Вы находитесь на странице: 1из 1

Questo 08 Com base numa anlise cuidadosa do elemento em destaque nas oraes Me OLHO no espelho e no me vejo...

Um OLHO est mais aberto que o outro, alis. observe os itens a seguir: I. correto afirmar que ambas possuem o mesmo sentido e a mesma classe gramatical. II. Tanto a funo sinttica quanto a classe gramatical so distintas. III. Seus sentidos so distintos e suas classes gramaticais so diferentes. Assinale: A) B) C) D) E) se somente os itens I e III estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se somente os itens II e III estiverem corretos.

Questo 11 Por desconhecimento da regra ou por coloquialismos, formulam-se frases que no so aceitas pela norma culta ou padro. Em cada frase abaixo h uma transgresso de colocao do pronome oblquo, exceto em uma. Assinale a nica correta segundo a linguagem formal. A) B) C) D) Me olho no espelho... ...no encontro-me, no sou mais eu... ...quero que oua-me com ateno, Vera. ...por mais estpida que me consideres, ouveme. E) Quero que faa-me um favor. Questo 12 Assinale a alternativa em que o termo destacado NO exerce a funo de adjunto adnominal. A) Eu estava to DESCONTENTE com as transformaes... B) O choro EXAGERADO inundava sua face. C) No reflete quem eu sou o MEU rosto desfigurado. D) Queria ter meu ANTIGO rosto de volta. E) Era sbio SEU desejo de autenticidade.

Questo 09 Em As pessoas olham-SE com indiferena..., a palavra SE na frase : A) B) C) D) E) partcula apassivadora. pronome reflexivo. conjuno integrante. partcula expletiva. ndice de indeterminao do sujeito.

Questo 13 O 1 perodo do texto, tendo em vista sua organizao sinttica, constitui-se de oraes complexas, isto , principais, seguidas por oraes: A) B) C) D) E) substantivas e adverbiais. adjetivas e adverbiais. adverbiais. substantivas. adjetivas.

Questo 10 Assinale a alternativa na qual a palavra QUE em destaque NO um pronome relativo. A) Vera, eu nunca tinha escutado o QUE meu rosto original falava... B) E u e s t a v a t o d e s c o n t e n t e c o m a s transformaes QUE a idade estava me impondo... C) ...o Valter acha QUE eu devo processar o aougueiro... D) ...eu no podia ter feito a retaliao QUE fiz... E) o QUE todos dizem.

Questo 14 Assinale a alternativa em que, mesmo que no ocorra, obrigatoriamente, a crase, o acento grave sobre o A necessrio para dar mais clareza frase. A) Seu choro veio rpido, a galopes do corao. B) Flvia, de tanto que se arrependeu, cheirava a saudade. C) Vera atenderia a seus apelos. D) Na perda de identidade, Flvia rendeu-se a divagaes. E) O arrependimento marcou, a fogo e frio, a sua alma.

04

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться