Вы находитесь на странице: 1из 26

VERSO

C
COMANDO DA AERONUTICA EXAME DE ADMISSO AOS CURSOS DE ADAPTAO DE MDICOS, DENTISTAS E FARMACUTICOS DA AERONUTICA (CCC 2011)
ESPECIALIDADE:

CLNICA ODONTOLGICA

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.


1 Este caderno contm 01 (uma) prova de Lngua Portuguesa composta de 30 (trinta) questes objetivas numeradas de 01 (um) a 30 (trinta) e 01 (uma) prova de Especialidade composta de 50 (cinquenta) questes objetivas numeradas de 31 (trinta e um) a 80 (oitenta). Confira se todas as questes esto perfeitamente legveis. Sendo detectada alguma anormalidade, solicite ao fiscal de prova a substituio deste caderno. 2 Verifique se a VERSO da prova e a ESPECIALIDADE constantes deste caderno de questes conferem com os campos VERSO e ESPECIALIDADE contidas em seu Carto de Resposta. 3 No se comunique com outros candidatos, nem se levante sem autorizao do Chefe de Setor. 4 A prova ter a durao de 4 (quatro) horas acrescidas de mais 20 (vinte) minutos para o preenchimento do Carto de Resposta. 5 Assine o Carto de Resposta e assinale as respostas, corretamente e sem rasuras, com caneta azul ou preta. 6 Somente ser permitido retirar-se do local de realizao das provas aps decorridas 2 (duas) horas depois do incio das provas. O Caderno de Questes s poder ser levado pelo candidato que permanecer no recinto at o horrio determinado oficialmente para o trmino da prova. 7 A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes no presente caderno e no Carto de Respostas poder implicar a anulao da sua prova. AGENDA (PRXIMOS EVENTOS) DATA at 05/07/2010 at 08/07/2010 at 30/07/2010 at 20/08/2010 30/08/2010 EVENTO Divulgao das provas aplicadas e dos Gabaritos Provisrios (via Intraer e Internet). Preenchimento na pgina do CIAAR na Internet (disponvel at s 15h do ltimo dia de recurso Horrio de Braslia) da Ficha Informativa sobre Formulao de Questo (FIFQ). Divulgao dos Gabaritos Oficiais e dos pareceres individuais sobre as FIFQ, ou comunicao da inexistncia das mesmas, na Internet e Intraer. Divulgao, via Internet, da relao nominal dos candidatos convocados para a Concentrao Intermediria (por especialidade). Concentrao Intermediria, das 9h s 11h. (Horrio Local).

RASCUNHO

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 7. Japo lana nave movida pela energia do sol 'Pipa solar' ser empurrada pela presso da luz Na poca de veculos "verdes", os nibus espaciais esto indo para o ferro-velho e as primeiras "pipas espaciais" ou "veleiros solares", movidos apenas pelo sol, comeam a aparecer. Nesta segunda-feira, s 18h44 (horrio de Braslia), a Agncia Espacial Japonesa (Jaxa) tentar lanar o primeiro veculo desse tipo, a sonda Ikaros, que chegar perto de Vnus movida por uma espcie de vela que gera movimento quando se choca com ftons as partculas que carregam a luz. Quando chegar ao Espao, a nave ser parecida com um carretel, com a vela toda enrolada. Girando, em algumas semanas, o tecido cerca de dez vezes mais fino que um fio de cabelo se desdobrar, e o objeto ganhar a forma de um quadrado de 14 metros de lado com uma pequena carga til no centro. A ideia que a nave comece sua jornada devagar, mas que ganhe acelerao continuamente. Para dirigir a "pipa solar", os japoneses prepararam um sistema que aumenta ou diminui a reflexo nas bordas do tecido, fazendo com que um lado ou outro acelere mais. Tambm ser levado a bordo, para testes, um jato propulsor movido a gs e energia solar que consegue mudar a trajetria da sonda. Como no ter estrutura para sustentar as velas, a nave Ikaros ir contar com a fora centrfuga que faz presso de dentro para fora para manter o tecido esticado. Sero colocados quatro pequenos pesos na ponta da vela para pux-la para fora, e a nave ficar eternamente girando sobre si mesma. Grande parte da trajetria do Ikaros ser paralela da sonda Akatsuki, que analisar a atmosfera de Vnus e entrar em rbita nesse planeta. A nave solar, contudo, seguir adiante e dar a volta em torno do sol. Como no utilizam combustvel, as naves que se movem apenas pela luz so uma grande esperana em viagens especiais muito longas, impossveis de serem feitas com os foguetes tradicionais. Duas tentativas de lanar veculos como o Ikaros j foram feitas, mas tiveram problemas no lanamento. No final de 2010, a Planetary Society uma das maiores ONGs do mundo dedicada astronomia pretende colocar no Espao a sonda LightSail-1, tambm para testar a tecnologia da "navegao solar". O nome Ikaros, apesar de ser uma sigla (Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation Of the Sun ou "Nave-pipa Interplanetria Acelerada pela Radiao do Sol") lembra o personagem da mitologia grega caro. Segundo a lenda, o jovem alou voo usando uma asa fabricada com penas e cera, mas se inebriou com a sensao de deixar o cho e chegou perto demais do sol. Suas penas derreteram e ele caiu no mar, morrendo afogado. Os engenheiros japoneses, claro, esperam que a histria da nave-pipa tenha um final diferente.
(DefesaNet/17 maio 2010)

1) Foram feitas algumas consideraes sobre as frases retiradas do texto, no entanto, apenas uma est correta. Assinale-a. a) Tambm ser levado a bordo, para testes, um jato propulsor movido a gs e energia solar que consegue mudar a trajetria da sonda. b) Para dirigir a "pipa solar", os japoneses prepararam um sistema que aumenta ou diminui a reflexo nas bordas do tecido, fazendo com que seus lados acelerem uniformemente. c) Como no ter estrutura para sustentar as velas, a nave Ikaros ir contar com a fora centrpeta que faz presso de fora para dentro para manter o tecido esticado. d) Grande parte da trajetria do Ikaros ser paralela da sonda Akatsuki, que analisar a atmosfera de Vnus e entrar em rbita nesse planeta.

2) Analise as afirmaes abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso, considerando as classificaes sintticas. Em seguida, assinale a alternativa que a apresenta a sequncia correta. ( ) A sonda Ikaros, que chegar perto de Vnus movida por uma espcie de vela, que gera movimento quando se choca com ftons as partculas que carregam a luz.(aposto explicativo) ( ) Grande parte da trajetria do Ikaros ser paralela da sonda Akatsuki. (ncleo do sujeito) ( ) Nesta segunda-feira, s 18h44 (horrio de Braslia), a Agncia Espacial Japonesa (Jaxa) tentar lanar o primeiro veculo desse tipo. (ncleo do objeto direto) a) F/ F/ V b) V/ F/ V c) F/ V/ V d) F/ F/ F

3) Leia o trecho abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a palavra ou expresso que NO pode substituir o vocbulo destacado. Como no utilizam combustvel, as naves que se movem apenas pela luz so uma grande esperana em viagens espaciais muito longas, impossveis de serem feitas com os foguetes tradicionais. a) b) c) d) Porquanto Alm disso Pois Porque

4) Observe o trecho abaixo. Em seguida, assinale a alternativa em que a regncia do verbo destacado a mesma do exemplo do trecho. Segundo a lenda, o jovem alou voo usando uma asa fabricada com penas e cera, mas inebriou-se com a sensao de deixar o cho e chegou perto demais do sol. Suas penas derreteram e ele caiu no mar, morrendo afogado. a) b) c) d) Para dirigir a pipa solar, os japoneses prepararam um sistema que aumenta ou diminui a reflexo nas bordas do tecido. Duas tentativas de lanar veculos como o Ikaros j foram feitas, mas tiveram problemas no lanamento. Fazendo com que um lado ou outro acelere mais. A ideia que a nave comece sua jornada devagar, mas que ganhe acelerao continuamente.

5) No trecho abaixo, algumas palavras esto destacadas e numeradas. Assinale a alternativa que apresenta a numerao correspondente palavra classificada como substantivo. Nesta (1) segunda-feira, s 18h44 (horrio de Braslia), a Agncia Espacial Japonesa (Jaxa) tentar (2) lanar o primeiro veculo desse tipo, a sonda Ikaros, que chegar perto (3) de Vnus movida por uma espcie de vela que gera movimento quando se choca com ftons as partculas (4) que carregam a luz. a) b) c) d) 1. 2. 3. 4.

6) Observe o trecho abaixo. O nome Ikaros, apesar de ser uma sigla (Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation Of the Sun ou Nave-pipa Interplanetria Acelerada pela Radiao do Sol) lembra o personagem da mitologia grega caro. Segundo a lenda, o jovem alou voo usando uma asa fabricada com penas e cera, mas se inebriou com a sensao de deixar o cho e chegou perto demais do sol. Suas penas derreteram e ele caiu no mar, morrendo afogado. Pode-se afirmar que o nome dado nave explora um recurso literrio. Assinale-o. a) b) c) d) Metonmia. Metfora. Anttese. Eufemismo.

7) Analise o termo destacado nas frases abaixo. I. As naves que se movem apenas pela luz so uma grande esperana em viagens especiais muito longas. II. A ideia que a nave comece sua jornada devagar, mas que ganhe acelerao continuamente. III. Para dirigir a pipa solar, os japoneses prepararam um sistema que aumenta ou diminui a reflexo nas bordas do tecido, fazendo com que um lado ou outro acelere mais.

correto afirmar que a) em I, a palavra destacada pronome relativo; em II, conjuno integrante; em III, pronome relativo. b) em I, II e III, a palavra destacada tem a funo sinttica de sujeito. c) em I e II, a palavra destacada tem funo de sujeito e, em III, a de conjuno integrante. d) as trs palavras destacadas apresentam a funo de pronome relativo.

8) Leia o trecho abaixo. O granizo considerado o segundo maior perigo atmosfrico para a aviao. No Brasil, ele ocorre, principalmente, nas regies Sul e Sudeste, entre a primavera e o vero. Correlacione a primeira coluna (palavras destacadas) com a segunda (classificaes gramaticais) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. O 2. granizo 3. maior 5. entre a) b) c) d) 3/ 1/ 2/ 5/ 4 4/ 2/ 3/ 5/ 1 2/ 3/ 5/ 4/ 1 4/ 1/ 3/ 5/ 2 ( ) advrbio ( ) substantivo ( ) adjetivo ( ) artigo

4. principalmente ( ) preposio

9) Leia o trecho abaixo. Quando gotas de gua fria so transportadas para grandes altitudes por fortes e rpidas correntes de ar ascendente, dentro dessas nuvens tem-se a condio ideal para a formao do granizo. Quanto s palavras destacadas, analise as afirmaes abaixo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) So formadas por derivao regressiva. ( ) So formadas por radical mais sufixo. ( ) As duas primeiras so paroxtonas e a ltima oxtona. a) b) c) d) F/ F/ V V/ F/ V F/ V/ V V/ V/ F

10) Leia o trecho abaixo. O granizo um fenmeno meteorolgico associado a condies de acentuada instabilidade atmosfrica, principalmente, na fase de maturidade de nuvens cumulus nimbos. Correlacione a coluna da esquerda (palavras destacadas) e a da direita (respectivas classificaes). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. dgrafo consonantal ( ) fenmeno 2. ditongo nasal 3. proparoxtona a) b) c) d) 3/ 1/ 2 2/ 1/ 3 3/ 2/ 1 1/ 3/ 2 ( ) associado ( ) condies

11) Assinale a alternativa que indica correta e respectivamente a funo sinttica das palavras destacadas na frase abaixo. O relevo impulsiona o desenvolvimento de nuvens de grande espessura vertical nas reas montanhosas. a) b) c) d) Ncleo do sujeito simples, complemento nominal e ncleo do adjunto adverbial de lugar. Ncleo do sujeito composto, ncleo do objeto indireto e ncleo do adjunto adverbial de circunstncia. Ncleo do sujeito simples, ncleo do objeto direto e ncleo do adjunto adverbial de lugar. Ncleo do complemento nominal, ncleo do adjunto adverbial de tempo e ncleo do adjunto adnominal. 5

12) Leia o trecho abaixo. Se cortarmos ao meio uma pedra de granizo, verificaremos que ela constituda por camadas superpostas, como uma cebola, com a diferena de que suas camadas so feitas de gelo e neve alternadas. Analise as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) ( ) ( ) ( ) A orao destacada uma orao subordinada adverbial condicional introduzida pela conjuno se. Os perodos so separados por vrgulas, uma vez que o perodo composto inicia-se por orao subordinada em vez da principal. O texto acima apresenta a mesma relao presente no seguinte perodo: Como no havia candidatos, o concurso foi adiado. O texto acima apresenta a mesma relao presente no seguinte perodo: Ainda que haja precipitaes na relao, serei constante. F/ V/ V/ F V/ V/ F/ F F/ F/ F/ V V/ V/ F/ V

a) b) c) d)

13) O perodo: Lia Drummond com grande paixo. apresenta uma figura de linguagem. Em uma das alternativas, esse tipo de figura se repete. Assinale-a. a) b) c) d) As nuvens, no cu azul, so como cenrios de sonhos mil. Diria que sua vida um cu de brigadeiro. Sua tartaruga, meu filho, hoje mora no cu. Minhas mos esto tristes, pois voc no veio.

14) Leia o trecho abaixo. Potncia til a potncia de trao, ou tratora, desenvolvida pelo grupo motopropulsor. Nos avies hlice, a potncia til igual potncia efetiva, multiplicada pela eficincia da hlice. Assinale a alternativa correta referente s palavras destacadas. a) A palavra hlice acentuada por ser oxtona com vogal aberta. b) Potncia e til so palavras paroxtonas acentuadas por serem, respectivamente, terminadas em ditongo oral e em l. c) A palavra til apresenta encontro consonantal. d) A palavra potncia apresenta hiato.

15) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente a lacuna nos trechos abaixo referentes aos processos de formao de palavras. I. A ___________ o processo pelo qual as palavras so formadas por meio do acrscimo de afixos a um radical primitivo. II. A_____________ o processo pelo qual as palavras so formadas por meio de juno de dois elementos formando uma unidade nova de significao. III. A ______________ ocorre quando h mudana de classe gramatical de determinada palavra, sem que nela haja nenhuma alterao ou modificao. a) b) c) d) justaposio/ derivao parassinttica/ palavra-valise derivao/ aglutinao/ derivao imprpria aglutinao/ justaposio/ palavra-valise derivao/ composio/ derivao imprpria

16) Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente, tendo em vista como exemplo as palavras destacadas. A potncia da queima dos gases sobre o pisto calculada atravs de aparelhos chamados indicadores, medindo diretamente as presses dentro do cilindro.

O (A) _________ existe quando duas letras representam o mesmo fonema. a) b) c) d) radical derivao imprpria dgrafo ditongo

17) Correlacione a coluna da esquerda (classes gramaticais) com a da direita (respectivos conceitos) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. advrbio 3. verbo 4. preposio a) b) c) d) 1/ 3/ 2/ 4 3/ 1/ 2/ 4 4/ 2/ 1/ 3 3/ 2/ 1/ 4 ( ) Varia em modo, tempo, nmero, pessoa e voz. ( ) Varia em grau. ( ) Invarivel.

2. substantivo ( ) Varia em gnero, nmero e grau.

18) Os substantivos abaixo apresentam mudana de significado quando se altera o seu respectivo gnero por meio de artigo. Assim, correlacione a coluna da esquerda (substantivos) com a da direita (significados). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. o cabea ( ) Unidade de massa do sistema internacional. 2. a cabea ( ) Parte do corpo humano. 3. o cisma 4. a cisma 5. o grama 6. a grama a) b) c) d) 5/ 6/ 2/ 1/ 3/ 4 2/ 5/ 6/ 3/ 4/ 1 5/ 2/ 6/ 3/ 1/ 4 6/ 2/ 5/ 3/ 1/ 4 ( ) Relva, planta rasteira. ( ) Dissidncia, separao. ( ) Lder, chefe. ( ) Suspeita, preocupao.

Leia o texto abaixo para responder s questes 19 e 20. Estudo mostra por que doente no busca mdico Quase um tero dos brasileiros se mostra resistente a procurar um mdico, mesmo sabendo que precisa. Entre quem tem alguma doena, 30% no foram ao mdico em 2008, de acordo com a pesquisa da Escola Nacional de Sade Pblica. O trabalho no separou a populao por sexos nesse quesito, mas supe-se que os homens contribuam mais do que as mulheres para esses ndices. Trabalhos anteriores j mostraram que eles demoram mais para procurar ajuda mdica do que as mulheres. O motivo de metade dos que tm nvel superior a incompatibilidade de horrio. medida que o grau de instruo cai, a falta de dinheiro e o difcil acesso ao servio se tornam razes mais decisivas para a ausncia nos consultrios. A falta de uma relao mdico-paciente slida faz com que o paciente no ache essencial o atendimento e acabe postergando a consulta. Assim, busca outras fontes de informao para seu problema. "A falta de preocupao com a sade cultural. Mas o mdico tambm no d as explicaes sobre a doena, sobre a importncia de fazer acompanhamento, de prevenir complicaes", diz Antnio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clnica Mdica. Segundo o mdico, muita gente tenta diagnosticar a prpria doena. "O paciente acaba recorrendo ao dr. Google para entender o que tem." As classes sociais mais baixas esbarram ainda na falta de estrutura do sistema pblico. "A automedicao intensa no pas, mas ser que algum quer mesmo se automedicar? No, mas, pelo SUS, quase impossvel ir ao mdico, um sistema falido sem a menor condio de dar a mnima assistncia aos pacientes", diz Lopes. Ele diz ainda que os convnios pagam pouco aos mdicos por consulta, o que piora a qualidade do atendimento. Julliane Silveira da Reportagem Local (Folha OnLine 15/05/2010 07h26)

19) Leia, abaixo, as afirmaes sobre o texto. I. O texto trata de sade pblica e do problema de acesso a ela pelas classes mais pobres. II. A automedicao um problema, uma vez que o paciente pode se prejudicar ainda mais, em vez de se curar. III. O Sistema nico de Sade (SUS) paga bem aos mdicos, mas estes no atendem a seus pacientes da forma que deveriam e, por isso, h os problemas de sade no Brasil. IV. A Internet, quando utilizada para a busca de automedicao, torna-se um risco sade. correto o que se afirma em a) b) c) d) III, apenas. I, II e III, apenas. I e IV, apenas. I, II e IV, apenas.

20) Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta quanto funo sinttica presente no excerto em destaque. "A falta de preocupao com a sade cultural. Mas o mdico tambm no d as explicaes sobre a doena, sobre a importncia de fazer acompanhamento, de prevenir complicaes", diz Antnio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clnica Mdica. a) b) c) d) Vocativo. Aposto. Interjeio. Objeto indireto.

21) Leia o trecho abaixo. Ontem, tera-feira, o aeroporto de Congonhas, na zona sul de So Paulo, interrompeu as operaes por 10 minutos devido a uma suspeita de que havia um pneu abandonado na pista. Uma vistoria foi feita, mas nada foi localizado. Analise as afirmaes abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( a) b) c) d) ) ) ) ) As duas primeiras ocorrncias da vrgula separam um aposto. A palavra a deve receber acento grave. Na segunda orao, h uma falha de regncia nominal. No segundo perodo, tem-se uma orao coordenada adversativa. V/ F/ V/ V F/ V/ V/ F F/ F/ V/ F V/ V/ F/ V

22) Leia o trecho abaixo e marque, nas assertivas, V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Erupo vulcnica na Islndia impede o trfego areo. Uma nuvem de cinzas vulcnicas cobriu parte da Europa e provocou o cancelamento de voos causando enormes transtornos a muitos setores. Havia muitas pessoas aguardando a possibilidade de abertura dos aeroportos, entretanto, o geofsico islands Magnus Tumi Gudmundsson afirmou que o processo ainda est em fase ascendente, e no h previso para que o fenmeno acabe. Realmente no existe possibilidade de dizer quando a erupo vai parar. ( ) Pode-se trocar o verbo haver no perodo: Havia muitas pessoas aguardando a possibilidade de abertura dos aeroportos por existir, como em Existia muitas pessoas aguardando a possibilidade de abertura dos aeroportos sem que haja nenhum problema com relao norma culta. No perodo: o geofsico islands Magnus Tumi Gudmundsson afirmou que o processo ainda est em fase ascendente, existe uma orao subordinada substantiva objetiva direta. No perodo: Realmente no existe possibilidade de dizer quando a erupo vai parar., no h nenhum dgrafo. No perodo: possvel dizer que a erupo no vai parar, tem-se uma orao subordinada substantiva subjetiva. V/ F/ F/ V F/ V/ F/ V F/ F/ V/ F V/ V/ F/ F

( ) ( ) ( )

a) b) c) d)

23) Leia o trecho abaixo, analise as afirmaes e marque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Havia muitas pessoas aguardando a possibilidade de abertura dos aeroportos, entretanto, o geofsico islands Magnus Tumi Gudmundsson afirmou que o processo ainda est em fase ascendente, e no h previso para que o fenmeno acabe. Realmente no existe possibilidade de dizer quando a erupo vai parar. ( ( ( ( ( a) b) c) d) ) ) ) ) ) Na primeira orao, h elipse do sujeito. A conjuno destacada pode ser substituda por todavia. Aguardando o verbo de uma orao adjetiva. A vrgula aps ascendente dispensvel. A orao destacada classificada como subordinada adverbial final. F/ V/ V/ V/ F F/ F/ V/ F/ V V/ V/ F/ V/ F V/ F/ F/ V/ F

10

24) Correlacione a coluna da esquerda (nomes das posies em que so colocados os pronomes Prclise, Mesclise e nclise) com a da direita (casos de colocao, que variam conforme a posio que o pronome oblquo ocupa em relao ao verbo a que se refere). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. Prclise ( ) ( ) 2. Mesclise ( ) ( ) 3. nclise ( ) ( ) a) b) c) d) 2/ 3/ 2/ 2/ 3/ 1 1/ 3/ 2/ 2/ 1/ 3 3/ 1/ 2/ 2/ 1/ 3 1/ 3/ 2/ 2/ 1/ 2 No te convidaria ainda que fosse possvel. D-me razes para acreditar nisso. Torna-me-ia melhor pessoa se te ouvisse. Far-me-ia bem se voc fosse comigo. Nunca se queixou. Leia-me esse livro logo.

25) Leia as frases abaixo e relacione as palavras destacadas com suas respectivas ideias expressas na coluna seguinte. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. I. II. Somente alguns aeroportos permanecem abertos. Felizmente, no houve vtimas no acidente. ( ) ( ) ( ) ( ) Afirmao. Modo de ao. Excluso. Ponto de vista. Intensidade.

III. A pista foi interditada rapidamente. IV. Realmente fizemos um bom trabalho. V.

Comeram bastante e depois no conseguiram levantar da mesa. ( )

a) b) c) d)

IV/ III/ I/ II/ V IV/ II/ I/ III/ V V/ I/ III/ II/ IV I/ II/ V/ III/ IV

11

26) Os trechos a seguir foram alterados e apresentam desvios da norma culta por motivos diversos. Apenas um se apresenta dentro da lngua padro. Correlacione as colunas adequadamente e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. H erro de pontuao. ( ) O governo quer ampliar de 20% para 100% o limite de participao no capital estrangeiro nas companhias areas nacionais, desde que as empresas brasileiras tenham a mesma prerrogativa em outros pases. A abertura total do mercado foi, defendida pelo chefe do Departamento de Poltica de Aviao Civil do Ministrio da Defesa Fernando Soares, durante audincia pblica da comisso especial que analisa alteraes no Cdigo, Brasileiro de Aeronutica. A proposta principal (PL 6716/09) altera ao persentual para 49%, mas um projeto apresentado pelo Executivo neste ano (PL 6961/10), que tramita no executivo, amplia o limite para 100%. Segundo, o tcnico do Ministrio da Defesa a origem do capital no importa, desde que a regulao e a fiscalizao tenha como base a legislao brasileira. Fernando Soares, defende a adoo do conceito de internacionalizao da economia para o setor. Isso, uma oportunidade para aumentar ainda mais os servios areos no Brasil. Visa o aumento do nmero de empresas, aumentando a oferta de assentos, teremos maior competio, melhor qualidade de servio e maior nmero de localidades atendidas disse. Ao mesmo tempo, o empresariado brasileiro tambm poder investir em outros pases.

2.

H erro de pontuao e de regncia.

( )

3.

H erro de pontuao e de concordncia verbal.

( )

4.

H erro de regncia e de grafia.

( )

5.

No apresenta desvios da lngua padro.

( )

a) b) c) d)

2/ 1/ 5/ 4/ 3 5/ 1/ 4/ 3/ 2 3/ 1/ 5/ 4/ 2 1/ 2/ 4/ 3/ 5

12

27) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. I. II. III. IV. No comeo deste ano, a alta no preo das passagens areas deu uma pausa, com as passagens chegando______ cair 17%. (a/ ) H uma maior competio entre as companhias areas, o que provoca _______ oscilaes de preos, principalmente por causa das promoes. (estas/ essas) As empresas esto visando ________ classe mdia emergente e querem conquistar passageiros", conta Alpio Camanzano, presidente da Decolar no Brasil. (a/ ) Geralmente as companhias areas lanam promoes ______ sextas-feiras e sbados, diz Camanzano. (as/ s) / estas/ a/ s / essas/ a/ as a/ essas/ / s / estas/ / as

a) b) c) d)

28) Observe o perodo abaixo. Cada passageiro se punha na ponta dos ps. Estavam furiosos. O desvio de concordncia destacado chama-se silepse de a) b) c) d) grau. gnero. nmero e grau. nmero.

29) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. I. II. III. IV. V. a) b) c) d) Ele apresentava uma grande ______________ no seu primeiro voo. A ___________ do voo foi decidida pela torre de controle. No ____________ da vida, resolveu partir. A _____________ dele na companhia causou espanto. No tive a _______________ de convenc-lo a fazer o voo. ansiedade/ trajetria/ esplendor/ ascenso/ pretenso anciedade/ tragetria/ esplendor/ acenso/ pretenso ansiedade/ tragetria/ explendor/ ascenso/ preteno anciedade/ trajetria/ esplendor/ aceno/ pretenso

13

30)

Correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. 2. 3. 4. Eufemismo Hiprbole Hiprbato Sinestesia ( ( ( ( ) ) ) ) Enriqueceu por outros caminhos que no os legais. Tristeza no posso sentir mais depois de tudo o que aconteceu. Iria l de novo 5000 vezes se fosse preciso. O cu alaranjado tinha cheiro de saudade.

a) b) c) d)

2/ 4/ 3/ 1 1/ 3 /2 /4 1/ 4/ 3/ 2 3/ 1/ 2/ 4

14

CLNICA ODONTOLGICA 31) Assinale a alternativa que apresenta uma das caractersticas do epitlio paraqueratinizado durante o processo de queratinizao. a) b) c) d) As clulas superficiais tm ncleos viveis. Ocorre a formao do estrato granuloso. Os grnulos querato-hialinos esto agrupados. O estrato crneo retm ncleos picnticos.

32) A respeito de erupo passiva, assinale a alternativa que apresenta a etapa em que os dentes atingem a linha de ocluso, e o epitlio juncional e a base do sulco gengival esto sobre o esmalte. a) b) c) d) Estgio 2. Estgio 1. Estgio 3. Estgio 4.

33) As angulaes verticais de incidncia do feixe de raio-X para tomada radiogrfica pela tcnica periapical da bissetriz dos dentes 27 e 35, respectivamente, so a) b) c) d) + 40 a + 45 e 0 a -5 +20 a + 30 e -5 e -10 + 30 a + 40 e -15 a -20 + 30 a + 40 e -10 a -15

34) Sobre as caractersticas da conduta indefinida no estgio pr-selvagem de desenvolvimento psicolgico da criana com relao ao desenvolvimento beb-clnica, analise as afirmaes abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( a) b) c) d) ) No choram quando vo para o brao do operador. ) Tm interesse pelos objetos apresentados. ) Quando se inicia a limpeza na cavidade oral, reagem com choro fraco. ) No reagem positivamente aos toques na regio de lbio e mento. V/ F/ V/ F V/ V/ F/ V F/ V/ V/ F F/ V/ F/ F

35) Segundo Kapala (1980), existe uma sugesto para cada perda especfica antes da poca da troca dental. Assinale a alternativa que corresponda ao tratamento sugerido em caso de perda do primeiro molar superior. a) b) c) d) Prtese fixa de Nance. No h necessidade de manter espao funcional. Mantenedor de espao com projeo distal. Mantenedor banda/ coroa ala. 15

36) Assinale a alternativa que contm uma das caractersticas sobre a faringite aftosa. a) b) c) d) causada pelo Togavrus. O perodo de incubao de 2 a 3 dias. Doena de curta durao com perodo de 3 a 5 dias. O tratamento, mesmo sem sintomatologia, faz-se com higiene da lngua e complexo B, 20 gotas, 2 vezes ao dia.

37) Assinale a alternativa que contenha a correta relao das caractersticas morfolgicas diferenciais entre dente decduo e permanente. a) As coroas dos dentes decduos so mais amplas no sentido msio-distal em comparao com a dimenso crvico oclusal. b) As razes dos molares decduos so mais convergentes no sentido apical que as dos molares permanentes. c) Os molares decduos esto dispostos em uma srie decrescente e os molares permanentes esto dispostos em uma srie crescente. d) As protuberncias cervicais so mais pronunciadas nos dentes decduos, particularmente nas faces linguais e palatinas dos molares.

38) A dose diria que ocasiona os primeiros sinais de fluorose em crianas de a) b) c) d) 0,5 1,0mg F/ kg de peso. 0,1- 0,2mg F/ kg de peso. 3,0 7,0mg F/ kg de peso. 20,0 100,0mg F/ kg de peso.

39) Sobre o cimento de xido de zinco e eugenol, assinale a alternativa que contm a correta composio com relao ao tipo de cimento. a) b) c) d) Tipo II xido de zinco e eugenol com acelerador de presa. Tipo I xido de zinco e eugenol reforado com resina. Tipo III xido de zinco e eugenol com cido etoxibenzoico. Tipo IV xido de zinco com acelerador de presa e reforado com resina.

40) Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que preenche as lacunas correta e respectivamente. O preparo cavitrio em dentes decduos de cavidade classe I deve ser realizado com broca _________ para dar forma de contorno, as paredes M, D, V e L devem ser__________ parede pulpar e a profundidade dever ser de, no mnimo, ____________mm alm do limite amelo-dentinrio. a) b) c) d) cilndrica/ convergentes/ 1,0 esfrica de baixa rotao/ convergentes/ 0,5 cilndrica/perpendiculares/ 0,5 esfrica/divergentes/ 1,0

16

41) Segundo a Federao Dentria Internacional (FDI), assinale a alternativa que apresenta o tipo de preveno baseada em evitar a transmisso cariognica de me para filho atravs do uso de goma de mascar com xilitol como adoante, ou uso de fluorterapia em verniz no beb, uma vez que o mesmo no se encontra contaminado. a) b) c) d) Preveno primria verdadeira. Preveno primria. Preveno tradicional. Preveno secundria.

42) Considera-se os pacientes suscetveis a desordem oclusal quando da presena de distrbios oclusais e outros fatores psicolgicos e sistmica que induzem ao desenvolvimento do hbito parafuncional de apertar e ranger os dentes. Isso pertence classificao a) b) c) d) grupo I. grupo V. grupo III. grupo IV.

43) De acordo com Tay & Lynch, os tipos de ionmero de vidro que servem como selante de cicatrcula e fissura e restaurador com reforo (partculas metlicas) so, respectivamente, a) b) c) d) tipo III-A e IV-B. tipo I e II-B. tipo IV-B e II-A. tipo III-B e II-B.

44) Leso cutnea (tronco e extremidades) com leses bucais infrequentes, lceras precedidas de bolhas, sem cicatriz. Atinge mais pessoas idosas, de curso crnico e as remisses no so raras. Trata-se de a) b) c) d) dermatite herpetiforme. pnfigo bolhoso. epidermlise bolhosa. pnfigo vulgar.

45) Sobre as caractersticas clnicas do lquen plano, analise as afirmaes abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Doena de meia idade que afeta homem e mulher quase igualmente. ( ) O tipo mais comum a forma atrfica. ( ) Na forma de placa tende a se assemelhar clinicamente com a leucoplasia com distribuio multifocal. ( ) A gengiva marginal envolvida na forma atrfica. a) b) c) d) V/ V/ F/ F V/ F/ V/ F F/ V/ V/ F F/ F/ V/ V

17

46) Achados microscpicos caractersticos so observados quando o forro epitelial do cisto dentgero no tratado leva formao de um ameloblastoma. Assinale a alternativa que NO corresponde a esta transformao. a) Paliada de clulas basais com polimerizao nuclear distante da membrana basal. b) Formao de vacolos citoplasmticos nas clulas basais, geralmente entre os ncleos e a membrana basal. c) Hipercromatismo nuclear dos ncleos das clulas basais. d) Largura diminuda no espao intercelular nas camadas epiteliais.

47) Assinale a alternativa que contm um diagnstico clnico diferencial do fibroma cementificante. a) b) c) d) Osteoma. Mixoma odontognico. Osteomielite crnica. Histiocitoses idiopticas.

48) A periodontite apical sintomtica traumtica tem como caracterstica clnica a) b) c) d) trauma causado pela presso do grampo em tratamento prolongado. mobilidade dentria. dor anterior ao preparo do canal com polpa vital. ausncia de contato prematuro.

49) Os osteoclastos e osteoblastos esto presentes em algumas reas do osso alveolar, EXCETO a) b) c) d) na superfcie externa do osso cortical que delimita os maxilares. na parte interna do osso cortical voltados para os espaos medulares. na superfcie das trabculas sseas do osso esponjoso. nos alvolos voltados para o pice radicular.

50) A linfa presente na gengiva palatina da maxila drenada para os nodos a) b) c) d) linfticos submentuais. linfticos submandibulares. linfticos cervicais profundos. linfticos jugulo-digstrico.

51) Assinale a alternativa que contm o tipo de cemento com as seguintes caractersticas: composto de fibras extrnsecas e intrnsecas e pode conter clulas. encontrado principalmente no tero apical das razes e tambm nos pices e em reas de furca. Sua espessura varia de 100 a 1000m e um coproduto de fibroblastos e cementoblastos. a) b) c) d) Cemento celular misto estratificado. Cemento intermedirio. Cemento celular de fibras intrnsecas. Cemento acelular com fibras extrnsecas.

18

52) Leia a afirmao abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Em anestesiologia na odontopediatria, o uso de Mepivacana a 2% com noradrenalina 1:100) 000 ou adrenalina 1:10) 000, temos como dose mxima a administrao de __________ mg para ____________kg de peso corpreo. a) b) c) d) 44/ 15 110/ 30 154/ 40 66/ 15

53) Cistos de incluso que ocorrem ao longo da linha mediana do palato ou rafe palatina.Ocorrem em 80% dos recm-nascidos e histologicamente mostram-se verdadeiros microceratocistos e possuem revestimento epitelial delgado. So provenientes da fase de desenvolvimento, porm no so derivados do epitlio odontognico. Essa descrio referente a a) b) c) d) ndulos de Bohn. cistos de erupo. prolas de Epstein. cisto mucoso do recm-nascido.

54) Assinale a alternativa que apresenta um tumor maligno epitelial das glndulas salivares. a) b) c) d) Sarcoma fusocelular. Melanossarcoma. Cilindroma. Adenoma.

55) Assinale a alternativa que no corresponde a uma anomalia dentria hiperplasiante. a) b) c) d) Dentes natais e neonatais. Fuso e concrescncia. Prola de esmalte. Odontodisplasia regional.

56) Assinale a alternativa que corresponde a uma das caractersticas do anestsico cloridrato de bupivacana. a) b) c) d) Sua classificao do tipo ster. Seu metabolismo feito pela hidrlise no plasma e no fgado. A meia vida do anestsico de 0,1 hora = 6 minutos. O ph da soluo contendo vasoconstritor de 3,0 a 4,5.

19

57) Assinale a alternativa que apresenta a estrutura na qual a raiz motora da diviso mandibular do Nervo Trigmio responsvel pela inervao. a) b) c) d) Ventre anterior do msculo digstrico. Membrana mucosa da lngua. Articulao tmporo mandibular. Osso da mandbula.

58) Para ao bloqueio do nervo alveolar superior posterior, temos pontos de referncia para a correta utilizao da tcnica anestsica. Assinale a alternativa que NO contm um ponto de referncia. a) b) c) d) Prega mucovestibular. Tuberosidade da maxila. Incisura infraorbitria. Processo zigomtico da maxila.

59) Sobre os nervos anestesiados na tcnica de bloqueio mandibular com a boca fechada de VaziraniAkinos, analise as alternativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( a) b) c) d) ) Nervo aurculotemporal. ) Nervo lingual. ) Nervo bucal. ) Nervo alveolar inferior.

V/ V/ F/ F F/ V/ F/ V F/ F/ V/ F V/ F/ V/ V

60) Em traumatologia forense, as contuses superficiais com integridade da pele, onde pequenas equimoses mltiplas localizadas bem prximas umas das outras, assemelhando-se a gros de areia, so denominadas a) b) c) d) vbice. sugilao. sufuso. petquia.

61) As equimoses apresentam transformao cromtica que permitem saber h quantos dias a leso est presente. Assinale a alternativa que contm a correta relao de cor e perodo da leso. a) b) c) d) Vermelho vivo 2 a 3 dias. Amarela 25 dias aproximadamente. Azul 7 a 12 dias. Negra 2 a 3 dias.

20

62) Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. A extrao de DNA a partir de dentes com tecido pulpar presente na cmara pulpar segue um protocolo em que uma das etapas consiste em remover cuidadosamente o tecido, utilizando instrumentos endodnticos. Aps a remoo, o tecido deve ser colocado em um tubo Epperndorf de _________mL, adicionando ___________l de soluo tampo de extrao stain e ________l de protenas K. a) b) c) d) 3,0/ 200/ 10,0 2,5/ 400/ 3,5 1,5/ 300/ 7,5 2,0/ 150/ 5,0

63) Distrbios do paladar, que tendem a comear em pacientes em torno de 60 anos de idade e se tornar mais agudo em pessoas com mais de 70 anos, so subdivididos em grupos. Assinale a alternativa que contm os distrbios correspondentes a duas dessas subdivises. a) b) c) d) Anomalia quantitativa-hipogeusia/ perda de alto nvel ageusia. Anomalia qualitativa-disgeusia/ alucinaes e delrios gustativos-cacogeusia. Alucinaes e delrios gustativos-agnosia gustativa/ anomalia qualitativa cacogeusia. Perda de alto nvel disgeusia/ anomalia quantitativa cacogeusia.

64) Sobre pacientes portadores de sfilis congnita, pode-se citar como algumas das manifestaes bucais a) b) c) d) leses inflamatrias de palato e tonsila. vesculas inflamatrias ou pstulas que se rompem e produzem leses crostulosas. lngua em morango. mculas mucosas.

65) Assinale a alternativa que apresenta a infeco odontolgica em que se tem como micro-organismos associados o Streptococcus sp, o Peptostreptococcus, o Fusobacterium sp e o Veillonela. a) b) c) d) Osteomielite. GUNA. Abscessos periodontais. Infeco ps-cirrgica.

66) A terapia recomendada de plastia de furca, resseco radicular, extrao dentria, tunelizao ou regenerao tecidual guiada dos primeiros molares inferiores aplicada para o envolvimento de furca de grau a) b) c) d) I. II. III. IV.

21

67) Assinale a alternativa que NO corresponde a uma indicao para o uso de cimento ionmero de vidro em odontologia. a) b) c) d) Classe V em caso de eroso, abraso e abfrao. Classe IV. Classe II tipo slot horizontal. Cimentao de bandas e colagens de acessrios ortodnticos.

68) Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente o tempo mdio de erupo, a idade mdia de calcificao e o comprimento mdio do primeiro molar inferior. a) b) c) d) 11 a 13 anos/ 14 a 15 anos/ 19,8 mm. 6 anos/ 9 a 10 anos/ 21,6 mm. 10 a 12 anos/ 12 a 13 anos/ 21,6 mm. 8 a 9 anos/ 11 anos/ 22,0 mm.

69) Leia atentamente a o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Conforme a Anvisa n 50/02, o consultrio odontolgico individual deve possuir rea mnima de __________m, sala de espera para paciente e acompanhantes com rea mnima de _________m, depsito de materiais de limpeza com rea mnima de ____________m e central de material esterilizado com 2 ambientes e cada um com rea mnima de ____________m. a) b) c) d) 15/ 3/ 2/ 3 8/ 2/ 4/ 2,5 7,8/ 1,5/ 3/ 2,5 9/ 1,2/ 2/ 4,8

70) Durante o perodo prodrmico das hepatites, temos a presena de alguns sintomas, EXCETO a) b) c) d) astenia. ictercia. anorexia. diarreia.

71) Assinale a alternativa que corresponde ao produto com as seguintes caractersticas: alto nvel de desinfeco, o modo de aplicao por imerso durante 10 minutos. bactericida, fungicida, virucida e esporicida, e possui a vantagem de no formar resduos txicos. efetivo na presena de material orgnico e tem rpida ao em baixa temperatura. a) b) c) d) lcool 70%. Hipoclorito de sdio 1 %. cido peractico 0,001 a 0,2%. Glutaraldedo 2%.

22

72) Assinale a alternativa que apresenta um procedimento odontolgico de baixo risco sem indicao de profilaxia. a) b) c) d) Instrumentao endodntica ou s cirurgia periapical. Remoo de sutura ps operatria. Colocao inicial de banda ortodntica, mas no de braquetes. Exodontias.

73) Alguns fatores biolgicos podem apresentar resultados falso-positivos para testes que pesquisam anti-HIV. Assinale a alternativa que contenha um desses fatores. a) b) c) d) Infeco viral crnica. Neoplasia benigna. Colangite esclerosante secundria. Anticorpo antimicrossomial.

74) Assinale a alternativa que contm um micro-organismo presente na colonizao inicial para formao da placa nas superfcies dentrias. a) b) c) d) Actinomyces viscosus. Privotella intermdia. Fusobacterium nucleatum. Porphyromonas gingivalis.

75) De acordo com a insero e o curso que seguem no tecido, os feixes de fibras que se acham embutidas no cemento da parte supra-alveolar da raiz e da se projetam em forma de leque para o tecido gengival livre das superfcie facial, lingual e interproximal, so as fibras a) b) c) d) dentoperisticas. dentogengivais. circulares. transeptais.

76) Sobre os instrumentos cortantes manuais usados em preparos cavitrio, analise as afirmaes abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Os machados contm lmina paralela ao longo do eixo do instrumento e so usados para clivar e planificar as paredes pulpares das caixas proximais de preparos cavitrios de classe IV. ( ) Enxadas apresentam ngulo da lmina menor que 12,5 centesimais e so usadas para alisar paredes cavitrias de classe III. ( ) Os escavadores de dentina servem para remoo de tecido cariado, com lmina ligeiramente curva e extremidade arredondada ou em forma de disco. ( ) Os cinzis so usados para planificar e clivar o esmalte e, quando so retos, tm o intermedirio e a lmina com bisel nos dois lados. a) b) c) d) V/ F/ F/ V F/ V/ V/ F F/ F/ V/ F F/ F/ F/ V 23

77) Assinale a alternativa correta sobre caractersticas da dentio decdua. a) Na vista vestbulo-lingual, o arco tipo II possui diastema entre os dentes anteriores e mais favorvel a um bom posicionamento dos permanentes anteriores quando da sua erupo. b) Na vista oclusal da dentio, deve-se abordar um tringulo equiltero, tendo cada um de seus lados variando de 22 a 27mm. c) Na vista antero-posterior, os inferiores apresentam o longo eixo com ligeira convergncia para lingual, considerados de apical para oclusal, e os superiores, uma ligeira divergncia de apical para oclusal. d) Tomando como referncia os pontos mais distais dos segundo molares decduos superiores e inferiores, a relao entre esses dois dentes pode ser de uma relao distal em plano em apenas 10% dos casos.

78) Assinale a alternativa que NO indica uma patologia associada reteno dentria. a) b) c) d) Fibromatose gengival congnita. Exostose cleidocraniana. Querubismo. Acondroplasia.

79) Segundo a classificao de Winter, assinale a alternativa que apresenta corretamente a que classe pertencem, respectivamente, os terceiros molares em posio horizontal, disto-angular e lnguo-angular. a) b) c) d) Classes II, IV e VII. Classes I, III e VI. Classes II, V e VII. Classes III, IV e V.

80) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a indicao dos frceps quanto a sua utilizao em exodontias. a) b) c) d) 145-para pr molares a pr molares inferiores/ 18-molar superior direito/ 65-razes. 150- para pr molares a pr molares superiores/ 17-para molares inferiores/69-razes. 17-para pr molares superiores/ 150-para molares inferiores/ 62-caninos superiores. 15-para molares inferiores com furca/ 66-incisivos centrais superiores/ 67-para incisivos centrais inferiores.

24

Вам также может понравиться