Вы находитесь на странице: 1из 2

quando nadamos contra a corrente e posicionamo-nos ao lado de Deus quando ningum mais o est fazendo; foi o que No fez.

* Versculos 12-21: O Dilvio anunciado a No Deus d a No instrues sobre a construo da arca. Deus contou a No o seu propsito de destruir o mundo com gua. A comunho ntima do Senhor com os que o temem (Sl 25.14). Est conosco, a fim de capacitar-nos a entender e aplicar as declaraes e advertncias da sua Palavra. Deus tem todas as instrues necessrias para a nossa vida * Versculo 22: A grande f e a obedincia irrestrita de No. A f de No triunfou sobre todos os argumentos corruptos. Construir um edifcio to grande, como jamais dantes havia sido visto, e proporcionar comida para as criaturas vivas, requereria dele muita dedicao, trabalho e gastos. Os seus vizinhos iriam zombar dele. Porm, No superou todas estas objees, pela f; a sua obedincia era imediata e resoluta. Tendo iniciado a construo, no a interrompeu at que a conclusse; foi assim que ele fez, e assim que ns tambm devemos fazer. CAPTULO 7 * Versculos 1-12: No, sua famlia, e as criaturas vivas entram na arca, e comea o Dilvio. O chamado feito a No muito bondoso, como o de um amoroso pai a seus filhos, para que entrem na casa quando v que uma tempestade terrvel aproxima. No no entrou na arca at que Deus o tivesse ordenado, mesmo sabendo que este seria o seu lugar de refgio. * Versculos 13-16: No entra na arca e Deus fecha a porta. Deus teve um cuidado especial com No. Ele fechou a porta pelo lado de fora, para assegur-lo e mant-lo a salvo na arca; tambm deixou de fora, para sempre, todos os demais. A segurana de No dentro da arca tem muito a ver com os nossos deveres e privilgios no Evangelho, ou seja, Ele cuida de ns, mas devemos ficar no centro da sua vontade. * Versculos 17-20: A chuva dura quarenta dias. O Dilvio progrediu durante quarenta dias. As guas subiram to alto que os cumes dos montes mais elevados tornaram-se submersos por mais de seis metros. No existe na terra sequer um lugar to alto que seja capaz de colocar os homens fora dos juzos de Deus. (SI 139).

* Versculos 21-24: Toda a carne destruda pelo Dilvio. Morreram todos os homens, mulheres e crianas que haviam no mundo, exceto os que estavam na arca. Podemos facilmente imaginar o terror que tomou conta deles. Cristo nos disse que at o prprio dia em que o Dilvio chegou, eles comiam e bebiam (Lc 17.26,27); estavam surdos e cegos a todas as advertncias divinas. A morte os surpreendeu nesta postura. Eles se convenceram do quanto haviam sido nscios, mas quando j era demasiadamente tarde. Aqueles que no se encontram em Cristo, que a Arca. esto certamente em grande perigo. CAPTULO 8 * Versculos 1-3: Deus, na sua misericrdia, se volta para No e seca as guas. Toda a raa humana estava morta, exceto No e a sua famlia. Portanto, o fato de Deus lembrar-se de No, representa o retorno de sua misericrdia e seu favor para com a humanidade, a qual no havia exterminado completamente. * Versculos 4-12: A arca repousa sobre o monte Ararate; No envia um corvo e uma pomba. A arca repousou sobre uma montanha, onde foi dirigida pela sbia e bondosa providncia de Deus, para que pudesse repousar mais rapidamente. Deus possui tempos e lugares de repouso para o seu povo, aps este ter sido provado. * Versculos 13-19: No sai da arca em obedincia ordem recebida. Deus conhece o que almejamos mais do que os nossos desejos; Ele sabe o que bom para ns melhor do que ns mesmos, e por quanto tempo mais conveniente que as nossas restries continuem, e que as misericrdias pelas quais anelamos se delonguem. (Sl 40.1-3) * Versculos 20-22: No oferece um sacrifcio - Deus promete no amaldioar mais a terra. No entraria agora em um mundo desolado, onde algum poderia pensar que a sua primeira preocupao seria edificar uma casa para si; porm, ele fez primeiramente um altar para Deus. Quais tem sido sua prioridades? O Dilvio eliminou a existncia dos homens maus; porm, no retirou o pecado da natureza do ser humano, que, aps ser concebido e nascer em pecado, pensa, imagina e ama a maldade desde a sua juventude, e isto tanto antes como depois do Dilvio.

Porm, Deus, por sua graa, declarou que no inundaria o mundo novamente. Enquanto a terra permanecer e o homem habitar nela, haver vero e inverno. CAPTULO 9 * Versculos 1-3: Deus abenoa No e concede-lhe a carne como alimento. A bno de Deus a causa de nosso bem-estar. Dependemos dEle, e devemos ser-lhe agradecidos. No nos esqueamos da vantagem e do prazer que temos pelo trabalho dos animais, e do sustento atravs de sua carne. * Versculos 4-7: A proibio do derramamento de sangue e do homicdio. A principal razo da proibio do comer sangue, sem dvida, deveu-se ao fato de que o seu derramamento nos sacrifcios tinha por objetivo que os adoradores tivessem o seu pensamento posto na grande expiao; ainda que tambm parea ter o propsito de controlar a crueldade, para que os homens, ao acostumar-se a derramar o sangue dos animais e alimentar-se dele, se tornassem insensveis frente a isto, e a ideia de derramar o sangue humano lhes afetasse pouco. * Versculos 8-17: O pacto de Deus e o arco-ris. Assim como o mundo antigo foi destrudo para ser um monumento de justia, o atual permanece para ser um monumento de misericrdia. Porm, o pecado que afogou o mundo antigo queimar o atual. Entre os homens selam-se acordos para que o que foi prometido possa ser mais solene, e para fazer com que o que foi pactuado seja mais seguro, para satisfao mtua. Este pacto foi selado com o arco-ris que, provavelmente, fora anteriormente visto nas nuvens; porm, jamais, at ento, como o selo do pacto. * Versculos 18-23: No planta uma vinha, embebeda-se e escarnecido por Cam. A embriaguez de No est registrada na Bblia com a transparncia que somente se pode encontrar na Escrituras, como exemplo e prova da fragilidade e imperfeio humanas, mesmo que tenha sido tomado de surpresa pelo pecado. Esta situao mostra, ainda, que mesmo o melhor dos homens no pode manter-se em p sem depender da graa de Deus, e sustentado por ela. A consequncia da transgresso de No foi a vergonha.

* Versculos 24-29: No amaldioa a Cana, abenoa a Sem, e ora por Jaf; a morte de No. No pronuncia uma maldio contra Cana, o primognito de Cam; este entre os seus irmos, tornar-se-ia um escravo, isto , o menor e mais desprezvel dos servos. CAPTULO 10 * Versculos 1-7: Os filhos de No, de Jaf e de Cam. Este captulo fala dos trs filhos de No, dos quais descenderam as naes que existem na terra. Por amor ao Messias, somente os judeus conservaram a lista com os nomes dos pais e dos filhos. * Versculos 8-14: Ninrode, o primeiro monarca. Ninrode foi um grande homem em sua poca e comeou a ser poderoso na terra. Os que foram anteriores a ele contentavam-se em estar no mesmo nvel de seu prximo e, ainda que cada homem reinasse em sua prpria casa, nenhum pretendia ser o maior. Ninrode estava decidido a tornar-se Senhor de seus vizinhos. * Versculos 15-32: Os descendentes de Cana; os filhos de Sem. A posteridade de Cana foi numerosa, rica e estabelecida grandemente; contudo, estava sob uma maldio divina, e no se tratava, portanto, de uma maldio sem causa. os que esto submetidos maldio de Deus podem, talvez, florescer e prosperar neste mundo, pois no podemos conhecer o amor ou o dio, a bno ou a maldio, por aquilo que est diante de ns, mas pelo que est dentro de ns.

IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA Rua. Inamb, 64 REUNIES SEMANAIS: 2 Feira 3 Feira 4 Feira 4 Feira 5 Feira 6 Feira Sbado Domingo Domingo CRCULO DE ORAO (FEMININO MASCULINO)
CULTO DE ESTUDO BBLICO
GRUPO FAMILIAR ESPERANA

COSTA E SILVA - 18/02/2014

SRIE: A BBLIA PARA A FAMLIA


19:30 19:30 14:30 19:30 19:30

EPS NOITE DA VITRIA CULTO: Rua guia - Com a Caravana do Amor CULTO COM P/ ASAPH ESCOLA BBLICA DOMINICAL CULTO DA FAMLIA EVENTOS DA SEMANA

COMENTRIO DE GNESIS N 3 O DILUVIO E A SALVAO DA HUMANIDADE. (GNESIS 6 10)


CAPTULO 6 * Versculos 1- 7: O pecado do mundo provoca a ira e o juzo de Deus. Um dos mais importantes fatos acerca do mundo antigo a sua destruio por meio do Dilvio. A iniquidade nos relatada debaixo da justa ira de Deus e de sua santa resoluo de castig-la. Todo tipo de pecado era cometido em todos os lugares, e por todas as classes sociais. Qualquer um podia ver que a maldade do homem era grande; porm, Deus viu que toda imaginao, ou propsito dos pensamentos do corao humano, era de continuo somente o mal. Os intentos e planos dos homens eram maus. Eles praticavam a maldade deliberadamente, e arquitetavam a perversidade. No havia o bem entre eles. Deus viu a maldade do homem como algum que ferido ou maltratado por ela.

19:30 9:00 19:00

2 6 6 6

ORAO DAS 22:00 s 23:00h Viglia das 22:00 s 00:00h (Igreja e Jovens) DIA DE JEJUM E CONSAGRAO

PARTICIPE
EDITOR E EXPOSITOR: Pr. Joo Germano
APOIO BIBLIOGRAFICO: CPAD. Comentrio Bblico de Matthew Henry. CPAD, 2010, Rio de Janeiro, RJ DAVIDSON, F. O Novo Comentrio da Bblia. VIDA NOVA, 1997, So Paulo-SP. KIDNER, Derek. Gnesis, Introduo e Comentrio. VIDA NOVA, 2001, So Paulo-SP. 4 OFICINA DE

Os homens no podem violar os mandamentos Divinos ... e achar que no sofrero julgamento.
(Edwin Louis Cole) * Versculos 8-11: No acha a graa aos olhos de Deus. No encontra No favor perante os olhos dos homens; eles o odiaram e perseguiram, porque, por sua vida e pregao, condenava o mundo; porm, encontrou graa perante os olhos do Senhor, e isto fez dele mais verdadeiramente honrado do que os homens de renome. Que este seja o nosso principal desejo! Esforcemo-nos, para ser aceitos por Ele. O Senhor olha com favor para os que o contemplam com sinceridade, pela f. fcil ser religioso quando a religio est na moda; porm, demonstramos a nossa f e uma firme resoluo,

DISCPULADO
IGREJA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA - JOINVILLE
FONES:
3207-0159(CASA) - 9734-5689(TIM) - 9186-7773(VIVO)

EMAIL ogermany@ig.com.br

Вам также может понравиться