Вы находитесь на странице: 1из 21

1

INDUTOR
O indutor, tambm conhecido como solenoide ou bobina, um componente eltrico capaz de armazenar energia em um campo magntico gerado pela corrente que o circula. Essa capacidade chamada de indutncia e medida em Henrys (H). De maneira geral, um indutor composto por um fio condutor enrolado em forma de espiral. Cada volta da bobina chamada de espira e a sua quantidade influencia diretamente na intensidade do campo magntico gerado. Indutores so amplamente utilizados em circuitos analgicos e em processamento de sinais. Juntamente com capacitores e outros componentes, formam circuitos ressonantes, os quais podem enfatizar ou atenuar frequncias especficas. As aplicaes possveis vo desde o uso de grandes indutores em fontes de alimentao, como forma de remoo de rudos residuais, alm de bobinas de ferrite ou toroidais para filtragem de rdio-frequncia, at pequenos indutores utilizados em transmissores e receptores de rdio e TV. Indutores tambm so empregados para armazenamento de energia em algumas fontes de alimentao chaveadas. Dois ou mais indutores acondicionados juntos em um mesmo circuito magntico formam os chamados transformadores, os quais so elementos fundamentais em inmeros sistemas eltricos. Os indutores reais apresentam perdas devido resistncia eltrica dos condutores, alm de perdas magnticas geradas por correntes parasitas (correntes de Foucault), pela histerese e saturao do material, alm de outros fatores. As correntes parasitas so induzidas pela variao do fluxo magntico em corpos metlicos. So vantajosas em algumas aplicaes, mas extremamente nocivas em muitos casos, pois acarretam grande dissipao de energia, principalmente na forma de calor. A histerese magntica pode ser entendida, de forma bastante simplificada, da seguinte maneira: um material, ao ser submetido a um campo magntico, retm um fluxo magntico residual, mesmo aps haver cessado o campo magntico. Tal "efeito memria" ocasiona grandes perdas em circuitos de corrente alternada, principalmente em altas frequncias. A histerese depende do tipo de material empregado, por isso, para cada aplicao ser empregado um material ferromagntico diferente. A saturao pode ser definida como o mximo de magnetizao que um material pode assumir. Um aumento do campo magntico acima do limiar de saturao no provocar nenhum aumento da magnetizao. Principais tipos de indutores:

Bobinas com ncleo de ar: So indutores que no utilizam ncleo de material ferromagntico. Possuem baixa indutncia e so utilizadas em altas frequncias, pois no apresentam as perdas de energia causadas pelo ncleo, as quais aumentam consideravelmente com a frequncia. Bobinas com ncleo ferromagntico: Empregam materiais ferromagnticos no ncleo, aumentando milhares de vezes o valor da impedncia, devido ao aumento e concentrao do campo magntico. Entretanto, apresentam diversos efeitos colaterais, tais como correntes de Foucault, histerese, saturao etc. Bobinas com ncleo laminado: Muito utilizadas em transformadores e outros indutores que operam em baixa frequncia. O ncleo dessas bobinas feito de finas camadas de ao-silcio, envolvidas por uma cobertura de verniz isolante. O verniz isolante previne a formao de correntes parasitas (Foucault) e a adio de silcio ao ao reduz a histerese do material. Bobinas com ncleo de ferrite: Feitas de um tipo de cermica ferrimagntica no condutora, no apresentando correntes parasitas, alm de baixa histerese. So empregas em altas frequncias, onde o material apresenta maior rendimento. Bobinas Toroidais: Em indutores em forma de basto, o campo magntico circula no s pelo ncleo, mas tambm pelo ar entre uma extremidade e outra da bobina. Isso causa grandes perdas, diminuindo o valor da indutncia. Um ncleo toroidal feito geralmente de ferrite e possui o formato de uma rosca, criando um caminho fechado para a circulao do campo magntico, aumentando, com isso, o valor da indutncia.

INDUTNCIA
Indutncia a grandeza fsica associada aos indutores, simbolizada pela letra L, medida em henry (H), e representada graficamente por um fio helicoidal.4 Em outras palavras um parmetro dos circuitos lineares que relaciona a tenso induzida por um campo magntico varivel corrente responsvel pelo campo. A tenso entre os terminais de um indutor proporcional taxa de variao da corrente que o atravessa. Matematicamente temos:

Onde: u(t) a tenso instantnea -> sua unidade de medida o volt (V) L a indutncia -> sua unidade de medida o Henry (H) i(t) a corrente instantnea -> sua unidade de medida o ampere (A) t o tempo (s)

Em um circuito constitudo de uma ou mais espiras, formando uma bobina perfeita (resistncia interna igual a zero) - quando percorrido por uma corrente eltrica produz um campo magntico, campo este que cria um fluxo que as atravessa. A capacidade de uma bobina de espiras em criar o fluxo com determinada corrente que a percorre denominada Indutncia (smbolo L) medida em "Henry" cujo smbolo H.

PROPRIEDADES
A corrente num circuito produz campo magntico e, portanto, fluxo magntico. Assim, qualquer variao da corrente conduzir a foras eletromotrizes induzidas no circuito. Se, por exemplo, fecharmos um interruptor num circuito de corrente contnua, a corrente no aumenta instantaneamente desde zero at um valor final, devido indutncia do circuito. A tendncia da corrente a aumentar bruscamente ser contrariada por uma corrente induzida oposta, que regula o aumento da corrente de forma gradual. Igualmente, quando se abrir o interruptor a corrente no passar a ser nula de forma instantnea mais de forma gradual.1

Indutncia mtua entre dois circuitos. Imaginemos dois circuitos, um ao lado do outro (figura ao lado). No primeiro circuito est ligada uma pilha que produz uma corrente, existindo uma resistncia varivel que permite alterar a intensidade dessa corrente. No segundo circuito no est ligada nenhuma fonte.1

A corrente no circuito 1 (lado esquerdo) produz fluxo magntico dentro do circuito 2, que dever ser diretamente proporcional corrente magntico: , que produz esse campo

Onde uma constante chamada (indutncia mtua) , que depende da forma dos circuitos e da distncia entre eles. A variao da corrente no circuito 1 induz uma fora eletromotriz no circuito 2:

No sistema internacional de unidades, a unidade da indutncia (volt vezes segundo, sobre ampere) o Henry, representada pela letra H.

AUTOINDUO

Linhas do campo magntico produzido pela corrente num circuito.

A corrente num circuito produz um campo magntico com linhas de campo que produzem fluxos de sentido contrrio na rea delimitada pelo circuito e no exterior do circuito (figura ao lado): De acordo com a lei de Biot-Savart, o campo magntico produzido pelo circuito diretamente proporcional corrente. Portanto, o fluxo magntico produzido por um circuito sobre si prprio, e proporcional corrente:

A constante

a autoindutncia do circuito. A

autoinduzida no prprio circuito :

Smbolo usado nos diagramas de circuito para representar a autoinduo.

Quanto maior for a rea do circuito, maior ser a sua autoindutncia. Para evitar uma autoindutncia elevada, que pode ser indesejada no caso de correntes variveis, a fonte num circuito no se liga como na figura acima, mas com dois fios colados uma ao lado do outro que ligam o dispositivo fonte. Assim, reduz-se a rea interna do circuito. Nas partes do circuito onde se deseja que a indutncia seja elevada, ligam-se bobinas com vrias voltas e, portanto, com rea interna elevada. Esses indutores representam-se nos diagramas de circuito com o smbolo da figura ao lado. Representa o valor da indutncia, medida em henrys no sistema internacional. O smbolo da autoinduo total do circuito coloca-se em alguma parte do circuito. Na anlise do circuito, esse dispositivo designado de (indutor) e representa um elemento passivo em que a diferena de potencial diretamente proporcional corrente:

CAMPO MAGNTICO
Campos magnticos cercam materiais em correntes eltricas e so detectados pela fora que exercem sobre outros materiais magnticos e eltricos em movimento. O campo magntico em qualquer lugar possui tanto uma direo quanto uma magnitude (ou fora), por tanto um campo vetorial. Compare campo magntico com campo gravitacional ou campo eltrico e ver que todos estes tm as caractersticas equivalentes. Tambm possvel definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor induo magntica e simbolizado por . Se pudermos colocar uma pequena bssola em um

ponto sob ao do campo o vetor ter direo da reta em que a agulha se alinha e sentido para onde aponta o polo norte magntico da agulha. Se pudermos traar todos os pontos onde h um vetor induo magntica associado veremos linhas que so chamadas linhas de induo do campo magntico. Estas so orientadas do polo norte em direo ao sul, e em cada ponto o vetor estas linhas. tangencia

As linhas de induo existem tambm no interior do m, portanto so linhas fechadas e sua orientao interna do polo sul ao polo norte. Assim como as linhas de fora, as linhas de induo no podem se cruzar e so mais densas onde o campo mais intenso.

Campo Magntico Uniforme


De maneira anloga ao campo eltrico uniforme, definido como o campo ou parte dele onde o vetor induo magntica igual em todos os pontos, ou seja, tem mesmo mdulo, direo e sentido. Assim sua representao por meio de linha de induo feita por linhas paralelas e igualmente espaadas.

A parte interna dos ims em forma de U aproxima um campo magntico uniforme.

Como os eltrons e prtons possuem caractersticas magnticas, ao serem expostos campos magnticos, interagem com este, sendo submetidos a uma fora magntica Supondo:

Campos magnticos estacionrios, ou seja, que o vetor campo magntico em cada ponto no varia com o tempo; no momento da interao; ;

Partculas com uma velocidade inicial

e que o vetor campo magntico no referencial adotado Podemos estabelecer pelo menos trs resultados:

Carga eltrica em repouso "Um campo magntico estacionrio no interage com cargas em repouso." Tendo um m posto sobre um referencial arbitrrio R, se uma partcula com carga q for abandonada em sua vizinhana com velocidade nula no ser observado o surgimento de fora magntica sobre esta partcula, sendo ela positiva, negativa ou neutra. Carga eltrica com velocidade na mesma direo do campo "Um campo magntico estacionrio no interage com cargas que tem velocidade no nula na mesma direo do campo magntico."

9 Sempre que uma carga se movimenta na mesma direo do campo magntico, sendo no seu sentido ou contrrio, no h aparecimento de fora eletromagntica que atue sobre ela. Um exemplo deste movimento uma carga que se movimenta entre os polos de um m. A validade desta afirmao assegurada independentemente do sinal da carga estudada.

Carga eltrica com velocidade em direo diferente do campo eltrico


Quando uma carga abandonada nas proximidades de um campo magntico estacionrio com velocidade em direo diferente do campo, este interage com ela. Ento esta fora ser dada pelo produto entre os dois vetores, e e resultar em um terceiro vetor perpendicular a ambos, este chamado um produto vetorial e uma operao vetorial que no vista no ensino mdio. Mas podemos dividir este estudo para um caso peculiar onde a carga se move em direo perpendicular ao campo, e outro onde a direo do movimento qualquer, exceto igual a do campo.

Carga com movimento perpendicular ao campo

Experimentalmente pode-se observar que se aproximarmos um m de cargas eltricas com movimento perpendicular ao campo magntico, este movimento ser desviado de forma perpendicular ao campo e velocidade, ou seja, para cima ou para baixo. Este ser o sentido do vetor fora magntica. Para cargas positivas este desvio acontece para cima:

E para cargas negativas para baixo.

10

A intensidade de particular onde

ser dada pelo produto vetorial e

, que para o caso

so perpendiculares calculado por:

A unidade adotada para a intensidade do Campo magntico o tesla (T), que denomina , em homenagem ao fsico iugoslavo Nikola Tesla.

Consequentemente a fora ser calculada por:

Medida em newtons (N)

Carga movimentando-se com direo arbitrria em relao ao campo

Como citado anteriormente, o caso onde a carga tem movimento perpendicular ao campo apenas uma peculiaridade de interao entre carga e campo magntico. Para os demais casos a direo do vetor magntico e ao vetor velocidade ser perpendicular ao vetor campo .

11

Para o clculo da intensidade do campo magntico se considera apenas o componente da velocidade perpendicular ao campo, ou seja, ngulo formado entre teremos: e , sendo o ento substituindo v por sua componente perpendicular

Aplicando esta lei para os demais casos que vimos anteriormente, veremos que:

Se v = 0, ento F = 0 Se Se = 0 ou 180, ento sen = 90, ento sen = 0, portanto F = 0 .

= 1, portanto

Regra da mo direita
Um mtodo usado para se determinar o sentido do vetor a chamada regra da mo direita espalmada. Com a mo aberta, se aponta o polegar no sentido do vetor velocidade e o demais dedo na direo do vetor campo magntico.

Para cargas positivas, vetor ter a direo de uma linha que atravessa a mo, e seu sentido ser o de um vetor que sai da palma da mo. Para cargas negativas, vetor ter a direo de uma linha que atravessa a mo, e seu sentido ser o de um vetor que sai do dorso da mo, isto , o vetor que entra na palma da mo.

12

ENERGIA

A energia (medida em joules, no SI) armazenada num indutor igual quantidade de trabalho necessria para estabelecer o fluxo de corrente atravs do indutor e, consequentemente, o campo magntico. dada por:

Onde I a corrente que circula pelo indutor.

Um indutor resiste somente a mudanas de corrente. Um indutor ideal no oferece resistncia para corrente contnua, exceto quando a corrente ligada e desligada, caso em que faz a mudana de modo mais gradual. Porm, a maioria dos indutores do mundo real construda a partir de materiais com resistncia eltrica finita, que se ope at mesmo corrente direta. Materiais supercondutores no oferecem resistncia a passagem de correntes eltricas contnuas, e suas aplicaes implicam propriedades distintas para os indutores feitos deste tipo de material. No geral, a relao entre a variao da tenso de acordo com o tempo u(t) atravs de um indutor com indutncia L e a variao da corrente de acordo com o tempo i(t) que passa por ele descrita pela equao diferencial:

Quando uma corrente alternada (CA) senoidal flui por um indutor, uma tenso alternada senoidal (ou fora eletromotriz, FEM.) induzida. A amplitude da FEM est relacionada com a amplitude da corrente e com a frequncia da senide pela seguinte equao:

Onde a frequncia angular da senide definida em termos da frequncia f por:

A reatncia indutiva definida por:

13 Onde XL a reatncia indutiva medida em Ohms (medida de resistncia), a frequncia angular, f a frequncia em hertz, e L a indutncia. A reatncia indutiva o componente positivo imaginrio da impedncia. A impedncia complexa de um indutor dada por:

Onde j a unidade imaginria.

REATNCIA
Reatncia ou reactncia a resistncia oferecida passagem de corrente eltrica por um indutor ou capacitor num circuito. dada em Ohms que constitui juntamente com a resistncia eltrica a grandeza impedncia. dividida em reatncia indutiva e capacitativa. Por vezes, um fenmeno eltrico no desejado, mas inerente aos circuitos 3 eltricos porm existem aplicaes em capacitores e correntes contnuas ou alternadas para bloquear sinais indesejados ou suavizar a corrente evitando a voltagem ripple. A medida recproca da reatncia a susceptncia. A relao entre impedncia, resistncia e reatncia dada por:

Onde: Z a impedncia em ohms; R a resistncia em ohms; X a reatncia em ohms.

A Reatncia indicada pelo smbolo X, sendo: X<0 A reatncia capacitiva (XC) e o seu valor em ohms dado por:

ou (

14 Onde C a capacitncia dada em Farads, f a frequncia dada em Hertz, aproximadamente 3,14159. X>0 A reatncia indutiva (XL) e o seu valor em ohms dado por:

Onde L a Indutncia dada em Henrys, f a frequncia dada em Hertz, aproximadamente 3,14159. X=0 A impedncia igual resistncia hmmica e o circuito dito como puramente resistivo. De maneira similar s reatncias eltricas, podem ser citadas a reatncia mecnica e reatncia acstica.

15

SUSCEPTNCIA
Susceptncia (B) a medida da franquia ou permisso passagem da corrente eltrica causada por elemento passivo de circuito dotado de propriedades de campos variantes no tempo, sendo, contudo, no apenas a parte oposta por campos variantes no tempo, indutiva, se campo magntico, capacitiva, se campo eltrico, mas medida que depende de todos os parmetros impeditivos. Num circuito de corrente eltrica alternada senoidal, no caso geral (em que esto presentes todos os elementos passivos clssicos, resistor, indutor e capacitor), a susceptncia vale o quociente do componente da corrente que est em quadratura com a tenso pela tenso aplicada. Equivalentemente, ela medida tambm pelo quociente da reatncia do circuito pelo quadrado do mdulo da impedncia. No caso particular (e ideal) de um circuito passivo apenas reativo (indutivo e/ou capacitivo), a susceptncia ser precisamente igual ao inverso multiplicativo da reatncia resultante. Em anlise fasorial, diz-se corretamente que susceptncia a parte imaginria da admitncia, enquanto a parte real representada pela condutncia. No Sistema Internacional de Unidades (SI), susceptncia, assim como condutncia e admitncia, em circuitos eltricos, medida em Siemens (S).

FORA ELETROMOTRIZ (F. E. M)

Fora eletromotriz (FEM), geralmente denotada como , a propriedade de que dispe um dispositivo qualquer a qual tende a ocasionar produo de corrente eltrica num circuito. uma grandeza escalar e no deve ser confundida com uma diferena de potencial eltrico (DDP), apesar de ambas terem a mesma unidade de medida. No Sistema Internacional de Unidades a unidade da fora eletromotriz e da DDP J/C (Joule por Coulomb), mais conhecida como V (Volt). A DDP entre dois pontos o trabalho por unidade de carga que a fora eletrosttica realiza sobre uma carga que transportada de um ponto at o outro; a DDP entre dois pontos independente do caminho ou trajeto que une um ponto ao outro. A fora eletromotriz o trabalho por unidade de carga que uma fora no-eletrosttica realiza quando uma carga transportada de um ponto a outro por um particular trajeto; isto , a fora eletromotriz, contrariamente da DDP, depende do caminho. Por exemplo, a fora eletromotriz em uma pilha ou bateria somente existe entre dois pontos conectados por um caminho interno a essas fontes.

16 Todos os materiais exercem certa resistncia, por menor que seja, ao fluxo de eltrons, o que provoca uma perda indesejada de energia (efeito Joule). Com os geradores no diferente, ou seja, enquanto a corrente passa do polo negativo para o positivo, h uma perda de energia devido resistncia interna do prprio dispositivo. Assim sendo a energia que chegar no resistor conectado ao gerador no ser total, visto que a DDP entre os terminais do gerador e os terminais do resistor sero diferentes. Para calcularmos qual ser a DDP dos terminais do resistor, utilizamos a chamada Equao do gerador que, matematicamente, se traduz na forma .

Vale lembrar que no existem geradores cuja fora eletromotriz seja igual DDP do resistor, uma vez que todo e qualquer material exerce resistncia. No entanto, para efeito de clculos, bastante comum o uso da expresso gerador ideal, que nada mais seria que aquele cuja resistncia interna nula, ou seja, no haveria perdas indesejadas na potncia do circuito.

Propriedades
Uma pilha qumica est composta por duas barras condutoras, designadas de eltrodos, embebidas dentro de uma soluo qumica (eletrlito). O eletrlito pode ser lquido ou slido; o importante que tenha ies positivos e negativos; por exemplo, um sal numa soluo qumica dissociado em ies positivos e negativos. 1 necessrio tambm que os condutores dos dois eltrodos sejam diferentes, para que um deles seja mais ativo do que o outro. Se dois metais so colocados, em contato, dentro de um eletrlito, um deles sofre corroso esse metal que sofre corroso diz-se que o mais ativo dos dois. Diferentes materiais condutores podem ser ordenados numa srie galvnica, em que os metais mais ativos aparecem no topo da lista. Por exemplo, a tabela abaixo mostra a srie galvnica quando o eletrlito usado for gua do mar. A ordem na tabela galvnica pode ser diferente para diferentes eletrlitos.

A corroso do metal mais ativo (o que aparecer primeiro na tabela acima) resulta da combinao dos ies negativos do eletrlito com os tomos desse metal, ficando o metal com excesso de carga negativa. Os eletres circulam pela ligao entre os dois condutores, fora do eletrlito, passando para o eltrodo menos ativo (figura abaixo). Esses eletres atraem os ies positivos para o metal menos ativo; a reao dos ies positivos do eletrlito com o material do eltrodo menos ativo introduz carga positiva nesse eltrodo.

17

Numa pilha qumica ligada a um condutor externo, saem eletres do eltrodo negativo e entram no eltrodo positivo.

Assim, o eltrodo que corresponder ao condutor mais ativo ser o eltrodo negativo da pilha, e o condutor menos ativo ser o eltrodo positivo. Por exemplo, na pilha de Volta, o eltrodo positivo o disco de cobre e o eltrodo negativo o disco de zinco. O potencial eltrico maior no eltrodo positivo do que no negativo. Se ligarmos um condutor entre os dois eltrodos da pilha, os eletres de conduo sero deslocados para o terminal positivo (maior potencial). Nesse percurso, a energia mecnica desse eletres diminui, j que parte dessa energia dissipada em calor, devido s colises com os tomos do material. Consequentemente, os eletres que entram do eltrodo negativo para o condutor, tm maior energia mecnica do que os eletres que saem do condutor e entram no eltrodo positivo. Essa diferena de energias dever ser igual diferena entre as energias qumicas das reaes nos dois eltrodos, que a causa para a passagem de cargas entre e condutor e os eltrodos. A energia necessria para a reao qumica de corroso do metal no eltrodo negativo menor que a energia necessria para a reao entre o eletrlito e o metal do eltrodo positivo. Assim, os eletres livres do eltrodo negativo tm maior energia mecnica do que os eletres livres do eltrodo positivo. Designa-se por fora eletromotriz da pilha (ou de forma abreviada, fem.), diferena entre a energia de um eletro no eltrodo negativo, menos a energia de um eletro no eltrodo positivo, dividida pelo valor absoluto da carga do eletro. Representaremos a fem. com a letra e . Esse valor est determinado pelas energias associadas s reaes qumicas entre o eletrlito e os eltrodos; quanto mais afastados estiverem na srie galvnica os dois condutores usados para os eltrodos, maior ser essa fem. A fem. tem as mesmas unidades do potencial.

A tabela abaixo mostra os materiais usados para os eltrodos e o eletrlito em vrios tipos de pilhas produzidas industrialmente. O eltrodo da pilha onde h acumulao de cargas positivas do eletrlito indicado com um sinal positivo (maior potencial) e o eltrodo onde h acumulao de cargas negativas (menor potencial) indicado com um sinal negativo. O eltrodo negativo, ou nodo, ser o metal que tiver uma maior

18 tendncia a ser corrodo pelo eletrlito, atraindo ies negativos (oxidao) e o eltrodo positivo, ou ctodo ser o metal que atrai os ies positivos do eletrlito (reduo).

As pilhas nas trs ltimas linhas da tabela acima so recarregveis; isto , as reaes qumicas nos eltrodos so reversveis e se usarmos uma fonte externa para contrariar o sentido normal do fluxo das cargas, a carga total do eletrlito aumenta e os sais acumulados nos eltrodos diminuem, ficando a pilha num estado semelhante ao inicial. Numa pilha que no seja recarregvel, a inverso da corrente aquece a pilha com o perigo de poder explodir e sem ser recarregada. A fora eletromotriz pode ser gerada de diversas formas, destacam-se, entre outras:

Efeito Peltier Fora eletromotriz de Thomson Fora eletromotriz inversa Fora eletromotriz trmica Fora fotoeletromotriz

Efeito Peltier
O efeito Peltier a produo de um gradiente de temperatura em duas junes de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma tenso eltrica em um circuito fechado (consequentemente, percorrido por uma corrente eltrica). tambm conhecido como Fora eletromotriz de Peltier e o reverso do efeito Seebeck em que ocorre produo de diferena de potencial devido diferena de temperatura neste mesmo tipo de circuito. Estes dois efeitos podem ser tambm considerados como um s e denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termeltrico. Na verdade, so dois efeitos que podem ser considerados como diferentes manifestaes do mesmo fenmeno fsico. O efeito Peltier utilizado em coolers em que usando uma diferena de potencial se pode transferir calor da juno fria para quente aplicando-se a polaridade eltrica adequada ( um refrigerador no sentido termodinmico da palavra). O mesmo efeito tambm utilizado para produzir temperaturas prximas de 0 K onde o terminal aquecido refrigerado por Nitrognio lquido cuja temperatura de ebulio de 77,35 K (-196,15 C). Tal procedimento conhecido como ultra resfriamento termoeltrico sendo capaz de produzir temperaturas prximas ao zero absoluto no terminal refrigerado, O ultra resfriamento por termopar utilizado para o estudo de supercondutores e do comportamento de matrias na temperatura do espao interestelar, onde as temperaturas so prximas a 0 K.

19

Fora eletromotriz de Thomson


O efeito Thomson se inspirou numa abordagem terica de unificao dos efeitos Seebeck (1821) e Peltier (1834). O efeito Thomson foi previsto teoricamente e subsequentemente observado experimentalmente em 1851 por Lord Kelvin. Ele descreve a capacidade generalizada de um metal submetido a uma corrente eltrica e um gradiente de temperatura em produzir frio ou calor. Qualquer condutor submetido a uma corrente eltrica (com exceo de supercondutores), com uma diferena de temperatura em suas extremidades, pode emitir ou absorver calor, dependendo da diferena de temperatura e da intensidade e direo da corrente eltrica. Se uma corrente eltrica de densidade J flui por um condutor homogneo, o calor produzido por unidade de volume :

Onde a resistividade do condutor

dT/dx o gradiente de temperatura ao longo do condutor


o coeficiente de Thomson. O primeiro termo J simplesmente o aquecimento da Lei de Joule, que no reversvel. O segundo termo o calor de Thomson, que muda de sinal quando J muda de direo. Em metais como zinco e cobre, com o terminal "quente" conectado a um potencial eltrico maior e o terminal "frio" conectado a um potencial eltrico menor, onde a corrente eltrica flui do terminal quente para o frio, a corrente eltrica est fluindo de um ponto alto potencial trmico para um potencial trmico menor. Nessa condio h evoluo no calor. chamado de efeito positivo de Thomson. Em metais como cobalto, nquel, e ferro, com o terminal "frio" conectado a um potencial eltrico maior e o terminal "quente" conectado a um potencial eltrico menor, onde a corrente eltrica flui do terminal frio para o quente, a corrente eltrica est fluindo de um ponto baixo potencial trmico para um ponto de potencial trmico maior. Nessa condio h absoro do calor. chamado de efeito negativo de Thomson.

20

Fora eletromotriz inversa


A fora eletromotriz inversa a tenso eltrica desenvolvida num circuito indutivo por uma corrente varivel ou alternada atravessando-o. A polaridade da tenso a cada instante, oposta da tenso aplicada, a amplitude ou intensidade nunca maior do que o valor nominal constante. A fora eletromotriz inversa, tambm chamada de fora contra-eletromotriz. Algumas formulas que podem ser uteis na matria em questo: PU= E'.i - U= r'.i

Fora eletromotriz trmica


A fora eletromotriz trmica a tenso eltrica desenvolvida em consequncia de diferena de temperatura entre partes de um circuito que contm dois ou mais metais diferentes dispostos em termopar. Esta tenso produzida pelo efeito Seebeck.

Fora fotoeletromotriz
A fora fotoeletromotriz gerada quando um feixe luminoso incide sobre uma placa metlica. Isto ocorre porque as partculas contendo energia (chamada de fton) permitem que o eltron escape da superfcie metlica gerando uma corrente eltrica. Os eltrons emitidos pelo metal ao ser captado voltam placa percorrendo um circuito eltrico. Este efeito observado em 1887 por Hertz, somente foi explicado por Einstein em 1905 usando a explicao de Planck sobre os pacotes ou quantidades fixas de energia chamados de quantum. Em seu postulado Einstein desenvolveu a ideia de que a radiao consiste em quanta, ou ftons, e estes tm um comportamento de partculas aceleradas que deslocam os eltrons de suas rbitas, fazendo-os ganhar energia, gerando portanto, quando num metal e em circuito fechado, uma corrente eltrica que pode ser medida. As modernas clulas solares funcionam desta forma, pois geram energia eltrica a partir da luz solar.

Fator Q
O fator Q de um indutor pode ser encontrado atravs desta frmula, onde R a resistncia eltrica interna:

21

Aplicaes
Os indutores esto relacionados aos eletromagnetos em estrutura, mas so usados para um propsito diferente: armazenar energia em um campo magntico. Por sua habilidade de alterar sinais CA, os indutores so usados extensivamente em circuitos analgicos e processamento de sinais, incluindo recepes e transmisses de rdio. Como a reatncia indutiva muda com a frequncia, um filtro eletrnico pode usar indutores em conjunto com capacitores e outros componentes para filtrar partes especficas da frequncia do espectro. Dois (ou mais) indutores acoplados formam um transformador, que um componente fundamental de qualquer rede eltrica nacional. Um indutor normalmente usado como sada de uma fonte chaveada de alimentao. O indutor carregado para uma frao especfica da frequncia de troca do regulador e descarregado pelo restante do ciclo. Esta relao de carrega/descarrega o que reduz (ou impulsiona) a tenso de entrada para seu novo nvel.

Вам также может понравиться