Вы находитесь на странице: 1из 13

A INTRUSA de Maurice Maeterlinck, traduo de F.

Rebello de Almeida A Intrusa um dos primeiros dramas de Maurice Maeterlinck e uma das obras mais caractersticas da dramaturgia simbolista, em que as potncias invisveis e fatais, cujas intenes ningum conhece, mas que o esprito do drama supe malficas, atentas a todas as nossas aes, hostis ao sorriso, vida, paz, felicidade... e que tomam geralmente a aparncia da morte, cuja presena infinita, tenebrosa, hipocritamente ativa, preenche todos os interstcios do poema - segundo o prprio autor. A morte o verdadeiro protagonista do drama. (N.T.) Personagens: O AV (cego) O PAI O TIO AS TRS FILHAS A IRM DE CARIDADE A CRIADA Compartimento sombrio de um velho castelo. Portas direita e esquerda uma outra, mais pequena, dissimulada, num ngulo. Ao fundo, janelas de vitral, em que predomina a cor verde, e uma grande porta, envidraada que abre para um terrao. A um canto, um grande relgio flamengo. Uma lmpada acesa. A ao decorre nos tempos modernos. A Filha Mais Velha Apesar disso vem-se as estrelas. O Av Parece-me que est aqui muito escuro. O Pai Vamos para o terrao ou ficamos neste quarto? O Tio No ser melhor ficarmos aqui? Toda a semana tem chovido e as noites esto hmidas e frias. A Filha Mais Velha Apesar disso vem-se as estrelas. O Tio Ora! As estrelas no provam coisa nenhuma. O Av Melhor ser ficarmos aqui. Nunca se sabe o que pode acontecer. O Pai No h razo para nos inquietarmos. Agora ela j est livre de perigo... O Av Pois eu creio que ainda no... O Pai Porque diz isso? O Av Ouvi-lhe h pouco a voz. O Pai Mas se os mdicos dizem que podemos estar tranquilos... O Tio Bem sabe que o seu sogro gosta de nos assustar sem motivo. O Av que eu no vejo como os outros. O Tio Por isso mesmo deve fiar-se naqueles que vem. Hoje tarde ela estava com timo aspecto. Agora est a dormir, e no devemos estragar a primeira noite sossegada que o destino nos consente... Parece-me que temos o direito de descansar, e at mesmo de rir um pouco, sem receio, esta noite. O Pai verdade, a primeira vez que me sinto em minha casa, entre os meus, depois daquele terrvel parto. O Tio Quando a doena entra numa casa, parece que um estranho se misturou famlia.

O Pai Mas nestas ocasies que se v como, fora da famlia, no se pode contar com mais ningum. O Tio Tem razo. O Av Porque no me deixaram ver hoje a minha pobre filha? O Tio Bem sabe que o mdico proibiu. O Av No sei o que devo pensar... O Tio No vale a pena assustar-se... O Av, indicando a porta da esquerda Ela no nos ouve? O Pai Se no falarmos alto... De resto os muros so espessos, e a irm de caridade que est junto dela avisa-nos se fizermos demasiado barulho. O Av, indicando a porta da direita E ele? O Pai Tambm no deve ouvir nada. O Av Dorme? O Pai Suponho que sim. O Av Talvez seja melhor ir ver. O Tio O pequeno inquieta-me mais do que a sua mulher. Desde que nasceu, quase no fez ainda um movimento, no gritou, no chorou... Dir-se-ia uma criana de cera. O Av Penso que mais tarde h-de vir a ser surdo, e talvez mudo. no que que do os casamentos entre primos... Silncio reprovador. O Pai Para que ele nascesse, a me teve de sofrer tanto... E eu quase lhe chego a querer mal por isso. O Tio Pobre pequeno, que culpa tem ele? preciso sermos justos. Est agora sozinho? O Pai O mdico no quer que ele fique no quarto da me. O Tio Mas tem a ama ao p? O Pai Mandei-a descansar uma ou duas horas. Bem o merecia, coitada. rsula, vai ver se o menino est a dormir. A Filha Mais Velha Sim, meu pai. As trs irms levantam-se, de mos dadas, entram no quarto da direita. O Pai A que horas ficou de vir a nossa irm? O Tio Pelas nove horas, creio. O Pai J passa das nove. Oxal que no falte: a minha mulher pediu muito que ela viesse. O Tio Vem, com certeza. a primeira vez que ela vem c? O Pai Nunca entrou nesta casa. O Tio -lhe difcil sair do convento. O Pai Vir sozinha? O Tio Suponho que uma freira a acompanhar. No podem sair sozinhas. O Pai Mas ela superiora. O Tio A regra igual para todas. O Av E no tem medo? O Tio E porque haviam de ter medo? No faalemos mais nisso. J h nada a recear. O Av A vossa irm mais velha? O Tio Sim, a mais velha de todos ns.

O Av No sei o que tenho, mas no me sinto sossegado. Gostaria que a vossa irm j aqui estivesse. O Tio Ela prometeu, no falta. O Av Gostaria que esta noite j estivesse passado! Tornam a entrar as trs filhas. O Pai E ento? Estava a dormir? A Filha Mais Velha Profundamente, meu pai. O Tio Que vamos ns fazer enquanto esperamos? O Av Enquanto esperamos o qu? O Tio Que chegue a nossa irm. O Pai rsula no vs ningum aproximar-se? A Filha Mais Velha, junto da janela No, meu pai. O Pai E na alameda, vs da a alameda? A Filha Mais Velha Sim, meu pai: o luar ilumina-a at ao bosque de cipestres. O Av E no vs ningum? A Filha Mais Velha No, av, ningum. O Tio Como est o tempo? A Filha Mais Velha Lindo... No ouvem os rouxinis? O Tio Oio, oio. A Filha Mais Velha Levantou-se agora um pouco de vento na alameda. O Av Um pouco de vento na alameda? A Filha mais Velha Sim, as folhas das rvores estremecem levemente. O Tio estranho que a minha irm no tenha ainda chegado. O Av Agora j no se ouvem os rouxinis. A Filha mais Velha Parece-me que algum entrou no jardim, av. O Av Quem? A Filha Mais Velha No sei, no se v ningum. O Tio Certamente no era ningum. A Filha Mais Velha H de haver algum no jardim. Os rouxinis emudeceram de repente. O Av Mas no se ouvem passos... A Filha mais Velha Algum se aproxima do lago... Os cisnes esto com medo. O Pai E no vs ningum? A Filha mais Velha Ningum, meu pai. O Pai Mas o luar bate em cheio no lago... A Filha Mais Velha Por isso mesmo que eu vejo que os cisnes esto com medo O Tio Tenho a certeza de que foi a nossa irm que os assustou. Deve ter entrado pela porta mais pequena. O Pai Porque ser que os ces no ladram? A Filha mais Velha Vejo o co de guarda escondido no fundo de sua casota. E os cisnes fogem para outra margem!... O Tio a nossa irm que os assusta. Vou cham-la. Chama para for a. s tu, minha irm? s tu? No est ningum l fora. A Filha Mais velha Tenho a certeza de que algum entrou no jardim. O Tio Se fosse ela teria respondido! O Av rsula, os rouxinis no tornaram a cantar? A Filha Mais Velha Nem um s se ouve...

O Av Mas no h rudos na noite. O Pai Faz um silncio de morte. O Av S um desconhecido os poderia assustar porque se fosse algum da casa eles no se calariam. O Tio Que importa agora os rouxinis? O Av Todas as janelas esto abertas, rsula? A Filha mais velha A porta envidraada est aberta de par a par, av. O Av Entrou de repente o frio neste quarto. A Filha Mais velha H um pouco de vento no jardim, av, que faz desfolhar as rosas. O Pai Fecha ento essa porta. J tarde. A Filha Mais Velha Sim, meu pai. No consigo fechar a porta. As Outras duas Filhas No conseguimos fech-la. O Av Que aconteceu, minhas filhas? O Tio No preciso dizer isso nesse tom. Eu ajudo-as a fechar. A Filha Mais velha No se consegue fech-la completamente. O Tio Ser por causa da humidade. V, todos ao mesmo tempo. Fora, deve haver qualquer coisa entre os batentes. O Pai O carpinteiro conserta-a amanh. O Av Ele vem c amanh? A Filha Mais velha Sim, av, para trabalhar na adega. O Av Mas ento vai fazer barulho! A Filha Mais velha Eu digo-lhe para no fazer. Ouve-se subtamente o rudo de uma foice que est sendo aguada l fora. O Av, estremecendo Oh! O Tio Que isto? A Filha Mais velha No sei bem. Parece-me que o jardineiro. Daqui no o vejo bem, deve estar na parte do jardim que o luar no ilumina. O Pai o jardineiro que vai ceifer. O Tio Durante noite? O Pai Amanh no domingo? , sim. Notei hoje que a erva em redor da casa tinha crescido muito. O Av Que barulho faz essa foice... A Filha Mais Velha ele que est a ceifar volta da casa. O Av Est a v-lo rsula? A Filha Mais Velha No, av. A sombra no o deixa ver. O Av Tenho medo que ele acorde a minha filha. O Tio Mal se ouve... O Av Pois eu ouo-o como se estivesse a ceifar dentro de casa. O Tio No h perigo, a doente no pode ouvi-lo. O Pai Parece-me que esta noite a lmpada no arde bem. O Tio Talvez precise de azeite. O Pai Ainda esta manh o puseram. Desde que se fechou a janela, a luz enfraqueceu. O Tio o vidro que est embaado. A Filha Mais Velha O Av adormeceu. H trs noites que no dormia. O Pai Coitado... Tem-se afligido muito. O Tio Aflige-se sempre mais do que devia. E h ocasies em que no d ouvidos a ningum.

O Pai Na sua idade desculpvel. O Tio Deus sabe o que ser de ns quando l chegarmos! O Pai Tem perto de oitenta anos. O Tio Ento no admira que s vezes nos parea estranho. O Pai Todos os cegos so assim. O Tio Pensam demais. O Pai Tm muito tempo a perder. E no tm mais nada que os distraia. O Tio Deve ser horrvel. O Pai Dizem que acabam por se habituar. O Tio No compreendo como isso possvel O Pai bem certo que infundem piedade. O Tio No saber onde se est, no saber de onde se vem nem para onde se vai, no distinguir o dia da noite nem o vero do inverno... e as trevas sempre nossa volta... Ah! Eu preferia no viver... absolutamente incurvel? O Pai Parece que sim. O Tio Mas ele no est completamente cego? O Pai Distingue apenas as grandes claridades. O Tio Todo cuidado pouco com os nossos pobres olhos. O Pai Por vezes acodem-lhe ao esprito estranhas idias. O Tio Sim, h ocasies em que no divertido est a ouv-lo. O Pai Diz tudo que lhe passa pela cabea. O Tio Mas dantes no era assim? O Pai No, dantes era to sensato como qualquer de ns; tudo o que dizia era normal. verdade que a rsula tem uma certa culpa: responde a tudo que ele pergunta... O Tio Melhor seria para ele que no respondesse. O relgio bate onze horas. O Av, acordando Estou voltado para o terrao? A Filha Mais Velha Dormiu bem, av? O Av Estou voltado para o terrao? A Filha Mais Velha Sim, av. O Av No est ningum no terrao? A Filha Mais Velha No, av, no vejo ningum. O Av Julguei que estivesse algum espera. No veio ningum? A Filha Mais Velha Ningum, av. O Av para o pai e o tio E a vossa irm ainda no chegou? O Tio J muito tarde; agora no creio que venha. Foi pouco gentil da sua parte. O Pai Comeo a ficar inquieto. Ouve-se um rudo, como de algum que entra na casa. O Tio Ela est a, no ouviram? O Pai Ouvi, algum entrou pelos subterrneos. O Tio Deve ser a nossa irm. Conheo-lhe os passos. O Av Oio algum que lentamente avana. O Pai Ela entrou quase semfazer barulho. O Tio Sabe que h um doente em casa.

O Av Agora j no oio nada. O Tio J no pode tardar. L embaixo ho dizer-lhe que estamos aqui. O Pai Ainda bem que ela veio. O Tio Eu tinha a certeza de que ela no faltaria esta noite. O Av Demora muito a subir a escada! O Tio No pode ser seno ela. O Pai No esperamos outra visita. O Av Continuo a no ouvir coisa nenhuma. O Pai Vou chamar a criada: assim saberemos o que se passa. Vai puxar o cordo da campanhia. O Av Agora j ouo rudo na escada. O Pai a criada que eu chamei. O Av Parece que no vem sozinha. O Pai Mas como sobe devagar! O Av Ouo os passos de vossa irm. O Pai Eu s ouo os da criada. O Av a vossa irm! Batem porta mais pequena. O Pai Eu vou abrir. S nos servimos desta porta quando queremos entrar sem ningum dar por isso. Entreabre a porta, a criada fica de fora, no limiar. O Av a vossa irm? O Tio Apenas vejo a criada. O Pai No vejo mais ningum com ela. criada Quem foi que entrou? A Criada Quem entrou aonde, meu senhor? O Pai C em casa; no acaba de entrar algum? A Criada No entrou ningum, meu senhor. O Av Quem se ouve suspirar? O Tio a criada que vem ofegante. O Av Est a chorar? O Tio E porque havia ela de chorar? O Pai, criada Ningum entrou? A Criada Ningum, meu senhor. O Pai Mas ns ouvimos abrir a porta! A Criada Fui eu que a fechei. O Pai estava ento aberta? A Criada Sim, meu senhor. O Pai Como se explica que estivesse aberta a essa hora? A Criada No sei, meu senhor. S se algum saiu depois de mim... O Pai preciso tomar cuidado! Mas no empurre a porta! No est a ver como ela range? A Criada Mas eu nem sequer a toquei!

O Pai No diga isso! Eu bem a vejo empurr-la como se quisesse entrar! A Criada No pode ser, eu estou afastada da porta! O Pai Fale mais baixo. O Av Apagaram a luz? A Filha Mais Velha No, av. O Av Parece-me que de repente tudo escureceu. O Pai , para a Criada Volte l para baixo, mas no torne a fazer barulho ao descer. A Criada Mas eu no fiz barulho. O Pai Ns bem ouvimos. Desa devagar para no acordar a senhora. E se vier algum, diga que no estamos. O Tio Isso mesmo, que no estamos. O Av, estremecendo No deviam ter disto isso! O Pai A no ser para minha irm e para o mdico. O Tio A que horas vir o mdico? O Pai depois da meia-noite. Fecha a porta. O relgio deixa cair uma badalada de meia hora. O Av Ela entrou? O Pai Quem? O Av A Criada. O Pai No, desceu para a cozinha. O Av Parece-me que tinha sentado mesa. O Tio A Criada? O Av Sim. O Tio Era o que faltava! O Av Ningum entrou neste quarto? O Pai No, ningum. O Av E a vossa irm no est aqui? O Tio At agora ainda no veio. O Av Esto-me a me enganar! O Tio A engan-lo? O Av rsula, dize-me a verdade, pelo amor de Deus! A Filha Mais Velha Av, av! O que tem? O Av Aconteceu alguma coisa! Tenho a certeza de que a minha filha est pior... o Tio Est a sonhar? O Av No me querem dizer! Mas eu vejo que aconteceu alguma coisa... O Tio Nesse caso, v melhor do que ns. O Av rsula, dize-me a verdade! A Filha Mais Velha Mas ns estamos a dizer a verdade, av! O Av A tua voz est diferente! O Pai Porque a assusta com essas perguntas? O Av, voltando-se para o pai E a sua tambm! O Pai Endoideceu! O Pai e o Tio trocam sinais dando a entender que o Av perdeu a razo. O Av Bem vejo que esto com medo!

O Pai Medo? Medo de qu? O Av Porque que me querem enganar? O Tio Ningum pensa em engan-lo. O Av Porque que apagaram a luz? O Tio Mas ningum apagou a luz: est to claro como h pouco. A Filha Mais Velha Parece-me que a lmpada baixou. O Pai Eu no noto diferena nenhuma. O Av Sinto grandes crculos negros que pesam nas plpebras! Minhas filhas, digam-me o que se passa aqui! Diga, por amor de Deus! Vocs podem ver, mas eu estou aqui sozinho, perdido no meio da escurido... desta escurido que no tem fim! No sei quem veio sentar-se ao meu lado, no sei o que se passa minha volta! Porque esto a falar em voz baixa? O Pai Ningum falou em voz baixa. O Av Falaram sim, ao p da porta. O Pai No est ningum ao p da porta. O Av Tenho a certeza de que entrou algum neste quarto. O Pai Torno a dizer-lhe que ningum entrou! O Av Quem foi? A vossa irm ou um padre? No procurem enganar-me. rsula, quem foi que entrou? A Filha Mais Velha Ningum, av. O Av No procurem enganar-me, eu sei o que digo! Quantas pessoas esto aqui? A Filha Mais Velha Somos seis volta da mesa, av. O Av Todos volta da mesa? A Filha Mais Velha Todos volta da mesa? A Filha Mais Velha Sim, av, todos. O Av Todos esto a? O Pai Estou sim. O Av E o Oliveiros? O Tio Tambm estou, no lugar de costume. Mas no acha que j tempo de acabar com esta brincadeira? O Av Ests a, Genoveva? Uma das Filhas Estou sim, av. O Av E tu, Gertrudes? A Outra Filha Tambm estou. O Av E a rsula? A Filha Mais Velha Estou bem ao seu lado, av. O Av E ali, quem que est sentado? A Filha mais Velha Aonde, av? Ali? No est ningum. O Av Ali, ali, no meio de ns? A Filha Mais Velha J lhe disse, av, no est ningum! O Av Vocs que no vem! O Tio Est a brincar? O Av Juro-lhes que no sinto o menor desejo de brincar! O Tio Ento acredite naqueles que tm olhos para ver. O Av, indeciso Julguei que houvesse mais algum... Sinto que j no hei de viver muito tempo... O Tio Porque razo havamos de engan-lo? Com que inteno? O Pai Cedo ou tarde teramos sempre que lhe dizer a verdade. O Tio De que serve enganarmo-nos uns aos outros?

O Pai No poderia viver indifinidamente no erro. O Av, tentando levantar-se Ah, como eu desejaria poder rasgar esta nvoa! O Pai Para onde quer ir? O Av Para ali... O Pai No esteja assim inquieto. O Tio Est hoje to estranho! O Av So vocs que me parecem estranhos! O Pai Que procura? O Av No sei o que tenho. A Filha mais Velha Av, av, diga-me: o que precisa? O Av Dem-me as vossas mos, minhas filhas. As Trs Sim, av. O Av Porqu esto a tremer tanto? A Filha Mais Velha Mas ns no estamos a tremer, av. O Av E como esto plidas, as trs! A Filha Mais Velha tarde, av, e estamos cansadas. O Pai Deviam deitar-se, e o av tambm faria melhor se fosse descansar um pouco. O Av Esta noite no serei capaz de dormir. O Tio Ficamos ns espera do mdico. O Av Deixem-me ver a minha pobre filha! O Pai Bem sabe que impossvel; no devemos acord-la inutilmente. O Tio Amanh a ver. O Av No se ouve rudo nenhum no quarto dela. O Tio Se se ouvisse que era motivo para sustos. O Av H muito tempo que no vejo minha filha... Ontem noite peguei-lhe nas mos sem poder v-la! J no sei como ela ... J no conheo o seu rosto... Como ela deve estar diferente, ao cabo de todas essas semanas... Senti-lhe os ossos da cara quando a afaguei. Entre mim e ela agora s h a escurido... A escurido e todos vs!... Assim no posso viver... nem isto viver... Esto todos a olhar para mim, para os meus olhos sem vida, e ningum sente piedade! No sei o que tenho... Nunca dizemos o que deveramos dizer... e quando se pensa, tudo to terrvel! Mas porque que se calaram? O Tio Que havemos ns de dizer, se no acredita em ns? O Av Tm medo de se denunciar! O Pai Vamos, seja sensato! O Av H muito que me escondem qualquer coisa. Alguma coisa aconteceu nesta casa... E agora que eu comeo a compreender. H muito tempo que me enganam! Jugam que eu nunca viria a saber? H ocasies que eu sou menos cego que do que os outros, entendem? H dias e dias que os ouo falar em voz baixa, como se estivessem na casa de um enforcado! No me atrevo a dizer o que sei esta noite... Mas hei de saber a verdade! Espero que me digam a verdade, embora, apesar de tudo, h muito que saiba! E agora sinto que esto todos mais plidos que os mortos! As trs Filhas Av! Av! O que tem, av? O Av No de vocs que eu estou a falar, minhas filhas... No, no de vocs... Bem sei que vocs me diriam a verdade, se eles deixassem! De resto, tenho a certeza de que tambm vocs foram enganadas por eles... Havemos de ver! Havemos de ver! O Pai Julga verdadeiramente que a minha mulher est em perigo? O Av No continuem a tentar enganar-me; agora j tarde, e eu sei a verdade melhor do que todos! O Tio Mas ns no somos cegos!

O Pai Quer entrar no quarto da sua filha? H aqui um engano e um mal entendido a que preciso por fim. Quer entrar? O Av, subtamente indeciso No, no... Agora no... Ainda no... O Tio Bem v que no est a ser razovel. O Av Nunca se sabe tudo o que um homem no pde dizer durante a sua vida! Quem est a fazer este barulho? A Filha Mais Velha a luz que treme av. O Av Parece-me bem agitada... bem agitada... A Filha Mais Velha o vento que a faz estremecer... O Tio Agora no h vento, as janelas esto fechadas. A Filha mais Velha Est quase a apagar-se. O Pai J no tem azeite. A Filha Mais Velha Pronto. Apagou-se. O Pai No podemos ficar assim s escuras. O Tio E porque no? Eu j estou habituado. O Pai H uma luz no quarto de minha mulher. O Tio Iremos busc-la quando o mdico chegar. O Pai certo que a luz que vem de fora chega para iluminar este quarto. O Av H claridade l fora? O Pai Mais do que aqui. O Tio Eu gosto de conversar s escuras. O Pai Tambm eu. Um silncio. O Av Que barulho faz o relgio! A Filha Mais Velha porque estamos calados, av. O Av E porque foi que se calaram? O Tio De que havamos ns de falar? Que estranhas coisas tem dito esta noite! O Av O quarto est muito escuro? O Tio Sim, a luz pouca. Um silncio. O Av No me sinto bem. rsula, abre um pouco a janela. O Pai Sim, minha filha, abre um pouco a janela; tambm eu comeo a sentir necessidade de respirar. A filha abre a janela. O Tio Francamente, acho que estamos aqui fechados h demasiado tempo. O Av Abriste a janela? A Filha Mais Velha Sim, av, de par em par. O Av Dir-se-ia que continua fechada. No vem o mais pequeno som l de fora. A Filha Mais Velha verdade, av, no se ouve nada. O Pai Que extraordinrio silncio! A Filha Mais velha Se um anjo voasse neste exato momento, ouvia-se! O Tio Por isso que eu no gosto do campo.

O Av Gostaria de ouvir um som qualquer. rsula, que horas so? A Filha Mais velha Quase meia noite, av. Neste momento, o Tio comea a caminhar de um lado para outro da cena. O Av Quem que est a andar de um lado para outro? O Tio Sou eu, sou eu, no se assuste. Senti necessidade de fazer um pouco de movimento. Silncio. Mas vou sentar-me outra vez. Silncio. O Av Gostaria de estar noutro stio. A Filha Mais Velha Aonde, av? O Av No sei, noutro quarto, mas no aqui! No aqui! O Pai Para onde queria que fssemos? O Tio muito tarde para irmos para outro stio. Silncio. Esto todos sentados, imveis, ao redor da mesa. O Av Que estou eu a ouvir, rsula? A Filha Mais Velha Nada, av, so as folhas que caem no terrao. O Av Vai fechar a janela, rsula. A Filha Mais velha Sim, av. Vai fechar a janela e torna a sentar-se. O Av Tenho frio. Silncio. E agora, o que isto que eu estou a ouvir? A Filha Mais velha Nada, av. Fui eu que apertei as mos. Silncio. O Av E agora? A Filha Mais velha No sei, av... talvez as minhas mos a tremer... O Av Tambm eu tenho medo, minhas filhas. Neste momento, um raio de lua atravessa os vitrais, entornando uma luz estranha sobre a cena. Comeam a soar as doze badaladas da meia-noite, e ouve-se, ao cair da ltima badalada, o vago som, de algum que rapidamente se levanta. O av estremece. O Av Quem foi que se levantou? O Tio Ningum se levantou. O Pai Eu no me levantei! As Trs Filhas Eu tambm no! Eu tambm no! Eu tambm no! O Av Algum se levantou da mesa! O Tio Acendam a luz! Neste momento ouvem-se gemidos, vindos do quarto da criana, D; esses gemidos continuam a ouvir-se at o final da cena.

O Pai Esto a ouvir? a criana! O Tio a primeira vez que ele chora! O Pai Vamos ver! O Tio Acendam a luz! Acendam a luz! Acendam a luz! Ouvem-se agora passos precipitados e surdos que correm do quarto da E. Depois um silncio de morte. Todos escutam, num terror mudo, at que a porta do quarto da E. Se abre lentamente e a luz do quarto penetra em cena. No limiar da porta aparece a Irm de caridade, vestida de negro, se inclina e faz o sinal para anunciar a morte da mulher. Os outros compreendem e, depois de um momento de indeciso e terror, entram silenciosamente na cmara morturia, deixando o cego sozinho em cena. Este levanta-se e, tateando, gira em redor da mesa, procurando orientar-se. O Av Onde vo? Onde vo? No me deixem sozinho.

Вам также может понравиться