Вы находитесь на странице: 1из 3

Primeiro E-learning: Endura Combustion as Analyzers Basic Principles - Oxignio: Constitui 20,95% do ar atmosfrico.

- Razo estequimtrica: Razo correta entre o gs combusvel e o ar para que o processo de combusto ocorra por completo. O ponto de estequimetria no o ponto de mxima eficincia. - Ar em excesso: Percentual de ar necessrio acima do ponto de estequiometria para maximizar a eficincia da combusto. - Tringulo da combusto: Os trs componentes para que ocorra a combusto, Combustvel, Ox ignio e Calor. - Trs T's da combusto: Os trs fatores que afetam a eficincia da combusto, Temperatura , Tempo e Turbulncia. - Perdas (Stack Losses): Calor perdido para o ambiente em forma de gases de comb usto. Clula - Sensor de ZrO2. Uma clula de Zircnia com dois eletrodos de platina. Quando submetido uma temperatu ra maior que 600 C os eletrodos de platina abrem vacncias em sua superfcie e assim os ons negativos (ni os) de oxignio (referncia) migram para o lado do gs medido se tornando assim molculas de oxignio, nesta passag em os ons oxignio deixa um rastro condutor que pode ser medido em ddp, a cada dcada de oxignio um voltmetro po de medir 48,26 mV. - Sada da clula inversamente proporcional a concentrao do gs medido P1. - A alimentao de O2 est em um lado da clula a o gs de processo do outro lado, uma dif erena de presso quando acima de 600 C gera uma pequena ddp. Product Potifolio - Endura Gas Analyzers utilizam in-situ ou in-line probes. - Vantagens do in-situ ou in-line probes: Medio do gs em tempratura ambiente. - Resposta rpida a mudanas de processos. - Manunteo mnima requerida. AZ 25 high temp. probe. - Utilizado em aplicaes com tempratura de processo de 600 - 1400 C. - Distncias padres do probe: 600, 700, 800, 900, 1000 e 1250mm. - Materiais do probe: Porcelana aluminizada - material standart, confivel em uso 1250 C e tem uma resistncia moderada a gases e produtos corrosivos. - Alumina recristalizada: Confivel em uso de 1400 C, tem excelente resistncia a pro dutos e gases corrosivos e e mecanicamente muito mais resistente do que a porcelana aluminizada.

- Incoloy 800: Confivel em uso 850 C quando montada horizontalemente e 1000 C quand o montada verticalmente, tem resistncia moderada a produtos e gases corrosivos e mecanicamente o mais resisten te de todos os materiais acima citados. - AZ25 utilizado para "safety area" e AZ35 utilizado para rea classificada.

- AZ35 fornecido apenas com sistema de configurao com transmissor remoto por conta da temperatua muito alta no ponto de medio. o AZ35 no pussui diferena alguma do AZ25 alm da certificao Ex. o Probe no certificado pois no necessita de tal documento, apenas o transmissor. AZ 20 low temp. probe. - Utilizado quando a aplicao da temperatura de -20...800 C. - Quando a temperatura do processo menor que 700 C necessrio utilizar um aquecedor para elevar a temparatura do sensor para o seu ponto de funcionamento de 700 C. - O probe do AZ20 no pode ser instalado diretamente no tanque de combusto devido a seu range de temperatura ser muito baixo de -20...800 C. - O probe do AZ20 pode ser instalado normalmente depois do economizador e antes do aquecedor de ar. - O AZ20 pode ser instalado na chamin, isto tambm pode ser aplicado juntamente com um CEM's. - O AZ20 pode ter duas configuraes - Integral ou "Probe mount transmistter" - O tr asmissor montado diretamente na cabea do probe, esta instalao pode reduzir custos de montagem e instalao. Verso rem ota - O transmissor instalado remotamente ao probe com um limite mximo de 100m com conexo via cabo. AZ30 utilizado para rea classificada, seu range de temperatura de -20 at 700C. - O AZ30 fornecido nas configuraes integral e verso remota e segue as mesmas caract ersticas do AZ20. AZ20 - comprimento do probe: 0,5 - 4,0m AZ30 - comprimento do probe: 0,5 - 2,0m - Menor comprimento pois o certificado d e rea classificada previne comprimentos maiores. conexes de flanges: 2" - 4" ANSI standart, 65 - 100mm DIN e 65 - 100mm JIS standa rt. Presso de utilizao: +- 35kPA ou 5 PSI. Range de temperatura: AZ20 - -20...800C. AZ30 - -20...700C. Aplications. - Analisadores de O2 podem ser utilizdos em:

Indstrias Petroqumicas/leo e Gs (Processamento de hidrocarbonetos) - Torres de desti lao, fornos de reforma, fornos de craqueamento e caldeiras que produzem vapor superaquecido. - Energia - Caldeiras a vapor, turbinas a gs e monitoramento de emisso CEMS. - Cementeiras - Forno de cimento. Analisadores de O2 possuem certificao para reas classificadas como: Zona 1, zona 2, zona 21 e zona 22 e em grupos de gases IIA, IIB e H2. leo e Gs (Processamento de hidrocarbonetos) - No craqueamento caso o controle do p rocesso no seja feito podem ocorrer duas falhas sendo elas, "over-cracking" que acarreta em um super c raqueamento da matria prima gerando excesso de coque, isto acarreta em excesso de coque no forno que causa a desativao deste, o segundo fenmeno o "under-cracking" que acarreta na insuficincia da produo de olefinas, os analisadores de O2 podem manter a eficincia dos fornos em um nvel alto e evitam o "under-cracking" e o "over-cracking" da matria-prima. Indstrias Petroqumicas - Pontos de medio em indstrias petroqumicas so; Queima - para alcanar a proporo correta de ar para combustvel; Perdas - para monitoramento das perdas de calor que no vo para o processo; Monitoramento de oxignio; Otimizao da queima; Reduo do consumo de combustvel e emisso; Reduo e monitoramento de emisso para obedecer a legislao. Caractersticas tcnicas: Conexes do probe - Clula/ACJC/Thermopar/Aquecedor. Controle - 2 sadas para vlvulas solenides/2 entradas para deteco de gs de teste.

Sadas - 2 sadas rel NF/Sadas analgicas eletricamente isoladas 4...20mA/ Alimentao - 5A @ 230 Vac/30 Vdc O analisador controla o aquecedor da linha quando requerido, controla unidade d e calibrao quando equipado para a rotina de calibrao do sensor, capta os sinais do probe com a concentrao de O2 e en via ao display em percentual.

Вам также может понравиться