Вы находитесь на странице: 1из 2

1)Qual a relao entre cotidiano e conhecimento cientfico? D um exemplo de uso cotidiano do conhecimento cientfico (em qualquer rea).

A relao que eles se aproximam e se afastam. Aproximam-se porque a cincia se refere ao real. Afastam-se porque a cincia abstrai a realidade para compreende-la melhor. Quando um fruto cai da rvore fato cotidiano, formular a lei da gravidade fato cientfico. 2)Explique o que senso comum. D um exemplo desse tipo de conhecimento. justamente o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia . Exemplo: sabemos que ao lanar um objeto pela janela ele tende a cair, no a subir. 3)Explique o que voc entendeu por viso-de-mundo. O senso comum mistura e recicla os conhecimentos produzidos pelos outros setores da produo do saber humano e os reduz a teoria simplificada chamada de viso-de-mundo. 4)Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriada pelo senso comum. Menina histrica, rapaz complexado, ficar neurtico. 5)Quais os domnios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? Arte, Religio, Filosofia, Cincia e Senso comum. ARTE: emoo e sensibilidade. RELIGIO:conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistrios, princpios morais.FILOSOFIA: especulao sobre origem e significado da existncia humana. CINCIA: especializao do reconhecimento ao longo dos tempos. 6)Quais so caractersticas atribudas ao conhecimento cientifico? Objeto especifico, linguagem rigorosa, mtodos e tcnicas especficas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento. 7)Quais as diferenas entre senso comum e conhecimento cientfico? Senso comum uma opinio baseada em hbitos, preconceitos, tradies, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigaes e na exigncia de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. Conhecimento cientfico requer um objeto especifico de estudo. A cincia conhecimento que resulta de um trabalho racional. 8)Quais so os possveis objetos de estudo da Psicologia?

O comportamento humano, conscincia humana, o inconsciente, personalidade. 9)Quais os motivos responsveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? Pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constitudo como rea do conhecimento cientifico s muito recentemente e ao fato dos fenmenos psicolgicos serem to diversos, que no podem ser acessveis ao mesmo nvel de observao e, portanto, no podem ser sujeitos aos mesmos padres de descrio, medida, controle e interpretao. 10)Qual a matria prima da Psicologia? o homem em todas as suas expresses as visveis (comportamento) e as invisveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genricas ( porque somos todos assim). 11)O que subjetividade? o que nos diferencia das outras pessoas. a sntese singular e individual que cada um de ns vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experincias da vida social e cultural . 12)Por que a subjetividade no inata? Ela constri aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural e ativa a sua construo. O homem constri e transforma a si prprio. 13)Por que as prticas msticas no compem o campo da Psicologia cientifica? Porque no so construdas no campo da cincia, a partir do mtodo e dos princpios cientficos. Em oposio aos princpios da psicologia que olha para o homem como um ser autnomo, que se constitui a partir de sua relao com o mundo social e cultural, e tambm como um homem sem destino pronto, o misticismo tem como prticas h concepo de destino, da existncia de foras que no esto no campo do humano e do mundo material.

Вам также может понравиться