Вы находитесь на странице: 1из 27

O meu primeiro contacto com a Diabetes!!!

1. O que a diabetes?
A Diabetes uma doena na qual o organismo no controla o nvel de glicose no sangue.

Quando ingerimos alimentos ricos em hidratos de carbono (como o po, o arroz, as batatas, os cereais, ou acares) estes alimentos so transformados em glicose durante a digesto. A glicose entra na corrente sangunea e mais tarde nas clulas do nosso organismo onde ser transformada em energia alimenta o corpo inteiro, desde a massa muscular at ao crebro e a principal fonte de energia do nosso organismo. A glicose tambm armazenada no fgado e nos msculos sob a forma de glicognio. Existem duas hormonas responsveis pelo controlo do nvel de glicose no sangue: a insulina e o glucagon. Ambas so produzidas pelo pncreas, uma glndula que se encontra atrs do estmago. H um nvel constante de reserva de insulina no nosso organismo. Aps uma refeio, por exemplo, os nveis de glicose no sangue sobem. Desta forma, o pncreas liberta uma quantidade extra de insulina. Esta lanada na corrente sangunea em direco s clulas do organismo, actuando como uma chave que as abre, para que assim a glicose possa entrar nas clulas e ser transformada em energia. Contudo, quando estamos algum tempo sem ingerir alimentos, os nveis de glicose descem, sendo necessrio o pncreas libertar glucagon, pois este vai transformar o glicognio do fgado em glicose. A insulina e o glucagon trabalham em sintonia de modo a que a glicemia se mantenha entre 80-110 mg/dl.

Como que um corpo saudvel usa a glicose?

A insulina funciona como uma chave que abre todas as clulas do organismo.

O que falha? Quando se tem diabetes a sintonia deste sistema que regula os nveis de glicose falha, porque no se produz insulina (Diabetes Tipo I), ou no se produz a suficiente, ou as clulas so resistentes aco da insulina (Diabetes Tipo II), havendo por isso um elevado nvel de glicose no organismo.

2. Os vrios tipos de Diabetes


2.1. Diabetes Tipo I: Na Diabetes Tipo I, o pncreas no produz insulina. Ora, ao no produzir insulina (uma das explicaes para isto acontecer resulta da destruio das clulas beta do pncreas que produzem a insulina), esta no vai abrir as clulas do org anismo. Ao no permitir que os canais das clulas se abram, estas vm-se privadas de captarem glicose para o seu interior e de transformar essa mesma glicose em energia. Desta forma, poders sentir-te cansado, com falta de energia, com grande vontade de urinar (poliria), desidratado, com sede e perdendo peso rapidamente. Para compensar a falta de glicose, o teu organismo vai buscar as reservas de gordura e de protenas aos msculos como fonte alternativa de energia. O pncreas continua a produzir glucagon, outra hormona pancretica responsvel pelo controlo da glicose. Repara neste esquema... A glicose entra na corrente sangunea aps a refeio. Os nveis de glicose sobem O pncreas no capaz de produzir insulina Sintomas: fadiga, falta energia, dores musculares de

A glicose armazenada libertada na corrente sangunea pelo fgado e pelos msculos

Sem insulina as clulas no podem


abastecer-se de produzir energia. glicose para

Sem glicose as clulas ficam privadas da fonte de energia

O nvel de glicose no sangue continua a subir.

Os rins produzem mais urina para removerem a glicose do sangue.

Sintomas: excesso de urina expelida levando desidratao e sede.

Grande quantidade de gordura armazenada utilizada como fonte alternativa de energia.

Se a situao continuar as cetonas produzem mais acidez no sangue (cetoacidose diabtica) o que pode levar perda de conscincia.

Sintomas: rpida perda de peso; elementos txicos (cetonas) formam-se em grande quantidade.

2.2. Diabetes Tipo II: Na Diabetes Tipo II, as clulas do teu organismo resistem aco da insulina e/ou o pncreas no produz insulina suficiente. Assim, o nvel de glicose no sangue sobe progressivamente e as clulas recebem uma quantidade inadequada de glicose. Isto pode resultar numa vasta gama de sintomas: fadiga, falta de energia, necessidade de urinar, sede e perda de peso gradual. Para compensar a falta de glicose, o teu organismo ir abastecer-se de gordura e das protenas da massa muscular. Repara no esquema...

A glicose entra na corrente sangunea aps a refeio.

Os nveis sobem.

de

glicose

Clulas resistentes insulina e/ou o pncreas no consegue produzir insulina suficiente.

Os rins produzem mais urina para retirar a glicose do sangue.

Grande parte da glicose continua na corrente sangunea. A glicemia permanece alta.

As clulas apenas captam uma nfima quantidade de glicose.

Sintomas: necessidade extrema de urinar, levando desidratao e, por conseguinte, sensao de sede; infeces do sistema urinrio; viso desfocada.

Se o nvel de glicose sobe muito, h um risco grande de desidratao, levando perda de conscincia.

Com pouca glicose as clulas tm pouca energia.

Pequenas quantidades de gordura so usadas como fonte de energia alternativa.

Sintomas: fadiga, falta de energia.

Sintomas: perda gradual de peso pode causar danos nos vasos sanguneos e infeces generalizadas.

Existe ainda a diabetes gestacional (desenvolve-se por volta da 26 semana de gravidez, mas normalmente desaparece aps o parto) e o MODY (um tipo raro de diabetes que afecta um em cada cem pessoas com diabetes. semelhante diabetes de tipo II, mas apenas se houver uma herana gentica especifica. intomas

: Fadi

3. Causas da diabetes A diabetes no tem uma nica causa, podendo ser desencadeada por um conjunto de factores relacionados com a hereditariedade e com o ambiente, tais como: Alimentao excessiva Stress

Obesidade

Falta de exerccio fsico

Doenas infecciosas

Se possures os genes da Diabetes de Tipo I, irs, em princpio, desenvolv-la em alguma fase da tua vida. Se no tiveres os genes, no irs desenvolver esta doena. Na Diabetes de Tipo II, no existe um padro gentico especifico, mas as hipteses de vires a desenvolver esta doena aumenta se ela existir em membros da tua famlia.

4. Sintomas da diabetes Quando os nveis de glicose aumentam desenvolve-se um conjunto de sintomas, tais como:

Boca seca, excesso de sede

Urinar com frequncia

Quando a glicemia aumenta at determinado patamar, os rins filtram o excesso de glicose no sangue. Para expulsar este acar do sangue, mais urina produzida levando necessidade de a expelires mais vezes (poliria). Por teres de expelir grandes quantidade de urina o corpo desidrata, o que causa sede e boca seca. Tentar matar a sede com bebidas aucaradas agrava o problema aumentando os nveis de glicose. Deves beber bebidas sem acar.

Alm disso, dado o corpo no conseguir usar de modo adequado a glicose para produzir energia, ele vai buscar essa energia s reservas de gordura e massa muscular. Isto faz com que haja ento perda de peso.

Podes sentir-te cansado durante todo o dia, com dificuldade em aguentares as aulas. O cansao muitas vezes continua mesmo aps teres descansado ou dormido. Isto deve-se ao facto de alguma ou toda a glicose do teu sangue no poder entrar nas clulas para ser transformada em energia.

Hlito frutado: este um sintoma mais tardio da Diabetes de Tipo I e indica um nvel de glicose no sangue perigosamente alto. Quando o organismo vai buscar gordura como fonte de energia produz elementos txicos chamados cetonas. Se o teu hlito tiver odor frutado (este odor descrito como cheiro a concentrado de pra ou a cetona) isto um sinal de que o organismo est a tentar expelir as cetonas pelos pulmes.

Se tambm sentires nuseas, vmitos e/ou dor abdominal precisars urgentemente de tratamento hospitalar coma diabtico. Podes ...As terferidas a sensao podem de nunca demorar estar a satisfeito...(polifagia) cicatrizar

5. Exames mdicos usados no diagnstico da Diabetes: Embora os exames da urina e da picada do dedo possam revelar um nvel de glicose acima do normal, precisars de mais testes laboratoriais para diagnosticar a diabetes: o teste sanguneo aleatrio, a anlise ao sangue em jejum e, se necessrio, o teste de tolerncia oral glicose. Os resultados sero avaliados em conjunto com os sintomas.

Teste sanguneo aleatrio: O mdico tira uma amostra de sangue do teu brao e manda-a para o laboratrio para anlise. Este pode ser feito em jejum ou no. Os resultados esto prontos em uma semana.

Teste de tolerncia oral glicose: No poders comer nem beber durante a noite e de manh ser-te- retirada uma amostra de sangue do brao antes e depois de ingerires uma soluo de glicose. As amostras iro para anlise, e o resultado estar pronto numa semana.

A Diabetes Tipo I , em geral, mais rapidamente diagnosticada que a Diabetes Tipo II, pois os sintomas desenvolvem- se mais depressa e com maior severidade. A Diabetes Tipo II por vezes diagnosticada quando os primeiros sinais de complicaes aparecem, tais como alteraes anormais no fundo ocular detectadas num exame retina (os sintomas so menos acentuados, ocasionando leses sem que haja um tratamento da diabetes). Aps o diagnstico, poders efectuar uma srie de testes de rotina de forma a examinar a tua sade geral. Os resultados dos testes sero o ponto de partida para os testes anuais. Os testes de rotina podero ser: Altura, peso e ndice de massa corporal (IMC): tu mesmo podes calcular o teu ndice de massa corporal. Podes faz-lo dividindo o teu peso pelo dobro da tua altura. Por exemplo, se pesares 70 Kg e medires 1,67 m, o teu IMC 70:2,79 (1,67X1,67)=25. Se o teu IMC for 25 ou mais tens excesso de peso; se for de 30 ou mais sers considerado obeso, o que perigoso para a tua sade. Se tiveres um IMC de 18,5 a 24,9 tens o peso ideal. Se tiveres um IMC de menos de 18,5 tens peso a menos.

Tenso arteriaL (60/70 130/140): A tenso arterial alta muito comum nas pessoas com Diabetes Tipo II. Se a tua tenso arterial estiver alta durante determinado perodo de tempo, sers medicado de modo a baix-la. Exame aos ps: O mdico examinar os teus ps e respectivos tendes e explicar-te- como podes tratar deles. Como sabes, os ps so particularmente sensveis a problemas causados pela m circulao porque esto longe do corao e tambm porque os nervos das pernas so muito longos. Esse tipo de problemas pode acarretar perda da sensibilidade nas extremidades, impedindo-te de seres alertado pela normal sensao de dor ou ferimento. Em casos extremos, uma leso pode levar muito tempo a ser tratada e pode at conduzir a amputaes do p ou da perna. Como compreendes extremamente importante que examines os teus ps diariamente. Deves pois, lavar e secar os ps com cuidado todos os dias e aplicares um creme hidratante no perfumado. De seguida, deves examinar detalhadamente a parte de cima e os lados dos teus ps, procurando qualquer vestgio de ferimento, arranho, calos ou bolhas. Examina tambm a planta dos ps (se for difcil para ti faz-lo, pede ajuda a algum ou coloca um espelho por baixo dos ps). Corta as unhas sempre que necessrio, mas no cortes demasiado. Se tiveres falta de sensibilidade nos ps, no sentirs dor... Deves evitar andar descalo, sobretudo se te encontrares num ambiente no familiar. Deves ter tambm ateno ao calado que usas: o couro um bom material porque molda-se ao formato do p. Evita sapatos com costuras e palmilhas grossas pois podem causar frico ou presso.

Podero ainda pedir-te para fazeres anlises sanguneas para examinarem os teus rins, o fgado, a tiride e os nveis de gordura no sangue. O teste HbA1c mede os nveis mdios de glicose durante as seis e as oito semanas anteriores. Podem pedir-te tambm para encheres um bido de urina para detectarem protenas (pode representar leses nos rins).

6. Controlar a diabetes

Se procurares cuidar de ti e controlar a diabetes podes viver saudvel com a doena. Testar regularmente a glicemia, ter uma alimentao saudvel, fazer exerccio fsico e tomar a medicao ou as injeces de insulina, ir ajudar-te a controlar de modo eficaz os nveis de glicose. Isto essencial para reduzires o risco de desenvolver problemas permanentes.

6.1. Medir a glicose no sangue:


Medires a tua prpria glicemia mais fcil e seguro. H uma grande variedade de equipamentos para efectuar testes, desde as tiras de teste at aos dispositivos electrnicos, que podem ser ligados a um computador que analisa os resultados. Quando e com que frequncia analisars a glicemia depende do teu tratamento, da tua alimentao e da tua actividade fsica. O objectivo encontrar uma hora e uma regularidade que se adequem tua rotina diria. Manter a glicemia bem controlada um dos factores mais importantes para prevenir problemas a longo prazo e para te sentires bem. Um bom controlo far com que o resultado dos testes feitos em casa d um valor entre 80 110 mg/dl. Podes seguir um registo dirio que te ajude a percepcionar melhor os teus nveis de glicose no sangue.

Mas para que a glicemia se mantenha dentro destes parmetros fundamental:

6.2. Ter uma alimentao saudvel:


Os princpios de uma alimentao saudvel so os mesmos que para a populao em geral. No h alimentos banidos, apenas restries. Os princpios de uma alimentao saudvel so: * Fazer refeies regulares com bastantes hidratos de carbono (estes no devem ser banidos da dieta alimentar, pois so uma fonte essencial de energia. Contudo deves escolher aqueles que tm um efeito menos imediato na tua glicemia, pois esta aumenta logo aps a ingesto de hidratos de carbono); * Comer alimentos ricos em fibras, inclundo fruta e legumes (pelo menos 5 * * * * * * pores); Escolher, quando possvel, alimentos integrais; Cortar nas gorduras; Comer poucas carnes vermelhas; Evitar alimentos com adio de acar; Cortar no sal; consumir bebidas alcolicas dentro dos limites recomendados.

Uma alimentao saudvel muito importante

A felicidade mora na alimentao

NOTA: Deves pedir sempre auxlio ao nutricionista ou dietista do teu hospital. Eles esto sempre disponveis para te ajudar!!!

6.3. Tratamento da diabetes: DIABETES DE TIPO I: Se tens diabetes Tipo I o modo de manteres uma glicemia saudvel conjugares a ingesto de alimentos com a aco da insulina. Por exemplo, se tomares uma dose de insulina de curta durao (e.g., Actrapid, Humulin S, Insuman Rapid, Hypurin Neutral) deves faz-lo perto de uma refeio. Se estiveres a tomar uma dose de insulina de aco lenta (e.g., Monotard, Humulin ZN, Hypurin protamine zinc) deves fazer refeies leves para te certificares de que h comida suficiente no organismo quando a insulina estiver a trabalhar ao mximo. Como vs, a combinao exacta das refeies com a insulina depender do tipo de insulina que estiveres a tomar: O teu mdico vai receitar-te um ou mais tipos de insulina: A quantidade e o tipo de insulina que necessitars depender do tipo de diabetes e da tua rotina diria.

OS VRIOS TIPOS DE INSULINA:

Insulina de aco rpida: (Humalog, Novorapid) Por ter um efeito to rpido, esta insulina pode ser injectada 5 minutos antes de uma refeio ou at um mximo de 15 minutos depois da refeio. Pode tornar-se til quando no sabes a que horas vais comer ou que quantidade de comida ters tua disposio. Pode tambm ser utilizada de forma isolada para tratar uma inesperada subida da glicemia. A insulina de aco rpida atinge um pico de aco dentro de 1-2 horas e desaparece aps 4 horas o tempo necessrio para lidar com a subida da glicemia resultante da refeio. Esta durao reduzida do efeito reduz as

probabilidades de uma hipoglicemia entre duas refeies. No entanto, logo que a insulina de aco rpida comea a desaparecer, o nvel de glicose no sangue sobe. Isto implica que poders ter de tomar insulina de aco lenta.

Insulina de aco curta: (Actrapid, Humulin S, Insuman Rapid, Hypurin Neutral) Tambm chamada insulina solvel, trata-se de uma soluo lmpida que comea a fazer efeito cerca de 30 minutos depois de injectada. Por este motivo, ter de existir um intervalo de 20-30 minutos entre o momento da injeco da insulina e o momento em que ingeres alimentos. A Aco desta insulina atinge um pico cerca de 2-3 horas e continua a fazer efeito at um total de 8 horas, antes de gradualmente comear a desaparecer. Como as insulinas de aco curta fazem efeito durante vrias horas, ters de equilibrar a sua aco atravs da ingesto de hidratos de carbono 2-3 horas aps a refeio isto impede que a glicemia baixe demasiado.

Insulina de aco intermdia (NPH): (Insulatard, Humulin I, Insuman Basal, Hypurin Isophane) A insulina de aco intermdia atinge um pico de aco entre as 4-8 horas aps a injeco. Assim permite controlar o nvel de glicose do sangue ao longo do dia, mas provavelmente ters de comer perto do pico de aco para prevenir a hipoglicemia. Se tiveres diabetes de Tipo I, poder ser-te prescrita insulina de aco intermdia juntamente com insulina de aco lenta, para evitar que o nvel de glicose do sangue aumente, depois da insulina de aco curta se ter

esgotado. Se tiveres diabetes de Tipo II, poder ser-te prescrita insulina de aco intermdia deste modo, sozinha, ou com insulina de aco lenta, ou ainda em comprimidos.

Insulina de aco lenta (Monotard, Humulin ZN, Hypurin protamine zinc)


Injeces de insulina

A insulina de aco lenta comea a funcionar 2 horas aps a injeco, atingindo um pico de aco entre as 6-10 horas e tendo efeito para mais de 24 horas. Podes ter de comer algo, quando ela atinge o seu pico, para evitar a hipoglicemia. Se tiveres diabetes de Tipo I, poders combinar a insulina de aco lenta com insulina de aco curta para um perodo de 24 horas, evitando que o nvel glicose do sangue suba demasiado depois das refeies. Se tiveres diabetes de Tipo II, poders usar insulina de aco lenta deste modo, sozinha ou combinada com comprimidos.

Insulina de aco lenta sem pico (Lantus) Esta uma espcie de insulina de aco lenta que no tem pico de aco. Actua em 30 minutos aps a injeco e eficaz por um perodo de cerca de 24 horas. A ausncia de pico significa que estars menos sujeito a sofrer uma hipoglicemia do que com outra insulina de aco lenta. Se tiveres diabetes de Tipo I poder ser-te prescrita insulina de aco lenta sem pico em combinao com insulina de aco rpida, tomada s refeies (no deves misturar numa seringa, insulina de aco lenta com qualquer outro tipo insulina). Se tiveres

diabetes de Tipo II, poder ser-te prescrita insulina de aco lenta sem pico, deste modo, sozinha ou em comprimidos. DIABETES TIPO II: Neste tipo de diabetes, a capacidade do organismo para produzir insulina aquando da ingesto de alimentos est debilitada. Assim, ao comeres alimentos que demorem mais a transformar-se em glicose poders ajudar o pncreas a funcionar melhor (e.g., fruta). Os alimentos aucarados transformam-se mais rapidamente em acar, pelo que se os ingerires aps uma refeio, quando o organismo j digere lentamente outros alimentos, podes ajudar a reduzir o impacto na glicemia. Do mesmo modo, ao evitares ingerir hidratos de carbono em excesso de uma s vez reduzirs a presso no pncreas no necessitando este de produzir grandes quantidades de insulina. comum ter Diabetes Tipo II quando se tem excesso de peso, hipertenso arterial, colesterol elevados e doenas circulatrias, por isso uma alimentao saudvel reduz esse risco. Se estiveres a tomar medicamentos para a diabetes, precisars de os conjugar com as refeies. Isto deve-se ao facto de alguns medicamentos ajudarem o organismo a assimilar as refeies lentamente enquanto que outros estimulam o pncreas a produzir insulina. Se no estiverem coordenados com as horas das refeies, no sero eficazes e podem provocar uma hipoglicemia. TIPOS DE MEDICAMENTOS O teu mdico vai trabalhar contigo no sentido de decidir qual o comprimido ou comprimidos que melhor controlam o nvel de glicose no sangue. Todos os comprimidos so prescritos numa base experimental, at se descobrir qual o mais adequado ao teu caso. Diferentes comprimidos funcionam de forma diferente em cada pessoa talvez tenhas de experimentar mais do que um comprimido ou diferentes combinaes at encontrares o/os comprimido(s) que te convm.

Metformina Tem como objectivo aumentar a sensibilidade das clulas do organismo aco da insulina. Sulfonilureias (Diamicron, Euglucon, Daonil, Semidaonil, Amaryl) Tem como objectivo actuar nas clulas do pncreas de forma a aumentar a quantidade de insulina produzida. Nota: os efeitos secundrios das sulfonilureias incluem aumento de peso e hipoglicemia. Para reduzir o risco de hipoglicemia ters de fazer refeies regulares e comer snacks nos intervalos destas. Tiazolidinedionas (Avandia, Actos) As tiazolidinedionas fazem diminuir a resistncia das clulas insulina. Tambm tm um efeito benfico nos nveis de gordura no sangue, o que pode evitar complicaes cardiovasculares.

Repaglinida e Nateglinida (Novonorm, Starlix) Estimulam a produo de insulina num curto perodo de tempo, tornando-se numa vantagem quando se tem um dia a da agitado, ou com variaes nos horrios das refeies. Actuam sobre as clulas do pncreas para ajudar a produzir mais insulina.

Acarbose (Glucobay) A acarbose reduz a velocidade de absoro dos hidratos de carbono durante a digesto, fazendo com que a glicose seja mais lentamente lanada na corrente sangunea. Uma vez que isso provoca uma subida mais lenta do nvel de glicemia aps as refeies, contribui para uma aco da insulina mais eficaz. Tende a ser cada vez menos prescrita por causa dos efeitos secundrios (flatulncia e diarreia).

Segue todas as minhas indicaes. Vivers saudavelmente!!!

Ao tomares os comprimidos hora certa em relao s refeies, antes, durante ou depois de comer, estars a obter a mxima eficcia destes no controlo do teu nvel de glicose no sangue. Cumpre todas as prescries do mdico!!!

6.4. Exerccio Fsico Ser fisicamente activo benfico quer tenhas ou no tenhas diabetes. Fortalece o corao, os msculos, os ossos, melhora a circulao e ajuda a controlar o peso. Ser activo tambm te far sentir mais elegante, saudvel e feliz, em parte porque o teu corpo est a funcionar de modo mais eficiente mas tambm porque a actividade fsica faz aumentar os nveis de endorfinas e de serotonina, duas hormonas cerebrais que influenciam a disposio e a sensao de bem-estar. Apenas 30 minutos de exerccio moderado, cinco vezes por semana, podem ajudar a regular a tua glicemia e reduzir o risco de problemas a longo prazo, como doenas cardiovasculares. Se tens diabetes Tipo II, o exerccio regular ajuda a insulina a actuar eficazmente nas clulas do teu organismo. Se tens diabetes Tipo I, estar mais activo faz com que a insulina que injectas actue mais eficazmente de modo a poderes reduzir a tua dosagem.
Nunca pratiques exerccio fsico em jejum. No te esqueas que os nveis de glicose esto a baixar ao longo da prtica desportiva!!!

Pede sempre a opinio do teu mdico para a prtica desportiva.

Quando estamos moderadamente activos durante cerca de 30 minutos Leva-me contigo se ou mais, os valores da glicemia planeares efectuar uma modificam-se durante a actividade. actividade fsica por um Nos primeiros 10 minutos de longo perodo podes exerccio, o nvel de glicose no precisar medir os nveis de sangue sobe, pois o organismo glicose no sangue (glicemia) converte o glicognio armazenado no fgado em glicose. Contudo, entre os 20-30 minutos subsequentes, o nvel de glicose baixa, pois os msculos comeam a usar a glicose disponvel. Durante os 30-40 minutos aps o inicio da actividade fsica, o nvel de glicose continuar a baixar ainda mais, pois os msculos iro usar ainda mais glicose para continuarem activos. por esta razo que deves ter sempre contigo, bebidas ou alimentos aucarados caso a glicemia baixe demasiado (inferior a 80 mg/dl). 7. Hipoglicemia

O que a hipoglicemia?
A hipoglicemia um termo usado para designar um nvel de glicose no sangue demasiado baixo. Em termos prticos isto significa um nvel inferior a 80mg/dL (embora os nveis a que comea a hipoglicemia, varie de pessoa para pessoa). A hipoglicemia ocorre quando temos mais insulina no organismo do que a necessria para aquele momento. Se estiveres a tomar insulina certo que ters, ocasionalmente, uma hipoglicemia. O mesmo poder acontecer se tomares comprimidos estimulantes de insulina, como sulfonilureias, mas o mesmo no acontece se tomares outros comprimidos como a metformina tiazolidinedionas ou acarbose. importante saberes identificar os sintomas de uma hipoglicemia.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS SO:


Suores, Palpitaes (taquicardia)

Fadiga, fome sbita e vmitos

Tonturas, palidez, dores de cabea e irritabilidade

Dificuldade de concentrao/desorientao

Se o teu nvel de glicose continuar a baixar poders perder a conscincia. Ters de recorrer ao hospital mais prximo.

AS RAZES PELAS QUAIS PODES ENTRAR NUM QUADRO HIPOGLICMICO PODEM SER:

Exerccio excessivo Exerccio em jejum

No seguires as prescries mdicas ou tomares a medicao ou insulina sem estarem combinada com a alimentao.

Estares mais activo que o habitual. Saltares ou atrasares refeies.

O QUE PODES FAZER EM CASO DE HIPOGLICEMIA?

Em primeiro lugar, deves comer ou beber algum alimento aucarado o mais depressa possvel. Em seguida deves comer alimentos mais substanciais contendo hidratos de carbono para evitar que o nvel de glicose desa novamente.

A partir do momento que apercebes-te que poder estar em curso um episdio hpoglicemico, devers comer ou beber algo rico em glicose:
(qualquer uma das seguintes opes far com que o teu nvel de glicose suba rapidamente: 10-15 minutos)

bebida energtica com acar, como coca-cola ou limonada; gua com 2 colheres de ch de acar;

Depois de ingerires algo rico em glicose, necessitars de ingerir alimentos mais substanciais com hidratos de carbono: Sanduche; Torrada; Pea de fruta; 2-3 biscoitos; Tigela de cereais.

8. Hiperglicemia

O que a hiperglicemia? A hiperglicemia um termo usado para descrever um aumento do nvel de glicose no sangue (superior a 110 mg/dl). o principal efeito da falta de tratamento da diabetes, e podem ter sido os sintomas de hiperglicemia que te levaram a procurar ajuda quando te diagnosticaram a diabetes. A hiperglicemia pode no s fazer sentir-te mal a curto prazo, como tambm aumenta os riscos de complicaes da diabetes a longo prazo, se acontecer com frequncia. Apesar da finalidade do tratamento da diabetes ser prevenir uma hiperglicemia, ocasionalmente poder ocorrer uma subida da glicemia. Mesmo que consigas controlar a tua glicemia a maior parte do tempo, h ocasies em que o stress, a doena, ou a no adeso aos tratamentos, podem levar a um quadro de hiperglicemia. PRINCIPAIS SINTOMAS: Os sintomas da hiperglicemia so iguais aos que tiveste quando pela primeira vez te foi diagnosticada diabetes. A hiperglicemia tambm pode no manifestar sintomas, especialmente se tiveres diabetes de Tipo II ou se o teu organismo estiver habituado a um aumento de glicose no sangue. O QUE PODES FAZER EM CASO DE HIPERGLICEMIA? Deves adequar o tratamento da hiperglicemia tendo em conta as causas. Isto poder passar por comer menos, aumentar a tua actividade fsica ou aumentar a dose de insulina ou de comprimidos.

9. Cuidados a serem tomados durante o quotidiano:

Escove diariamente os dentes. Escove muito bem os dentes

No cortes as unhas demasiado pequenas Mantm a higiene adequada nos rgos genitais

Trata das doenas de pele causadas pelos fungos Cuida dos teus ps como da tua cara se tratasse.

TRAZ SEMPRE CONTIGO:

Alimentos para emergncia

Carteira de diabtico

Insulina ou comprimidos

E lembra-te... ... O principal mdico s tu !!!

Вам также может понравиться