Вы находитесь на странице: 1из 5

Associativismo

08/08/2013

Componente Curricular: Associativismo

ORIGENS
O homem , por natureza, um ser social. A necessidade de ajuda mtua uma condio de vida humana desde os primrdios da civilizao. A histria do cooperativismo/associativismo rica em experincia que relatam a importncia da ajuda mtua para o progresso social e econmicos dos povos.

Prof: Marcelo Marci

ORIGENS
Os povos aztecas possuam sua agricultura organizada atravs do trabalho coletivo, da mesma forma que os Incas; de se supor a existncia de associaes cooperativas babilnicas, consoante referncias inscritas no cdigo de Hammurabi

ORIGENS
Interessa pra ns, os eventos ocorridos a partir de meados do sculo XIX, quando um grupo de teceles resolveu se unir para implementar medidas que visavam melhoria de sua prpria condio de vida. Atravs de uma organizao que passaria a chamar-se COOPERATIVA.

ORIGENS
Assim, sobre o estudo do cooperativismo moderno, alguns autores apontam a Cooperativa de Rochadale como a primeira surgida com as caractersticas e princpios atuais. Contudo, antes dela, j existiam na Inglaterra e Esccia, vinte e trs (23) cooperativas. Em termos de registro de data Rochdale foi a segunda experincia.

ORIGENS
Ficaram conhecidos em todo mundo como Os Pioneiros de Rochdale. Mas, no inventaram os princpios fundamentais do cooperativismo, mas antes o celebrizaram e os tornaram efetivos pela feliz aplicao que deles fizeram. isto que se explica seu justo renome em nvel internacional.

Associativismo

08/08/2013

ORIGENS
Ento, em 1844, na pequena cidade de Rochdale, cercanias de Manchester, na Inglaterra, aps um ano de debates, reunies, e com a contribuio mensal de todos, fundaram o ARMAZM COOPERATIVO. O Lder era Charles Howarth e a sociedade passou a chamar-se Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Ltda.

ORIGENS
Os princpios rochdaleanos podem ser assim entendidos: 1. Adeso livre: tambm chamado princpio da porta aberta, segundo o qual toda pessoa pode ingressar numa cooperativa ou dela sair voluntariamente, sem nenhuma restrio ou coero; 2. Gesto democrtica: ou administrao realizada pelos prprios associados;

ORIGENS
Atravs de representantes eleitos em assemblias gerais nas quais cada associado tem direito a apenas um voto (um homem, uma voz), independente do nmeros de suas quota-partes; 4. Juros Mdicos ao Capital: ou remunerao limitada a esse fator da produo. Esta a caracterstica fundamental, que distingue as cooperativas das sociedades mercantis em geral;
3.

ORIGENS
Retorno proporcional s operaes: ou distribuio das sobras lquidas aos associados. 6. Transaes a dinheiro: ou vendas a vista 7. Neutralidade Poltica e Religiosa. 8. Desenvolvimento do ensino: em todos os seus graus, princpio que completa o carter democrtico da cooperativa, pois visa a tornar o associado mais apto e, consequentemente, membro ativo da cooperativa.
5.

ORIGENS
Assim, temos que a partir da segunda metade do sculo XIX, trs manifestaes distintas de tronco comum de cooperao florescem na Europa quase de forma simultnea: Na Inglaterra, da revoluo industrial, o proletariado urbano procura seu melhoramento econmico e social atravs da cooperao de consumo.

ORIGENS
Na Alemanha, todavia no industrializada, os camponeses e artesos buscam liberar-se da usura mediante as cooperativa de crdito. Na Frana, por fim, surgem as cooperativa de produo para oferecer fontes de trabalho de acordo com os postulados revolucionrios e necessidades da poca.

Associativismo

08/08/2013

ORIGENS
Precursores do Pensamento Cooperativista Trata-se de uma doutrina fortemente socialista (socialismo utpico), cujos matizes (nuana) vo desde as propostas radicais e revolucionrias de tomada dos meios de produo e formao de repblicas socialistas, at o pensamento reformista, de transformao da sociedade pela educao e pela solidariedade e associativismo.

ORIGENS
Percursores do Pensamento Cooperativista
o

Robert Owen: (1772-1858): Ingls (Pais de Gales), filho de arteso, tornou-se antes dos 30 anos um dos maiores industriais da Europa. Idealizou sistema de trabalho mais humano com reduo da jornada, no contratao de crianas e supresso das multas cobradas aos operrios.

ORIGENS
Frustrado pelo fato de suas idias no se frutificarem pela Europa, foi para o EUA, instalando a repblicas ideais uma comunidade com 2500 operrios. No obteve sucesso.Voltando a Europa, suas idias principais passaram a alvejar o lucro, como algo repugnvel, e o intermedirio no processe de produo, que o empresrio.

ORIGENS
o

Saint-Simon (1773-1842) francs, defendia que a ordem socialista, composta de exploradores e explorados, fosse substituda por uma ordem industrial baseada na associao universal dos trabalhadores As suas proposies quanto as suas ideologias versavam pelos seguintes termos:

ORIGENS
Propunha o desenvolvimento do sistema social, de modo que cada trabalhador fosse remunerado de acordo com os mritos de seu trabalho, onde todos usufruiriam de uma igualdade de oportunidades que garantisse o mais completo e livre desenvolvimento de suas faculdades. O sistema social no poderia ser implantado pela violncia, mas pela persuaso e pela educao.

ORIGENS
o

Phillipe Joseph Benjamin Buchez (17961865) francs, discpulo de Saint-Simon, abandonou, mais tarde, as idias de seu mestre para se tornar membro do movimento catlico-democrata.

Sustentava que a classe operria deve resolver seus problemas por si mesma, sem interferncia do Estado ou de filantropos.

Associativismo

08/08/2013

ORIGENS
O Journal de Sciences Morales et Politiques, em 1831, traz as regras fixadas por Buchez para a existncia e funcionamento das Cooperativas de Trabalho, fundadas em quatro princpios:
1.

ORIGENS
Distribuio dos excedentes proporcionalmente ao trabalho prestado (cobrana de cada um dos associados de acordo com cada ofcio e segundo suas habilidades; criaram fundos para diviso ao fim do ano e para assistncia no caso de doenas); 3. Inalienabilidade do capital social (o capital social que cresce 20% ao ano pertence associao e indissolvel);
2.

Democracia (os trabalhadores constituirse-iam nos prprio empresrios e elegeriam seus representantes);

ORIGENS
4.

ORIGENS
o

Inexistncia de trabalhadores assalariados por conta alheia (somente scios eram admitidos).

Buchez era um republicano democrata que defendia a ingerncia do Estado no apoio e fomento de novas empresas. Propugnava pela auto gesto de empresas. Foi considerado por alguns como precursor do cristianismo social.

Louis Blanc (1812-1882) francs, historiador, jornalista, orador talentosssimo, poltico em evidncia durante a revoluo Francesa de 1848, considerado um dos primeiros idealizadores do cooperativismo. Idealizou a reforma da sociedade, atravs de oficinas sociais, espcie de associao profissional que reuniam trabalhadores do mesmo ramo de produo.

ORIGENS
o

ORIGENS
Foi partidrio da igualdade absoluta, com grande paixo pela justia e uma f inabalvel no povo. Segundo pregava, a sociedade devia ser baseada na liberdade, igualdade e fraternidade, e a associao livre era uma das bases para o desenvolvimento pleno da personalidade. Para ele a educao devia concorrer com a associao para o progresso do povo e assegurar sua emancipao intelectual.

Pierre Joseph Proudhon (1809-1865) francs, considerado um dos precursores do cooperativismo obreiro, e um de seus mais importantes idealizadores histrico. Operrio, socialista e filsofo, recusou em bloco toda a doutrina revolucionria de sua poca, sendo por isso tratado por outros pensadores de ento (entre eles Marx) como reformista.

Associativismo

08/08/2013

ORIGENS
Finalmente no que concerne ao pensamento cooperativista, digno de registro o papel desempenhado pela doutrina da Igreja Catlica, o chamado cristianismo social. Bem situada no seu tempo, fica evidente a preocupao da Igreja Catlica com a necessidade de proteo das cooperativas.

ORIGENS
Est claro que a Igreja identifica, no cooperativismo, valores importantes para o progresso da humanidade atravs de uma forma justa de trabalho. Mas, h uma diferena profunda entre a doutrina social crist da Igreja Catlica e o pensamento dos socialistas utpicos. E eles traziam as seguintes diferenas quanto as suas ideologias:

ORIGENS
Enquanto os socialista, de uma maneira ou de outra, abominam a supremacia e a fora do capital, defende a igreja um maior equilbrio entre os fatores de produo (o capital e o trabalho). No propugna ela a abolio do direito de propriedade, ao contrrio, defende-o. Todavia assevera: aos trabalhadores deve-se entregar, de forma justa, o fruto de seu trabalho.

Вам также может понравиться