Вы находитесь на странице: 1из 7

Srie Aperfeioamento de Magistrados 10Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais

131

Aes Possessrias
Grace Mussalem Calil1
INTRODUO
Conceito:

H duas principais teorias sobre a posse: a Subjetiva de Savigny e a Objetiva de Ihering. Para Savigny, a posse o poder fsico sobre a coisa (corpus) com a inteno de ter a coisa como sua (animus). Para Ihering, a posse o poder de fato sobre a coisa (corpus). Tanto o Cdigo Civil de 1916 quanto o Cdigo Civil de 2002 adotaram a teoria Objetiva. Desse modo, verifica-se que a posse o poder de fato sobre a coisa exercida em nome prprio (autonomia), eis que quem exerce a posse em nome alheio mero detentor e no possuidor.
Natureza Jurdica:

Quanto natureza jurdica da posse, h dois entendimentos. H quem considere a posse um fato e h quem sustenta que ela um direito, sendo que esta ltima corrente, a meu ver, parece a mais acertada, pois a posse protegida juridicamente (atravs dos interditos possessrios), assim como todos os direitos. Tambm se discute a sua natureza de direito real ou pessoal. H quem diga que direito pessoal por no constar do rol de direitos reais do art. 1.225 do Cdigo Civil e h quem sustente que direito real por conter todas as caractersticas inerentes aos direitos desta natureza, como oponibilidade erga omnes, sujeito passivo indeterminado e objeto determinado,

1 Juza Titular da 4 Vara Cvel Regional de Bangu.

132

Srie Aperfeioamento de Magistrados 10Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais

e continuar a ser tratada no art. 95 do CPC como direito real, sendo esta a meu ver a melhor posio.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Os interditos possessrios:
Um dos efeitos da posse (o principal) a sua defesa por meio dos interditos. As aes possessrias especficas so trs, em captulo especial do CPC, nos artigos 920 a 933. So elas a ao de reintegrao de posse, a ao de manuteno de posse e a ao de interdito proibitrio. So trs as leses possessrias: esbulho, turbao, e ameaa, sendo que para cada tipo de leso haver uma tutela jurisdicional adequada. A legitimidade ativa daquele que sofreu a leso possessria ou seus sucessores, a ttulo singular ou universal. A legitimidade passiva daquele que provocou a leso possessria ou seus sucessores.
Reintegrao de Posse:

a ao adequada para proteo da posse quando h esbulho, ou seja, a perda total da posse molestada injustamente. Assim, um interdito de recuperao da posse perdida e a ao tem cabimento quando o possuidor esbulhado atravs de violncia, clandestinidade ou precariedade. Est prevista no art. 926 do CPC e no art. 1.210 do CC.
Manuteno de Posse:

a ao adequada para a tutela da posse contra a turbao. a ao do possuidor direto que fica impossibilitado de exercer tranquilamente a sua posse por ato de outrem. Assim, quando no houver perda da posse, mas apenas uma limitao, a ao cabvel ser de manuteno de posse.

Srie Aperfeioamento de Magistrados 10Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais

133

Tambm encontra previso legal no art. 926 do CPC e no art. 1.210 do CC

Interdito Proibitrio:
Trata-se de tutela inibitria, isto , de demanda preventiva, quando ainda no ocorreu a molstia posse do demandante, existindo apenas ameaa iminente de esbulho ou turbao. Difere das outras duas aes que visam a proteger uma posse violada. Est prevista no art. 932 do CPC.
Fungibilidade:

A propositura de uma ao possessria no lugar de outra no acarreta a invalidade do processo devido ao princpio da fungibilidade das aes possessrias. Assim, o juiz pode conceder medida diferente da postulada. Nesse sentido, dispe o art. 920 do Cdigo de Processo Civil. Ambas as aes possessrias possuem identidade de procedimento, e a utilizao da via processual inadequada no acarretar a falta de interesse de agir. Deve ser ressaltado que, se no curso da ao, o possuidor verificar que houve modificao no estado de sua posse, como, por exemplo, a ameaa transformar-se em esbulho, poder o demandante justificar a mudana do pedido, sem que disto decorra alterao do objeto da ao que continuar sendo a proteo possessria.
Procedimento:

O art. 924 do Cdigo de Processo Civil determina a utilizao do procedimento especial para as aes possessrias de fora nova, e a observncia do procedimento ordinrio nas aes possessrias de fora velha. Desse modo, peculiar o procedimento nas aes possessrias de fora nova, j que para as aes propostas aps ano e dia o procedimento ser o ordinrio.

134

Srie Aperfeioamento de Magistrados 10Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais

Nas aes possessrias intentadas dentro de ano e dia a petio inicial dever conter todos os requisitos, devendo especificar a posse do autor, sua durao e seu objeto, a turbao ou esbulho imputados ao ru e a data da molstia posse. Poder haver a cumulao com os pedidos de condenao do demandado ao pagamento de indenizao por perdas e danos, de cominao de pena para o caso de nova turbao ou esbulho, e de condenao ao desfazimento de construo ou plantao feita em detrimento de sua posse (art. 921 do CPC) . Assim, afasta-se a incidncia do disposto no art. 292 do CPC. Estando devidamente instruda a petio inicial, dever o juiz deferir, sem ouvir o ru, a medida liminar, devendo em cinco dias o autor promover a citao do ru. Em caso contrrio, designar audincia de justificao em que apenas o autor poder produzir provas, devendo o ru ser citado para participar da audincia (art. 928 do CPC). O prazo para o demandado oferecer resposta conta-se da data em que for intimado sobre a deciso da liminar, seguindo-se a partir da, em ambos os casos, o procedimento ordinrio. Na contestao, o demandado poder formular pedido de proteo possessria e de indenizao em seu favor, no havendo necessidade da propositura da reconveno (art. 922 do CPC).
Medida liminar:

A medida liminar possui dois requisitos. Um, de ordem temporal, sendo necessrio que a ao possessria tenha sido ajuizada at um ano e um dia depois da turbao ou esbulho. Ultrapassado esse prazo, a demanda ser de fora velha, no sendo aplicvel o art. 928 do CPC, no sendo possvel o deferimento dessa liminar. O segundo requisito a probabilidade da existncia do direito deduzido pelo demandante em juzo. Assim, a cognio a ser exercida para a verificao acerca do cabimento da liminar de natureza sumria, a medida tem carter antecipatrio, mas os seus requisitos no se identificam com os previstos para a tutela antecipada do art. 273 do CPC.

Srie Aperfeioamento de Magistrados 10Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais

135

Quanto ao cabimento da antecipao dos efeitos da tutela nas aes possessrias de fora velha, h trs correntes. Uma que sustenta o cabimento somente na hiptese prevista no art. 273, II do CPC (abuso de direito de defesa). E outra que sustenta o cabimento nas hipteses previstas nos incisos I e II do art. 273 do CPC, sendo que, no inciso I, em casos excepcionais, quando a situao de perigo tenha surgido aps o decurso do prazo de ano e dia da turbao ou do esbulho. Uma terceira corrente admite a tutela antecipada sem qualquer ressalva. Deve ser ressaltado que contra as pessoas jurdicas de direito pblico no ser deferida a liminar sem prvia audincia dos respectivos representantes judiciais (art. 928, pargrafo nico, do CPC).
Exceo de Domnio:

Nas aes possessrias irrelevante a exceo de domnio, ou seja, a alegao das partes de que tm o domnio do bem objeto da ao possessria. Nesse sentido, dispe o art. 1210, pargrafo 2, do Cdigo Civil. Assim, verifica-se que, em ao possessria, no se discute domnio. No cabe ao ru alegar usucapio em defesa em ao de natureza possessria, somente em ao petitria. Deve ser ressaltado que o art. 923 do Cdigo de Processo Civil veda que durante o processo possessrio o autor e o ru intentem ao de reconhecimento do domnio.
Natureza dplice dos procedimentos possessrios:

Nos interditos possessrios de reintegrao de posse e de manuteno de posse lcito ao ru, na contestao, formular pedido de proteo possessria e de indenizao em seu favor, no havendo necessidade da propositura da reconveno. A estrutura dplice do procedimento decorre de disposio de lei (art. 922 do CPC).

136

Srie Aperfeioamento de Magistrados 10Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais

Sentena:

A natureza da sentena proferida nas aes de reintegrao de posse e de manuteno de posse controvertida. Uma corrente entende que a sentena na ao de reintegrao de posse executiva, pois desnecessria instaurao de processo executivo, bastando a prtica de um ato executivo, sendo que a sentena proferida na ao de manuteno de posse mandamental, pois a sentena conteria uma ordem dirigida ao demandado para que se abstenha de cometer novas turbaes. Outra corrente entende que a natureza da sentena de procedncia proferida nas aes de reintegrao de manuteno de posse condenatria, pois impe ao ru a obrigao de restituir a posse ou de se abster de cometer novas turbaes. Para esta corrente, a execuo se dar no mesmo processo, sem a necessidade de processo autnomo de execuo.
Indenizao ao possuidor:

Aquele que esbulha ou turba a posse causa prejuzo ao possuidor e assim, alm da ao possessria contra ele, pode o possuidor prejudicado pedir indenizao, consoante o disposto no art. 952 e seu pargrafo nico do Cdigo Civil.
Anlise acerca de um caso concreto

Na 4 Vara Cvel de Bangu, onde assumi a titularidade h pouco mais de um ano, h vrias aes possessrias. Entre elas, destaco duas aes (uma delas ainda na fase de recebimento da inicial) em que, apesar da parte autora ter ingressado com ao possessria, havia entre as partes uma relao locatcia no rescindida. Desse modo, a ao cabvel era a ao de despejo, nos termos do art. 5 da lei 8.245/91, e no a ao possessria, em razo da norma especial. Assim, proferi sentena indeferindo a inicial por falta de inadequao da via eleita, nos termos do art. 267, I c/c art. 295, V, ambos do Cdigo de Processo Civil.

Srie Aperfeioamento de Magistrados 10Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais

137

CONCLUSO
A posse como um direito, um interesse juridicamente protegido, tutelada. A sua tutela deriva da garantia prevista no art. 5, XXXV da Constituio Federal, cabendo a interveno do Poder Judicirio sempre que houver leso ou ameaa ao direito.

REFERNCIAS
AGHIARIAN, Hrcules. Curso de Direito Imobilirio. 5 Edio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. AVVAD, Pedro Elias. Direito Imobilirio. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil - volume III. 18 Edio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

Вам также может понравиться