Вы находитесь на странице: 1из 13

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS


ESTADO DO PARAN Concurso Pblico Edital n 039/2011 Prova Objetiva 25/09/2011
Anos

316 Engenheiro Ambiental


INSTRUES
1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova composta de 40 questes objetivas. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 8. No sero permitidos emprstimos, consultas e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. A durao da prova de 4 horas. Esse tempo inclui a resoluo das questes e a transcrio das respostas para o carto-resposta. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova e o carto-resposta. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Lngua Portuguesa

Informtica

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas

NMERO DE INSCRIO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

............................................................................................................................................................................................................... RESPOSTAS 01 06 11 16 21 26 31 36 02 03 04 05 07 08 09 10 12 13 14 15 17 18 19 20 22 23 24 25 27 28 29 30 32 33 34 35 37 38 39 40 -

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
01 - Terminado o Mundial de Futebol Feminino (junhojulho 2011), a revista CartaCapital publicou em destaque uma foto da jogadora Hope Solo com a seguinte legenda: Hope Solo A goleira da seleo dos EUA parou o Brasil, parou a Frana e parou o trnsito. (CartaCapital, 20/07/2011, p. 90.) Que avaliao a revista faz da jogadora ao usar essa legenda? a) b) c) *d) e) Hope Solo mostrou sua eficincia como goleira, mas uma pssima motorista. A jogadora conseguiu evitar as vitrias do Brasil e da Frana porque provocou muito tumulto em campo. Hope Solo provocou muitas paralisaes durante as partidas contra o Brasil e a Frana. Alm de seu bom desempenho como goleira, Hope Solo chama a ateno pela beleza. O Brasil e a Frana pararam para admirar o desempenho de Hope Solo como goleira da seleo norte-americana.

02 - Considere o seguinte incio de um texto: A famlia tradicional, com pai, me e trs filhos, est cada vez mais rara no Brasil. Identifique a sequncia correta das frases que do continuidade a esse trecho. ( ) Hoje, os domiclios com apenas um morador j so 12,2% do total, contra 10,7% das residncias com cinco pessoas. ( ) A pesquisa revela que o Pas est seguindo uma tendncia internacional: h cada vez menos gente dividindo o mesmo teto. ( ) Esse tipo de famlia com cinco integrantes foi ultrapassado, pela primeira vez na histria, pelo nmero de pessoas que moram sozinhas. ( ) Os dados constam de um recorte indito feito pelo Estado nos dados do Censo Demogrfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) 2 4 1 3. 3 2 4 1. 4 3 1 2. 4 2 3 1. 1 3 4 2.

03 - Jovens mostram cada vez menos interesse em seguir carreiras cientficas. ______ pesquisa internacional, ______ mais desenvolvido o pas, menor a importncia dada pelos estudantes a temas ligados cincia e tecnologia. ______ o Brasil conseguir formar bons professores de cincias, ser possvel despertar mais vocaes cientficas. Para garantir a articulao das afirmaes do texto acima, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por: a) *b) c) d) e) Conforme quando para. Segundo quanto se. De acordo com se portanto. Embora em ainda que assim que. Portanto em onde quando.

04 - Considere as seguintes interpretaes da charge ao lado: 1. 2. 3. O novo cdigo florestal facilita a expanso dos desmatamentos. O novo cdigo florestal cria grandes dificuldades para as atividades da pecuria. Com a aprovao do novo cdigo florestal, os pecuaristas tm que retirar os rebanhos de reas antes utilizadas para a criao de gado. O novo cdigo florestal atende mais aos interesses dos produtores rurais que dos ambientalistas.

4.

Esto de acordo com o que a charge expressa os itens: a) b) c) d) *e) 2 e 4 apenas. 1, 2 e 3 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 3 e 4 apenas. 1 e 4 apenas.
(Samuca - Chargeonline.com.br. Acessado em 22/08/2011)

www.pciconcursos.com.br

05 - As perguntas e respostas a seguir foram extradas de uma entrevista da revista Cult (06/05/2011) com o psicanalista Frank C. Sacco. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas s perguntas correspondentes da coluna da esquerda. 1. Massacres como os ocorridos em Columbine e no Rio so provocados por vtimas de bullying? Se no houvesse internet esses massacres tambm no ocorreriam? Bullying, de algum tipo, todo adolescente sofre. Por que, ento, em alguns casos, a situao chega ao limite? A maioria dos agressores vem de famlias disfuncionais? Quais so as caractersticas dos agredidos, das vtimas de bullying? ( ) A internet apenas um compressor. O bullying um comportamento infantil permitido pelos adultos e seu alcance varia do ptio da escola nao. ( ) A questo central na famlia dos agressores a indiferena. Os familiares fecham os olhos e ignoram a escola. ( ) H muitos fatores que tm um impacto sobre o fato de um adolescente se tornar agressivo ou suicida. Algumas crianas so vulnerveis e podero vivenciar o bullying como razo para matar ou morrer. Quem pratica isso s far o que os espectadores permitirem. O agressor e a vtima fazem parte de um show (on-line ou na escola) e os espectadores esto em toda parte. ( ) O bullying conhecido como um fator casual em uma srie de comportamentos muito perigosos na juventude. Surtos letais, como o que ocorreu em Realengo, so atos simblicos nascidos da vergonha. ( ) Se tivesse de escolher duas palavras: colecionadores de injustias.

2.

3.

4. 5.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) 1 4 3 2 5. 2 5 1 3 4. 2 4 3 1 5. 3 5 1 2 4. 1 2 4 3 5.

06 - Leia as estrofes iniciais de Na asa do vento, composio de Joo do Vale e Luiz Vieira: Deu meia noite, a lua faz um claro Eu assubo nos aro, vou brincar no vento leste A aranha tece puxando o fio da teia A cincia da abeia, da aranha e a minha Muita gente desconhece Muita gente desconhece, olar, viu? Muita gente desconhece
(http:letras.terra.com.br/joao-do-vale/898744 acessado em 27/07/2011)

Considere as seguintes afirmativas sobre a linguagem usada no texto: 1. 2. 3. Os autores usam vrias marcas da linguagem popular. Uma delas a ausncia de marca de plural no substantivo em nos aro (nos ares). O acrscimo da vogal a no incio da palavra assubo (subo) comum na linguagem popular e pode ser observada tambm em outras palavras, como arresolver e alevantar. A rima entre as palavras teia e abeia, com o sentido que elas tm nessa msica, seria mantida se os autores optassem pelas formas cultas dessas mesmas palavras: telha e abelha.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

07 - Assinale a alternativa pontuada adequadamente. a) Muitas pessoas defendem, o direito de autodefesa que consideram inalienvel e que para elas s ser obtido com a posse de armas, todavia h uma contradio inegvel geralmente. Um atirador quando decide se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. b) Muitas pessoas defendem o direito de autodefesa, que consideram inalienvel, e que, para elas s ser obtido com a posse de armas; todavia h uma contradio inegvel, geralmente um atirador quando decide, se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. c) Muitas pessoas, defendem o direito de autodefesa que consideram inalienvel e que para elas, s ser obtido com a posse de armas. Todavia h uma contradio inegvel: geralmente um atirador quando decide se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. d) Muitas pessoas defendem o direito de autodefesa que consideram inalienvel; e que para elas, s ser obtido com a posse de armas; todavia h uma contradio inegvel, geralmente, um atirador quando decide se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. *e) Muitas pessoas defendem o direito de autodefesa, que consideram inalienvel, e que, para elas, s ser obtido com a posse de armas. Todavia h uma contradio inegvel: geralmente um atirador, quando decide se defender, ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz.

www.pciconcursos.com.br

O texto a seguir referncia para as questes 08 a 10. Ser ou no ser

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Na atualidade, a imagem da juventude est marcada ao mesmo tempo pela ambiguidade e pela incerteza. Digo ambiguidade pois se, de um lado, a juventude sempre exaltada na contemporaneidade, cantada que em prosa e verso pelas potencialidades existenciais que condensaria, por outro a condio jovem caracteriza-se por sua posio de suspenso no espao social, que se materializa pela ausncia de seu reconhecimento social e simblico. preciso destacar, antes de tudo, que a possibilidade de experimentao foi o que passou a caracterizar a condio da adolescncia no Ocidente, desde o final do sculo 18, quando as idades da vida foram construdas em conjuno com a famlia nuclear burguesa. Nesse contexto, a adolescncia foi delimitada como o tempo de passagem entre a infncia e a idade adulta, na qual o jovem podia empreender experincias nos registros do amor e das escolhas profissionais, at que pudesse se inserir no mercado de trabalho e se casar, para reproduzir efetivamente as linhas de fora da famlia nuclear burguesa. Desde os anos 1980, no entanto, essa figurao da adolescncia entrou em franco processo de desconstruo, por diversas razes. Antes de mais nada, pela revoluo feminista dos anos 1960 e 70, com a qual as mulheres foram em busca de outras formas sociais de existncia, alm da condio materna. Isso foi a condio de possibilidade concreta para a desmontagem da famlia nuclear burguesa. Em seguida, porque o deslocamento das mulheres da posio exclusivamente materna foi o primeiro combate decisivo contra o patriarcado, que forjou nossa tradio desde a Antiguidade. Os posteriores movimentos gay e transexual vieram nos rastros do movimento feminista, inscrevendo-se nas linhas de fuga da crtica do patriarcado. Finalmente, a construo do modelo neoliberal da economia internacional, em conjuno com seu processo de globalizao, teve o poder de incidir preferencialmente em dois segmentos da populao, no que tange ao mercado de trabalho. De fato, foram os jovens e os trabalhadores da faixa etria dos 50 anos os segmentos sociais mais afetados pela voragem neoliberal. Com isso, se os primeiros passaram a se inserir mais tardiamente no dito mercado, os segundos passaram a ser descartados para ser substitudos por trabalhadores jovens e mais baratos, pela precariedade que foi ento estabelecida no mercado de trabalho. Foi em consequncia desse processo que o tempo de durao da adolescncia se alongou bastante, ficando ento os jovens fora do espao social formal e lanados perigosamente numa terra de ningum. Assim, graas ausncia de insero no mercado de trabalho, a juventude foi destituda de reconhecimento social e simblico, prolongando-se efetivamente, no tendo mais qualquer limite tangvel para seu trmino.
(Joel Birman, Revista CULT, 06 de maio de 2011 adaptado.)

08 - Segundo o autor, a principal razo para a falta de reconhecimento social do jovem e consequente prolongamento da adolescncia : *a) b) c) d) e) a demora da insero no mercado de trabalho. o movimento feminista. os movimentos gay e transexual. a crtica ao patriarcado. a resistncia a mudanas do modelo burgus de famlia.

09 - Considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A imagem de adolescncia no Ocidente foi estabelecida no final do sculo 18 e resistiu s mudanas de comportamentos observadas nas ltimas dcadas do sculo 20. Dois fatores foram decisivos para a atual condio da juventude: a desmontagem da famlia burguesa e as consequncias do neoliberalismo e da globalizao no mercado de trabalho. Ser jovem uma caracterstica altamente valorizada pela sociedade atual. A ocupao preferencial dos postos de trabalho por pessoas idosas e a exigncia de qualificao provocam o aumento do desemprego entre os jovens.

Esto de acordo com o texto as afirmativas: a) b) c) *d) e) 1 e 2 apenas. 3 e 4 apenas. 2, 3 e 4 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 2 e 4 apenas.

10 - As expresses os primeiros e os segundos (linha 19) referem-se, respectivamente, a: a) *b) c) d) e) os trabalhadores e os segmentos sociais. os jovens e os trabalhadores da faixa etria dos 50 anos. dois segmentos da populao e os jovens. os trabalhadores da faixa etria dos 50 anos e os jovens. os jovens e os segmentos sociais.

www.pciconcursos.com.br

INFORMTICA
11 - Quantos bits so necessrios para se ter um Byte? a) b) *c) d) e) 2. 4. 8. 64. 254.

12 - A definio software ou programa utilizado para proteger um computador contra acessos no autorizados vindos da Internet refere-se a: a) b) c) d) *e) antimalware. antivrus. active X. DMZ. firewall pessoal.

13 - Qual a capacidade de armazenamento de um CD-ROM mode 1? a) *b) c) d) e) 1,44 MB. 644 MB. 735 MB. 4,7 GB. 5,4 GB.

14 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda, relacionando os atalhos de teclados gerais no Windows XP com as respectivas funes. 1. 2. 3. 4. 5. Ctrl+C Ctrl+V Ctrl+Z ALT+F4 ALT+ESC ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Colar. Desfazer. Copiar. Fechar o item ativo ou sair do programa ativo. Percorrer os itens na ordem em que foram abertos.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 1 2 3 4 5. 2 3 1 4 5. 2 3 1 5 4. 3 1 2 5 4. 4 5 2 3 1.

15 - Qual aplicativo executa o Shell de comando no Sistema Operacional Windows XP? *a) b) c) d) e) cmd.exe command.com CScript.exe Shell.exe AT

16 - Qual nome de arquivo vlido no Sistema Operacional Windows 7? a) b) c) *d) e) arquivo\1.txt arquivo*1.* arquivo?1.txt arquivo_1.txt arquivo_1:txt

17 - Ao se usar o MSExcel 2007, qual o smbolo utilizado para se fazer uma referncia absoluta de clulas (isto , se a posio da clula que contm a frmula muda, a referncia absoluta no muda)? a) b) c) d) *e) # & @ % $ no BrOffice Write 3.2.

18 - Selecione a alternativa que informa a funcionalidade do boto *a) b) c) d) e) Insere caracteres especiais. Mostra caracteres no imprimveis. um marcador. Abre o navegador. Insere desenhos.

www.pciconcursos.com.br

19 - Numere a coluna da direita, relacionando cada aplicativo do BrOffice respectiva extenso de arquivos. 1. 2. 3. 4. 5. Base. Calc. Draw. Impress. Write. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ods odt odb odg odp

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) 2 3 4 5 1. 2 5 4 1 3. 2 5 1 3 4. 5 4 3 1 2. 52431

20 - Selecione a alternativa que indica a funcionalidade da combinao de teclas Alt+boto de seta no BrOffice Calc 3.2. a) *b) c) d) e) Navegar por clulas adjacentes. Redimensionar uma clula. Deslocar o cursor para as extremidades da planilha. Deslocar o cursor para as clulas com contedos localizadas nas extremidades da planilha. Navegar dentro de uma clula cujo contedo um texto.

CONHECIMENTO ESPECFICO
21 - As principais conferncias mundiais sobre meio ambiente trouxeram, ao longo do tempo, metas de reduo dos nveis de poluentes e outros protocolos em direo consolidao de sociedades sustentveis. Sobre as definies das conferncias sobre meio ambiente, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. A Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB) um dos principais resultados da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992. As metas de reduo dos nveis de emisso de gases de efeito estufa foram redefinidas na COP-15, na Dinamarca, ao patamar de reduo em 10% at 2020, com nfase nos dois pases que mais poluem, China e Estados Unidos. Uma das principais definies da Conferncia de Johanesburgo, tambm chamada de Rio +10, foi a criao da Agenda 21, protocolo de intenes das naes em torno das principais aes em prol do meio ambiente. O Brasil foi o primeiro pas a assinar a Conveno sobre Diversidade Biolgica e, para cumprir os compromissos resultantes, vem criando instrumentos que garantam a elaborao de polticas para a conservao e preservao da biodiversidade.

3. 4.

Assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente a afirmativa 1 verdadeira.

22 - As rochas do Paran formam compartimentos distintos e abrangem um extenso intervalo do tempo geolgico, com idades de 2,8 bilhes de anos at o presente. Sobre os aspectos geolgicos do Paran, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. Na baixada litornea, Serra do Mar e Primeiro Planalto, encontram-se rochas magmticas e metamrficas mais antigas, recobertas parcialmente por sedimentos recentes de origem marinha e continental. O Segundo Planalto constitui a faixa de afloramento dos sedimentos paleozoicos da Bacia do Paran. Os sedimentos mais recentes so originados por eroso e deposio dos produtos do intemperismo de litologias mais antigas. O processo formador hidrulico-deposicional, fluvial no interior do continente, condicionado s calhas de drenagem dos rios e plancies de inundao, e marinho e deltaico na faixa litornea. A classificao geomorfolgica do estado do Paran corresponde ao Primeiro Planalto e litoral (rochas gneas e metamrficas), Segundo Planalto (rochas sedimentares), Terceiro Planalto (rochas vulcnicas baslticas e rochas sedimentares).

4.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

23 - A evoluo do movimento ambientalista trouxe uma nova compreenso sobre os limites do crescimento econmico, que culminou em acordos internacionais, entre os quais o Protocolo de Quioto. Sobre o Protocolo de Quioto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. A consolidao do Protocolo surgiu a partir da contribuio das evidncias cientficas sobre a ao antropognica no efeito estufa. O Protocolo indica os veculos automotivos como os principais emissores de gases de efeito estufa. Pertencente ao grupo de pases que emitem a maior parte das emisses de gases de efeito estufa do planeta, o Brasil tem como meta reduzir tais emisses em 5,2% at o ano 2012. O Protocolo prev o estmulo pesquisa, promoo, desenvolvimento e aumento do uso de formas novas e renovveis de energia. O Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC) a instncia responsvel pela gesto poltica de cumprimento dos acordos pelos pases envolvidos no Protocolo.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

24 - O uso intensivo dos solos litorneos brasileiros ocorre desde as primeiras investidas europeias no sculo XVI, a partir da monocultura de cana-de-acar. A histria de devastao do bioma Mata Atlntica culminou em uma srie de medidas legais de proteo, principalmente aps a Eco-92, no Rio de Janeiro. Sobre os avanos da ao do Estado na proteo da Mata Atlntica, considere as seguintes afirmativas: 1. O bioma Mata Atlntica foi designado pelo Ministrio do Meio Ambiente como Reserva da Biosfera, o que permite a alocao de recursos oramentrios para a proteo e planos de recuperao dos seus ambientes naturais. Para fins de proteo, a Lei Federal 11.428/06 considera o bioma Mata Atlntica abrangendo, entre outras, as seguintes formaes florestais: Floresta Ombrfila Densa, Floresta Ombrfila Mista, Floresta Ombrfila Aberta e Floresta Estacional Semidecidual. O Paran apresenta mosaicos de unidades de conservao federal e estadual que constituem, juntamente com reas contguas do norte de Santa Catarina e sul de So Paulo, a maior rea contnua de Mata Atlntica do Brasil. Desde as medidas adotadas pelos sucessivos governos a partir da dcada de 90, o bioma Mata Atlntica teve sua composio original, em todo Brasil, restaurada de 7% para 30%.

2.

3.

4.

Assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

25 - A emergncia da educao ambiental e sua incorporao pelas escolas nos diferentes nveis de ensino resultado de uma mudana histrica da relao do ser humano com as questes ambientais. Sobre a educao ambiental, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Os valores ambientais se consolidam atravs de diferentes meios, como os princpios ecolgicos bsicos, a filosofia e a tica poltica e social. A educao ambiental desponta ao longo dos anos como ferramenta metodolgica fundamental para contribuir para o acesso das populaes de localidades com baixo IDH cultura. Devido estrutura curricular fragmentada das instituies de ensino, a educao interdisciplinar reduziu-se incorporao de uma conscincia ecolgica ao currculo tradicional. A relao dos povos tradicionais com o ambiente remete a valores de forte cunho simblico e religioso, o que torna mais difcil o acesso dos educandos desses povos construo do conhecimento sobre educao ambiental.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

26 - Os ambientes naturais so espaos para inmeras aes de educao ambiental, e cada ambiente possui atributos que determinam os objetivos e estratgias a serem adotados. Sobre essas aes, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Programas de educao ambiental em zonas de amortecimento constituem estratgias para conter o efeito da ao antrpica depredatria em reas protegidas. Atividades de difuso do conhecimento sobre vulnerabilidade ecossistmica constituem uma temtica da educao ambiental fundamental para comunidades situadas em reas de risco ambiental. O planejamento das aes educativas em reas naturais deve considerar os indicadores sociais da populao residente no interior de Unidades de Conservao de Proteo Integral. Estratgias de educao ambiental devem constar do Plano de Manejo de uma unidade de conservao, adequando-se s normas estabelecidas pelo rgo responsvel por sua administrao. Atividades de educao ambiental junto a comunidades isoladas permitem, a partir da adoo de estratgias especficas, o acesso da populao cultura e ao conhecimento.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

27 - A consolidao de uma determinada poltica pblica, seja ela social ou ambiental, ainda determinada a partir do conceito de populao homognea, influenciado pela biologia e pela geografia, e que caracteriza o modelo de ao pblica verticalizada de cima para baixo. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. O modelo de cima para baixo corresponde construo de polticas pblicas que tm como ponto de partida os diagnsticos participativos. A afirmativa do enunciado caracteriza a ao do Estado em um processo dito civilizatrio. Os territrios, enquanto matriz social, cultural e poltica de uma determinada populao, so profundamente afetados pelo modelo de ao pblica apresentado no texto do enunciado. As polticas pblicas socioambientais necessitam de suporte de instrumentos de diagnsticos, tambm denominados instrumentos fitossociolgicos. O Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) configura-se, conceitualmente, como instrumento de polticas pblicas de baixo para cima, uma vez que determinado por uma base de dados de sistemas de informao geogrfica.

Assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 4 e 5 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

28 - A figura ao lado apresenta a diversidade de espcies de bivalves no mundo. As linhas de contorno no mapa indicam o nmero de espcies de bivalves prximas costa e da plataforma continental (mariscos, mexilhes, leques e seus parentes), encontradas nos locais no interior das linhas de contorno. Alm disso, apresentam os principais paralelos do equador em direo aos polos. Com base na figura, correto afirmar que: a diversidade de moluscos diminui de acordo com a presena de grandes centros urbanos, por causa da poluio. b) o nmeros de espcies aumenta marcadamente em direo aos polos, principalmente Antrtida. c) o nmero de espcies favorecido pelas grandes reas estuarinas do mundo. *d) a maior diversidade ocorre nos trpicos, particularmente no Pacfico leste e na regio do Pacfico prxima Austrlia. e) as espcies decrescem nas reas de maior consumo desses animais como alimento na dieta dos pases. a)

(Figura adaptada de Stehli, F.G.; McAlester, A.L.; Helsley, C.E., 1967 Geol. Soc. Am. Bull. 78:455 (1967) apud Ricklefs, R.E., Economia da Natureza)

www.pciconcursos.com.br

10

29 - Segundo os marcos conceituais definidos pelo Ministrio do Turismo, o ecoturismo um segmento da atividade turstica que utiliza, de forma sustentvel, o patrimnio natural e cultural, incentiva sua conservao e busca a formao de uma conscincia ambientalista atravs da interpretao do ambiente, promovendo o bem-estar das populaes. Sobre o ecoturismo, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Tambm chamado turismo ecolgico, foi introduzido no Brasil no final dos anos 80, seguindo a tendncia mundial de valorizao do meio ambiente. Campanhas de conscientizao de veranistas quanto aos resduos slidos deixados nas praias so consideradas uma modalidade de turismo ecolgico. A partir do conceito apresentado pelo Ministrio do Turismo, os projetos mais modernos de resorts no Brasil so considerados como referncia em ecoturismo. Apesar da vocao para o ecoturismo, o litoral do Paran apresenta srias restries, uma vez que proibido o uso econmico de qualquer rea natural protegida prevista pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservao. O ecoturismo e o turismo de base comunitria tm relao direta com o desenvolvimento sustentvel: ambos se baseiam em atitudes conservacionistas e esto atrelados ao desenvolvimento do ser humano e gerao de renda.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 5 so verdadeiras. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

30 - No dia 11 de maro deste ano, o litoral paranaense viveu um dos piores desastres naturais de sua histria recente. Os municpios de Paranagu, Morretes, Antonina e Guaratuba sofreram com enchentes e deslizamentos que provocaram grandes prejuzos economia e ao cotidiano de muitas comunidades da regio. Sobre desastres naturais causados por chuvas, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Os deslizamentos so potencializados pela presena de florestas midas, tambm chamadas de ombrfilas, que deixam os solos permanentemente encharcados. Eroses em topografias declivosas so consideradas processos naturais e sempre existiram na histria do planeta. A determinao de reas de risco de ocupao humana deve, metodologicamente, ser realizada sempre aps eventos de grande magnitude, a fim de estabelecer os parmetros hidrolgicos de escoamento da gua. As enchentes so menos impactantes integridade humana que a fora dos deslizamentos. Nas condies de emergncia ou calamidade pblica, os governantes podem contratar pessoas, servios e obras sem licitao. Podem tambm obter recursos federais ou estaduais mesmo que estejam em dbito com a Unio ou o Estado.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3, 4 e 5 so verdadeiras.

31 - A gua constitui um dos compostos de maior distribuio e importncia na crosta terrestre. Sua importncia para a vida est no fato de que nenhum processo metablico ocorre sem a sua ao direta ou indireta. Foram suas propriedades anmalas, comparando com outros compostos, que possibilitaram o surgimento e a manuteno da vida na Terra (Esteves. Fundamentos de Limnologia, 1998). Sobre a influncia das propriedades fsico-qumicas da gua sobre a biota, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Detergentes e outras substncias tensoativas so os principais responsveis pelas alteraes na densidade da gua, podendo causar danos s comunidades planctnicas. Lagos ricos em macrfitas aquticas ou com florao de algas podem ter a tenso superficial reduzida, devido ao aumento na quantidade de substncias orgnicas dissolvidas excretadas por esses organismos. O alto calor especfico da gua traz como importante consequncia ecolgica a estabilidade trmica dos ecossistemas aquticos. Como a viscosidade da gua aumenta com a elevao da temperatura, em lagos temperados os organismos necessitam desenvolver mecanismos mais eficazes para diminuir o seu tempo de afundamento, em comparao com os organismos de lagos tropicais.

Assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

11

32 - Produo primria corresponde ao aumento de biomassa em um dado intervalo de tempo, mais todas as perdas ocorridas nesse perodo. Dessa maneira, a produo primria a quantidade de matria orgnica acrescida pela fotossntese ou quimiossntese em um dado intervalo de tempo (Esteves. Fundamentos de Limnologia, 1998). Sobre produo primria, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A respirao e a taxa de afundamento no exercem grande influncia sobre as perdas da comunidade fitoplanctnica. A poro da coluna dgua que recebe 100% da iluminao solar a regio de melhor condio para realizao da fotossntese. Em lagos, a distribuio dos nutrientes principalmente controlada pela estratificao trmica da coluna dgua. Nutrientes como zinco, silicato, enxofre e nitrato so considerados como limitantes da produtividade primria do fitoplncton.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

33 - Os desastres naturais que ocorreram em maro de 2011 na Floresta Atlntica afetaram principalmente reas naturais na Serra da Prata do parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e ainda so muito recentes para se avaliar os efeitos sobre a biodiversidade local. Se tais eventos afetaram diretamente uma populao de espcie endmica desse local, o mais provvel que essa espcie seja afetada: a) b) pela presena de predadores que sero beneficiados pela exposio de ambientes favorveis sua proliferao. pela competio interespecfica, pois o baixo nmero de indivduos dessa espcie competir pelos escassos recursos alimentares. *c) pela vulnerabilidade, dada a dificuldade que uma populao pequena possui de reagir a doenas e parasitas. d) pelo aumento do endocruzamento, visto que as espcies remanescentes podero cruzar entre si. e) pelo isolamento geogrfico, que favorecer uma nova onda de especiao, favorecendo a diversidade local.

34 - As matas ciliares, tambm denominadas florestas ribeirinhas, so florestas ocorrentes ao longo dos cursos dgua e no entorno das nascentes, sendo de vital importncia na proteo de mananciais, controlando a chegada de nutrientes, sedimentos e a eroso das ribanceiras. Atuam na interceptao e absoro da radiao solar, contribuindo para a estabilidade trmica da gua, determinando, assim, as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas dos cursos dgua. Sobre as matas ciliares, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. As matas ciliares, pelo fato de acompanharem o curso de uma bacia hidrogrfica, so tambm denominadas corredores de biodiversidade. Correspondem a reas de intensa ciclagem de nutrientes e, por isso, apresentam remanescentes florestais com maior densidade absoluta (indivduos/ha) e dominncia absoluta (rea basal do txon/ha) do que os remanescentes de reas distantes de cursos dgua. A proteo de matas ciliares regida pela Lei Federal 4.771/65, que as define como reas de preservao permanente e cuja largura a ser protegida dependente da largura do curso d gua que a floresta margeia. A degradao de matas ciliares tem relao direta com o desaparecimento de certas espcies de peixes. De acordo com o Cdigo Florestal, a restaurao de matas ciliares com espcies exticas permitida desde que essas espcies representem um bem econmico para as comunidades locais.

3. 4. 5.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras.

35 - A maior parte da sociedade humana vive como se fosse a ltima gerao. Uma afirmao como essa indica que os valores atuais de nossa sociedade esto baseados: a) b) c) d) *e) no desenvolvimento sustentvel em busca do equilbrio ambiental. no desenvolvimento social e diminuio das desigualdades sociais. na preservao ambiental. no consumo consciente. no desenvolvimento econmico, sobretudo.

www.pciconcursos.com.br

12

36 - Fenmenos de enchentes e deslizamentos tm sido frequentemente observados nos ltimos anos no pas e so reflexo, entre outros fatores, das caractersticas hidrolgicas das bacias hidrogrficas. Sobre as caractersticas hidrolgicas relacionadas ao fenmeno de enchentes e deslizamentos, considere as seguintes afirmativas: 1. Se o fator de forma de uma bacia hidrogrfica dado pela razo entre sua rea e o quadrado do comprimento do seu eixo principal, bacias de fator de forma maior tm maior chance de sofrer inundaes do que bacias de menor fator de forma. Se a densidade de drenagem de uma bacia hidrogrfica dada pela razo entre o comprimento total de todos os canais e a rea total da bacia, em geral pode-se considerar que bacias com alto teor de argilitos apresentam alto ndice de drenagem, enquanto que outras com substrato predominante de arenitos apresentam baixa densidade de drenagem. A declividade influi na relao entre a precipitao e o deflvio, principalmente devido ao aumento da velocidade de escoamento superficial, o que reduz, em consequncia, a possibilidade de infiltrao da gua no solo. O fator orientao da bacia hidrogrfica afeta as perdas por evapotranspirao, devido a sua influncia sobre a quantidade de radiao solar recebida pela bacia. Esta pode, sem dvida, afetar as relaes entre a precipitao e o deflvio.

2.

3. 4.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

37 - Sobre a Poltica Nacional de Meio Ambiente, correto afirmar: *a) Toda atividade industrial pblica e privada deve ser exercida em consonncia com as diretrizes da Poltica Nacional de Meio Ambiente. b) O SISNAMA, Sistema Nacional de Meio Ambiente, o rgo consultivo e deliberativo da Poltica Nacional de Meio Ambiente. c) Apesar do SISNAMA ser considerado rgo superior, ele est subordinado ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). d) Alm de rgos e entidades da esfera pblica, podem ser integradas ao SISNAMA as fundaes particulares que trabalhem diretamente com a qualidade ambiental. e) As esferas municipais, por estarem integradas ao CONAMA, no tm autonomia para elaborar normas e padres relativos ao meio ambiente. 38 - Considere os seguintes instrumentos: 1. 2. 3. 4. 5. Zoneamento ambiental. Estabelecimento de padres de qualidade ambiental. Avaliao de Impactos Ambientais. Incentivos criao, produo e instalao de tecnologias que visem melhoria da qualidade ambiental. Criao de Agendas 21 locais.

So instrumentos da Poltica Nacional de Meio Ambiente: a) b) c) *d) e) 1 e 3 apenas. 2 e 4 apenas. 2, 4 e 5 apenas. 1, 2, 3 e 4 apenas. 1, 2, 3, 4 e 5.

39 - O ICMS Ecolgico um instrumento econmico que tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade das unidades de conservao. Sobre esse instrumento, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. O Paran foi o primeiro estado a adotar o ICMS Ecolgico e serviu de exemplo a muitos outros estados que adotaram esse mecanismo de incentivo conservao em seus ordenamentos jurdicos. O sistema de funcionamento do ICMS Ecolgico no Paran est baseado em dois critrios: reas protegidas e mananciais de abastecimento, possuindo cada um 2,5%, inteirando os 5% do critrio ecolgico presente na lei do ICMS, do total de 25% que so repassados aos municpios. O rigor quantitativo do instrumento permite o clculo dos valores de repasse aos municpios estritamente em funo da rea da unidade de conservao ou mananciais de abastecimento. O repasse anual aos municpios deve ser utilizado para melhorias nas unidades de conservao ou mananciais de abastecimento, sob o risco de a gesto municipal ser enquadrada em crime de responsabilidade fiscal.

3. 4.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

13

40 - O grfico ao lado representa o crescimento populacional de uma espcie qualquer ao longo de um determinado tempo. Analisando o grfico, assinale a alternativa que relaciona corretamente os dados aos acontecimentos em ecossistemas brasileiros. a) H impossibilidade de ocorrncia desse tipo de crescimento populacional em ecossistema de manguezal, devido constante influncia da salinidade da gua marinha. b) Nos ecossistemas de restinga, a ocorrncia desse tipo de curva populacional rara, por ser dominada por pioneiras. c) Na floresta atlntica no ocorreria esse tipo de crescimento populacional, devido ao imenso endemismo da maioria das espcies exclusivas. *d) Esse tipo de crescimento pode ocorrer em qualquer ecossistema brasileiro, desde que ele proporcione condies favorveis espcie em questo. e) Esse tipo de crescimento populacional ocorre somente em reas agrcolas de monocultura.

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться