Вы находитесь на странице: 1из 4

Anlise de Vibraes

A soluo da Infrared Service. A Infrared Service em parceria com a 01dB Brasil disponibiliza Tcnicos/Engenheiros com especializao em Anlise de Vibraes a ser realizada com equipamentos portteis de ltima gerao: Coletor de Dados Movipack, acelermetro Wilcoxon 793, Software Divadiag 2.7 e Notebook para executar softwares e banco de dados. A Infrared Service prope a seguinte soluo para atender seus clientes: Desenvolver um programa de manuteno preditiva por anlise de vibraes mecnicas com nfase em manuteno proativa. Fornecer diagnsticos precisos e principalmente a soluo especfica para o problema.

Detalhamento tcnico dos servios As medies peridicas realizadas visam acompanhar a qualidade de funcionamento das mquinas, com base na intensidade das vibraes geradas pelo seu funcionamento, identificar e fornecer os diagnsticos e as recomendaes para correo das mquinas que ultrapassaram os limites de Alarme e de Falha. Sero realizadas medies de velocidade de vibrao e de envelope de acelerao, atravs de um acelermetro posicionado junto aos mancais das mquinas. Os dados registrados sero adquiridos no coletor Movipack e transferidos para um computador, sendo emitidos os resultados atravs do software Divadiag da Stell.

THERMAN SOLUOES - INFRARED SERVICE


Caixa Postal: 1852 ! Mairipor ! So Paulo ! 07600-000

PABX (11) 4419-3192

www.infraredservice.com.br !

Email:vibrao@infraredservice.com.br

Convenes:
Pontos de medio: Primeiro 1 2 3 4 caracter: - Identificao dos mancais. ! mancal do acionador do lado no acoplado ! mancal do acionador do lado acoplado ! mancal do equipamento do lado acoplado ! mancal do equipamento do lado no acoplado

Segundo caracter: direo de medio: H ! horizontal V ! vertical A ! axial

Terceiro caracter: grandeza medida: V - Velocidade de vibrao- mm/s (rms) A ! Acelerao - Gs (pico) E - Envelope de Acelerao ! Gs (pico a pico).

Medies de Velocidade de Vibrao.


Tem como finalidade detectar problemas rotacionais do equipamento (em baixa e mdia freqncia), tais como: desbalanceamento, desalinhamento, problemas de falta de rigidez da base, pulsao de fludo, turbulncia, cavitao, folgas mecnicas, componentes alternativos, etc. Tendo como configurao bsica realizar-se a medio de 10 Hz a 1000 Hz [RMS] para avaliao segundo a norma ISO 10816-3.

Medies de Acelerao.
utilizada para deteco de falhas que ocorrem em alta freqncia tais como: engrenamento, rolamentos, pulsao de fludos em alta freqncia. O estado de tais componentes e avaliado conforme norma AGMA 6000-B96 e atravs de outras tcnicas consagradas de anlise de vibraes.

Medies de Envelope de Acelerao.


utilizada para identificar falhas mecnicas que geram choques, mesmo que de baixa energia. Aplicada em falhas em rolamentos e engrenamentos, possibilita o aumento qualitativo da confiabilidade dos espectros de velocidade de vibrao e acelerao culminando em um melhor laudo tcnico.

Tipo de Deteco.
THERMAN SOLUOES - INFRARED SERVICE
Caixa Postal: 1852 ! Mairipor ! So Paulo ! 07600-000

PABX (11) 4419-3192

www.infraredservice.com.br !

Email:vibrao@infraredservice.com.br

Conforme a necessidade da medio a ser realizada pode-se utilizar pico; pico a pico e RMS. Em geral utiliza-se: RMS - medies de velocidade PICO - medies de acelerao PICO a PICO - envelope de acelerao

Nmero de linhas de resoluo:


Ajustado para conciliar boa definio do espectro a ser coletado com tempo de coleta de dados. Dividindo este numero pelo fundo de escala da freqncia de medio, definimos a resoluo do espectro.

ANLISE DOS RESULTADOS.


Analisar o modo que uma determinada falha surge e evolui, bem como antecipar quais seriam as conseqncias para o equipamento se entrasse em colapso devido a tal falha. Verifica-se a importncia da anlise de modo e efeito Na preveno de novas ocorrncias semelhantes. A partir da anlise de vibraes e tipo construtivo do equipamento em questo pode-se identificar seus possveis causadores. tambm de grande importncia analisar os componentes substitudos / reparados para avaliao das caractersticas do seu modo de falha e possvel causa. Apresentamos em anexo um relatrio contendo o Diagnstico e a Recomendao para os equipamentos avaliados como inaceitveis os ndices de vibrao perante os valores de alarme A1 e A2 determinados para sua classe. Ficando por conta do cliente executar as recomendaes.

THERMAN SOLUOES - INFRARED SERVICE


Caixa Postal: 1852 ! Mairipor ! So Paulo ! 07600-000

PABX (11) 4419-3192

www.infraredservice.com.br

Email:vibrao@infraredservice.com.br

NORMAS TCNICAS
Os equipamentos foram avaliados segundo norma ISO 10816, sendo as mquinas classificadas do seguinte modo:
Classificao das zonas de severidade de vibrao para mquinas dos Grupos 1, 2, 3 e 4.

Limites das zonas

ZONA

Avaliao

A A/B B B/C C C/D D

BOM 1,4 ACEITVEL 2,8 INSATISFATRIO 4,5 SEVERO SUFICIENTE 7,1 7,1 11,0 4,5 4,5 7,1 2,3 2,3 3,5

Zona A: Vibrao de mquinas comissionadas devem cair geralmente dentro desta zona; Zona B: Mquinas com vibrao dentro desta zona so consideradas ACEITVEIS para operao irrestrita por longos perodos; Zona C: Mquinas com vibrao dentro desta zona so geralmente consideradas INSATISFATRIAS para operaes contnuas por longos perodos; Zona D: Valores de vibrao dentro desta SUFICIENTES para causar danos mquina. zona so geralmente considerados SEVEROS

THERMAN SOLUOES - INFRARED SERVICE


Caixa Postal: 1852 ! Mairipor ! So Paulo ! 07600-000

PABX (11) 4419-3192

www.infraredservice.com.br !

Email:vibrao@infraredservice.com.br

STATUS INFRARED N A1 A2 4

GRUPO 2 15kW a 300kW

Velocidade [R.M.S] mm/s GRUPO 4 GRUPO 1 GRUPO 3 acima de 300kW a acima de 15kW 50MW 15kW acionamento acionamento integrado separado BASE BASE RGIDO FLEXVEL RGIDO FLEXVEL

Вам также может понравиться