Вы находитесь на странице: 1из 2

DEMOCRACIA DIRETA A democracia direta pode j ser vista como um tipo de sistema onde os cidados discutem e votam diretamente

as principais questes de seu interesse. Na Grcia Antiga, as assembleias populares reuniam a populao das cidades-Estado democrticas na gora (praa), local onde as leis e principais decises eram discutidas e resolvidas. Vale lembrar que nos moldes gregos, o exerccio de opinio poltica estava restrito a uma parcela especfica da populao. DEMOCRACIA PARTICIPATIVA A democracia participativa ou democracia deliberativa considerada como um modelo ou ideal de justificao do exerccio do poder poltico pautado no debate pblico entre cidados livres e em condies iguais de participao. Advoga que a legitimidade das decises polticas advm de processos de discusso que, orientados pelos princpios da incluso, do pluralismo, da igualdade participativa, da autonomia e da justia social, conferem um reordenamento na lgica de poder poltico tradicional. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA A democracia representativa o exerccio do poder poltico pelo povo no diretamente, mas atravs de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto , legitimados pela soberania popular. O Governo do povo, para o povo e pelo povo, segundo a clssica forma dos Federalistas Norte-Americanos. O conceito moderno de democracia dominado pela forma de democracia eleitoral e plebiscitria majoritria no Ocidente, a que chamamos democracia liberal ou democracia representativa. PARLAMENTARISMO Esse sistema usado tanto em monarquias quanto em repblicas. Nele, o chefe do Estado, seja ele rei ou presidente, no o chefe do governo e por isso no tem responsabilidades polticas. Ao invs dele, o chefe de governo o Primeiro Ministro, o qual indicado pelo chefe de Estado. A aprovao do Primeiro Ministro e do seu Conselho de ministros pela Cmara dos Deputados se faz pela aprovao de um plano de governo a eles apresentado. A Cmara ficar encarregada de empenhar-se pelo cumprimento desse plano perante o povo. PRESIDENCIALISMO Esse tipo de sistema de governo s utilizado em repblica. Nele, o Presidente da Repblica chefe de estado e tambm chefe de governo, portanto tem plena responsabilidade poltica e muitas atribuies. O mesmo eleito pelo povo de maneira direta ou indireta. Os poderes so separados, Legislativo, Executivo e Judicirio, cada um tem suas atribuies e suas relaes so mais rgidas. Apesar da independncia eles devem funcionar em harmonia e um deve contribuir para o funcionamento do outro.

O poder executivo exercido, nesse caso, pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos ministros de estado que so escolhidos pelo prprio presidente. Esse tipo de sistema adotado, por exemplo, no Brasil, nos EUA e no Mxico. MONARQUIA CONSTITUCIONAL Monarquia constitucional o sistema de governo onde a posio do monarca (rei, imperador ou figura similar) fica estabelecida na constituio local. O Soberano governa de acordo com a constituio, isto , de acordo com a lei, ao invs de tomar decises baseado na sua livre vontade. Ao soberano cabe o papel de chefe de estado, e sua funo garantir o normal funcionamento das instituies da nao. O poder legislativo atribudo a um parlamento, eleito, ao qual atribudo o poder de criar e promulgar a legislao. Para exercer as funes de chefe de governo eleito um primeiro-ministro, cujas aes so fiscalizadas por um parlamento. O ESTADO FEDERAL O Estado federal uma unio de Estados de Direito Constitucional, isto , o resultado de um pacto de unio indissolvel entre Estados independentes para a formao de um novo Estado, segundo parmetros normativos estabelecidos numa Constituio (como o caso dos Estados Unidos da Amrica), ou o resultado de uma opo do poder constituinte originrio ao organizar os elementos constitutivos do Estado (como o exemplo da Repblica Federativa do Brasil). Em ambas as situaes os entes federados se regem por um princpio de igualdade jurdica interna e passam a ser dotados de autonomia poltica, segundo o sistema de repartio de competncias previsto na Constituio. IDEIA ATUAL DE ESTADO DEMOCRTICO A ideia do Estado Democrtico de Direito da maneira como hoje conhecido em decorrncia de um extenso processo da evoluo da forma como as sociedades foram se organizando ao longo dos sculos, e a partir desses processos a lei passa a ter ento um papel essencial na organizao das sociedades, sendo o instrumento por meio do qual o poder do povo se manifesta e que vincula a todos de forma igualitria: governantes e governados so igualmente sujeitos s determinaes da lei. O Estado de Direito nos dias atuais tem um significado de fundamental importncia no desenvolvimento das sociedades, aps um amplo processo de afirmao dos direitos humanos, sendo um dos fundamentos essenciais de organizao das sociedades polticas do mundo moderno.

Вам также может понравиться