Вы находитесь на странице: 1из 6

EXCELENTSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DE FAMLIA DA COMARCA DE RIO GRANDE.

Processo de origem: 023/1.07.0001173-8

KARYANNE INGRID DO AMARAL FERNANDES, menor impbere, neste ato representada por sua av materna Senhora DENISE MARA TORRES DO AMARAL brasileira, casada, portadora da cdula de identidade n 1087706121 e inscrita no CPF sob o n 61266663053, residente e domiciliada Rua Elos Velozo, 735, bairro Parque Coelho, vem, respeitosamente, por intermdio de seus procuradores, que a esta subscrevem (ut instrumentos

procuratrio em anexo doc. 01), a presena de Vossa Excelncia, ajuizar, com fulcro no art. 15
da Lei n 5.478 de 25.07.68, art. 1. 699 do CC e 471 do CPC , a presente

AO DE REVISO DE PENSO ALIMENTCIA

em face de seu pai, aqui requerido alimentante, Senhor ADEMAR FERNANDES SALLES, brasileiro, estivador, com endereo profissional junto ao Sindicato da Estiva sito a Av. Honrio Bicalho, S/N - Rio Grande RS, pelos fatos e fundamentos adiante elencados:

I-

DOS FATOS JURDICOS

1.1.

A Excelentssima Juiza De Direito Tatiana Gischkow Golbert, titular da Vara de Famlia desta Comarca, em 25.10.2007, nos autos do processo n. 023/1.07.0001173-8, homologou acordo firmado entre a progenitora da suplicante e o suplicado, instituindo, a ttulo de Penso Alimentcia, o percentual de 18% dos rendimentos lquidos do progenitor, incidindo, tambm, sobre 13 salrio e frias. Como prova anexamos a esta proscenial cpia da deciso que fixou alimentos (doc.03).

1.2.

Ocorre que o quantum convencionado e homologado na Ao de Alimentos, j h muito manifestamente insuficiente para suprir com as plrimas e multifacetadas necessidades da infante que, atualmente, conta com 08 (oito) anos de idade. Em plena idade escolar, pois. Some-se a isso o fato de a menina, alm de tudo, ter desenvolvido bronquite asmtica, fato este que aumenta, e muito, o dispndio com medicamentos. A menor possui um problema grave em um dos olhos, eis que no desenvolveu a viso, necessitando, assim, de tratamento especfico. Ocorre que a cidade de Pelotas o local mais prximo onde se encontra o tratamento mdico especfico. Fato este que aumenta, e muito, o dispndio com a infante.

1.3.

De forma efetiva, na atual conjuntura, o valor pago pelo requerido, em virtude dos fatos acima alegados, notoriamente insuficiente para dar infante uma vida digna, isso, sem nos olvidarmos de que cabe a ambos os pais essa responsabilidade. Todavia, a progenitora da menina, como j dito na qualificao desta pea, encontra-se segregada. Impedida, portanto de arcar com a parte que lhe cabe.

1.4.

Saliente-se, ainda, que a capacidade financeira do requerido alta. Contraposta, todavia, carncia de recursos por parte da menor. Fato este que tambm qualifica a presente Ao Revisional, autorizando, assim, a majorao da verba alimentar a ser destinada em prol da alimentanda.

1.5.

Sendo assim, no resta outra alternativa Alimentanda seno a de buscar a tutela jurisdicional para ver seus direitos respeitados.

II-

DOS FUNDAMENTOS JURDICOS Rememore-se, por oportuno, que o dever de socorro e assistncia ao

filho menor, indefeso, remonta aos tempos imemoriais, sendo de vedro, contemplada, em obrigao personalssima e indelegvel pelo Direito Natural, e vem erigido em norma cogente e imperativa no Direito Positivo ptrio, seno vejamos:

2.1. Da Constituio Federal de 1988


Art. 229. Os pais tm o dever indeclinvel de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade.

2.2. Da Lei 5. 478 de 25 de Julho de 1968


Art. 15. A deciso judicial sobre alimentos no transita em julgado e pode a qualquer tempo ser revista, em face da modificao da situao financeira dos interessados. Art. 13 O disposto nesta lei aplica-se igualmente, no que couber, s aes ordinrias de desquite, nulidade e anulao de casamento, reviso de sentenas proferidas em pedidos de alimentos e respectivas execues.

2.3. Do Cdigo Civil de 2001


Art. 1699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudana na situao financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe poder o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstncias, exonerao, reduo ou majorao do encargo.

2.4. Do Cdigo de Processo Civil


Art. 471. Nenhum juiz decidir novamente as questes j decididas, relativas mesma lide, salvo: I Se, tratando-se de relao jurdica continuativa, sobreveio modificao no estado de fato ou de direito; caso em que poder a parte pedir a reviso do que foi estatudo na sentena;

III DOS PEDIDOS a) Os benefcios da Gratuidade da Justia, eis que a autora pobre, nos termos do art. 12 da lei 1.060/50; b) A citao do alimentante no endereo preambular ou, no sendo encontrado, seja citado em seu endereo residencial, sito a Rua Mascarenhas de Morais n. 232, Bairro Getlio Vargas, Rio Grande RS, para, querendo, vir contestar a presente ao, sob pena de revelia e confisso; c) A total procedncia dos pedidos estampados na ao, par ao fim de majorar o quantum de 18% para 30% dos rendimentos lquidos do alimentante, incidindo sobre 13 salrio, horas extras e frias, excetuado o tero constitucional; d) A intimao do Ilustre representante do Ministrio Pblico para todos os atos relevantes que comportar o feito;

e) Seja oficiado o OGMO (Orgo Gestor de Mo de Obra) do Porto de Rio Grande para que efetue o desconto em folha do montante final estipulado por este R. Juzo em termos de penso alimentcia; f) Que o valor da penso, j majorado, passe a ser creditado em conta a ser aberta por ordem desse juzo, todavia, no nome da av materna da Autora, eis que esta quem tem a guarda da menina;

g) Que a penso, j majorada, jamais fique abaixo de 03 (trs) salrios mnimos nacionais, independentemente do valor auferido pelo suplicado, eis que, em virtude da variabilidade do salrio do requerido, quando no trabalha, nada alcana a infante; h) A condenao do suplicado aos honorrios advocatcios no percentual de 20% sobre o valor da condenao nos termos do art. 20 do CPC e 22 do EAOAB; i) Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos;

D-se causa o valor provisrio de R$24.000,00 (vinte e quatro mil reais).

Nestes termos pede e espera deferimento.

Rio Grande, 11 de novembro de 2013.

Mrio Cesar Sarmento Lemos OAB/RS 90190

Fabrcio Martinatto da Costa OAB/RS 89961

ROL DE DOCUMENTOS: 1) Procurao; 2) Declarao de insuficincia de recursos; 3) Cpia da deciso que fixou alimentos. 4) Cpia da Certido de nascimento da infante; 5) Cpia do RG da av materna da menina;

Вам также может понравиться