Вы находитесь на странице: 1из 7

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIN PARAN

LEI N 965, DE 17 DE OUTUBRO DE 2007.

Origem: Projeto de Lei n 037/2007.

DISPE SOBRE A

CONTRATAO

DE

PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO, PARA ATENDER DE A NECESSIDADE EXCEPCIONAL

TEMPORRIA

INTERESSE PBLICO, NOS RGOS DA ADMINISTRAO DIRETA DO PODER

EXECUTIVO MUNICIPAL.

FRANCISCO MARQUES NETO, Prefeito Municipal de Pin, Estado do Paran, faz saber a toda a populao do Municpio, que a Cmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

Art. 1 - Para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico, os rgos da Administrao Direta do Poder Executivo Municipal podero efetuar contratao de pessoal por tempo determinado, nas condies, prazos e regime especial previstos nesta lei.

Pargrafo nico As contrataes a que se referem o caput deste artigo dar-se-o sob a forma de contrato de regime especial.

Art. 2 - Consideram-se como de excepcional interesse pblico as contrataes por tempo determinado que visam:

I atender situao de calamidade pblica; II combater surtos epidmicos; III promover campanhas de sade pblica que no sejam de carter contnuo, mas eventuais, sazonais, temporrias ou imprevisveis, por fato alheio vontade da administrao pblica; IV atender ao suprimento de docentes e funcionrios de escolas e Centros de Educao Infantil da rede municipal de ensino, nas hipteses previstas na presente lei complementar; V realizar pesquisas estatsticas de campo; VI pessoal tcnico especializado ou operacional, para realizao, elaborao e execuo de projetos, servios e obras decorrentes de termos de cooperao, ajuste, convnio ou similar, com prazos determinados, bem como, implementados mediante acordos internacionais ou de mbito federal, desde que haja em seu desempenho subordinao do contratado ao rgo pblico, vedado o aproveitamento dos contratados em qualquer outra rea da administrao municipal;

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIN PARAN


VII atender ao suprimento de funcionrios nos rgos da administrao municipal, nas hipteses previstas na presente lei complementar.

1 - A contratao de funcionrios a que se refere os incisos IV e VII do artigo 2 ser efetivada exclusivamente para suprir a falta de docente e servidores de carreira decorrente de aposentadoria, demisso, exonerao, falecimento, afastamento para tratamento de sade e nos casos de licenas legalmente concedidas.

2 - A contratao decorrente de vacncia ou insuficincia de cargos, ser realizada pelo prazo suficiente criao ou ampliao de cargos, realizao do respectivo concurso pblico e desde que inexistente concurso pblico em vigncia para os respectivos cargos.

Art. 3 - O recrutamento do pessoal a ser contratado nos termos desta lei ser feito mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgao, inclusive atravs do Dirio Oficial do Estado e do Municpio.

1 - Os aprovados devero apresentar atestado de sade, expedido por mdico do trabalho pertencente ao quadro mdico do municpio, considerando-o apto para o exerccio da funo, objeto da contratao.

2 - O processo seletivo simplificado ser regulamentado por Edital, atendidos os seguintes pressupostos de validade: I ampla publicidade, inclusive da motivao da necessidade das contrataes; II estabelecimento de critrios objetivos de julgamento e avaliao, a serem estabelecidos no Edital de convocao; III inexistncia de critrios que dificultem a recorribilidade das decises da comisso de avaliao e julgamento, por parte dos candidatos, bem como pelo controle externo social; IV vinculao s regras do edital e classificao final do certame.

3 - O processo seletivo simplificado ter as suas caractersticas regulamentares adequadas s caractersticas e motivos das contrataes, admitida sua natureza sumria apenas para os casos de emergncia e urgncia.

Art. 4 - As contrataes sero feitas por tempo determinado, pelo prazo de 6 (seis) meses.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIN PARAN


1 - Permanecendo a necessidade que gerou a contratao na forma da presente Lei, os prazos estabelecidos neste artigo podero ser prorrogados por uma nica vez e at o prazo previsto no contrato original.

2 - As prorrogaes devem ser formalizadas em termo aditivo ao contrato inicial e encaminhadas para autorizao governamental, no prazo mximo de 10 (dez) dias do termo final de vigncia do contrato e plenamente demonstrada a necessidade de prorrogao da contratao nos termos desta Lei.

Art. 5 - As contrataes na forma da presente Lei somente podero ser feitas com estrita observncia do inciso IX do artigo 37 da Constituio Federal bem como dos limites de gastos com pessoal e mediante prvia e expressa autorizao do Chefe do Poder Executivo Municipal.

1 - O caput do presente artigo no se aplica para as contrataes temporrias vinculadas a convnio ou termo de cooperao com prazo determinado, que contenha repasse de recursos para o pagamento do pessoal envolvido nas atividades, e desde que a receita no integre a receita corrente lquida, considerando-se apenas como gasto de pessoal o valor excedente ao considerado nos planos de aplicao dos recursos objeto de convnios, ajustes e termos de cooperao.

2 - As contrataes devero ser solicitadas pelos Diretores de Departamento, atravs de ofcio dirigido ao Chefe do Poder Executivo Municipal, contendo: I justificativa pormenorizada sobre a necessidade da contratao nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituio Federal; II caracterizao da temporariedade do servio a ser executado nos termos desta Lei; III peculiaridades relativas s funes a serem exercidas pelos contratados na forma desta Lei, como a carga horria semanal, salrio, local da prestao do servio e possveis necessidades de deslocamento da sede e necessidade de pagamento de gratificaes decorrentes da natureza da atividade a ser desenvolvida; IV a estimativa de custos da contratao, a origem e a disponibilidade dos recursos financeiros e oramentrios necessrios s contrataes.

3 - A Diviso de Pessoal dever manter relatrio pormenorizado das contrataes efetivadas para controle da aplicao do disposto nesta lei e da fora de trabalho.

Art. 6 - proibida a contratao, nos termos desta lei, de servidores que j pertencem ao quadro da Administrao Pblica Municipal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIN PARAN


1 - Excetua-se do disposto no caput deste artigo, a contratao para cargo de professor da rede municipal de ensino, respeitada as disposies do inciso XVI do artigo 37 da Constituio Federal.

2 - Sem prejuzo da nulidade do contrato, a infrao ao disposto neste artigo importar na responsabilidade administrativa da autoridade contratante e do contratado, inclusive em solidariedade quanto devoluo dos valores pagos ao contratado, desde que apurada a concorrncia deste.

Art. 7 - A remunerao do pessoal contratado, nos termos desta lei, ser fixada:

I nos casos dos incisos I a VII do artigo 2, em importncia no superior ao valor da remunerao inicial constante nos quadros de cargos e salrios do servio pblico, para servidores que desempenham funes semelhantes, ou, no existindo a semelhana, s condies do mercado de trabalho; II gratificao por atividade especfica concedida aos servidores pblicos do rgo ou entidade ocupantes de cargo similar quele para a qual est sendo feita a contratao.

Pargrafo nico Para efeito deste artigo, no se consideram as vantagens de natureza individual dos servidores ocupantes de cargos tomados como paradigma.

Art. 8 - O pessoal contratado nos termos desta Lei fica vinculado obrigatoriamente ao Regime Geral de Previdncia Social cujas contribuies devem ser recolhidas durante a vigncia da contratao.

Art. 9 - Aplicam-se ao pessoal contratado nos termos desta Lei os seguintes direitos: I afastamentos decorrentes de: a) casamento at 5 (cinco) dias; b) luto por falecimento do cnjuge, filho, pai, me e irmo, por at 5 (cinco) dias; c) licena para tratamento de sade e acidente de trabalho na forma da legislao previdenciria aplicvel ao Regime Geral; d) licena paternidade de 5 (cinco) dias; e) licena maternidade de 120 dias, na forma da legislao previdenciria aplicvel ao Regime Geral. II repouso semanal remunerado na forma da legislao vigente; III pagamento pelo trabalho no perodo noturno na forma da legislao vigente; IV o direito de petio na forma prevista pelos artigos 138 a 149 da Lei Municipal 960/2007 Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais;

Art. 10 O direito de requerer prescreve nos prazos previstos no artigo 144, da Lei Municipal 960/2007 Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIN PARAN


Art. 11 So deveres dos contratados, na forma da presente Lei, os incisos I a XII do artigo 150 da Lei Municipal 960/2007 Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais.

Art. 12 Ao contratado na forma da presente Lei vedada a prtica de atos previstos nos incisos I a XVIII do artigo 151 da Lei Municipal 960/2007 Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais.

Art. 13 O pessoal contratado nos termos desta Lei no poder: I receber atribuies, funes ou encargos no previstos no respectivo contrato; II ser novamente contratado com fundamento nesta Lei, antes de decorridos vinte e quatro meses do encerramento do contrato anterior.

Pargrafo nico A inobservncia do disposto neste artigo importar em nulidade do contrato sem prejuzo da responsabilidade administrativa das autoridades envolvidas na transgresso.

Art. 14 As infraes disciplinares atribudas ao pessoal contratado nos termos desta Lei sero apuradas mediante sindicncia a ser instaurada por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal, com prazo de concluso mximo de 30 (trinta) dias, assegurado o contraditrio e a ampla defesa, conforme disposto nos artigos 179 a 189 da Lei Municipal 960/2007 Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais.

Art. 15 O contratado na forma da presente Lei responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies, aplicando-se aos contratados na forma da presente Lei as prescries do artigo 176 da Lei Municipal 960/2007 Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais.

Art. 16 Os contratados na forma desta Lei sujeitam-se s seguintes penalidades: I advertncia, aplicada verbalmente em caso de mera negligncia; II repreenso, aplicada por escrito, em caso de desobedincia ou falta de cumprimento dos deveres e reincidncia em falta que tenha resultado na pena de advertncia; III resciso da contratao, nos termos desta Lei, no caso de incidncia de qualquer das hipteses previstas no artigo 166, da Lei Municipal 960/2007 Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais.

1 - motivo de resciso da contratao, nos termos desta Lei, a ausncia ao servio por mais de 7 (sete) dias teis, consecutivos, sem motivo justificado.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIN PARAN


2 - tambm motivo de resciso da contratao, nos termos desta Lei, a nomeao ou designao do contratado, ainda que a ttulo precrio ou em substituio, para o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana.

3 - Em caso de afastamentos a que se refere o inciso I do artigo 9 da presente Lei, os contratados devero apresentar justificativa ao rgo com antecedncia mnima de 24 (vinte e quatro) horas no caso previsto na alnea a e no prazo de 24 (vinte e quatro) horas aps a ocorrncia, nas situaes previstas nas alneas b, c, d e e, apresentando o documento de justificativa.

Art. 17 O contrato firmado de acordo com esta Lei extinguir-se-, assegurando-se o pagamento das verbas rescisrias, em especial 13 salrio proporcional, frias proporcionais acrescidas do tero constitucional: I pelo trmino do prazo contratual; II por iniciativa do contratado.

1 - A extino do contrato, no casos do inciso II, ser comunicada com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias.

2 - A extino do contrato, por iniciativa do contratante, decorrente de convenincia administrativa, importar no pagamento ao contratado de indenizao correspondente metade do que lhe caberia at o trmino do contrato.

Art. 18 Efetivada a contratao autorizada por esta Lei, o contratante encaminhar a respectiva documentao ao Tribunal de Contas do Estado, para fins de registro.

Art. 19 A contratao nos termos desta Lei no confere direitos nem expectativa de direito efetivao no servio pblico municipal.

Art. 20 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Pin/PR, em 17 de outubro de 2007.

FRANCISCO MARQUES NETO Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIN PARAN


Registrado e Publicado.

CLAUDEMIR JOS DE ANDRADE Diretor de Administrao e Finanas.

Вам также может понравиться