Вы находитесь на странице: 1из 7

CEPU-CENTRO DE ESTUDOS PR-UNIVERSITARIOS CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

OSMAR PAGANINI JUNIOR

A IMPORTANCIA DO USO DE EPI NA CONSTRUO CIVIL

FLORIANPOLIS 2014

OSMAR PAGANINI JUNIOR

A IMPORTANCIA DO USO DE EPI NA CONSTRUO CIVIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Tcnico em Segurana do Trabalho do Centro de Estudos PrUniversitrios como requisito parcial obteno de nota na disciplina de elaborao de projeto

FLORIANPOLIS 2014

SUMRIO

1 INTRODUO ........................................................................................................... 4 2 OBJETIVOS ................................................................................................................ 5 2.1 OBJETIVO GERAL .................................................................................................... 5 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS ......................................................................................... 5 3 JUSTIFICATIVA.............................................................................................................5 4 METODOLOGIA............................................................................................................6 5 CONCLUSO ................................................................................................................6 6 CRONOGRAMA.............................................................................................................7 7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS....................................................................................7

1 INTRODUO
O objetivo deste trabalho foi avaliar a importncia do uso do EPI em uma construtora de Florianpolis. Uma das problemticas frequentemente observadas na construo civil como um todo, a falta de conscientizao por parte dos trabalhadores ao uso do equipamento de proteo, porm no s por parte dos trabalhadores, mas tambm pelo erro do empregador em no fornecer o EPI. Apesar de ser a ltima medida de segurana a ser tomada, e de existir uma norma regulamentadora exclusiva para a esta - a NR 6 - muitas empresas no fornecem os EPI aos empregados e no orientam quanto ao seu uso, principalmente devido s falhas de comunicao, conforme atribui MESQUITA (1999). Desde o tempo dos primatas, o ser humano j buscava formas de se proteger das intempries e ataque de feras utilizando peles de animais. J na idade mdia, houve uma importante evoluo quando os cavaleiros medievais se protegiam das lanas de seus inimigos. Na revoluo industrial houveram grandes avanos em termos de proteo, e com o constante aperfeioamento tecnolgico obtido at os dias atuais, podemos dizer que, nesse mbito, chegou-se ao auge do progresso para a tecnologia em equipamentos de proteo. Ainda assim, a presena do tcnico em segurana do trabalho, cada vez mais, torna-se uma exigncia conjuntural, pois as empresas devem procurar minimizar os riscos a que esto expostos seus funcionrios j que, apesar de todo avano tecnolgico, qualquer atividade envolve um certo grau de insegurana. Atualmente fundamental o uso do EPI (Equipamento de proteo individual), para que o trabalhador possa realizar sua funo com segurana. Na construo civil o uso do equipamento garante a proteo do trabalhador de possveis riscos e para isso, necessrio o trabalho conjunto entre os profissionais da rea de segurana do trabalho em promover medidas de conscientizao sobre os riscos de acidente de trabalho, alm de empregarem-se as normas regulamentadoras: NR-6 (equipamento Construo). Sendo assim, foram observadas as medidas de correo, bem como capacitaes e outros mtodos, empregados pelo tcnico em segurana do trabalho para proteger os trabalhadores expostos ao perigo usando seus equipamentos de forma correta e concisa para assim viabilizar a minimizao de riscos. de proteo) e NR-18 (Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL Compreender a importncia da orientao e capacitao fornecida pelo tcnico em segurana do trabalho aos trabalhadores da construo civil, sobre riscos, medidas de segurana, EPI e direitos e deveres do trabalhador.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Organizar palestras aos funcionrios da empresa Fazer reunies com responsveis da frente de obra Conscientizar o funcionrio sobre a importncia uso do EPI Coletar dados da empresa, para obter informaes precisas.

3 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema foi feita levando em considerao o processo de como os funcionrios da construo civil desenvolvem suas atividades e de que forma realizada esta atividade. O Brasil est entre os 10 pases com maior nmero de vtimas em acidentes de trabalho e a cada ano, pelo menos trs mil brasileiros morrem vtimas desses acidentes, de acordo com a Previdncia Social (2006). O setor que concentra o maior nmero de casos o da construo civil e a principal causa a inobservncia das normas de segurana, em outras palavras, a alta do uso de equipamentos de segurana. O resultado disto o aumento de 60% no nmero de mortes no setor da construo civil (Jornal Bom dia Brasil, 2009). Ainda segundo ARAJO (1998), a construo civil est em segundo lugar na frequncia de acidentes registrados em todo o pas. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor. Nesse caso, nota-se que alm da simples orientao no dia a dia, so necessrias medidas preventivas por parte da equipe de segurana do trabalho, tais como palestras sobre a conscientizao do uso do EPI e EPC ao trabalhador, reunies com encarregados responsveis, levar em considerao os conhecimentos dos trabalhadores, alm de esclarecer e seguir as normas que regulamentam este setor.

4 METODOLOGIA Na construo civil, como os funcionrios esto expostos diretamente ao risco de acidente, foram adotadas medidas de minimizao e conscientizao de riscos atravs de reunies e entrevistas com os responsveis do setor como o mestre de obra, engenheiros, supervisores e operrios, obtendo uma preciso apurada dos fatos que foram estudados. Esse mtodo foi aplicado em salas de reunies diretamente com supervisores e responsveis a fim de chegarmos a resposta de tal problema e aplicarmos em prol da administrao da obra, obtendo maior produtividade e segurana aos trabalhadores e tambm os conscientizando, treinando e aplicando algumas estratgias, como tcnicas chamadas DDS (dialogo dirio de segurana) e tambm o uso correto do EPI (Equipamento de Proteo Individual) e de como manuse-lo com conforto e segurana.

5 CONCLUSO
Em cada setor da construo e funo praticada, existem diversas operaes de risco ao trabalhador, sendo observado que com a utilizao dos equipamentos de proteo tanto individual quanto coletivo, diminuiu-se consideravelmente os danos causados a sade e a integridade fsica

dos trabalhadores. No entanto, foi possvel analisar que apenas com o simples fornecimento e exigncia quanto ao uso dos EPI, no possvel evitar acidentes, havendo a necessidade de fornecer capacitaes e um ambiente seguro a esses trabalhadores. importante perceber a relevncia dos aspectos econmicos e os danos decorrentes dos acidentes, no podendo estes serem deixados em segundo plano, sendo necessrio esforo e trabalho contnuo entre a equipe de segurana do trabalho na identificao, anlise e avaliao correta dos riscos a partir da implementao de aes de preveno e de proteo.

6 CRONOGRAMA
Atividades realizadas na empresa durante o ano de 2013

ATIVIDADES J
PALESTRAS X

M X

M X

J X

S X

N X

REUNIES

DDS

7 REFERNCIAS ARAJO, Nelma Miriam Chagas de. Custos de implantao do PCMAT (Programa de condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo) em obras de edificaes verticais um estudo de caso. 1998. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo), Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa.
MESQUITA, Luciana Sobreira de. Gesto da segurana e sade no trabalho: um estudo de caso em uma empresa construtora. 1999. Dissertao (Mestrado emEngenharia de Produo), Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa.

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE. trabalho: AEAT 2007. Braslia: MTE, 2006.

Anurio estatstico de acidentes do

NORMA REGULAMENTADORA- NR 6 - Equipamentos de proteo Individual (EPI) Ministrio do Trabalho e Emprego , Portaria GM n 3.214 08 de junho de 1978. NORMA REGULAMENTADORA - NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo. Ministrio do Trabalho e Emprego, Portaria 3.214 08 de junho 1978.

LINKS JORNAL BOM DIA BRASIL 2009 <http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL124676016020,00-CONSTRUCAO+CIVIL+TEM+MAIS+ACIDENTES+DE+TRABALHO.html>

Вам также может понравиться