Вы находитесь на странице: 1из 5

A MECNICA QUNTICA E A ESTRUTURA ELECTRNICA DOS TOMOS.

4. O princpio da incerteza de Heinsenberg O princpio da incerteza, desenvolvido pelo fsico alemo Werner Heisenberg, estabelece que impossvel conhecer simultaneamente a posio e a energia de uma partcula tal como o electro. Isso porque, para se estudar uma partcula, preciso interagir de alguma maneira com esta partcula. Nenhum instrumento pode "sentir" ou "ver" um electro sem influenciar intensamente o seu movimento. Se, por exemplo, construssemos um microscpio to poderoso, capaz de localizar um electro, teramos de usar uma radiao com um comprimento de onda muito menor que o da luz. (Para que um objecto diminuto possa ser visto num microscpio, o comprimento da luz utilizado deve ser menor que o dimetro do objeto.) Esse super microscpio imaginrio deveria, para isso, usar raios x ou raios gamas. Mas a energia destas radiaes to grande que modificaria a velocidade e, consequentemente, o momento do electro, numa quantidade grande e incerta. O princpio da incerteza pode ser assim interpretado: quanto mais de perto tentarmos olhar uma partcula diminuta, tanto mais difusa se torna a viso da mesma. A dualidade partcula-onda do electro O fsico francs De Broglie tentou associar a natureza dualista da luz ao comportamento do electro. Mais tarde essa hiptese foi demonstrada experimentalmente. Portanto, hoje, admite-se que assim como a luz, o electro tem natureza dupla (dual): ora se comporta como partcula e ora se comporta como se fosse uma onda. De acordo com a relao de De Broglie, todas as partculas deveriam ter propriedades ondulatrias. Os objectos relativamente grandes como bolas de futebol e automveis provavelmente tm propriedades de ondas. Porm, estes objectos tm massas to grandes que seus comprimentos de onda so extremamente pequenos, e seu carcter ondulatrio desprezvel. As equaes de onda possvel descrever qualquer movimento ondulatrio por um tipo de equao matemtica chamada equao de onda. O fsico austraco Erwin Schrdinger, em 1926, escreveu uma equao de onda para descrever o electro num tomo de hidrognio. Essa equao ficou conhecida como equao de Schrdinger. Segundo Schrdinger, cada soluo de uma equao de onda para o electro em um tomo de hidrognio, chamada funo de onda, corresponde a um nvel quantificado de energia, e o uso desta soluo possibilita a determinao das propriedades ondulatrias do electro naquele nvel.

A funo de onda representada pela letra grega (psi). Frequentemente usamos um ndice para sua identificao. Assim, por exemplo, 2p representa a funo de onda para um electro da subcamada 2p. O valor de corresponde amplitude da onda do electro. Porm, mais importante o valor de , que de acordo com a mecnica quntica, representa a probabilidade de se encontrar um electro numa estreita regio especfica do espao. Essa probabilidade dada por unidade de volume, sendo por isso, chamada densidade de probabilidade.
2

1 - Os nveis electrnicos de energia Segundo a Mecnica Quntica a estrutura electrnica dos tomos se deduz atravs de um conjunto de nveis de energias quantificadas, que os electres podem possuir. Orbitais: Os orbitais correspondem a regies do tomo com maior probabilidade de se encontrar determinado electro (maior manifestao electrnica). Cada orbital acomoda no mximo dois electres e, quando os electres ocupam um mesmo orbital, so ditos emparelhados e devem possuir sentidos de rotao (spins) contrrios. Em uma terminologia qumica, dois electres com spins em direces opostas so ditos spins antiparalelos. Os orbitais atmicos Os orbitais s - Do grfico da densidade de probabilidade 21s em funo da distncia do ncleo, r, observamos que a probabilidade de se encontrar esse electro grande nas proximidades do ncleo e decresce com o aumento da distncia ao ncleo. A forma da curva da densidade de probabilidade para um electro s no depende da direco, isto , a probabilidade de encontrar um electro s diminui com a distncia do ncleo, da mesma maneira, em todas as direces. Portanto, podemos dizer que a distribuio da densidade de probabilidade para um electro s esfericamente simtrica.

Os orbitais p - Como dissemos anteriormente, a subcamada p tem 3 orbitais. No tomo isolado, esses trs orbitais tm a mesma energia e a mesma densidade de probabilidade para o electro. Os orbitais p tm a forma de duas esferas achatadas para o ponto de contacto (o ncleo atmico), com dois

lobos separados por um n. Eles diferem entre si pela sua orientao no espao. Usando um sistema de coordenadas tridimensionais cartesianas podemos representar os trs como: px, py e pz.

dz2

Os orbitais d - A subcamada d consistem em cinco orbitais, representados por dx ,dy , dz , dx2- y2 . No tomo isolado, todos eles tm energias equivalentes.

Os orbitais f - Os orbitais f so ainda mais complexos que os orbitais d. Eles so importantes apenas para a qumica dos elementos lantandeos e actindeos.

Subcamadas ou subnveis de energia Os orbitais em um tomo so agrupados em subcamadas e, na ausncia de qualquer campo magntico aplicado externamente, todos os orbitais de uma mesma subcamada tm a mesma energia. Em tomos no seu estado fundamental podem existir quatro tipos de subcamadas, designadas pelas letras s, p, d, f, que consistem em 1, 3, 5 e 7 orbitais, respectivamente. Costuma-se representar os orbitais nas subcamadas por quadrados como a ilustrao abaixo:

Camadas ou nveis de energia Um agrupamento de subcamadas forma uma camada ou nvel de energia. Todos os electres de uma camada esto a mesma distncia mdia do ncleo do tomo. As camadas so numeradas a partir do ncleo (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...) e podem ser representadas pelas letras K, L, M, N, O, P, Q... respectivamente. Os nmeros qunticos Para designar a camada, a subcamada e o orbital de um electro podemos utilizar os nmeros qunticos. Esses nmeros identificam cada electro do tomo, porm, no existem dois electres com o mesmo conjunto de nmeros qunticos (princpio da excluso de Pauling). Nmero quntico principal (n) - O nmero quntico principal, representado por n, indica a

camada em o electro se encontra, e s pode assumir valores inteiros e positivos. Nmero quntico secundrio ou azimutal (l) - O nmero quntico azimutal, representado por l, especifica a subcamada e, assim, a forma do orbital. Pode assumir os valores 0, 1, 2 e 3, correspondentes s subcamadas s, p, d e f. Nmero quntico magntico (m l) - O nmero quntico magntico, representado por ml, fornece informaes sobre a orientao de um orbital no espao. Pode assumir valores inteiros de + l a - l. Por exemplo, para uma subcamada d (l = 2), m pode ser igual a -2, -1, 0, +1 ou +2 (cinco valores correspondentes aos cinco orbitais da subcamada d). Nmero quntico spin (ms) - O nmero quntico spin, representado por ms, especifica o spin do electro e possui valor + 1/2 ou - 1/2. As configuraes electrnicas At hoje so conhecidas sete camadas eletrnicas, e suas subcamadas. Os electres so distribudos em um tomo segundo uma regra conhecida como regra de Hund: Ao ser preenchida uma subcamada, cada orbital dessa subcamada recebe inicialmente apenas um electro; somente depois de o ltimo orbital dessa subcamada ter recebido seu primeiro electro comea o preenchimento de cada orbital semicheio com o segundo electro. Veja um exemplo: para o tomo de potssio (19K): Z=19 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3s1 Os nmeros sobrescritos na letra correspondem ao nmero de electres existentes na subcamada. Fazendo a distribuio eletrnica nos orbitais para o potssio, teremos:

Cada seta indica um electro. Perceba que, em cada orbital, quando existem dois electres, so sempre de spins opostos. Geralmente, os tomos se ligam uns aos outros, de modo a ter emparelhado todos os seus electres. Nesse caso, o potssio pode perder seu electro 3s, ficando assim com 5 subcamadas completas. O electro de maior energia, chamado electro de diferenciao, o ltimo electro distribudo no preenchimento dos orbitais, de acordo com a regra de Hund.

Вам также может понравиться