Вы находитесь на странице: 1из 20

Sistemas de Foras atuantes sobre uma superfcie

Tenso de cisalhamento

Principio da aderncia- Experincia das duas placas.

(Eq.1)

A tenso de cisalhamento diretamente proporcional ao gradiente de velocidade.


3

Deduo da expresso da parbola

Para desenvolver este clculo necessrio se conhecer a funo v = f(y)

Substituindo b na equao (1)


7

Equao da parbola

E a equao do gradiente de velocidade

Exerccio de aplicao
1-Sabendo-se que o fluido apresenta uma velocidade de 4m/s e considerando que na figura a seguir tem-se a representao de uma parbola com o vrtice em 25cm, pede-se: a)A equao que representa a funo v = f(v) b)A equao que representa a funo do gradiente de velocidade em relao ao y c)A tenso de cisalhamento para y = 0,05 ; 0,10 e 0,25 m.

10

11

Aplicao prtica da lei de Newton da viscosidade Ao considerar que a espessura do fluido entre as placas (experincia das duas superfcies) suficientemente pequena, ento a funo que representa a velocidade uma funo linear.

12

13

2- Um pisto de peso G = 3N com 5 cm de comprimento cai dentro de um cilindro, com uma velocidade constantes de 1,5 m/s. O dimetro do cilindro 11,1 cm e o pisto 11,0 cm . Determine a viscosidade dinmica do lubrificante colocado na folga entre o pisto e o cilindro. 3- Um cilindro de 12 cm de raio gira no interior de outro, que est fixo, e cujo raio mede 12,6 cm. Os eixos dos cilindros so concntricos e ambos tm 30 cm de comprimento. necessrio aplicar um torque de 9,0 kg.cm para manter a velocidade de rotao em 60 rpm. Determinar a viscosidade do fluido que preenche o espao entre os cilindros.
14

4-Duas superfcies grandes planas esto separadas por um espao de 25mm. Entre elas encontrase leo de massa especfica de 850 kg/m3 e viscosidade cinemtica igual a 615x10-5m2/s. Determinar a fora necessria para puxar uma placa muito fina de 0,4m2 de rea a uma velocidade de 0,15m/s que se move equidistante entre ambas as superfcies. Considere um perfil linear de velocidade (dv/dy=v/). 5-Duas grandes superfcies planas mantm uma distncia . O espao entre elas esta preenchido com um fluido. (a) Se o fluido for considerado no-viscoso (ideal) qual ser a tenso de cisalhamento na parede da placa superior?. (b) Se o perfil de velocidade for uniforme (1). Qual ser a magnitude (valor) da tenso de cisalhamento na parede inferior comparada com a tenso de cisalhamento no centro das placas? (c) Se o perfil de velocidade for uma reta inclinada (2). Onde a tenso de cisalhamento ser maior? (d) Se o perfil de velocidade for parablico (3): Onde a tenso de cisalhamento ser menor?.

15

6) O corpo cilndrico da Fig. possui um peso igual a 15N, uma altura igual a 200mm e um dimetro igual a 149,5mm. Este corpo se move com uma velocidade constante igual a 50mm/s dentro de um tubo de 150mm de dimetro. Entre o tubo e o cilindro existe uma pelcula de leo. Determine: (a) tenso de cisalhamento na parede interna do tubo externa (b) A viscosidade dinmica do leo.

16

Viscosidade cinemtica ( ) o quociente entre a viscosidade dinmica e a massa especfica.

, m2/s ,

cSt (centistoke)

O fluido ideal aquele que sua viscosidade seja nula. Por esta definio um fluido que escoa sem perdas de energia por atrito.
17

Fluido ou escoamento incompressvel

Um fluido incompressvel quando o seu volume no varia ao modificar a presso, sendo assim a sua massa especfica no variar com a presso. Na prtica no h fluidos nessas condies, porm considera-se os lquidos muito prximos disto e at os gases quando no submetidos a presses muito grandes podem ser considerados incompressveis, exemplo o estudo das ventilaes onde esta hiptese aceitvel. Equao de Estado dos gases.

Quando um fluido no puder ser considerados incompressvel e ao mesmo tempo, sofrer variaes de trmicas, haver necessidade de determinar as variaes de massa especfica em funo da presso e da temperatura.
f( , p, T) = 0
Equao de estado:

= ou


18

Equao geral dos gases:

sendo =

Assim se no houver variao de temperatura , o processo


isotrmico.
1 1

2 2

= constante.

Assim se no houver variao de presso , o processo


isocrico.
1 1

2 2

= constante.

E se quando na transformao no h troca de calor, o processo


adiabtico.
1 1

2 2

= constante.

19

Como atividade compensatria do dia 03/03/2014, os exerccios 1.6 , 1.8 , 1.9 , 1.11 , 1.13 e 1.21 das paginas 12 a 17 do livro n 698 PLT Mecnica dos fluidos.

20

Вам также может понравиться