Вы находитесь на странице: 1из 15

Era uma vez...

Sim, ela nasceu na Itlia! Embora os egpcios j

utilizassem a mistura de trigo, amido e gua h mais de 5000 anos, foi no continente europeu que a receita tomou forma como a conhecemos hoje, quando os italianos adicionaram o tomate, trazido das Amricas no sculo 16.

Em 1889, Raffaele Esposito, ento o mais

famoso pizzaiolo da poca, convidado para preparar sua especialidade para o rei Umberto I e a rainha Margherita, decidiu criar um sabor especialmente para a ocasio. Ele utilizou tomate, azeite, mozarela e manjerico - vermelho, branco e verde, as cores da bandeira italiana. A rainha gostou tanto que Esposito homenageou-a, nascendo assim uma das mais famosas pizzas do mundo.

Equivalncias e Medidas
xic = xcara de ch cs = colher de sopa cc = colher de ch
gua 1 xic = 240g 1 cs = 15g 1 cc = 5g Fermento Seco 1 cs = 10g 1 cc = 4g Farinha 1 xic = 120g 1 cs = 7,5g 1 cc = 2,5g Fermento Seco = 3x Fermento Fresco Sal 1 cs = 13g 1 cc = 5g

DICA:
- os pesos sempre variam de utenslio para utenslio, por isso recomendada a utilizao de uma balana. Os resultados justicam o investimento.

Ingredientes
Rendimento: 3 pizzas de 30cm (300g cada) 370g Farinha Branca 160g Farinha Integral 395g de gua Morna 10,5g de Sal 5g de Fermento Seco ou 15g de Fermento Fresco

DICA:
- nunca adicione gua fervente a mistura, pois matar o fermento. Faa um teste: coloque o dedo na gua e se puder permanecer por 5 segundos, a temperatura est ideal. - nunca misture o fermento diretamente ao sal.

Utenslios
Esptula de Plstico: encontrada em ferragens. Tijolos Refratrios: encontrado em lojas de construo. P: em Porto Alegre possvel encontrar um conjunto com p, pedra refratria e cortador no Sam"s Club (Avenida Sertrio 6600).

Preparo
1. Misturar as duas farinhas. 2. Adicionar o fermento a gua e misturar bem. Em seguida, adicionar 75% da mistura de farinhas e misturar com uma colher de pau, por cerca de 3 minutos. 3. Tampar ou cobrir com um plstico lme e deixar repousar por 20 a 30 minutos. 4. Adicionar o sal e misturar. Adicionar aos poucos o restante das farinhas. 5. Quando toda a farinha houver sido agregada a massa, despeje-a em uma superfcie de trabalho, sem polvilhar mais farinha. 6. Trabalhar at obter uma massa lisa e homognea. Cerca de 30 minutos. 7. Cobrir com um pote e esperar 10 minutos. Formar uma bola, selando a massa, e reservar por 1 hora. Cobrir com um pano e o pote. 8. Dividir a massa em 3 partes iguais, formando bolas. Novamente repousar, desta vez, por 30 minutos. Nesta etapa pode-se usar potes individuais untados com azeite. 9. Com o auxilio de um rolo, abrir as massas.

Para Assar
Na Pedra
1. pr-aquecer o forno a temperatura mxima com 1 hora de antecedncia. Essa etapa fundamental para que a pedra atinja a temperatura ideal para o cozimento. 2. montar a pizza (molho e cobertura). 3. com o auxlio de uma p, transferir a pizza para o forno. Cuidado, a pedra estar muito quente. 4. Assar por 4 a 5 minutos.

Na Forma Perfurada
1. pr-aquecer o forno a temperatura mxima com 30 minutos de antecedncia. 2. levar apenas o disco de massa ao forno, sobre a forma, por 1:30 min. 3. montar a pizza (molho e cobertura) 4. assar por 6 a 7 minutos.

Molho
Tomate Pelado em Lata
1. despejar o contedo da lata em um liquidicador. 2. utilizar a funo pulsar 1 a 3 vezes. 3. cada lata rende aproximadamente 6 pizzas. * Esse processo pode ser feito manualmente com o auxlio de uma faca e garfo.

Tomate Fresco (Italiano ou Longa Vida)


1. separar 2 tomates e retirar as partes verdes. 2. processar no liquidicador. 3. rende aproximadamente 3 pizzas.

DICAS:
- em ambos pode ser adicionado um pouco de sal, acar e/ou organo a gosto para quebrar a acidez. - no necessrio cozinhar, esse processo j ser feito no forno. Assim o molho ca mais doce e saboroso. - se preferir, retire a casca dos tomates frescos.

Pizza de Mozarela
3 cs de Molho de Tomate 150g de Queijo Mozarela Organo

Pizza de Margherita
3 cs de Molho de Tomate 100g de Queijo Mozarela Folhas Frescas de Manjerico

DICA:
- adicione as folhas de manjerico aps o cozimento da pizza. Assim elas no queimam e mantm seu aroma e sabor.

10

Pizza de Cebola Caramelizada e Gorgonzola


3 cs de Molho de Tomate 100g de Queijo Mozarela 50g de Queijo Gorgonzola 2 Cebolas Mdias (corte julienne) 2 cs de Manteiga 2 cs Acar 2 cs de Molho de Soja Pimenta do Reino

Cebola Caramelizada
1. partir as cebolas ao meio e cortar em tiras. 2. derreter a manteiga e esperar a espuma baixar. Adicionar o acar e em seguida as cebolas. 3. quando a cebola estiver macia e dourada, cerca de 15 minutos, agregar o molho de soja, e a pimenta a gosto. 4. retirar do fogo.

11

Pizza de Batata
3 cs de Molho de Tomate 100g de Mozarela 2 Batatas Mdias (em laminas) 70g de Queijo Gorgonzola Alecrim (picado) Sal

Batata
1. cortar as batatas em rodelas, com a casca. 2. deixar de molho em gua gelada e salgada por cerca de 1 hora. 3. secar as batatas com a ajuda de toalhas de papel. 4. rechear a pizza.

12

Pizza de Pesto
3 cs de Molho de Tomate 1 Cebola Roxa Mdia (corte julienne) 2 Maos de Manjerico 1 Dente de Alho 1 cs de Nozes 6 cs de Azeite Sal Pimenta do Reino

Pesto
1. triturar o manjerico, o alho e as nozes, junto do azeite, sal e pimenta em um processador ou liquidicador. * Esse processo pode ser feito manualmente com o auxlio de um pilo.

13

Quer manter contato?


Gui Lacerda guilacerda@gmail.com 51 8157-4850 Fbio Pradella fpradella@gmail.com 51 8423-3904

www.facebook.com/PizzaSessions

14

Вам также может понравиться