativos , marque a opo Servios em segundo plano. Isto far com que o servidor opere de forma mais eficiente no compartilhamento de arquivos e impressoras, e na autenticao de usurios. Aplicativos executados em primeiro plano tero menor prioridade, e a resposta ser mais demorada, ou seja, voc notar uma certa lentido ao gerenciar o servidor. Em compensao, o sistema ir atender mais rapidamente as solicitaes dos clientes da rede. Memria virtual A memria virtual constituda pelo arquivo PAGEFILE.SYS (arquivo de paginao ou arquivo de troca), localizado no disco de boot do Windows 2000 Server. usado para simular uma quantidade de memria maior quando toda a RAM do computador est ocupada. Podemos chegar ao quadro de configurao da memria virtual clicando no boto Alterar da figura 48.

Figura 49 - Ajustes na memria virtual.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 36

Escola Tcnica Redentorista / Tecnologia de redes de computadores

Ser apresentado um quadro como o da figura 49. O tamanho indicado como recomendvel para o arquivo de troca igual a 1,5 vezes a quantidade de RAM do sistema. No nosso exemplo temos 256 MB de RAM, portanto o tamanho recomendvel 382 MB (o valor exato seria 384 MB). Em funo desta valor recomendado, existem configuraes para o tamanho inicial e para o tamanho mximo. A configurao padro usar para tamanho inicial, o valor do tamanho recomendado, e para o tamanho mximo, o dobro deste valor. Alguns ajustes recomendados pela Microsoft podem ser feitos para melhorar o desempenho no acesso memria virtual: a) Programe o tamanho mximo e o tamanho inicial, o mesmo valor indicado como tamanho recomendvel. Quando esses tamanhos so iguais, haver menos tempo perdido nas operaes de aumento e diminuio deste tamanho. b) Nunca use um tamanho menor que o recomendvel. c) Se tiver problemas de memria insuficiente, aumente o tamanho inicial e o tamanho mximo, mas de preferncia deixando-os iguais. d) Tambm para aumentar o desempenho, podem ser criados arquivos de troca em vrias unidades de disco, desde que sejam discos fsicos capazes de operar de forma independente. No adianta usar por exemplo, discos lgicos C e D localizados na mesma unidade fsica. e) Voc pode criar uma unidade lgica exclusivamente para uso do arquivo de paginao. Como outros arquivos no sero usados nesta unidade, no ocorrer a fragmentao do arquivo de paginao, resultando em maior desempenho. Para definir o tamanho do arquivo de paginao, selecione a unidade de disco na figura 49, preencha os valores inicial e mximo e clique em Definir. Dependendo da alterao de tamanho, poder ser preciso reiniciar o Windows.

Microsoft Windows 2000 server / Gutemberg L. Medeiros - www.paqtc.org.br/guto

pg. 37

Вам также может понравиться